This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, fevereiro 21, 2004


    ZÉ DIRCEU DÁ UM TEMPO



    foto de Sergio Lima


    DESENHOS & DESENHISTAS

    Pessoas reclamam que este blog está monotemático: só fala de desenhos & desenhistas.
    O espaço é um reflexo de mim. E o que eu sou nestes dias é isto.

    Estou organizando o Salão Carioca de Humor, um mega-evento pululando de detalhes para serem resolvidos. E falta praticamente uma semana para sua abertura.

    Faço muitos posts sobre o Redi. Devido à sua morte na semana passada.
    Convivo muito com Redi nos tempos do Pasquim. Sua passagem é mais um sepultamento das memórias de um período glorioso em minha vida. Mesmo em que os tempos fossem noite escura. O Pasquim era um panteão de humoristas, mas acho que ninguém tinha uma vida real tão engraçada quanto a do Redi. Era ele próprio seu melhor personagem, onde tudo se sucedia como num cartoon.

    Com ele em NY o contato ralentou, mas, há poucos anos, o retomamos com sua idéia de distribuir uma tira em quadrinhos pela minha agência. Depois, estávamos ambos em Bundas. Então para mim é importante mencionar o Redi para vocês.

    Sei que estão flutuando por aí papos dos quais valeria a pena participar, fatos que poderiam ser comentados, alguma sacada engraçada que eu poderia publicar... mas se não constam da programação do Salão Carioca dificilmente a eles prestarei atenção agora.


    HASHIMBUM

    Então tudo se concentra nisso, nesse universo do evento. As horas e os dias são esmagados pela necessidade de fazê-lo acontecer.
    Mesmo fatos pessoais de enorme importância são tangenciados.
    Minha cachorra morreu e não pude fazer nada.
    Ana & Luke foram enterrá-la.

    Naquele momento eu vivia outro drama: junto com a viúva do Redi, mexíamos nas coisas no recém-falecido escolhendo o que poderia entrar numa exposição. E imediatamente seguiria para uma entrevista com José Dumont, pegar as obras com Jaguar, revisar toda a programação do evento para um folder na bica de ser impresso, fechar o layout da exposição nas Arcadasm dar entrevista para a Vejinha, pegar e escolher as obras com Aroeira, tentar desempacar os trâmites de um seguro, etc etc

    Hash foi uma companheira nossa por 10 anos. Foi uma herança ao contrário (de filha pra pais), pois era de Letícia nossa filha que ao sair de casa deixou sua parte canina. Depois Lê foi pra Inglaterra e ainda ficamos com um dos filhos da Hash que é o Jongo.
    Era uma cachorra muito chata, teimosa e que teve problemas de alergias e outras doenças durante toda a vida. Fedia muito. Nos últimos anos desenvolveu um tumor sério. Foi operada mas não adiantou.

    A sorte foi ela ter mudado para Paquetá onde trocou a vivência apertada e presa em apartamento por um quintal enorme e uma ilha inteira para percorrer. Lugares para explorar e muitos cães de rua para conhecer. Teve um carnaval em que ela, tal e qual um malandro humano, sumiu no fim da tarde - e só voltou no dia seguinte.

    As pessoas me viam passando em Paquetá com uma mancha preta atrás de mim e não era a minha sombra e sim a Hash trotando. Agora vive no meio do mato, no alto de um barranco, inaugurando o nosso pet cemetery.



    foto de Luke Bosshard


    O BICHO TÁ PEGANDO

    Outro assunto de profundo interesse que passou direto por mim como uma nuvem interessante mas num céu distante foi o Caso Waldomiro.

    O que posso comentar sem ter acompanhado os detalhes da história é portanto uma visão de longe, pegando o contorno geral ao invés dos buracos no terreno.

    A política no Brasil está tomada pela corrupção de alto a baixo. O PT, embora militante, mais consciente, e tendo construido uma imagem de imaculação virginosa, tem vários quadros corruptos. É uma tradição cultural arraigada nos brasileiros. O mundo está tomado pela corrupção e pelos valores do interesse pessoal e mesquinho.

    Waldomiro pedindo dinheiro para um criminoso e combinando seu quinhão pessoal não é um caso isolado e surpreendente. É vergonhoso e deve ser investigado até o fim e vai respingar no Governo sim.

    Mas é de se pensar: por que logo ele? Por que este caso? Quem filmou de modo tão deliberado esses encontros e quem divulgou de forma tão ostensiva seu conteúdo?
    As câmeras de vigilância de um serviço público como a Infraero foram dirigidas especificamente para o acompanhamento de um material a serviço de quem?

    Quando se tornou claro que o triperdedor Lula desta vez poderia chegar ao comando da Nação. seu mais próximo assessor, aquele que possivelmente daria voz à condução do bonde economico, foi assassinado. Uma coisa pode estar ligada à outra ou não.
    Mas em seu lugar foi assumindo e tomando força um certo Palocci, que por coincidencia ou não - poderia estar ligado aos interesses do grande capital e que, agora Ministro do Dinheiro, vem defendendo e sustentando entre interesses, evitando que o petista da estrela vermelha guine o barco por correntezas mais velozes que podem levá-lo rio abaixo em direção a um mar onde não singrariam com tamanha desenvoltura.

    Mas são águas represadas. Pode ser uma represa necessária, o lago de águas calmas e seguras pode ser uma fonte vital para refrescar ou irrigar as terras de terremotos
    mas o represamento x necessidade de fluição social estava chegando a um ponto de confronto.

    As notícias recentes davam conta de que o embate Dirceu x Palocci, mantido em equilíbrio com a maestria enroladora do Lula, tendia a se deslocar - com a ajuda de tantas pressões - para uma supremacia do projeto social acima do economico (nem que fosse por sobrevivencia política do neo-PT). Ou seja, "chega dessa palhaçada de superavit excessivo e coisas assim e vamos finalmente fazer o nosso governo".

    Neste exato momento José Dirceu é diretamente atingido.

    É assim que vejo o escândalo. É a parte visível de um iceberg. Uma parte bastante suja mas há muito mais no fundo. Enormes interesses.


    É O BICHO

    Ou pode ser um ajuste de contas entre grandes quadrilhas. Algum acordo foi cumprido. Alguma regra foi quebrada. Combinou-se algo que não foi cumprido.

    Podem ter certeza: a história de quem divulgou esta fita e por que é mais interessante do que para quem Waldomiro entregou esse dinheiro ou se tinha conexões com o Poder Ministerial.

    E mais uma vez a constatação:
    quem realmente manda nesse país são os bicheiros, os traficantes, os mafiosos, as grandes corporações mundiais. Criminosos.



    Veríssimo conta mais histórias do Redi

    Redi, uma espécie de M. Hulot com toques de Zelig e Mr. Magoo.
    (scrole até o meio do artigo)

    quarta-feira, fevereiro 18, 2004



    Grande Juri do Salão Carioca:
    Caulos, Nani, Chico Caruso e Jaguar
    (e também, in absentia, Redi)



    XV SALÃO CARIOCA DE HUMOR
    RELAÇÃO DE PREMIADOS NO CONCURSO

    CARTUM

    Primeiro Lugar: Renato Alarcão - Lava Jato
    Segundo Lugar: Lézio Jr. - Pinóquio
    Terceiro Lugar: Da Costa - sem título
    Prêmio Catálogo: Allan Sieber - Quem veio primeiro?
    JotaA - sem título

    CHARGE

    Primeiro Lugar: Eduardo Fernandes - Bin Laden
    Segundo Lugar: Rodrigo Rosa - sem título
    Terceiro Lugar: Simanca - sem título
    Prêmio Catálogo: Mário Vale - sem título
    Dalcio Machado - sem título

    CARICATURA

    Primeiro Lugar: Quinho - Elza Soares
    Segundo Lugar: Léo Martins - O Gordo e o Magro
    Terceiro Lugar: Fraga - Chico Buarque
    Prêmio Catálogo: Fernandes - Raquel de Queiróz
    Xande - Emoções
    Dálcio Machado - Borges

    QUADRINHOS

    Primeiro Lugar: Cau Gomez - As mãos que
    balançam o berço
    Segundo Lugar: Guazelli - Lição de Anatomia
    Terceiro Lugar: Lin - O consertador de coisas miúdas


    Os premiados estarão em exposição, junto com os finalistas do concurso, nas Arcadas da Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema, Rio, de 1 de março a 11 de abril. Visitem e conheçam.

    Talento multimídia a serviço do cartum

    Roda de samba, exibição de filme e mostra de desenhos lembram a versatilidade artística do ilustrador Redi

    Continue lendo sobre o Redi

    Passei o dia mergulhado em desenhos antigos.
    De início de século (XIX) a início de século (XX).

    Fascinante. Eu e Ana Pinta visitando as pessoas que estão cedendo suas obras raras para a exposição que montaremos com Pedro Correa do Lago na Casa França-Brasil. Foi uma festa quando chegamos com o transporte lotado na velha alfândega perto do cais e os personagens tracejados desceram, olharam em volta, se esticaram e pularam para dentro do museu onde passaremos o carnaval arrumando-os nas paredes...



    - ilustração de Raul Pederneiras

    ISSO É PROBLEMA SEU

    Redi, o genial humorista morto no fim de emana,vai ser homenageado com um painel especial no Xv Salão Carioca de Humor, na Laura Alvim,em março. Será exibido também o curta-metragem que fez em 1974, com Nani, chamado "Isso é problema seu". No filme, Redi morre enfartado, exatamente como aconteceu na vida real.

    - coluna Gente Boa, O Globo,
    do Joaquim Ferreira dos Santos


    A idéia está tomando mais corpo e a homenagem ao Redi
    será mais uma exposição do Salão Carioca de Humor,
    na Casa França-Brasil.
    (acompanhe os detalhes pelo blog0news)

    Tem AROEIRA hoje no Armazém 41, à noite, no GNT (cabo).

    terça-feira, fevereiro 17, 2004

    KORRUPTONITA ABALA SUPER-PODERES!


    DANDO NOME AOS BOYS

    Claudio Waterfall???

    Já que o princípio da reciprocidade anda muito em voga,
    a partir de amanhã a imprensa brasileira deve passar a se referir
    àquele dito cujo
    como o Presidente Arbusto.

    VIVO PATROCINA DECORAÇÃO MORTA

    Fui ao Centro hoje (centro do rio, escrevo desta cidade).

    A decoração de carnaval implantada pelo César Maia é horrorosa.
    Além de ter sido privatizada a decoração da cidade
    pois agora tudo tem o nome da Vivo bem grande
    é muito pobre e feia.

    O que é aquilo bem no meio da rua? Ouvi dizer que é uma estilização do Pão de Açúcar, ouvi dizer que é um hamburger...
    mas não consegui ver nada disso nem nada de nada.

    Agora, em casa, matutanto, finalmente me veio: Maia & seus estilistas são realmente gênios incompreendidos. O carnaval não é a celebração da carne?Não é a festa da putaria? Não é a elegia do sexo?

    Então, gente, vão lá e reparem bem:
    aquilo é uma buceta!!



    Mestre LAN e seu Baixinho estão comemorando
    até hoje a chapuletada que o Flamengo deu no Vasco!


    foto de ricky goodwin

    SÃO CONRADO FECHE O MALL

    Se você for negro e tem vergonha na cara, nunca deveria por os pés no São Conrado Fashion Mall.

    Se você tiver um amigo que é negro, ambos deveriam jamais pensar em ir ao São Conrado Fashion Mall.

    E digo mais: não estarão perdendo grandes coisas...

    REDI VIVO

    O talento do cartunista Redi foi descoberto cedo, aos 2anos...

    Histórias de Redi são contadas por amigos.

    UNZINHO

    Brasileiro é foda! Reclama de tudo! Será que ninguém vê que o país está mesmo mudando? Antigamente, neguinho cobrava 10% de comissão nas mutretas! Agora é só 1%! Unzinho! Porra, o PT inaugurou a era da corrupção ética! Isso é motivo pra comemorar, cambada!!!

    AGORA VAI!!!


    Detonado por Adailton Persegonha

    Direto do Leite de Pato

    domingo, fevereiro 15, 2004



    O time de jurados: Chico Caruso, Jaguar, Caulos e Nani.
    (O quinto seria o Redi.)



    Estes são os artistas finalistas do Concurso Nacional do XV Salão Carioca de Humor que terão suas obras expostas nas Arcadas da Casa de Cultura Laura Alvim entre 1 de março a 11 de abril de 2004.

    Dos 3220 trabalhos inscritos, após quatro seleções e julgamentos, o Grande Juri escolheu 60 desenhos finalistas.

    CATEGORIA CARTUM

    Alarcão (RJ)
    Aliedo (RJ)
    Allan Sieber (RS)
    Da Costa (SP)
    Dil Márcio (RJ)
    Edu Grosso (SP)
    Gilmar (SP)
    Jota A (PI)
    Lézio Jr. (SP)
    Rodrigo Rosa (RS)
    Vilanova (RS)


    CATEGORIA CHARGE

    César Lobo (RJ)
    Dálcio Machado (SP)
    Eduardo Felipe (RJ)
    Elias Monteiro (RS)
    Eric Parrot (MG)
    Mário Vale (MG)
    Rodrigo Rosa (RS)
    S Sena T (RJ)
    Simanca (BA)
    Vasqs (SP)
    Vilanova (RS)


    CATEGORIA QUADRINHOS

    Baptistão (SP)
    Dálcio Machado (SP)
    Fernandes (SP)
    Fraga (RS)
    Frata (RJ)
    Gil Tokio (SP)
    Léo Martins (RJ)
    Lin (PE)
    Maria (RJ)
    Monteiro (RJ)
    Paffaro (SP)
    Quinho (MG)
    Rossi (SP)
    Sérgio Dias (RJ)
    Simanca (BA)
    Stefan (SP)
    Túrcios (Espanha)
    Veronezi (SP)
    Xande (RJ)


    CATEGORIA QUADRINHOS

    Cau Gomez (BA)
    Ed (MG)
    Guazzelli (RS)
    Jefferson Costa (SP)
    Lin (PE)


    Na quarta-feira divulgaremos o julgamento final,
    aquele que decidirá quais serão os premiados do Salão.


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER