/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
de RAFAEL CAMPOS ROCHA
"Condições degradantes, alimentação insuficiente e de má qualidade, excesso de jornada, tráfico de pessoas sem experiência para atividades de alto risco. Enquanto as atenções se voltam às primeiras partidas da Copa do Mundo de futebol masculino da Fifa, essas são algumas das condições a que trabalhadores migrantes no Qatar são submetidos. E no Brasil também."
Entre os "discos" que fui descobrindo, ouvindo pela primeira vez (pois os ja-ouvidos ou re-ouvidos são inúmeros)... estes são os que curti muito no mes de maio (são minhas recomendações)....
Escolhi aqui uma faixa de cada, pra quem quiser saborear....
ELZA SOARES & JOÃO DE AQUINO - MUNICIPAL AO VIVO
ROLLING STONES - EXILE ON MAIN STREET DELUXE EDITION
CRIOLO - SOBRE VIVER
MARTINHO DA VILA - MISTURA HOMOGENEA
JAMES MCMURTY - THE HOUND AND THE HORSES
MARTHA WAINWRIGHT - LOVE WILL BE REBORN DELUXE EDITION
>
João Luis Jr
É uma escalada que acontece em várias dessas séries policiais americanas em que pessoas que fazem jogging de manhã encontram alguém morto na rua e aí aparece na tela título do programa. Pra esconder um caso extraconjugal a pessoa dá um desfalque, aí pra esconder o desfalque a pessoa comete um homicídio e aí, na duração de um episódio de 42 minutos, a pessoa que tinha cometido um erro passível de divórcio se transforma em alguém que cometeu um crime passível de décadas na cadeia apenas porque achou mais fácil trucar o destino do que reconhecer o vacilo.
E com o bolsonarismo, seja na teoria discursiva, seja na prática efetiva das ruas, parece ser mais ou menos isso o que está acontecendo. Pessoas que acreditaram que todos que não estavam do lado de Bolsonaro eram comunistas foram preferindo achar comunismo em lugares cada vez mais improváveis, como a TV Globo ou o Partido Novo, do que apenas assumir que essa ideia talvez não fizesse sentido, da mesma maneira que gente que não quer aceitar a derrota nas urnas foi se abraçando a mecanismos argumentativos cada vez mais absurdos para acreditar em alguma possível reviravolta, seja a prisão de Alexandre de Moraes, sejam teorias de que Lula, assim como a artista pop Avril Lavigne, teria morrido e sido substituído.
Porque talvez a sensação para essas pessoas seja de que, tal qual um suspeito num episódio de Law and Order, elas já foram longe demais para voltar atrás e qualquer passo pra frente, por mais absurdo que pareça visto de fora, é o passo mais simples e natural.
Afinal, se você já acreditou, sem prova alguma, que as urnas eletrônicas foram fraudadas nas eleições de 2018, que os médicos cubanos eram guerrilheiros treinados e que o filho do Lula tinha uma Ferrari banhada a ouro, o que seria mais fácil agora, respirar fundo e refletir se você talvez não viajou pesado nos últimos anos ou apenas repassar essa informação que você recebeu no Whatsapp sobre como um juiz de ascendência libanesa, curiosamente chamado Jalin Rabei, tem provas que anulariam nossa eleição?
Se você já se indispôs com família, amigos, colegas de trabalho e saiu de casa para ficar parado numa rodovia usando verde e amarelo e pedindo uma intervenção militar, por que não segurar bem firme na frente de um caminhão enquanto ele se desloca pela estrada ou cantar o hino nacional para um pneu? Parece absurdo visto de fora? Muito provavelmente. Mas talvez pra tanta gente que já abraçou o bolsonarismo e transformou ele em sua identidade nos últimos anos, mais absurdo ainda pareça a possibilidade de aceitar a realidade de que não apenas tudo isso foi em vão como o que dava a eles propósito, o que permitia que eles se sentissem especiais, era apenas uma perigosa picaretagem organizada por uma família que queria dinheiro trocado pra comprar imóvel ilegalmente.
Mas a verdade é que, por mais absurdo que possa parecer, por mais longe que você já possa ter ido - seja no bolsonarismo, seja em qualquer outro comportamento nocivo, escroto ou apenas totalmente imbecil - nunca é tarde demais pra dar meia volta. Não porque as pessoas vão estar te esperando de braços abertos, porque elas muito dificilmente vão estar e não porque seja possível consertar os erros que você cometeu, porque nem sempre é possível, mas sim porque as coisas sempre podem piorar.
Parando hoje você com certeza vai passar mais vergonha do que se tivesse parado ontem, mas ainda menos do que se deixar pra parar amanhã. E isso pode não parecer muita coisa, mas se for a diferença entre ser filmado ou não pendurado na frente de uma Scania e virar meme para o país inteiro, com certeza é coisa o bastante.
CONFORME SOLICITADO
https://conformesolicitado.substack.com
de LILIA SCHWARCZ
Não é possível! Se Bolsonaro quer viajar antes da posse, vamos combinar que é uma descortesia. Mas não há nada a estranhar diante do comportamento perverso e egoists do presidente, comprovado faz 4 longos anos. Da minha parte, não me importo e faço votos que parta. No entanto, que o faça por sua própria conta.
O problema é que ele deve viajar para os EUA em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Deve seguir para a Flórida até a próxima sexta-feira (30) e passar alguns dias junto a Trump — seu modelo ideal, igualmente fracassado.
Diz também que vai tirar uma espécie de “sabático”, com dinheiro da união. Descansa do quê Bolsonaro se as pesquisas mostram que ele, durante todo o mandato, trabalhou em média 4 horas, e depois do resultado das eleições, até menos — se é que trabalhou?
Enquanto isso, deixa seus fidelizados acampados em situações muito precárias e acreditando em disco voador e em golpe de Estado.
O certo é que a viagem do presidente tem muito de "fuga". Bolsonaro teme perder seus direitos políticos e ser julgado por seu negacionismo e omissão no combate à COVID 19.
Confesso que ter Bolsonaro longe me causa uma sensação de alívio. Mas ele não pode ser custeado com recursos públicos. O Estado não pode ser utilizado para interesses pessoais e apenas para atividades inerentes à função. E falando nisso, sua última função como presidente de uma democracia, deveria ser encerrar seu mandato regularmente, proteger a população, bem como entregar a faixa e assim apaziguar seus seguidores ferozes.
Oposição democrática sim. Incitamento ao ódio e evasão com dinheiro público é que não combinam com a república.
Agora, e desculpem o desabafo, como vai fazer bem não ter que lidar com um presidente tóxico todos os dias!
E em tempo, muitos tiranos foram presos enquanto fugiam. Alguns perderam a cabeça.
O site do Jornalistas Livres publicou a caricatura de FERNANDES (um dos grandes caricaturista brasileiros) que o artista fez por ocasião da final desta Copa do Mundo (imagem em anexo). para publicação em suas redes sociais
Alguem ou alguens reclamaram, dizendo que o desenhos era racista, e o JL retirou a obra, pedindo desculpas, ao mesmo tempo que em jogavam a culpa no artista, reiterando no site que o desenho (e consequentemente o autor) seria realmente racista.
Nestes tempos de explosão internética a questão assumiu alcances ainda maiores, sendo veiculado (sempre falando no "desenho racista") por véiculos da imprensa tradicional como Correio Braziliense e Estado de Minas.
As pessoas não sabem mais (ou nunca souberam) o que é uma caricatura. E que caricatura não é charge (não é diretamente opinativa). É uma representação de uma pessoa. Não é necessariamente para ser "engraçado", ou uma piada.
Para começar: o JL - assim como diversos sites jornalisticos, mesmo os que se consideram progressistas - cata obras na internet e reproduz em seu site (alterando assim o propósito original da obra, criada para determinada finalidade e público) sem comunicar nada ao artista, muito menos (e bem menos) sem aventar qualquer tipo de pagamento.
O JL - diferente de muitos - coloca o crédito, o nome do artista, mas não se esforça nem com o mínimo retorno de linkar para seus espaços, a fim de que o público conheça melhor sua arte.
E depois: detona a caricatura, atira o artista para um pelotão de cancelamento (sim, agora o próprio está recebendo xingamentos de racista) sem observar o contexto e sem ouvir ou publicar uma opinião do autor. Sem considerar a obra como um todo, onde perceberia nitidamente que Fernandes é um artista de pensamentos nitidamente antirracista.
Se parte de sua audiencia se sentiu ofendida pela visagem fernandesiana do Mbappé,
(e no meu entender essas pessoas estão equvocadas,
ou por desconhecimento do Desenho de Humor,
ou por excessos radicais de cancelamentos identitários )
não seria o caso do JL - ouvindo inclusive a outra parte, o desenhista - aproveitar para discutir o tema?
Jornalistas Livres? E os Desenhistas Livres? Livres inclusive para tentarem sobreviver financeiramente de sua arte.
Texto do Fernandes ao tomar ciência da polêmica:
Olá, tudo bem? Gostaria de começar esta mensagem, me apresentando: meu nome é Luiz Carlos Fernandes, eu sou ilustrador há 45 anos, sendo 40 dedicados para o jornalismo. Estou entrando em contato com você porque sou o autor da caricatura do Kylian Mbappé, que foi acusada de racismo. Quando eu vi a repercussão de meu trabalho, me senti extremamente chateado, porque essa caricatura não tem absolutamente nada de humor e não foi feita para estereotipar e muito menos para ser vista como pejorativa. A caricatura foi uma homenagem que fiz a um atleta que admiro muito! Gostaria inclusive que ele recebesse essa caricatura como um presente, pois é meu modo de enaltecer a minha admiração por ele. A caricatura é uma arte que exagera os traços das pessoas, de modo que elas ainda possam ser reconhecidas. No passado, muitos chargistas usaram do desenho para diminuir e subjugar as pessoas negras e eu condeno, sempre condenei, esse tipo de produção. Pelo contrário, como artista, acredito que temos de nos posicionar ao lado de pautas sociais e democráticas, visando a igualdade. Eu gosto de estudar e conversar com as pessoas para ser o mais justo e ético em minhas publicações. Quando eu erro, eu assumo e me retrato. Neste caso, fiquei extremamente chateado que a caricatura foi interpretada como uma charge de humor, sendo que ela não era. E extremamente surpreso que foi visto uma animalização nos traços. Eu, inclusive, gostaria de me colocar aberto ao diálogo para entender e aprender com essa situação para que nunca mais alguém tenha qualquer sentimento negativo pelo meu trabalho. Gostaria também de dizer que sou um aliado à pauta antirracista e a defendo porque acredito na necessidade da reparação histórica. Em todos esses anos, sempre tomei o cuidado para estar do lado certo da história e defender as causas que precisam de repercussão. Coloco-me novamente aberto ao diálogo e gostaria de uma retratação. Agradeço a atenção desde já.
"That first world championship delivered to Brazil the type of recognition it craved, and in Pelé it found a talent whose brilliance set him, and the Brazilian people, apart. Brazil’s canary yellow shirts and Pelé’s dazzling play became synonymous with the country itself, its calling cards to the world.
As Brazil won a second title in 1962, and a third in 1970, Pelé came to personify a period of sustained success on the soccer fields that was matched by an economic boom at home and the rise of bossa nova, a style of samba music from Rio de Janeiro that swept through the world like a current of electricity. Brazil’s confidence was sky high then, and in Pelé the nation had found “O Rei,” its king, a nickname that would be attached to Pelé until his last breath."
read article by Tariq Panja
Quando quero me sentir orgulhoso e importante, falo que joguei com Pelé. A primeira vez que o vi em campo, pelo Santos, foi no estádio Independência, em Belo Horizonte, antes da Copa de 1958. Ele devia ter 17 anos, e eu, dez. Fiquei encantado com suas tabelas com Coutinho.
Em 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra, eu fui o reserva dele. No dia da apresentação, em Lambari, no sul de Minas, o encontrei pela primeira vez fora dos gramados. Ele me recebeu com alegria e com um largo sorriso. O Cruzeiro fez um jogo-treino contra a Seleção, em Caxambu, e eu atuei pela Seleção, no lugar de Pelé, que não entrou na partida. Depois do jogo, meu pai, que estava presente, me pediu para conhecer o Rei. Pelé conversou e brincou com ele. Meu pai, emocionado, chorou, como um súdito apaixonado pela realeza.
Pelé estava sempre alegre, sorridente. Atendia a todos com gentileza. Na época, não havia a distância que há hoje entre os grandes craques, a imprensa e o público. Pelé me passava a impressão que o gênio e o ser humano eram um só. Não parecia ter o conflito frequente que há nas celebridades, entre o ser humano e a personagem, o criador e a criatura.
Pelé foi o melhor de todos os tempos porque tinha, no mais alto nível, todas as qualidades de um supercraque. Depois, como analista, procurei em minhas lembranças alguma deficiência de Pelé e não encontrei. O que mais eu estranhava é que Pelé tinha uma condição física magistral, uma velocidade e uma impulsão maior que todos os outros, mesmo sendo um menino pobre, que nunca frequentou uma boa academia, que nunca teve acesso à moderna tecnologia nutricional e que treinou pouquíssimo, porque, desde muito jovem, jogava pelo Santos três vezes por semana, pelo Brasil e pelo mundo.
Emocionalmente, Pelé era também muito forte, consciente de que era superior a todos e que dependia do conjunto para brilhar. Quando o jogo estava difícil e ele era muito bem marcado, ficava inquieto, possesso. Às vezes, ia jogar de centroavante, entre os zagueiros. Pedia a bola e, com velocidade e força física, tirava os zagueiros da jogada para finalizar e fazer o gol.
Antes da Copa de 1970, falava-se muito que ele estava decadente, mais lento e e que não tinha a mesma regularidade de antes. Pelé se preparou muito para o Mundial, para encerrar a carreira como o maior de todos os tempos
Logo que comecei a jogar ao lado dele, percebi que, antes de a bola chegar, ele ficava agitado e me olhava com os olhos salientes, como se dissesse o que pretendia. Eu tentava acompanhá-lo, pelos movimentos do corpo. É a comunicação analógica. Se eu tivesse jogado no Santos ou ele no Cruzeiro, faríamos uma dupla muito melhor. Além disso, na época, a Seleção atuava muito menos que hoje.
É impressionante como Pelé, mesmo tendo encerrado a carreira há 50 anos, manteve o prestígio mundial de um Rei. Continuou a ser uma estrela, um garoto-propaganda, uma celebridade em todo o mundo. Depois que morrerem todas as pessoas que viram Pelé jogar ao vivo, no gramado e pela televisão, como Pelé será visto pelas novas e futuras gerações?
Os reis também morrem. É a finitude da vida, a única certeza absoluta. Já estou com saudade de Pelé, de vê-lo nos gramados, na concentração, com seu jeito alegre e simples de ser Rei. Parafraseando João Guimarães Rosa, Pelé não morreu, ficou encantado.]
FOLHA
Faltam dois dias para 2023 e, como sempre, surgem inúmeras listas dos "melhores do ano". Mas vamos combinar que, com crise econômica, ômicron e desastres climáticos, 2022, para muitos, foi um infortúnio. Dissemos tanto "que ano horrível" que até Keanu Reeves veio para cá, se é que alguém entende.
Para fazer jus ao clima trágico, segue a lista dos piores de 2022, com alguns fatos que deixaram a vida do brasileiro ainda mais catastrófica nos últimos 363 dias.
Serviço oferecido por pousadas à beira-mar, o desjejum flutuante parece interessante, mas na prática não é nada prático. A bandeja é levada pelo vento e os farelos caem na piscina. Ruim para quem gasta uma fortuna pela experiência, pior para o cidadão obrigado a ver a experiência pela internet.
Não bastou o governo se apropriar da Independência, ainda obrigou o brasileiro a ver um pedaço de carne destroçado recebendo honras de chefe de Estado. Não surpreende que tal fetiche por órgãos humanos venha de
um presidente que já ameaçou comer carne de indígena.
Canções como "Acorda Pedrinho" e "Desenrola, Bate, Joga de Ladin" geraram uma avalanche de coreografias de crianças e celebridades que agem como crianças. As redes sociais deveriam incluir o aviso: "contém música que gruda na cabeça e perturba madrugadas insones".
HARMONIZAÇÃO FACIAL
Depois de deixar todo mundo com a mesma cara, de blogueiras a padres, a técnica que alia preenchimento e botox deixou bocas com a aparência de uma peça de açougue e a sobrancelha
como a do protagonista do filme "O Iluminado".
Não contente em defender o governo Bolsonaro, criticar as vacinas, usar verba pública em viagem e mostrar unhas encravadas na internet, a deputada Carla Zambelli resolveu correr armada atrás de um jornalista a dois dias das eleições. Pior ainda foi ela perder o porte de armas, mas não o mandato.
Depois de devastar o meio ambiente, aniquilar a cultura, ser responsável por centenas de milhares de mortes e outros milhões de disparates que não cabem nesta coluna, o presidente Jair Bolsonaro resolveu fugir para Orlando, nos Estados Unidos. Sorte do brasileiro. Azar do Mickey. Só não o ter no governo já faz 2023 um ano melhor.
FOLHA
ILUSTRAÇÃO GALVAO
..."In recent weeks, hundreds, if not thousands of Argentine women who call themselves “brujas,” or witches, have taken up arms — in the form of prayers, altars, candles, amulets and burning sage — to protect their nation’s beloved soccer team in its quest to secure a third World Cup title and its first in 36 years.
“We think of ourselves as agents that, from love, can take care, protect and sow happiness,” said Rocío Cabral Menna, 27, a witch and high-school teacher in Messi’s hometown, Rosario, who burns a bay leaf inscribed with her predicted score in a ceremony before each match. The players are competing on the field, she said, and at home, “the witches are taking care of them.”
The trend caught fire after Argentina’s shocking loss to Saudi Arabia in the opening match, causing Argentines to search for any way to help the team on which this nation of 47 million has pitted its hopes.
After
that match, several witches started a WhatsApp group to instruct other
witches on how to help the national team. They called it the Argentine
Association of Witches, or La Brujineta, a play on “bruja” and “La
Scaloneta,” Argentina’s nickname for its national team."
read newstory
Jack Nicas and
e o blog0news continua…
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