/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
Em maio de 1974, o presidente da Caixa Econômica enviou uma carta ao ministro da Justiça. Queria ouvi-lo sobre as “implicações político-ideológicas” de renovar um contrato de publicidade da Loteria Federal. A campanha era estrelada por um famoso personagem de quadrinhos: Jeremias, o Bom. O que preocupava era o criador do desenho: o cartunista Ziraldo, persona non grata para a ditadura militar.
A correspondência de Karlos Rischbieter deu origem a um processo sigiloso, que passou a perambular pela burocracia do regime. Consultada, a Divisão de Segurança e Informações sustentou que o artista gráfico seria ligado a “atividades subversivas”. Apoiou o movimento estudantil, foi fichado como comunista e publicou um desenho que intrigou o tenente-coronel aviador Juarez de Deus Gomes da Silva.
O cartum mostrava o encontro de duas letras sigma, símbolo do integralismo. Elas se enroscavam até formar uma suástica, emblema do nazismo. “O nominado fez publicar vários signos (sic), fazendo crer que tentava estabelecer uma comparação entre regimes de duas épocas”, anotou o chefe da GSI. “Suas charges e manifestações públicas seguem normalmente uma linha contestatória ao regime, segundo os interesses da propaganda adversa”, concluiu o oficial da Aeronáutica.
O dossiê seguiu para a Polícia Federal, que acrescentou mais notas ao prontuário de Ziraldo. Em tom de reprovação, o delegado Sérgio Maciel Valim informou que ele assinou um manifesto contra a prisão de intelectuais, os famosos Oito do Glória, e ajudou a organizar a Passeata dos Cem Mil. “Muitos de seus desenhos satirizam atuações governamentais”, acrescentou.
O doutor ainda pôs em xeque o insuspeito Jeremias — uma figura dócil e resignada, incapaz de fazer mal a uma mosca. “Segundo análise de um OI (oficial de inteligência), o personagem Jeremias, quando apresenta um anúncio da CEF, aparece com o rosto cheio de traços, simbolizando sentimento de vergonha”, assinalou o diretor da PF.
O papelório passou por seis repartições até pousar na mesa do ministro da Justiça. Depois de 24 dias, Armando Falcão deu o veredicto ao presidente da Caixa: “Confirmo a Vossa Senhoria a inconveniência da renovação do contrato com o humorista Ziraldo Alves Pinto”. Era o fim da carreira de Jeremias como garoto-propaganda de loteria.
O processo é uma pequena amostra da perseguição a Ziraldo na ditadura. O cartunista foi preso três vezes sem direito a julgamento. Conheceu as celas do Forte de Copacabana, do Dops, da Vila Militar e do Regimento Caetano de Faria, atual sede do Batalhão de Choque da PM. Perdeu ao menos cinco empregos por pressão política, sem contar a censura e a asfixia econômica ao Pasquim.
Em 2008, a Comissão de Anistia considerou que ele merecia um pedido oficial de desculpas e uma reparação financeira. O julgamento rendeu a Ziraldo uma pensão mensal de R$ 4,3 mil, uma indenização de R$ 1 milhão e uma saraivada de críticas por aceitar receber dinheiro público. Curiosamente, o imbróglio com a Caixa não é citado nos autos. O dossiê foi microfilmado e pode ser lido no Arquivo Nacional.
Uma coalizão de organizações e ativistas de mais de 30 países, a Flotilha da Liberdade, que há 14 anos realiza expedições marítimas com ajuda humanitária, partirá de Istambul com o objetivo de desafiar o bloqueio israelense na Faixa de Gaza e levar 5 toneladas de alimentos e remédios ao povo palestino.
“Todas as mais de mil pessoas que estão aqui têm a sorte de participar de algo que entrará para a história, mas elas não estão sozinhas. É sabendo que milhões de pessoas estão em coração com a gente que me comprometi a fazer um diário de toda a jornada. Uma alegria que foi abraçada pelo ICL, um dos veículos mais dedicados desde o início a cobrir e denunciar a catástrofe que está ocorrendo contra o povo palestino em Gaza”, afirma Thiago Ávila, profissional de Relações Internacionais que irá representar o Brasil.
Israel mantém Gaza sob ocupação militar desde 1967 e sob cerco total desde 2007. Isso significa que qualquer criança de 0 a 17 anos (a maioria da população de Gaza está nessa faixa etária) nunca viveu um dia em liberdade.
As restrições impostas por Israel mesmo antes de outubro de 2023 impediam a entrada de itens essenciais como equipamentos médicos, alimentos (que ultrapassasse um cruel cálculo de calorias para cada pessoa, mas ainda mantendo a insegurança alimentar), materiais escolares e até itens como vestidos de noiva, chocolates e óculos de mergulho.
“A fome está sendo utilizada por Israel como uma arma de guerra. Na história recente, a situação que o povo de Gaza enfrenta só é comparável à situação que duas regiões da Somália passaram em 2011 e em partes do Sudão do Sul em 2017, com a diferença de que em Gaza hoje toda a população está sendo submetida a esse crime contra a humanidade”, afirma Thiago Ávila.
As restrições, que já faziam organizações denunciarem Israel por transformar Gaza na “maior prisão sem teto do mundo” pioraram muito após outubro de 2023, quando o ministro da Defesa, Yoav Gallant, declarou que os palestinos em Gaza ficariam sem água, sem comida, medicamentos ou eletricidade como punição coletiva após os ataques de 7 de outubro.
“Nós estamos enfrentando animais humanos e agiremos de acordo”, afirmou o ministro quando fechou totalmente as passagens para ajuda humanitária de Israel, além do cerco marítimo e aéreo e o controle que detém sobre a fronteira de Rafah, que separa o Egito do sul de Gaza.
“Antes da intensificação do cerco, 500 caminhões entravam diariamente em Gaza com ajuda humanitária e já existia insegurança alimentar. Há quase 200 dias Israel restringiu a entrada para 0 a 200 caminhões diários, sendo a média dos últimos dias de 181 caminhões. O que já era um campo de concentração, se tornou um campo de extermínio, com mais de 34 mil pessoas assassinadas, entre elas mais de 14 mil crianças, e com a fome se tornando um risco de morte ainda maior que as bombas de Israel”, afirma Ávila.
Diante da intransigência de Israel, alguns países começaram a realizar entregas aéreas, porém com alcance limitado. Esse método é mais caro, perigoso (pessoas já morreram esmagadas ou afogadas, quando caem no mar) e serve mais para manobras de relações públicas de governos que querem aparecer como solidários à catástrofe humanitária palestina.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, principal aliado estratégico de Israel e maior fornecedor de armas, segue enviando bilhões de dólares em ajuda militar incondicional, mas faz entregas aéreas de comida para diminuir o impacto sobre a opinião pública estadunidense em período eleitoral.
“Quando os governos falham, as pessoas comuns precisam dar um passo à frente. A Flotilha da Liberdade denuncia a inação dos governos e organismos internacionais para deter o genocídio. O que essas mais de mil pessoas estão fazendo colocando suas vidas em risco era papel dos governos e organismos multilaterais internacionais. Mas, se os governos não fazem, as pessoas comuns terão que deter o genocídio contra o povo palestino através de seus próprios meios”, aponta Ávila.
Ele afirma que os ativistas da Flotilha estão colocando suas vidas em risco “para cumprir uma decisão da maior instância jurídica mundial, que Israel ignora para manter o genocídio e os governos do mundo não fazem o suficiente para impedir.
Quem tem consciência e humanidade não pode silenciar diante da maior violação de direitos humanos de nossa geração, e precisa empenhar seus melhores esforços para interromper essa catástrofe”, ressalta.
“As medidas preliminares do Tribunal Internacional de Justiça ordenadas contra Israel são muito claras”, comenta Ismail Moola, da Aliança de Solidariedade à Palestina da África do Sul, parte da Coligação da Flotilha da Liberdade. “A decisão do tribunal exige que o mundo inteiro desempenhe o seu papel para impedir o genocídio que se desenrola em Gaza, incluindo o acesso desobstruído a ajuda vital.”
A Flotilha da Liberdade (ou Freedom Flotilla Coalition — FFC) é uma
coligação internacional suprapartidária de campanhas que defendem a
liberdade e os direitos humanos. As expedições acontecem desde 2010 com o
objetivo de quebrar o bloqueio a Gaza, em solidariedade com os gritos
dos palestinos por liberdade e igualdade.
ICL NOTICIAS
Marcadores: cau gomez, chrges, daniel lafayette, ricardo coimbra
“Wow, this guy is incapable of keeping his mouth shut for two minutes,”
said Klepper. “Has Trump ever considered paying himself hush money?
Think about it.”
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EDIEL RIBEIRO
- Já se disse e publicou tudo sobre Ziraldo, depois da sua lamentável partida. Ou não?
Francisco Ucha acha que não. E traz, em boa hora, o histórico e memorável “Ziraldo - Memórias” (Ucha Editorial - 160 páginas); um livro-homenagem a um dos mais importantes artistas gráficos e escritores do mundo, falecido no último dia 6 de abril.
Autor de obras célebres como ‘Turma do Pererê’, ‘Flicts’, ‘Os Zeróis’ e ‘O Menino Maluquinho’, entre outros; Ziraldo foi também jornalista, cartunista, ilustrador, cartazista, cronista, humorista, escritor e editor de sucessos como o suplemento ‘Cartum JS’, o jornal ‘O Pasquim’ e a revista ‘Bundas”.
“Ziraldo – Memórias” traz, na íntegra, a extraordinária entrevista biográfica concedida por Ziraldo ao jornalista Francisco Ucha, na época, editor do ‘Jornal da ABI’ (órgão oficial da Associação Brasileira de Imprensa, distribuída a jornalistas).
Este depoimento definitivo aconteceu em 2012, quando o mestre do traço comemorava os seus 80 anos de vida.. “Ziraldo - Memórias” retrata uma viagem onírica pelas lembranças do cartunista sobre sua vida, sua arte e sobre Caratinga, sua cidade natal; uma espécie de ‘Amarcord’ ziraldiano.
A obra traz ainda depoimentos exclusivos, como o do jornalista Zuenir Ventura, autor de “1968: O Ano Que Não Terminou” e da cineasta Marisa Furtado de Oliveira, realizadora do documentário “Ziraldo, profissão cartunista”.
O jornalista Rick Goodwin que foi trazido de Minas Gerais, em 1972, pelo Ziraldo, para editar as famosas entrevistas do ‘Pasquim’, escreveu o belo prefácio.
Os textos adicionais e parte das pesquisas foram realizadas pelo jornalista Marcos Eduardo Massolini. As fotos, clicadas durante a histórica entrevista, são do Duayer, cartunista e fotógrafo do ‘Pasquim’ nos anos 70 e 80.
A bela capa traz uma caricatura do Ziraldo desenhada pelo premiado caricaturista Luiz Carlos Fernandes.
Depoimentos dos amigos também são parte memorável do livro:
“Mexeu muito comigo... O livro ficou lindo!” - Ricky Goodwin.
“Ucha, meu amigo, que belo livro! A longa e detalhada entrevista compõe uma obra que Ziraldo jamais produziu: suas memórias. Ele é um personagem único, caipira e cosmopolita, que viveu plenamente as transformações políticas, sociais e culturais de mais de seis décadas do país e do mundo. Os textos iniciais complementam um volume primoroso.” - Maringoni, cartunista.
“Pô, achei do cacete o livro. Resgata a vida profissional do Ziraldo todinha. Coisa que ninguém sabe. Muito legal.” - Duayer, cartunista e fotógrafo.
"Pouca gente é como Ziraldo, que junta espírito de luta com carinho pelos outros" – Ana Arruda Callado, jornalista.
"Ziraldo já deveria ter assento na Academia Brasileira de Letras, há muito tempo, pelo conjunto da obra" – Jaguar, cartunista.
"Sua frustração maior é não ser um escândalo nem uma calamidade. Pois, popularíssimo, acha, como eu, que merecia ser mais incompreendido.” – Millôr Fernandes, escritor, humorista.
"Ziraldo é assombroso como trabalhador infatigável, sem que a multiplicidade de encargos, livremente assumidos, sacrifique a excelência de suas realizações e a eficaz execução de seus projetos" – Mauricio Azêdo, jornalista.
"Senhor de um traço pessoal e moderno" – Wilson Figueiredo, jornalista.
"Tive a honra e o privilégio de ler e é simplesmente imperdível e obrigatório para quem curte quadrinhos, literatura e artes visuais". - Gerson Luiz Teixeira.
*Neste sábado dia 27/4 o autor estará no #centercomics para lançar "Ziraldo - Memórias", às 11 horas no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro.
É difícil odiar Tom Ripley, o vilão incerto desfiado em cinco livros de Patricia Highsmith. Mas é difícil, também, gostar de Tom Ripley, o anti-herói pusilânime de filmes e peças adaptados da obra da romancista americana morta em 1995. "Ripley", versão mais recente que estreou nesta quinta (4) como minissérie na Netflix, é a que mais sublinha esse caráter ambíguo do personagem.
Há alguns culpados para isso.
O primeiro é o ator Andrew Scott, que já brilhara em "Fleabag" e "Todos Nós Desconhecidos". Com uma delicadeza sombria e melancólica, ele acentua essa fugacidade do personagem, dotando-lhe de uma espécie de redoma que o protege e o aparta do mundo, em uma solidão perpétua alimentada pelas coisas que não tem ou perdeu: dinheiro, amigos, amantes, família, reconhecimento, propósito.
Já houve ripleys de Alain Delon, Matt Damon, John Malkovich. O Ripley de Scott é impenetrável, e, ao mesmo tempo, vulnerável entre gestos hesitantes que só ganham segurança quando ele está falsificando ou se passando por alguém.
Outro é Steven Zaillan, roteirista de "A Lista de Schindler", que faz dessa desconexão do protagonista um trunfo. Sua obra frequentemente exalta heróis improváveis, via de regra solitários. Aqui é que ele acumula bravamente a função de diretor, após parcerias com Steven Spielberg e Martin Scorsese.
E há Robert Elswit, cuja fotografia cristalina em preto e branco sublinha a solidão do personagem a cada quadro. Elswit, que já havia feito mágica nos filmes "Boa Noite e Boa Sorte" e Sangue Negro" —este lhe valeu um Oscar—, catalisa para o espectador os sentimentos de Ripley nas muitas cenas com água. Plácidas na superfície e revoltas ou sombrias abaixo dela, o mar da série espelha o personagem de Scott.
Por fim, claro, há a própria Highsmith, a autora genial de "Pacto Sinistro" e "Carol", que pôs muito de sua solidão e seu cinismo com o mundo neste personagem, criado com sutilezas e nuances suficientes para nos fascinar sem nos impor veredictos.
A saber, Ripley é um trambiqueiro que vive em Nova York e, ao receber a oferta de um milionário para persuadir um herdeiro a voltar da Europa, penetra na "dolce vita" na Costa Amalfitana.
Uma vez na Itália, ele se torna obcecado pelo alvo de sua missão, o "bon vivant" Dickie Greenleaf (Johnny Flynn), e ressentido de todos que concorrem por sua atenção, como a namorada Marge —Dakota Fanning, muito melhor do que a versão bobinha de Gwyneth Paltrow no filme de 1999— e o amigo Freddie —Elliot Sumner nesta versão, um tanto ofuscado pelo da anterior, Philip Seymour Hoffman.
Aos poucos, os crimes de Ripley ganham estatura, e ele só se sente bem quando finge ser outra pessoa. Assim, passa a viver em constante fuga, metafórica e literalmente.
O livro foi escrito em 1955, a minissérie transcorre nos anos 1960. Seria tentador "atualizar" o enredo, mas o ar anacrônico de algumas situações, como a impossibilidade de Ripley se reconhecer como homossexual, mostram que a culpa e a paranoia que o personagem experimenta não estejam tão no passado assim.
A minissérie "Ripley", em oito episódios, está disponível na Netflix
FOLHA
"O advogado Ladislau Porto
lamenta que o Brasil es-
teja prestes a repetir um
erro histórico ao tratar a
questão das drogas sob a
ótica da segurança pública, e não da saú-
de. “Esse atraso é fruto de um racismo es-
trutural muito forte, porque a erva era
consumida pelos negros, em cachimbos
de barro. Fomos um dos primeiros paí-
ses a criminalizar o uso da maconha, na
década de 1830, em uma lei racista que
previa multa para quem vendesse a erva
e prisão de três dias para o escravo que
fumasse.” Além do racismo, persiste
uma falta de conhecimento muito gran-
de sobre a maconha, lamenta. “Enquanto
a ciência avança em demonstrar todas as
aplicações médicas da Cannabis, nós re-
trocedemos ao criminalizar o uso. Para
reverter esse quadro é preciso informa-
ção, é preciso fomentar o debate.”
Neurocientista e doutor em bioquími-
ca, Aderbal Aguiar afirma que a maco-
nha tem eficácia comprovada na terapia
de doenças que atingem o cérebro em vá-
rias fases da vida, a exemplo das crianças
com transtorno de espectro autista, dos
adultos com transtornos de humor, an-
siedade, depressão e insônia, e dos ido-
sos com doenças neurodegenerativas,
como Parkinson, Alzheimer e esclero-
se múltipla. Sem falar da epilepsia, que
atinge todas as idades. “Essa planta fun-
ciona muito bem, só que temos de impor-
tar, porque aqui é proibido.” Ele lembra
que quem consegue comprar o produto
importado é a população mais rica. “Já
quem depende unicamente do SUS fi-
ca prejudicado, porque o acesso é mui-
to mais restrito. Sem falar que, no SUS,
o uso desses medicamentos é limitado a
alguns casos raros de epilepsia."
MAIS NA REPORTAGEM
DE MARIANA SERAFINI
E MAURICIO THUSWOHL
"O jornalista e escritor Ruy Castro, 76, assistiu desde o primeiro momento à surpreendente Revolução dos Cravos. Tão surpreendente que, na noite de 24 de abril de 1974, ao passar em frente à sede da Pide, a polícia política do regime salazarista, ele se resignou pensando que ela continuaria oprimindo a sociedade por muitas décadas. No dia seguinte, acordou com as rádios tocando marchas militares e a cidade ocupada por tanques e coberta por um tsunami de cravos vermelhos representando a alegria da população diante da manchete: “Caiu a ditadura"
A cidade então parou
Entulhou, engarrafou
Não movia mais
Paulicéia
Para ir daqui a ali
Para ir de lá pra cá
Quem fosse capaz
SERGIO AUGUSTO
Na única rede social que frequento, um seguidor solicita detalhes sobre a reação de nossa mídia ao golpe cívico-militar que hoje e amanhã completa 60 anos. À exceção da Última Hora de Samuel Wainer, a adesão da mídia à derrubada de Jango foi total. As manchetes viraram hosanas.
Convocou-se um timaço: Alceu Amoroso Lima, Antonio Callado, Otto Maria Carpeaux, Rubem Braga, Sérgio Porto, Otto Lara Resende, Carlos Heitor Cony, Barbosa Lima Sobrinho, Joel Silveira, Moacir Werneck de Castro, José Carlos Oliveira - todos posteriormente molestados por censores e outros esbirros da ditadura. O que os golpistas batizaram, levianamente, de “revolução” e o debochado humorista Sérgio Porto, o mais lido da época, de “redentora”, Cony preferiu chamar de “revolução de caranguejo” (por só andar pra trás). Também a galhofa semântica estava apenas começando.
Até hoje a caserna golpista teima em referir-se ao putsch de 64 como “movimento” e eufemismos de comparável cinismo. O general Braga Netto, por exemplo, ainda um pirralho quando o general Mourão Filho precipitou a tomada do poder pela gorilada, aprendeu na AMAN, mesma alma mater de Bolsonaro, que o regime militar foi “um marco na evolução política do País”, balela em que só os mais fanáticos viúvos da “redentora” acreditam. Na verdade, foi só um março na involução política.
Em seus primeiros contatos presenciais com a quartelada, Cony e seu vizinho de quarteirão e jornal, o poeta Carlos Drummond de Andrade, se encontraram por acaso numa esquina da Avenida Atlântica, onde, juntos, se espantaram com um grupo de recrutas (“gloriosos herdeiros de Caixas”, ironizou Cony) a montar uma patética barricada de paralelepípedos contra uma eventual reação inimiga. Estava oficiosamente inaugurado o Febeapá (Festival de Besteira que Assola o País).
Drummond gozou, de modo oblíquo, o besteirol “revolucionário”. Destacou a brevidade do texto do primeiro Ato Institucional, com quatro artigos e um parágrafo, comparando-o ao da Constituição do Estado Novo, a ditadura anterior, e seus 187 artigos. A redação, a seu ver, ficara ao menos mais concisa. “Salve o estilo!”, louvou o poeta.
ESTADÃO
"Israel insists that a push into Rafah is necessary for achieving its goals of eliminating the militants sheltering in a network of tunnels beneath the city, capturing or killing Hamas leaders presumed to be there and ensuring the release of the remaining hostages captured during the Hamas-led Oct. 7 attacks on Israel.
But more than one million Gazans, many of them previously displaced from other parts of the territory by Israeli bombardment, are sheltering in the city in makeshift tents. In the case of an invasion, one Israeli military official said, civilians would probably be moved to Mawasi, a designated humanitarian zone. But the zone is already overflowing with displaced people, who warn that it lacks the infrastructure, including clean water and latrines, to handle such an enormous influx."
READ REPORT BY STEVEN ERLANGER
Signs Suggest That Invasion of Rafah Is All but Inevitable – DNyuz
""Far more frequently, as in the case of the new Lennon and McCartney, the offspring bustle into view with a famous surname, which opens doors for them, guaranteeing TV and radio coverage but they fail to deliver anything more than mediocrity, whether on a commercial or critical level. The undue prominence they are accorded rarely translates into greatness. It’s why nobody ever says: “Wow, have you heard that new Jakob Dylan album?”"
read article by SIMON PRICE
"He says he would like people to “realise what the greatest uncertainty facing humanity is”, which, in his mind, is the potential for life on other planets, and the possibility that we could meet our extraterrestrial counterparts at some point. “I hope they realise that there’s this one thing that may not happen for the next 10,000 years, or it may happen tomorrow morning,” he says. “And that once it happens, our world and our lives will change completely. I hope that the series of 3 Body Problem will make people look up at the starry sky from their busy and trivial lives, even if it’s just for a moment.”"
read the interview
Liu Cixin: ‘I’m often asked – there’s science fiction in China?’ | Books | The Guardian
"In the midst of multiple wars and political and social turmoil at a global scale, the best national pavilions we saw in Venice sought to build empathy. Artists and curators are foregrounding Indigenous narratives and heritage; painting notions of belonging; documenting forgotten histories while imagining new futures; and urging us to engage with peoples and spaces that are often dismissed."
The 10 Best National Pavilions at the 60th Venice Biennale | Artsy
"O motivo de fundo do recrudescimen-
to da animosidade é o de sempre: a incer-
teza de Lira quanto à própria capacidade
de fazer o sucessor em fevereiro. O depu-
tado está decidido a instalar várias CPIs
paradas na gaveta, algo preocupante pa-
ra o governo (qualquer um), e a botar para
andar uma mudança constitucional que
tira parte do poder dos juízes do Supremo
Tribunal Federal, proposta aprovada no
Senado em 2023. A Corte tem sido uma
espécie de aliada do governo. Atacá-la é
atingir Lula indiretamente.
Lira age com o fígado. Um primo do
deputado foi demitido da chefia do Incra
em Alagoas na segunda-feira 15, dia em que
o ministro do Desenvolvimento Agrário,
Paulo Teixeira, lançou um plano de refor-
ma agrária para assentar 240 mil famílias
até 2026. Desde o início da gestão Lula, o
MST queria a cabeça de Wilson César
de Lira Santos, nomeado nos tempos de
Michel Temer. Lira e Teixeira haviam feito
um acordo, segundo apurou CartaCapital.
Santos permaneceria até março, quando
sairia para disputar a eleição municipal de
outubro. Ele desistiu de concorrer e dese-
java manter o cargo. Além do gesto sobre
CPIs, Lira facilitou o avanço de uma lei que
pune ocupações de terra, pronta para vota-
ção definitiva. Um soco no MST."
MAIS NA REPORTAGEM DE ANDRE BARROCAL
My Family’s Daily Struggle to Find Food in Gaza | The New Yorker
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