This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, março 26, 2022

    Autorretrato em janela | Selfportraitin a window

     

    Autorretrato em janela | Selfportraitin a window

    Foo Fighters - Rock And Roll (Live At Wembley Stadium, 2008)



    Taylor Hawkins, Jimmy Page, John Paul Jones, Dave Grohl

    The old & the new | O velho & o novo


     

    FILMES QUE ME IMPACTARAM EM FEVEREIRO DE 2022

      E estes sao os filmes aos quais assisti mes passado e que me impactaram - se alguem estiver buscando por dicas , recomendo a todos, caso sejam acessíveis. 



    NIGHTMARE ALLEY - dir Edmund Golding, EUA, 1947

    O original também vale a pena, com Tyrone Power. Bastante clima. Aconselho ver primeiro o antigo, já que o roteiro do filme atual expande mais a história. O primeiro filme é mais sobre ganancia. O segundo filme é mais sobre o poder da amizade. E é legal comparar as várias outras diferenças. 


    NIGHTMARE ALLEY - dir Guillemo del Toro, rot el Toro & Kim Moregan, EUA, 2021

    Então este é a refilmagem atual, incorporando aquele mundo circense de freaks no universo ainda mais freafy de Guilermo del Toro. 


    EDY NAP (One Day) - dir & rot Zsófia Szilágyi, Hungria, 2018 (Mubi)

    Um dia na vida de uma mãe, desgastada por labutas em tripla ou mais jornadas. 


    PENYALIN CAHAYA (Photocopier) - dir Wregas Bhanuteja, Indonesia, 2021 (Netflix)

    "Quando fotos dela numa festa vazam na internet, ela se junta com um operador de fotocopiadora para descobrir o que aconteceu." Suspense com tom político. 

    A HERO -dir & rot Ashgar Farhadi, Irã, 2021 (Amazon Prime)

    Mais um filme excelente do iraniano Ashgar Farhadi. Homem tenta convencer credor a resgatar sua dívida mas tem outras coisas envolvidas além do dinheiro. Quando ele percebe outra maneira de resolver a questão, acaba se tornando um heroi, um exemplo, e... Grande Premio em Cannes 


    FLEE - dir Jonas Rasmussen, rot Rasmussen & Amin Nawabi, Dinamarca, 2021

    Animação abordando a experiencia de ser refugiado (no caso criança saida do Afganistão) quando o personagem confronta suas memorias 20 anos depois. O filme conseguiu a proeza de ser indicado no Globo de Ouro em Melhor Animação, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme;


    SOUS LE CIEL D'ALICE (Skies of Lebanon) - dir Chiloe Mazlo, rot Mazlo & Yacine Badday, Libano, 2020 (Mubi) 

    "A personagem (assim como a diretora) vai da Suiça para viver no Líbano, onde os melhores anos de sua vida são perturbados pela guerra." 


    STARLET - dir Sean Baker, rot Baker & Chris Bergoch, EUA, 2012 (Mubi)

    A partir de uma garrafa termica comprada num venda de garagem se desenvolve uma história de amizade intergeracional Um dos primeiros filmes de Sean Baker (Tangerine, Florida Project). 



    LICORICE PIZZA - dir & rot Paul Thomas Anderson, EUA, 2021 

    Um american graffiti no mundo do cinema americano dos anos 70, numa ode a Los Angeles e ao amor adolescente. O filho do Philip Seymour Hoffmann, além de parecer com ele, está muito bem. Filme do excelente Paul Thomas de Magnolia, There will be Blood, Phantom Thread, Boogie Nights, etc. 



    GRETA - dir & rot Armando Praça, bas Fernando Mello, Brasil, 2019 (Mubi)

    Versao da peça Greta Garbo quem diria acabou no Irajá. Marno Nanini é um monstro de interpretação.

    AFTER LOVE - dir & rot Aleem Khan, Inglaterra, 2020.

    Quando marido morre, em Dover, esposa descobre toda uma vida em segredo, do outro lado do mar, em Calais. Melhor atriz no Bafta: melhor diretor e melhor roteiro no Filmes Independentes Britanicos. 

    (pela ordem em que foram vistos) 













    Lira desenterra o semipresidencialismo porque acha que Lula será eleito

     

     

     Lira montou uma comissão do Centrão com “luminares” da USP - Imagem: Jefferson Rudy/Ag.Senado

    "E o que será que querem Lira e seus amigos do Centrão, ouvindo os assessores uspianos? Para quem conhece o modo como essa turma funciona, a resposta é fácil, ainda mais se lembrarmos o que aconteceu depois que o capitão lhe entregou a chave do cofre: aumentar sua capacidade de pressão sobre o novo presidente. Quer dispor de um instrumento para, quando achar necessário, tirá-lo da gaveta e ameaçar quem estiver no Palácio do Planalto.

    Mandam um recado. Não venha com arroubos democráticos e propostas de moralização das relações entre Executivo e Legislativo. Caso contrário, vai ter. Desengavetamos o semipresidencialismo, para atrapalhar. Como poderia dizer Aécio Neves: só para ench... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/lira-desenterra-o-semipresidencialismo-porque-acha-que-lula-sera-eleito/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos"


    mais no artigo de Marcos Coimbra​

    Lira desenterra o semipresidencialismo porque acha que Lula será eleito - CartaCapital

    Bezerro de Ouro


     

    Marcadores: ,

    Gilberto Gil & Mutantes - "Marginália II" - (Gil/ Torquato, 1968)

    Aqui é o fim do mundo
    Aqui é o fim do mundo
    Aqui é o fim do mundo
     

    Taylor Hawkins Drum Solo Hyde Park Foo Fighters (in memoriam)

     

    Untitled

    Poohtin



    DALCIO MACHADO

     

    Marcadores: ,

    Foo Fighters - Everlong (IN MEMORIAM TAYOR HAWKINS)



    Breathe out
    So I can breathe you in
    Hold you in
    And now
    I know you've always been
    Out of your head
    Out of my head, I sang
    And I wonder
    When I sing along with you
    If everything could ever feel this real forever

    Ninguém ganhará esta guerra





    "Finalmente, preocupa-me o discurso daqueles que parecem transformar esta tragédia numa oportunidade de regresso ao clima de Guerra Fria. Esta guerra deu-lhes o inimigo de que precisavam e o pretexto para o discurso da exclusão da Rússia da ordem internacional. As sanções, mais do que um instrumento de pressão para acabar com a guerra e obrigar a soluções diplomáticas, parecem caminhar nessa direção – exclusão do sistema financeiro mundial, exclusão do mundo da competição desportiva, exclusão do mundo tecnológico, exclusão do mundo digital. Este caminho acabará por corromper ainda mais a ideia de globalização, caminho esse que estava em movimento."

    leia artigo de Jose Socrates​

    Ninguém ganhará esta guerra - CartaCapital

    Sai desse ministerio



    NETTO

     

    Marcadores: ,

    Aracy de Almeida - MULATO CALADO -(Wilson Batista-Benjamin Batista`)



    Vocês estão vendo aquele mulato calado com o violão do lado?
    Já matou um! Já matou um!
    E numa noite de Sexta-feira, defendendo sua companheira
    A polícia procura o matador, mas em Mangueira não existe delator

    sexta-feira, março 25, 2022

     

    DSCF0005

    Even if Russia Captures Kyiv, Putin has Already Been Defeated After Starting Unwinnable War





    "A problem in agreeing any ceasefire is that Putin’s invasion plan only made sense if Russian troops were welcomed by the Ukrainian population with open arms. Predictably, this did not happen but Putin made maximalist demands amounting to the unconditional surrender of the Ukraine government, denounced by Putin as “neo-Nazis”, and for the Ukrainian army to hand over their weapons. Lesser demands might have included a Ukraine promise not to join Nato and to recognise the annexation of Crimea.

    This makes it difficult for Putin to simply withdraw without achieving any of his objectives in Ukraine and having paid a heavy price in sanctions, which will strangle the Russian economy for years to come. A key reason for Putin’s rise to power was that he appeared to guarantee that the Russian financial crisis of August 1998 would not be repeated, yet almost a quarter of a century later, he has ensured just that."

    read article by PATRICK COCKBURN


    Even if Russia Captures Kyiv, Putin has Already Been Defeated After Starting Unwinnable War - CounterPunch.org

    Outlaw Blues - Queens of The Stone Age (Bob Dylan )



    Now, if you're ever in a ghost town please say hello to Lucy Mae
    If you're ever in a ghost town please look up Lucy Mae
    I don't know her too good but say hello to her for me anyway

    Dia Nacional do Estudante



    ALLISON AFONSO

     

    Marcadores: ,

    quinta-feira, março 24, 2022

    O chuchu petista e os mais jovens

     

    Thiago Amparo


    A renovação política em 2022 tem ares de déjà-vu: embora a prioridade seja evitar que Bolsonaro se reeleja, o que requer união para transformar a eleição em um plebiscito sobre sua notória incompetência, não há como deixar de notar que os mesmos atores estão ditando as regras, ainda. Para vencer Bolsonaro, a chapa Lula-Alckmin pode ser suficiente, pois traz união de antigos oponentes, o que já é um feito democrático grandioso; para vencer o bolsonarismo, porém, é preciso mais: renovar a política e energizar mais jovens.

    A geração nascida na democracia e que, em 2018, tinha interesse em concorrer em eleições (29% dos que tinham entre 16 e 25, segundo Datafolha) hoje está desiludida com a política institucional (o Tribunal Superior Eleitoral registrou, em fevereiro, o menor número da história de adolescentes de 16 a 17 anos com título de eleitor). Parte dela está precarizada na economia de bicos, onde exploração e hiperindividualismo se unem servindo de base para uma parcela pobre, mas autoritária. Parte dela está com fome demais para sair às ruas contra o alto custo de vida. Fome de comida e de esperança.

    "O momento do Brasil é crítico e exige gestos políticos e generosidade", bem escreveu Boulos. Um destes gestos foi justamente o de Alckmin ao entregar um forte discurso de união. Para devolver à geração da democracia a sua confiança na própria democracia, é necessário que os partidos de plantão escutem os mais jovens e cedam espaços de poder —de direções partidárias a ministérios e candidaturas— a essa geração, com equidade racial, de gênero, deficiência e outros marcadores.

    Se Lula-Alckmin ganharão a eleição, o tempo e as urnas dirão; se os mais jovens estarão com eles no poder do lado de dentro do cercadinho, Lula e Alckmin devem nos dizer. No dia seguinte à derrocada de Bolsonaro, temos um país a construir para que quem ontem tinha a arma da polícia na cabeça possa ter agora a caneta do poder na mão. O velho normal não basta, com ou sem gosto de chuchu.

    folha

    24 de março



    GALVÃO




     

    Marcadores: ,

    Thames


     

    Balanescu Quartet - Computer Love (Kraftwerk)

    Entenda o que é 'westsplaining' e por que a arrogância ocidental já revolta a Europa Oriental

     

    Os acadêmicos poloneses Jan Smolenski e Jan Dutkiewicz criticam especialistas dos EUA e da Europa Ocidental, à direita e à esquerda, que dão pitacos sobre a invasão russa da Ucrânia sem a menor intimidade com a realidade local, os 'westsplainers'

    ‘They are so young’: Corpses pile up in Mykolaiv morgue | Russia-Ukraine war News

     

    A Ukrainian man in camouflage stands next to snow covered body bags in the yard of a morgue in Mykolaiv,


     "Crossing the courtyard again, Vladimir opens a door onto a nightmarish spectacle.

    About 30 corpses are placed on the ground. Two soldiers in fatigues, one disembowelled, are stacked on top of each other. There appear to be civilians, too.

    “They are so young, younger than my nephew,” says Vladimir.

    At the back of the room, there is also a Russian soldier.

    “We keep them separated.”"


    READ MORE>

    ‘They are so young’: Corpses pile up in Mykolaiv morgue | Russia-Ukraine war News | Al Jazeera

    A verdade vos libertará



    QUINHO


     

    Marcadores: ,

    Steve Earle & Lucia Micarelli - One More Cup of Coffee (Bob Dylan)



    Your breath is sweet
    Your eyes are like two jewels in the sky
    Your back is straight, your hair is smooth
    On the pillow where you lie
    I don't sense affection
    Nor no gratitude or love
    Your loyalty is not to me but to the stars above

    Checando | Checking

     

    Checando | Checking

    Do Leste russófilo ao Oeste onde colaborador de Hitler é cultuado, trajeto de motorista da Ucrânia reflete divisões históricas do país

     

    Um ônibus de transporte militar ucraniano é atacado por mísseis russos na região de Sumy, no dia 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão Foto: YAN BOECHAT / .

    Um ônibus de transporte militar ucraniano é atacado por mísseis russos na região de Sumy, no dia 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão Foto: YAN BOECHAT / .

    "Conheci Maxim naquela manhã estranha de 24 de fevereiro. Horas antes eu havia despertado com duas notícias impactantes. A primeira era de que a guerra que pouca gente acreditava ser possível começara. A segunda era de que minha tradutora e seu marido, meu motorista, desapareceram do decadente Hotel Ukraina em que estávamos hospedados. Partiu para cuidar da família e deixou a mim e a uma colega para trás sem nem mesmo nossos coletes à prova de bala e capacetes. Com informações desencontradas de ataques e avanços das tropas russas, decidimos que o melhor a fazer era sair da região de Donbass o mais rápido possível para não corrermos o risco de, na melhor das hipóteses, sermos presos pelos soldados russos.

    Maxim estava trabalhando havia alguns dias como motorista de dois jornalistas americanos com os quais já cruzei em alguns conflitos. Naquela manhã enfiamos todas as malas e nos esprememos no Skoda Fábia de Maxim. Nosso destino era Dnipro, no Centro do país e o mais longe possível da fronteira com a Rússia. Deu tudo errado. As estradas estavam fechadas e terminamos na cidade mais próxima da fronteira, Kharkiv, que estava sendo bombardeada pela artilharia russa. Os dois colegas decidiram ficar na cidade para assistir ao que acreditavam ser uma cena histórica: tanques russos desfilando dentro da segunda maior cidade ucraniana. Eu e minha colega tínhamos planos mais ambiciosos: assistir à mesma cena em Kiev. Maxim decidiu seguir viagem conosco."


    LEIA REPORTAGEM DE YAN BOECHAT 

    Maria e Jesus em cartaz com a iconografia típica da Igreja Ortodoxa numa estrada da Ucrânia Foto: YAN BOECHAT / .

    Maria e Jesus em cartaz com a iconografia típica da Igreja Ortodoxa numa estrada da Ucrânia Foto: YAN BOECHAT / .


    Breve. Neste Local



    MIGUEL PAIVA

     

    Marcadores: ,

    Xamego / Penerô Xerém



    Todo mundo quer saber o que é o xamego

    Alckmin dá passo rumo a Lula e ensaia discurso para fora da esquerda


    Geraldo Alckmin assinou a filiação ao PSB com um discurso voltado para fora das fileiras da esquerda. Depois de meses de poucas palavras, o ex-tucano ensaiou as primeiras justificativas de sua migração para o campo de Lula e deu uma pista de como vai tentar convencer alguns de seus antigos pares a fazer o mesmo.

    A principal função eleitoral de Alckmin será expandir o alcance da candidatura petista, atraindo eleitores que circulavam em sua antiga vizinhança tucana. O esforço inicial envolve reduzir as resistências de um grupo que, por décadas, foi alimentado à base de antipetismo.

    O ex-governador quer zerar esse jogo. Alckmin disse três vezes que o país atravessa um "momento excepcional", como se pedisse autorização para enfrentar uma situação crítica com medidas emergenciais.

    A função do ex-tucano será persuadir uma fatia do eleitorado de que, ainda que Lula possa parecer uma solução heterodoxa, a reeleição de Jair Bolsonaro representa um risco maior. O argumento central é que a aliança com o PT é necessária para conter uma ameaça à democracia.Alckmn também indicou que vai trabalhar para suavizar a imagem de Lula nesse nicho. Ele afirmou que o ex-presidente "representa a própria democracia" (para apagar a imagem de um petismo autoritário) e está habilitado para retomar o desenvolvimento econômico (para amenizar as lembranças da crise iniciada no governo Dilma Rousseff).

    O ex-tucano já inaugurou essa missão. Embora tenha afirmado que não precisa "acalmar o empresariado", Alckmin disse numa entrevista coletiva após o ato de filiação que Lula deu um "exemplo de responsabilidade fiscal" em seus governos e que o petista deve seguir o caminho da conciliação ao elaborar medidas para a economia.

    Dirigentes do PT sabem que Alckmin não vai produzir um arrastão de eleitores de centro e centro-direita em direção a Lula. A ideia é evitar que ao menos alguns deles, desiludidos com a terceira via, repitam a rota de 2018 até o colo de Bolsonaro.

    FOLHA 

    Balanço da Guerra



    JBOSCO

     

    Marcadores: ,

    quarta-feira, março 23, 2022

    I Can’t Give You Anything But Love - Mel Torme



    I can't give you anything but love, baby
    That's the only thing I've plenty of, baby

    20 days in Mariupol: The team that documented city’s agony



    "The Russians were hunting us down. They had a list of names, including ours, and they were closing in.

    We were the only international journalists left in the Ukrainian city, and we had been documenting its siege by Russian troops for more than two weeks. We were reporting inside the hospital when gunmen began stalking the corridors. Surgeons gave us white scrubs to wear as camouflage.

    Suddenly at dawn, a dozen soldiers burst in: “Where are the journalists, for fuck’s sake?”

    I looked at their armbands, blue for Ukraine, and tried to calculate the odds that they were Russians in disguise. I stepped forward to identify myself. “We’re here to get you out,” they said.

    The walls of the surgery shook from artillery and machine gun fire outside, and it seemed safer to stay inside. But the Ukrainian soldiers were under orders to take us with them.

    We reached an entryway, and armored cars whisked us to a darkened basement. Only then did we learn from a policeman why the Ukrainians had risked the lives of soldiers to extract us from the hospital.

    “If they catch you, they will get you on camera and they will make you say that everything you filmed is a lie,” he said. “All your efforts and everything you have done in Mariupol will be in vain.”"

    more in the newstory by MSTYSLAV CHERNOV and Evgeniy Maloletka

    20 days in Mariupol: The team that documented city’s agony | AP News

    Rarely Published Maps and Paintings by J.R.R. Tolkien Go Online





    "The Tolkien Estate has built a new website dedicated to J.R.R. Tolkien and it includes dozens of hard-drawn maps, illustrations, paintings, and calligraphic works done by the author in the course of writing his books. Tolkien was a talented artist and his maps and visual art were an integral part of his work. From Artnet:

    Tolkien’s art and writings went hand and hand, with illustrations serving as an an integral part of his creative process. Sometimes the words would inspire the artwork, and sometimes drawing a scene would move the narrative in new directions.

    The author meticulously mapped out the world of Middle Earth to ensure the accurate movements of his large cast of characters."

    read more and see the gallery>>

    Rarely Published Maps and Paintings by J.R.R. Tolkien Go Online



    No gravity | Sem gravidade


     

    `Para o padre e amigos



    GILMAR|

     

    Marcadores: ,

    Ratapaiapatabarreno = Douglas Germano



    Ela me disse que os tar de pé de foice
    Rica tudo os cacolac e arranca os taco tudo
    Ela me disse que os tar de pé de foice
    Rica tudo os cacolac e arranca os taco tudo
    Os pé de foice num sabe xaxá
    Os pé de foice num sabe xaxá
    E os taco soto (ratapaiapatabarreno)
    E os taco soto (ratapaiapatabarreno)

    Museus europeus enfrentam dilema de como devolver obras de coleções russas de exposições que estão chegando ao fim


    Sala com as pinturas de Claude Monet na concorrida mostra da coleção Morozov, na Fundação Louis Vuitton. Foto: Marc Domage / Fondation Louis Vuitton / M

    "Mais de um milhão de pessoas foram à mostra da coleção Morozov, na Fundação Louis Vuitton, nos arredores de Paris, desde a abertura em novembro.  A coleção, que inclui telas de Picasso, Gauguin, Renoir e Van Gogh, nunca havia saído da Rússia e é tão importante para o país que o presidente Vladimir Putin autorizou pessoalmente a viagem para a França.

    Em outros tempos, as obras seriam embaladas em caixas e devolvidas aos museus russos após o encerramento da exposição em 3 de abril. Agora, por causa das sanções levantadas após a invasão da Ucrânia, não está claro o que vai acontecer."

    leia reportagem de Alex Marshall and Vanessa Friedman

    Por que Malafaia, Feliciano e cia. lavam as mãos no caso Milton Ribeiro

     

     

    É um pega pra capar entre esses crentes gananciosos e ávidos por poder e grana...  

    leia aqui>> 

    Por que Malafaia, Feliciano e cia. lavam as mãos no caso Milton Ribeiro - Folha PE

    Polvo | Octopus

    Polvo | Octupus

    Guerra na Europa



    LAFA

     

    Marcadores: ,

    terça-feira, março 22, 2022

    1928 HITS ARCHIVE: Black And Tan Fantasy - Duke Ellington (Victor 78 ver...

    Bolsolão do MEC



    CRIS VECTOR



     

    Marcadores: ,

    Obaluaye por Luedji Luna



    Num diante me surrar
    Porque nao vai doer
    Pega nega pra bater
    Mas sinhá vai gemer

    Quina

     

    Quina

    Photographer's 3,200 Undeveloped Film Rolls Hold History of Rock 'n' Roll





    "Photographer Charles Daniels has been photographing famous rockers like Rod Stewart, Jimi Hendrix, The Who’s Pete Townshend, Aerosmith’s Steven Tyler, and others since the late 1960s. However, tens of thousands of his photos have never been seen — they are sitting in roughly 3,200 rolls of undeveloped film in his Boston home.

    Much of Daniels’s work was shot at the famous Boston Tea Party, a concert venue in Boston, Massachusetts, that hosted famous bands like the Grateful Dead, Chicago, Neil Young, Frank Zappa, Pink Floyd, Fleetwood Mac, The Allman Brothers Band, Joe Cocker, Led Zeppelin, The Who, Sly and the Family Stone, and more.

    The Master Blaster, as the club’s flamboyant emcee was known, kept his camera handy as he schmoozed with the celebrity musicians. Daniels was able to capture countless unguarded moments as Led Zeppelin, The Who, Faces, and others launched their careers at this very venue."

    read more and see some photos>> 


    Photographer's 3,200 Undeveloped Film Rolls Hold History of Rock 'n' Roll | PetaPixel







    Dinheiro esquecido



    FRAGA

     

    Marcadores: ,

    22 de março



    GALVÃO

     

    Marcadores: ,

    Massive Attack - Angel



    You are my angel
    Come from way above to bring me love
    Her eyes, she's on the dark side
    Neutralize every man in sight

    segunda-feira, março 21, 2022

    Two Ukrainian AP Journalists Capture the Most Devastating Moments of War






    "Chernov and Maloletka have been among the few working journalists—and, according to AP, the only international media—in Mariupol, the besieged southern port city that was home to roughly 430,000 people before the war. “I think it’d be fair to say that since the shelling of Mariupol intensified, they really were the sole team on the ground,” says Pace. Their gutting reports of mass graves being dug for Mariupol’s dead and the children lying in them have served as a reality check against Russia’s claims that it has not targeted civilians. Last week, Russian foreign minister Sergey Lavrov claimed that a maternity hospital bombed by Russian forces had been emptied of all patients and doctors, a narrative refuted by videos and photos captured by the two AP journalists after the attack. “They want to get the facts out—it’s not just about the images, which are incredibly powerful,” said Pace. “It’s about making sure people know factual information about what’s happening in a place where communications are really difficult.” The city, blockaded by Russian forces, has been mostly without electricity and mobile phone network for days. When AP is able to reach its journalists on the ground, there isn’t much time for conversation. “So much of what we know about how they’re doing also comes from their work,” Pace says. “That is how we often have known how they are, where they are.”"

    see the gallery by  Evgeniy Maloletka and Mstyslav Chernov’

    Two Ukrainian AP Journalists Capture the Most Devastating Moments of War | Vanity Fair



    Florist - Celebration



    If i lose my eyes
    I've thrown them over the bluff
    Frozen in the stream
    To see the flood
    And if i lose my mind
    Please give it back to the earth
    Fire water wind
    Earth fire water wind
    And lie down
    Lie down with me

    JACK


     

    Semipresidencialismo é cambalacho e golpe no eleitor

     O presidente da Câmara, Arthur Lira, em sessão no plenário

    BERNARDO MELLO FRANCO

    O deputado Arthur Lira criou um grupo de trabalho para estudar a adoção do semipresidencialismo. O cambalacho foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira. Se sair do papel, representará um golpe na Constituição e na soberania popular.

    A proposta de mudar o sistema de governo já foi rejeitada em dois plebiscitos. Mesmo assim, o chefão da Câmara nomeou dez deputados para ressuscitá-la entre quatro paredes. Os parlamentares contarão com o apoio de um conselho de jurisconsultos. Nele estará o ex-presidente Michel Temer, que conhece os atalhos para assumir o poder sem votos.

    O projeto endossado por Lira cria a figura do primeiro-ministro, que passaria a mandar na política e na economia. O presidente ficaria com um papel decorativo, limitado à defesa e às relações internacionais. Na prática, a mudança roubaria do eleitor o direito de escolher quem vai governá-lo. Esse poder seria transferido de 150 milhões de cidadãos para 594 congressistas.

    Em países de tradição parlamentarista, como Reino Unido e Alemanha, o povo opta entre dois ou três partidos com programas definidos. No Brasil, o pudim seria repartido entre as siglas do Centrão, especializadas em barganhas e mumunhas. O bloco já usurpou atribuições presidenciais ao inventar o orçamento secreto. Se indicar o primeiro-ministro, passará a mandar no país sem intermediários.

    O presidencialismo brasileiro tem falhas e vícios conhecidos. Nenhum deles será resolvido com um assalto à soberania popular. Na década passada, o Congresso teria indicado a primeiro-ministro o notório Eduardo Cunha. Hoje o escolhido seria o próprio Lira.

    A ideia de esvaziar os poderes da Presidência ressurge de tempos em tempos. Suas reaparições costumam coincidir com o favoritismo de candidatos da esquerda. Em 1993, o parlamentarismo foi abraçado por setores que temiam a vitória de Lula no ano seguinte. Agora ressurge às vésperas de outra eleição em que o petista larga na frente.

    Em novembro, Lira participou do convescote que o ministro Gilmar Mendes promove em Lisboa. O deputado declarou que o presidencialismo “não tem se mostrado à altura dos desafios que o Brasil enfrenta”. Alguém poderia ter questionado se ele está à altura da cadeira que já pertenceu a Ulysses Guimarães.

    Para se esquivar da acusação de golpismo, Lira diz que a nova regra só valeria a partir de 2030. Se isso é verdade, não haveria motivo para desenterrá-la às pressas, meses antes da eleição de 2022.

    GLOBO\


    Autoridades permitem que Bolsonaro desfile com zumbi do golpismo

     

    Bruno Boghossian


    Semanas depois do comício golpista do 7 de Setembro, o chefe do TSE asseverou que não havia motivo para preocupação com as ameaças de Jair Bolsonaro. Luís Roberto Barroso apontou que o presidente dava demonstrações de confiança nas urnas e declarou: "Acho que finalmente esse defunto foi enterrado".

    Com uma dose de boa vontade, autoridades de Brasília permitem que Bolsonaro continue circulando com esse zumbi até as eleições. Tribunais e políticos acreditaram que haviam blindado a votação contra os ataques do capitão. O problema é que essa falsa segurança tinha como base um acordo institucional que o presidente jamais assinou.

    Bolsonaro deixou claro que manteria seu plano de tumultuar as eleições, mesmo depois que o TSE convidou militares para uma comissão de avaliação das urnas eletrônicas. Quando a ideia foi anunciada, ele indicou que havia encontrado uma brecha para criar mais confusão.

    Naquele momento, o presidente insinuou que as eleições só poderiam ser consideradas limpas se as Forças Armadas assim declarassem, participando "de todas as fases do processo". Barroso diz que os militares estão ali para defender a democracia, mas alguns deles já trabalham com Bolsonaro para lançar dúvidas sobre o processo.

    O capitão não vê nenhum obstáculo pela frente. Depois que a proposta do voto impresso foi derrotada, o presidente da Câmara manifestou confiança em Bolsonaro e disse ter recebido garantias de que ele não voltaria a atacar as urnas eletrônicas. Com a chave do impeachment nas mãos e acesso ao cofre do governo, Arthur Lira nunca mais incomodou o capitão com esse assunto.

    O dócil procurador-geral da República também não impôs nenhum freio. Ainda que simule alguma tentativa de conter o presidente, Augusto Aras sempre deixou claro que considerava a campanha de Bolsonaro com falsas suspeitas sobre as urnas "parte da retórica política". O preço da leniência coletiva será um conflito inevitável em outubro.

    folha

    Saudades do NANI


     


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER