/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
Em 2008, quando a editora Desiderata republicou o livro O Som do Pasquim - com algumas da entrevistas musicais célebres feitas por esse jornal - constou novamente da edição o papo polêmico com AGNALDO TIMÓTEO.
leia trechos da entrevista
veja as fotos como foram publicadas no jornal original
Passo a palavra para GABRIELA JAVIER
"Quando
fizemos a reedição do som do pasquim pedimos autorização pra republicar
a entrevista. Ele autorizou pedindo para incluir uma nota, na qual
admita que tinha falado besteira e que não defendia mais esses absurdos.
Achei bem bacana ele não querer apagar o passado e não ter vergonha de
se arrepender publicamente. Não sei do caráter dele em geral mas fiquei
muito bem impressionada pelo fato dele não querer empurrar pra debaixo
do tapete esse mico, como tantos outros que tiram onda de descolados."
A nota do Agnaldo:
"Nos dias de hoje, eu jamais cometeria uma grosseria envolvendo Caetano Veloso (a quem sequer conhecia) por ser um colega além de talentoso, extremamente simples, como também peço perdão a uma das minhas paixões no meio artístico, que é a maravilhosa Maria Alcina.
"Longe do debate entre governo e mercado editorial esquentado esta semana com a volta da desoneração do livro à pauta, a estudante Raíssa Luana de Oliveira, de 13 anos, segue conseguindo doações para a biblioteca comunitária O Mundo da Lua, que montou, em 2019, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, onde mora. No total, a iniciativa já recebeu mais de 60 mil livros, que também foram doados para outras ações populares — ela calcula que o acervo atual esteja entre 8 e 9 mil publicações. A frequência das visitas e retirada de livros é, para Lua, como a estudante da 8ª série é conhecida, uma prova do interesse da população de baixa renda pela leitura, ainda que esta demanda não apareça na compra de livros novos.
— Na pandemia muita gente, de várias idades, vem retirando livros. Às vezes levam até dez de uma vez. A realidade não permite que as pessoas comprem um livro de R$ 60, R$ 70. Mas, mesmo assim, elas continuam lendo muito — constata Lua, que está colaborando com bibliotecas populares de outros estados, como Minas e Piauí. — Me ligam direto."
leia reportagem de NELSON GOBBI & RUAN DE SOUSA GABRIEL
"Jacinta Maria de Santana sentiu-se mal. Era uma mulher pobre, sem ocupação fixa e habituada a perambular pelo centro da capital paulista. A familiaridade com a região, entretanto, não atenuaria os infortúnios reservados a ela naquela manhã de segunda-feira, 26 de novembro de 1900.
Jacinta respirava com dificuldade. O abdômen lhe parecia cada vez mais pesado. Atônita e nauseada, tombou no início da Rua Dutra Rodrigues, a setecentos metros da Estação da Luz.
Leia também: O que é genocídio — e as formas que assume no Brasil
Por volta das dez horas, sua presença foi comunicada às autoridades. Marcondes Machado, médico legista da Polícia Civil, e Pinheiro Prado, delegado da 1ª Circunscrição, compareceram ao local.
Jacinta foi introduzida num carro que partiu rumo ao hospital da Santa Casa de Misericórdia, no distrito da Consolação. Morreu pelo meio do caminho. No necrotério, Marcondes Machado apontaria uma causa mortis: “lesão cardíaca”.
E isso é literalmente tudo o que se sabe sobre a protagonista desta reportagem.
Jacinta não foi fotografada em vida. As pessoas que compunham seu círculo social nunca foram identificadas. Seus gostos, pensamentos, crenças e dizeres permanecem incógnitos, assim como seu endereço — se é que tinha um. Todos os atributos que lhe conferiam humanidade foram descartados em prol de uma transformação iniciada naquela mesma segunda-feira. "
leia matéria de Daniel Salomão Roque
"Esse novo protagonismo das Forças Armadas, numa cena que se repete ciclicamente de tempos em tempos, fez muita gente se perguntar para que servem, afinal, os militares no mundo atual, além de cuidar dos quartéis e das datas comemorativas.
Sim, é verdade, batalhões de militares trabalham na construção de pontes e estradas, dão assistência a populações indígenas e ribeirinhas na Amazônia, prestam socorro a vítimas de desastres naturais, guardam nossas fronteiras por terra, ar e mar, e outras atividades que poderiam perfeitamente ser exercidas por civis dos vários órgãos de governo (Funasa, Funai, Denit, Ibama, Polícia Federal, etc). Bastaria que os aparelhassem melhor e com mais recursos.
Na contra-mão, mais de 7 mil militares estão agora aboletados no governo Bolsonaro em funções civis, segundo o TCU, recebendo salários em dobro para exercer funções para as quais não foram preparados, como aconteceu com o general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde.
Mas como não estamos em guerra contra potências estrangeiras, nem há sinal de perigo à vista, o fato é que os militares hoje estão sem se dedicar à sua função precípua e principal, que é a de defender o país contra ameaças externas.
A inutilidade das tropas em tempos de paz torna-se ainda mais saliente quando vemos o constante crescimento do empenho de recursos com as Forças Armadas, em detrimento de setores vitais para o país, como a educação e a saúde.
O que aconteceria se, em vez de aumentar, o governo reduzisse os contingentes militares, e as respectivas despesas no orçamento federal, com as aposentadorias especiais, acúmulo de soldos e benefícios, e todo tipo de mordomias e privilégios? Que prejuízos o país teria?"
mai nno artigo de Ricardo Kotscho
Brasil-Covid19. Para que servem os milicos? – Kaos en la red
"Depois de 31 anos, a Itiban Comic Shop, livraria referência em quadrinhos, corre o risco de fechar suas portas. A falta de estratégia em relação ao abre e fecha, por parte da prefeitura e também do governo federal, a ausência de contrapartida financeira para os empresários da cultura, a impossibilidade de festas de lançamento, que movimentavam a loja quase todo fim de semana, e também a ausência de engajamento do leitor – que às vezes prefere comprar virtualmente de gigantes como a Amazon – são alguns dos motivo"
"“É preciso consciência. Entender que a Itiban tem esse acesso à diversidade na produção, que é uma livraria física que promove encontros. Para esse leitor, comprar da Amazon, por exemplo, é um tiro no pé. É dar dinheiro para quem já tem. As livrarias físicas dependem deste engajamento para sobreviver”, diz Mitie. “A gente não quer fechar, por isso fazemos umas loucuras como foi a promoção. Mas não temos mais estrutura para continuar”."
leia reportagem de Cristiano Castilho
Referência nacional em quadrinhos, Itiban pode fechar após 31 anos – Comunidade Plural:
Como escrevi ontem, a entrevista com AGNALDO TIMOTEO foi uma das mais polêmicas da historia do PASQUIM.
Leiam, por exemplo, os trechos abaixo....
Millôr - Você não acha o
Caetano um grande cantor?
AGNALDO - O quê? Caetano como cantor seria gongado, pô!
Vocês fabricaram o Caetano! Caetano é uma merda! Caetano não é artista; o
Caetano - eu lamento dizer isso, porque a Maria Bethânia eu adoro - não sabe
cantar! O Caetano não tem postura no palco. Agora, vem com esse negócio de
imitar viado - boneca, né? , que fica mais distinto — e os caras dizem que ele
é um gênio. Que isso? Isso não existe!
Ziraldo - Mas ele não é
um grande compositor não?
AGNALDO - Compositor de quê? Tá cantando (CANTA) "xô
xuá, cada macaco no seu galho", e todo mundo roda e diz que é sensacional,
e a música foi feita em mil novecentos e outrora, por um cara que ninguém
conhece. Que génio é esse? Pelo amor de Deus! Génio é Roberto que ganha 300
milhas todo mês.
(...)
Júlio Hungria - Você não
acha o seu repertório parecido com o do Waldick não?
AGNALDO — O negócio é o
seguinte: entre eu e o Waldick Soriano, só existem duas coisas que nos
identificam com a massa. Tem mulher magnata aí que gosta do Waldick porque ele
deve ser um cara machão, entendeu? Aquele negócio de sair com machão, entende?
Agora, eu e o Waldick Soriano como cantor, pelo amor de Deus! É a diferença
entre o olho do sol e o olho do cu! O que que há?
(...)
(...)
Jaguar - O que você acha
de Construção?
Júlio Hungria – Jaguar...
não volta a esse assunto!
AGNALDO (RESPONDENDO ASSIM MESMO) - O Chico Buarque vive com uma
patota todinha tomando uísque importado, e se preocupando com os problemas do
cara que mora lá na putaquipariu, que vem de trem às cinco horas da manhã? ? ?
Pera aí Jaguar, pelo amor de Deus!
Millôr - Você acha que
isso é falso sob o ponto-de-vista social?
AGNALDO - Isso é faturamento, bicho! Como é que um cara que
nunca teve convivência com essa gente, escreve se preocupando com essa gente?
Qual foi o show de benemerência que o Chico fez?
Ziraldo - Adianta alguma
coisa?
AGNALDO - Benemerência em prol dos doentes, de pessoas...
Pelo menos ajuda, bicho. Roberto cansou de fazer: eu canso de fazer. Outro
dia eu fui em Curupaiti cantar pros doentes, bicho. Quero saber quando é que o
Chico Buarque foi no Curupaiti cantar pros doentes, pra levar alegria praquela
gente, bicho. Agora, eu sou um cara que convivi e convivo com todo mundo. Como
é que um cara que só convive com bacana pode fazer uma música sobre um fudido?
Jaguar - O resultado da
letra não foi bom?
AGNALDO - Por quê? Foi sucesso onde? Negócio de Chico Buarque, bicho, se escreve muito, se roda pouco e não vende nada. É uma merda!
(...)
Millôr - O que você acha desse movimento das
mulheres por aí dizendo que são oprimidas? Você acha que as mulheres são
absolutamente iguais aos homens? Tem todo os direitos dos homens?
AGNALDO - Absolutamente! O homem pode trair a mulher; a
mulher não pode trair o homem de jeito nenhum! A mulher tem que cuidar da casa.
Millôr - Você acha que a
mulher deve trabalhar fora?
AGNALDO — Pode trabalhar fora, mas quando acabar o trabalho, tome jeito, qual é?
Millôr - Você não
admitiria a hipótese de amanhã você casar, e ela mandar em você; ela ir
trabalhar e você ficar em casa?
AGNALDO – (COMO SE TIVESSE SIDO MORDIDO) Como é que é o
negócio?
Millôr - Não é o que elas
querem?
AGNALDO - Eu fico em casa. elas vão pra rua? Naturalmente vão ficar com outro, bicho? A mulher não é legal, não. Eu acho, aliás, falar de mulher é um perigo, porque elas podem ficar bravaS e não comprar meu disco. Mas eu acho o seguinte: as mulheres não podem, de maneira alguma, ter as mesmas liberdades que tem o homem.
(...)
Jaguar - O que você acha
do Tom Jobim?
AGNALDO - Águas de Março é uma merda!
JULIO
HUNGRIA REAGE COMO SE FOSSE O MAIOR ABSURDO.
AGNALDO - Não adianta Hungria, que é uma merda! Tanto que está em cinquentésimo lugar, e com Elis Regina, que é uma tremenda cantora. (CANTA ÁGUAS DE MARÇO DE MANEIRA DEBOCHADA) "É pau/ É pedra/ É o fim do caminho..." Ele gravou um long-play com Frank Sinatra. É famoso o Frank Sinatra! Vendeu 5 mil. Agora, se eu gravo Tom Jobim, caramba! O Flávio Cavalcanti chamou Tom Jobim. Ele chegou lá, pegou o piano, botou um copo de uísque... - como faz o Chico Buarque, ele não tem peito de encarar o público . É um covarde. Cantou mal pra caramba! Desafinou, dividiu palavras, dividiu frases, pintou o sete e levou 40 mil. Sabe o que aconteceu? Deu 5 de IBOPE! O Chacrinha traçou ele naquela hora. Por quê? Porque ele é superior ao grande público? Mentira! Não é superior ao grande público. Porque ele não faz as coisas que o público entende. Ele mora no Brasil, se ele é superior vai embora, caramba! Se mora aqui, tem que fazer as coisas pra todo mundo, caramba! É o caso do Roberto Carlos. O Roberto é interpretado por gente de categoria e por gente modesta. (CANTA AS FLORES DO JARDIM DA NOSSA CASA) "As flores do jardim de nossa casa/ Morreram todas de saudade de você/ E as rosas que cobriam a nossa estrada/ Perderam a vontade de viver ..."
Jaguar - E João Gilberto,
hem?
AGNALDO - Que que tem o João Gilberto? João Gilberto fez um
sucesso na vida dele e sumiu. De que vive o João Gilberto. De cascata e de
grupo. Cadê o João Gilberto? Fez sucesso onde nos últimos dez anos? Tudo grupo.
Vocês fabricam falsos monstros! É o caso do Tom Jobim!
Ziraldo - Você não acha Tom
Jobim um gênio não?
AGNALDO - Gênio por quê? Por que fez Garota de Ipanema?
Ziraldo - Ele fez a
música mais bonita do mundo.
AGNALDO - Hem? Como é que chama?
Ziraldo - Wave.
AGNALDO - Por que você falou em inglês? Em português qual é
o nome?
Ziraldo - Chama Wave.
AGNALDO - Poxa, que beleza, hem? Bem brasileiro ele!
Jaguar - E o Vinícius de
Morais, hem?
AGNALDO - Vinícius de Morais é um gozador. Taí, entre o Tom e o Vinícius, eu fico com o Vinícius. Porque o Vinícius é um gozador, não quer saber. Senta num banquinho, gordinho, cabelos bonitos, aí engana todo mundo, conta história. Porque cantando, pelo amor de Deus! Só pode cantar no banheiro, né, Jaguar?
(...)
Jaguar - E o seu
conterrâneo, o Milton Nascimento?
AGNALDO - Milton é burro! Milton é burro! Porque um homem
que todo mundo escreve que é gênio, que não tem um apartamento próprio, que
anda a pé, é burro, burro! Ele teria que conciliar a sua inteligência, a sua
capacidade de construção artística, com o seu faturamento.
Ziraldo - Toda vez que
você quer provar o valor de alguma coisa, que ele é bacana, você fala do lado
econômico, o valor do dinheiro.
AGNALDO - O dinheiro é imperativo.
Ziraldo - Então você acha
que tudo é dinheiro?
AGNALDO - Sem o dinheiro não se consegue nada. Se eu levo cacete de algumas pessoas, e amanhã ou depois eu esteja numa situação econômica privilegiada, quando nada eu posso me vangloriar de estar numa situação económica legal. Agora, o pior é levar cacete hoje, e amanhã ou depois tá na merda e os caras dizendo: "Tá vendo, não disse que era um merda"?
De iPad, Walking Dead, carregando o ursinho TED
Algo lhe amofina e a rotina é de enlouquecer
Nessa insaciável sede, segue em rede feito um servo
Sabe que isso serve de morfina pra amortecer
Ouve Satriani com Tina Turner no iTunes
Vê Blade Runner e Goonies enquanto fala com a solidão
Felicidade instantânea e nada sólido
Likes valem mais do que água, e isso é mórbido
Máquina que move o homem pateta
Isaac Asimov agora é um profeta
Entre os mortos-vivos, tô vivão, ouvi voz
Que vem ecoando do universo em casca de noz
"Eu queria ficar perto de vocês. Eu tô sentindo tanta falta. Eu tô muito angustiada e com medo. Eu temo por vocês, por mim”, dizem as mensagens de WhatsApp compartilhadas por Laryssa Oliveira, moradora de Fortaleza, entremeadas por uma selfie chorando. Era o Dia das Mães de 2020. “Meus vizinhos fizeram uma festa com dez pessoas em casa. Fiquei abalada porque, ao mesmo tempo que achei errada aquela farra, pensei no quanto eu gostaria de fazer o mesmo... Mas as coisas não são como a gente quer. Nunca”, narrou ela.
A um clique de distância, outra memória cheia de revolta. “Raiva de quando preciso sair pra comprar comida ou por alguma outra urgência, ver amontoados de pessoas fazendo caminhada, soltando pipa, andando de bicicleta, vivendo a fantasia de férias perfeita. Mas ressalto que essa raiva não se baseia em inveja de eu não estar saindo e eles sim, mas apenas em... raiva. Puramente, raiva. De saber que por causa de pessoas como essas os casos não vão cair tão cedo, que graças a pessoas como essas chegamos na situação atual”, constatou Leonardo Chagas, que vive em Campinas, São Paulo.
Esses dois relatos fazem parte do projeto #MemóriasCovid19, criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a preservação de depoimentos sobre a pandemia. No site memoriascovid19.unicamp.br, as participações compõem uma espécie de museu vivo, que aponta desde já como poderemos contar a história da crise sanitária — ainda que ela esteja bem longe de acabar.
“Fazer isso é muito novo, porque na história a gente tem o hábito de trabalhar com arquivos que reuniram fontes depois dos eventos”, disse a historiadora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, idealizadora da plataforma. Mesmo assim, ela decidiu arregaçar as mangas logo nos primeiros meses da pandemia. “A ideia começou a ser traçada em uma sequência de noites insones. Eu acordava às 3 horas da manhã e pensava ‘O que será que vai acontecer? O que será de nós?’. Toda essa insegurança me fazia acordar. E aí comecei a usar esse momento para pensar e esboçar o projeto dessa plataforma de salvaguarda de relatos, abertos a toda a comunidade”, lembrou."
LEIA REPORTAGEM DE GIULIANA DE TOLEDO
"Em meio ao pior momento da pandemia, o convescote de Cláudio Castro exemplifica o desrespeito de parte da população e dos mandatários às medidas de isolamento social, fundamentais para frear a crise sanitária "
leia reportagem de Luã Marinatto
"Bolsonaro pintou um Brasil atrativo para os negócios, ignorando o fato de que o país tem apresentado sucessivos revezes nos indicadores econômicos.
“Tem de olhar o lado bom do país. Os investidores estão acreditando no Brasil. Basta olhar, hoje, o leilão dos aeroportos. Não existe terra melhor do que essa!”, afirmou.
Em outro momento do jantar, Bolsonaro ainda resolveu atacar o PT e, mais uma vez, teria recebido apoio dos presentes. Segundo o presidente, se Fernando Haddad tivesse ganhado a eleição de 2018 “o Brasil teria afundado e virado um caos”, como se não fosse exatamente essa a situação do país. "
leia a matéria de Ivan Longo
A entrevista com AGNALDO TIMÓTEO foi uma das mais polêmicas do Pasquim.
O cantor estava muito ressentido. Embora fosse um sucesso de público, de vendas de discos, a crítica musical não falava nele, ou quando o citava era para desmerecer a sua breguice e o seu apelo popular.
Na entrevista, soltou o vozeirão pra cima de Chico, Caetano, Tom Jobim, João Gilberto - todos uns merdas - e depois partiu pra cima dos próprios entrevistadores. Ao mesmo tempo em que se mostrava simpático e brincalhão (recebeu a patota do Pasquim com um dicionário sobre a mesa: "para entender as palavras difíceis que voces vão dizer".
Além das voadoras nos músicos que considerava os queridinhos da imprensa, causou espécie também as opiniões reacionários do entrevistado.
Anos depois, Agnaldo pediria desculpas ao Pasquim e aos seus leitores, arrependido de ter falado "tantas bobagens". O cantor foi evoluindo. Mas, na edição 177, este foi o retrato do seu momento.
Imagens que diziam coisas assim:
Xico Sá
BRAZIL IS living through one of the worst spikes of covid-19 infections that the world has yet seen. On Wednesday, it recorded 3,869 deaths, a record that represented almost a third of all the coronavirus fatalities in the world that day. No end to the wave is in sight: Thanks to the stunning incompetence of President Jair Bolsonaro and his government, only 2 percent of Brazilians have been fully vaccinated, and the lockdown measures needed to slow new infections, including from a virulent variant strain that emerged in Brazil, are virtually nonexistent.
Instead of fighting the coronavirus, Mr. Bolsonaro appears to be laying the groundwork for another disaster: a political coup against the legislators and voters who could remove him from office. With some in the congress threatening impeachment, and former president Luiz Inácio Lula da Silva emerging as a potent challenger in next year’s election, Mr. Bolsonaro this week fired the defense minister, and the top commanders of the army, navy and air force jointly left their positions.
No explanations were offered, but the defense minister, Fernando Azevedo e Silva, was known for his arms-length treatment of a president who referred to the armed forces last month as “my military.” Mr. Bolsonaro selected his former chief of staff to replace Mr. Azevedo e Silva, and he named a police officer close to his family as the new justice minister. The moves were enough to prompt six likely presidential candidates to issue a joint statement warning that “Brazil’s democracy is threatened.” “Bolsonaro’s clear backup plan,” wrote editor in chief Brian Winter in Americas Quarterly, “is to have as many men with guns on his side as possible in the event of an impeachment or an adverse result in the 2022 election.”
Though Brazil’s democratic institutions are relatively strong after more than three decades of consolidation, there is reason for concern. Mr. Bolsonaro has openly expressed his admiration for the military dictatorship that ruled the country in the 1960s and ’70s. An admirer of Donald Trump, he has adopted the former U.S. president’s tactic of warning of fraud in the coming election and demanding that electronic voting systems be replaced with paper ballots. He supported Mr. Trump’s claims of election fraud, and his son, a legislator who visited Washington on the eve of Jan. 6, expressed dismay that the assault on the Capitol did not succeed.
The
congress in Brazil may move to impeach Mr. Bolsonaro for his abysmal
management of the pandemic, including minimizing its seriousness,
resisting public heath measures and promoting quack cures. But the
United States and Latin American democracies must pay heed as next
year’s election approaches — and make clear to Mr. Bolsonaro that an
interruption of democracy would be intolerable. The Brazilian president
has already greatly contributed to the worsening of the covid-19
pandemic in his own country and, through the spread of the Brazilian
variant, around the world. He must not be allowed to destroy one of the
world’s largest democracies as well.
e o blog0news continua…
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