/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
LEONARDO SAKAMOTO
Os golpistas que se dividiram entre bater nos jornalistas que cobriam o desmonte de seu acampamento em frente a um quartel, em Belo Horizonte, nesta sexta (6), e pedir arrego a militares criaram uma das cenas mais patéticas que você vai ver em 2023.
Frustrados pela fuga do mito para os Estados Unidos e pelo golpe que nunca veio, falaram as linguagens que conhecem bem: a violência e o choro.
Nesta sexta, uma equipe do jornal O Tempo teve o equipamento atingido e foi perseguida e agredida. Na quinta, um fotógrafo do Hoje em Dia recebeu socos, chutes e pauladas, e teve seu equipamento roubado. Um exemplo da tal "liberdade de expressão" que os bolsonaristas tanto exigem. Um dos presentes dizia para quem quisesse ouvir que iria matar quem o retirasse de lá.
Mas se os golpistas de Minas Gerais foram tigrões com jornalistas, continuaram humilhantemente tchutchucas com militares.
Circulam pelas redes vídeos de seguidores do ex-presidente chorando nos portões do Comando da 4ª Região Militar, em Belo Horizonte, implorando aos soldados do Exército para os defenderem da ação da Prefeitura, rezando de joelhos e aos berros para as Forças Armadas impedirem a retirada das tendas golpistas.
Os alemães tem uma palavra para expressar o sentimento de satisfação diante do infortúnio de outra pessoa: "schadenfreude". Precisamos de um similar em português para a satisfação de ver o infortúnio de um golpista. Pois o infortúnio deles significa a sobrevivência da democracia.
UOL
CONRADO HUBNER MENDES
Palavras nunca foram só palavras, mas também ação concreta. Proferidas por autoridades, ainda mais. Palavras ditas por presidentes da República geram efeitos em corpos e mentes individuais e no patrimônio coletivo: fazem subir ou descer desmatamento, violência doméstica, ataque homofóbico, armamento ilegal, invasão de terra indígena, uso de máscara e vacina, sufocamento por Covid, indicador econômico.
Quando Bolsonaro presidente falava, periferias simbólicas e territoriais do país sentiam na pele. Seus cânticos do porão, entoados por quatro anos, acentuaram sofrimento, adoecimento e morte nessas periferias e nas UTIs. O assédio, a violência e a bala perdida com alvo certo, também. Não foi coincidência, nem mero discurso.
Lula, quando fala, não faz os pilotos da Faria Lima ou comentaristas de jornal temerem pela vida. Eles não levam tiro nem fatiam a merenda. Mas estrilam verbosamente. Cada vírgula lulista se sujeita a escrutínio crítico, psicográfico, ético e estético. A delinquência verbal bolsonarista passa como indelicadeza na sala de jantar.
Perdão pela generalização. Difícil, porém, haver outra tão eficaz quanto esta. O mundo é mais complexo e tal, mas a epiderme do mercado e seus porta-vozes, não. Reagem como um algoritmo. Exceções mais arejadas confirmam a regra.
Em seus dois discursos de posse, Lula usou palavras tão elementares quanto necessárias. Qualificou o governo anterior como "negacionista, obscurantista e insensível à vida", "projeto autoritário de poder". A "grande vitoriosa" foi a democracia.
Defendeu a política como "melhor caminho para o diálogo", "para a construção pacífica de consensos", para "promover o crescimento sustentável e em benefício de todos". "Vou governar não apenas para quem votou em mim", "olhando para o nosso luminoso futuro em comum", pois "não existem dois brasis", assegurou. Palavras nunca escutadas no repertório do ex-presidente.
Augusto Aras, maior agente da irresponsabilização pelo moriticídio bolsonarista, debaixo de vaia e com cara de paisagem geral da república, teve de ouvir que "não podemos admitir terra sem lei" e "responsabilidades hão de ser apuradas."
Lula garantiu: "Não carregamos ânimo de revanche, mas vamos garantir o primado da lei. Quem errou responderá por seus erros, com direito amplo de defesa, dentro do devido processo legal".
Houve quem escutou "revanchismo" e gritou "caça às bruxas". Ou quem concluiu que "Lula optou pela polarização". Duas coisas iniciais a dizer: defender apuração e responsabilização é dever constitucional, seu contrário é corrupção; a tarefa cabe, sobretudo, ao sistema de Justiça.
Contudo, o discurso suscitou, sim, polarização. Lembrou do contraste entre a "parcela da população que tudo tem" e a "multidão a quem tudo falta"; a "fila na porta dos açougues em busca de ossos" e "filas para a compra de jatinhos"; os "5% mais ricos" com mesma fatia de renda que "os demais 95%"; ou os "seis bilionários brasileiros" com patrimônio equivalente aos "100 milhões mais pobres".
Assumiu "compromisso de cuidar de todos" e pediu uma "frente ampla contra a desigualdade", um "grande mutirão". Não há possibilidade de "união e reconstrução" do país sem essa polarização, que está em nosso código genético colonial.
ntes de, na ânsia pelo clichê, dizer que a fala induz o mesmo "nós contra eles", note a diferença. Não é teórica ou retórica, é muito prática.
O "eles" de Bolsonaro mira sujeitos concretos e individualizáveis: o negro pesado em arrobas, a mulher que deve "ganhar menos porque engravida", o gay "por falta de porrada", o indígena que está vivo por falha da cavalaria brasileira, a torturada que "se vitimiza", a jornalista que "dá um furo", o petista que merece ser fuzilado e ir "pra ponta da praia".
O "eles" antagonizado pela fala de Lula evoca sujeito abstrato, irredutível a identidade fixa. São os que querem "oprimir o vulnerável, massacrar o oponente e impor a lei do mais forte". Pertencer ao "nós", nesse caso, é opção moral e política, não cor de pele.
De um lado, há polarização pela exclusão e eliminação do diferente. De outro, pela via da inclusão e do respeito. Chame isso de populismo, se quiser, mas são populismos opostos. Apagamento do outro não se confunde com contestação legítima da exclusão. Esta tem lastro moral e jurídico, aquele é só força bruta.
Lula pode vir a trair seu compromisso, mas não se leia nas suas palavras o que elas não dizem. A polarização que elas incitam, por dever jurídico, também estava presente no discurso do ministro Silvio Almeida: "vocês existem e são pessoas valiosas para nós". Todos os tratados de direitos humanos e declarações de direitos constitucionais cabem nesse refrão.
FOLHA
Inclusão, diversidade cultural, beijo de língua, ausência de rugas de Lu Alckmin. A posse de Lula marcou por inúmeros motivos. Mas um dos elementos que chamaram a atenção das redes sociais foi a disposição e onipresença do fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert.
Se uma imagem vale por mil palavras, Stukinha, para os íntimos, clicou, em um único dia, um dicionário completo. Acompanhou o presidente a cada passo, do café da manhã à volta ao hotel, à noite, sem perder seu alvo de foco por um segundo.
No desfile de posse, o fotógrafo ficou ao lado do Rolls Royce, correndo, com uma câmera na mão e outra no pescoço. Enquanto fotografava, pilotava um drone que captava imagens aéreas. Isso usando terno e gravata, sapatos sociais e cabelo estilo Chanel ao vento. No calor brasiliense de 40 graus e -4% de umidade relativa do ar.
No dia seguinte, foi para Santos para fotografar o adeus de Lula ao rei Pelé. Em três dias, Stuckert trabalhou mais que Bolsonaro em quatro anos.
Para ter os melhores cliques, o fotógrafo desenvolveu a resistência física de um maratonista queniano, a mira de um franco-atirador e o enquadramento de Glauber Rocha. O preparo foi tanto que academias paulistas já estariam oferecendo o treino "CrosStuckert", que consiste em correr quilômetros carregando pesos, sem perder o senso artístico.
Poucos sabem que a disposição é de décadas. Stuckert começou a fotografar Lula em 2003. Desde então, acompanha o presidente de manhã, tarde, noite, madrugada, dias úteis e feriados. Quando Lula foi preso, se mudou para Curitiba para acompanhar os meses de cárcere, sobrevivendo ao pior inverno do mundo, depois do ar-condicionado carioca.
O resultado de tanto trabalho são imagens icônicas, como a da passagem de faixa de representantes da sociedade a Lula.
Para quem passou quatro anos vendo fotos de presidente babando farofa tiradas pelo celular engordurado de Carluxo, as imagens de Stuckert foram um colírio para nossos olhos.
FOLHA
ILUSTRAÇÃO GALVÃO BERTAZZI
É bonito de ver
È tanto prazer
Que seu canto me dá
Vou seguir sua luz
Sua força conduz
Afoxé Ojú Obá
JEFFREY ST. CLAIR
+ One of the under-reported consequences of climate change is increased volcanism, earthquakes and tsunamis, caused by massive amounts of ice melt, the pressures on magma chambers and tectonic plates shift and ease, destabilizing them.
+ This week it was reported that the temperate northern hemisphere is warming at 1.5C and the Arctic at 3C, a very ominous sign for the future of the planet.
+ International Energy Agency predicts that worldwide energy use by air-conditioners would triple by 2050, “requiring new electricity capacity the equivalent to the combined electricity capacity of the United States, the E.U. and Japan today.”
+ Of 21 cities that have previously hosted the Winter Olympics, only nine would be reliably cold enough by the end of the 21st century to safely host the games, even if the goals of the Paris Agreement were met.
+ Last month, Exxon Mobil announced it plans to increase spending on new oil projects by as much as 56 percent over the next six years. Don’t worry. The oil giant also said it’s “committing to reduce carbon emissions”!
"Bolsonaro encarnou ao longo de sua carreira política uma ideia clichê de masculinidade, orgulhosamente machista e homofóbica, que, na Presidência, alimentou crença coletiva em seu caráter de "homem de bem" de qualidade quase sobre-humana, o que não permite aceitar a derrota nas urnas. A reclusão e o silêncio do presidente nestes dois últimos meses remetem à imagem clássica de decadência de figuras de inspiração autocrática, brilhantemente retratada por García Márquez, mas agora em contexto diferente."
Os deuses ao verem Arantes improvisar
Assim como fazem artistas de jazz
Que rompem as regras
Que nem Holiday no piano bar
Perguntaram quem é esse homem
De Três Corações a dançar
Barishnikov com duas chuteiras nos pés
A arquibancada gritou é um astro tupiniquim
Da constelação de Zizinho, Nyemeyer e Jobim
Estrela que nem Luiz Gonzaga
Que nem Pixinguinha
E que nem Portinari, que nem Radamés
Dorrit Harazim
Uma fascinante obra-prima renascentista pintada há mais de 500 anos pelo holandês Hieronymus Bosch mora no segundo andar da ala Richelieu do Museu do Louvre, em Paris. Batizado de “Nau dos insensatos”, o quadro a óleo sobre madeira é parte original de um tríptico que acabou separado ao longo dos séculos. Dizem os estudiosos que a “Nau” de Bosch foi inspirada na pena satírica de um humanista alemão do mesmo período, Sebastian Brant, que escrevera em verso uma paródia da Arca de Noé. Na alegoria de Brant, o mundo era a nau, e seus habitantes/viajantes não se importavam para onde eram levados. Agiam desprovidos de razão, inclusive o capitão — se é que havia um a bordo.
Na tela de Bosch há dez passageiros amontoados numa embarcação à deriva, além de dois outros já náufragos. Ninguém parece fazer coisa com coisa: uma freira toca alaúde, um beberrão vomita, outro rema com uma concha de cozinha, uma mulher golpeia um quase afogado com uma jarra. Pendurada na vela mestra, vê-se uma suculenta ave assada, e o mastro em forma de árvore abriga uma coruja, símbolo de maus augúrios na Idade Média. O desenho de uma lua crescente na bandeira da embarcação parece remeter à raiz latina da palavra lunático. Como um todo, a tela exprime o comentário social de Bosch sobre o viver de sua época. Ao retratar um grupo de loucos de esgar atormentado, perdidos no mar da vida, sem freios morais nem rumo, o quadro também poderia ilustrar os bolsões de brasileiros agarrados a pneus e mitos. Como não comparar a “Nau dos insensatos” aos últimos suspiros do governo Jair Bolsonaro?
A última live do presidente, poucas horas antes de sua fuga oficial rumo a Orlando em avião da Força Aérea Brasileira, foi patética. Mas bem ensaiada. Em 52 minutos, ele mentiu quanto quis e omitiu o que pôde. Voltou a questionar o sistema eleitoral e falou em “derrota parcial”. Acovardado pelo cerco judicial que se estreita contra ele e sua família, procurou desvencilhar-se de atos terroristas praticados em seu nome. Justificou o sumiço e a falta de apoio público à nau disposta a abraçar qualquer sinal de golpe militar; e qualificou os apoiadores radicalizados de “pacíficos” e “ordeiros”.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, talvez definisse o teor da derradeira live do presidente em fuga como “momento de cognição incompleta”. Os seguidores mais extremistas do “mito” o tacharam de frouxo, enquanto outros tantos simplesmente inventaram nova teoria conspiratória: na ausência do capitão, o cavernoso general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, assumiria o golpe. Numa outra nau de insanidade bolsonarista, o hasteamento a meio pau da bandeira nacional, decretado como parte do luto nacional pela morte de Pelé, chegou a ser festejado como sinal de que o ansiado golpe militar estava finalmente em marcha. Tristes trópicos.
Para quem, em 1974, assistiu à humilhante partida da Casa Branca do presidente americano, Richard Nixon, obrigado a renunciar para evitar o impeachment, a saída à francesa de Bolsonaro entrará para a História como mais degradante ainda, por comezinha. Nixon teve a hombridade de encarar presencialmente a imprensa que o derrubou e permitiu que a História registrasse seu amargo embarque rumo ao exílio do poder. Bolsonaro, sendo quem é, manda dizer a seus 58 milhões de eleitores que vai dar um tempo — gozará um período sabático no estado trumpista da Flórida. “Sabático” é termo de uso frequente no mundo acadêmico para designar uma pausa no trabalho. É comum aproveitar essa suspensão da rotina para ampliar o conhecimento, engatar novos projetos ou simplesmente pensar melhor. Difícil imaginar que algo de produtivo ao bem comum brote na mente de Jair, agora cidadão comum, durante esse “sabático”. Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, em 1.460 dias de mandato presidencial, Bolsonaro trabalhou 73 apenas meio período, participou de 63 motociatas e deu-se o direito de 15 períodos de férias ou feriadões fora de Brasília. Sem falar no abandono das funções por dois meses a partir da derrota eleitoral mal digerida.
É provável que, pelos cânones da necropolítica aplicada por Bolsonaro no Brasil democrático, a perda de poder seja por ele sentida quase como uma condenação à morte. Isso porque o presidente em fuga jamais compreendeu que a política não é uma profissão — ela deveria ser, no mundo ideal, a dedicação temporária de alguém a sua comunidade. Em missas fúnebres celebradas por igrejas cristãs, réquiem é sempre a primeira palavra do ritual dedicado ao repouso da alma de quem partiu. Não houve e não deverá haver réquiem na despedida inglória desse capitão fracassado. Ele deverá, primeiro, acertar suas dívidas com a nação que desmantelou para que o Brasil readquira, a partir deste domingo 1º de janeiro de 2023, o direito de trazer para o presente o futuro a que tem direito.
GLOBO
Hoje é o terceiro dia de 2023. Temos um novo governo, um novo presidente. Não faltou emoção e a faixa foi — finalmente — entregue pelo povo. Foi bonita a festa. Acho que vai dar certo. Pode ser que me arrependa desta frase mês que vem, depois do carnaval. Ou daqui a um ano, ao ler o noticiário de economia. Quem sabe? Pode ser que o Lula corresponda aos nossos sonhos, mas também pode ser que não. Só temos a certeza de que, com ele, teremos novas eleições daqui a quatro anos. A democracia sobreviveu à tempestade. Descobrimos o que importa e deixamos para trás um governo nefasto e sombrio. No terceiro dia de 2023, não nos faltam razões para comemorar o que está nas ruas, no ar.
Não só: a partir de quinta teremos Chico Buarque em cartaz no Rio. Para festejar os novos tempos, os cariocas vão reencontrar no palco um dos símbolos da cultura nacional. Alguém que ajudou a fazer deste lugar uma cidade maravilhosa e do Brasil uma nação maior. Chico, como Caetano, Paulinho, Gil, Milton, Bethânia, Gal, Fernanda, Marieta e os veteranos da música, do teatro, do cinema e da literatura já tinham a experiência de ir contra a barbárie. Resistiram mais uma vez à tempestade. A Cultura está — finalmente — de volta ao Poder. A arte não é mais uma atividade desprezível ou criminosa. Os tempos, graças à luta de alguns, ao voto de muitos e à democracia, mudaram.
Não foi pouca coisa.
É hora de celebrar. Vamos nos permitir um pouco de deslumbramento e encanto, esquecer, com a ajuda das melodias que trazemos tatuadas, o ranço da truculência que nos foi imposta. Vamos lembrar dos estribilhos que tanto cantamos, para enterrar de vez a intolerância de quem odeia a diferença. Vamos usar as canções de métrica perfeita para superar o trauma dos cercadinhos de mentecaptos, dos gabinetes de ódio, da celebração suicida do preconceito e do rancor. Vamos reconstruir com os versos que vivem na nossa memória a alma nacional, essa mesma que nos dá conexão e identidade. Vamos, com a perfeição das rimas raras, retornar — finalmente — ao que um dia tivemos de melhor, ao Brasil genuíno e original. Um país é a sua cultura.
Por quatro anos fomos submetidos à ignorância, à exaltação da estupidez e ao mau gosto. Suportamos a grosseria tosca do presidente, os delírios dos seus fanáticos e o exibicionismo vulgar de influencers farofeiros. Bolsonaro encorajou a violência e a intolerância, suas aliadas de primeira hora, e quis dizimar a arte, seu pior pesadelo. Tentou reduzir a Cultura a um bando de descerebrados reacionários, rebaixou o ministério a uma repartição e entregou o seu comando a vermes oportunistas. Quis fazer da miséria intelectual uma política de Estado e assim deixar a gente bonita, elegante e sincera falando de lado e olhando pro chão. Foi um fracasso. Não conseguiu acabar com a criatividade, muito menos com a inteligência. Jamais conseguiria. Aqui é Brasil.
O horror — finalmente — acabou. É hora de voltar a ouvir Chico Buarque ao vivo, para assoviar com ele o amor, a liberdade e o respeito, para nos comover com a esperança, a alegria e a ilusão que estão nas ruas, no ar. Para nós, para todos.
GLOBO
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