This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, novembro 24, 2018

    O grande bedel



    A escolha do filósofo Ricardo Vélez Rodríguez para chefiar o Ministério da Educação assusta mais que a do diplomata trumpista Ernesto Araújo para o Itamaraty. Ambos foram indicador pelo guru intelectual da direita, o também filósofo Olavo de Carvalho. Ambos foram escolhidos por suas convicções ideológicas e não pela experiência ou pela capacidade técnica ou operacional em suas áreas, acentuando o aparelhamento ideológico do Estado de que o PT era acusado. 

    Velez também é um direitista fundamentalista, antiglobalista, antipetista ardoroso, defensor da ditadura e dos valores morais tradicionais. Mas, diferentemente de Araújo, vai dirigir a política interna mais crucial para o desenvolvimento nacional e com a mais poderosa influência sobre a formação da mentalidade brasileira. 

    Seus escritos sugerem que ele está muito mais preocupado com a moralidade e a doutrinação, em nome de uma suposta desideologização do ensino, do que com a qualidade da educação. E que, à frente do MEC, ele será uma espécie de bedel nacional, encarregado de fazer valer os compromissos de Bolsonaro com os setores mais reacionários e conservadores que apoiaram sua eleição.

    Uma das propostas mais assustadoras que ele defende em seu blog “Rocinante” é a da criação de Conselhos de Ética. “Todas as escolas deveriam ter os Conselhos de Ética, que zelassem pela reta educação moral dos alunos. Não se trata de comitês de moralismo, nem de juntas de censura. Trata-se de institucionalizar a reflexão sobre matérias éticas e acerca da forma com que cada escola está correspondendo a essa exigência.” Mas quem definirá o que seja a “reta educação moral” dos alunos? O MEC, que sob seu comando pode tornar-se perigoso aparelho do Estado bolsonarista. Depois reclamam dos que apontam as afinidades do novo regime com o fascismo.

    A bênção da bancada evangélica a Vélez, depois do veto à escolha do respeitado educador Mozart Ramos para o MEC, informa que o ensino público laico, pautado pela atitude crítica diante do conhecimento, está ameaçado. 

    No blog do futuro ministro sobram ataques ideológicos – a Lula, ao PT, ao Mais Médicos, à esquerda em geral – e faltam menções ao problema central da educação no Brasil, que é a melhora da qualidade. Apesar da polarização política entre PSDB e PT, desde os anos 90 há um consenso entre os dois partidos e as demais forças políticas sobre a centralidade da educação para o desenvolvimento nacional. 

    Sob FHC, na gestão do ministro Paulo Renato, foi criado o Fundeb, que garantiu mais recursos e a melhor distribuição deles entre os entes da federação. Nos governos petistas, na gestão de Fernando Haddad, principalmente, foram criadas dezenas de novas universidades públicas e centenas de escolas técnicas, o Enem e os programas de democratização ao ensino superior, como o Prouni e o novo Fies. O ensino infantil começou a ser implantado. Em 2014, sob Dilma, o Congresso aprovou o Plano Nacional de Educação, com 20 metas para os dez anos seguintes. Não foi tirado do bolso do colete petista. Sua elaboração foi objeto de amplo debate público, envolveu os estados, os municípios, as empresas e os profissionais do setor na produção do diagnóstico e das propostas para os diferentes níveis de ensino. Em 2017, sob Temer, na gestão de Mendonça Filho, foi concluída a aprovação da Base Nacional Comum Curricular e aprovada a reforma do ensino médio. Há uma linha de continuidade neste esforço, que agora corre o risco de ser interrompida, com a mudança de foco e de prioridades. 

    JB, 24 de novembro

    Black Friday



    AMORIM

    quinta-feira, novembro 22, 2018

    Burro de carga




    AMARILDO

    Marcadores: ,

    quarta-feira, novembro 21, 2018

    Anne Clark - Our Darkness

    Through these city nightmares you'd walk with me
    And we'd talk of it with idealistic assurance
    That it wouldn't tear us apart
    We'd keep our heads above the blackened water
    But there's no room for ideals in this mechanical place
    And you're gone now
     
    Through a grimy window that I can't keep clean
    Through billowing smoke that's swallowed the sun
    You're nowhere to be seen

    Escravos



    TACHO

    Marcadores: ,

    Lucho Gatica Sabor A Mi - in memoriam

    Tanto tiempo disfrutamos de este amor
    Nuestras almas se acercaron tanto así
    Que yo guardo tu sabor
    Pero tu llevas también
    Sabor a mí

    Haddad réu



    MARIANO

    Marcadores: ,

    Cartola - Que é Feito de Você

    O que é feito de você
    Ó minha mocidade
    Ó minha força,
    A minha vivacidade?
    O que é feito dos meus versos
    E do meu violão?
    Troquei-os sem sentir
    Por um simples bastão
    E hoje quando eu passo
    A gurizada pasma
    Horrorizada como quem
    Vê um fantasma
    E um esqueleto humano assim vai
    Cambaleando quase cai, não cai


    Pés inchados, passos em falso
    O olhar embaçado
    Nenhum amigo ao meu lado
    Não há por mim compaixão
    A tudo vou assistindo
    A ingratidão resistindo
    Só sinto falta dos meus versos
    Da mocidade e do meu violão.

    terça-feira, novembro 20, 2018

    'Performance? I still don't fully understand it' – behind the scenes photos from the cult classic




    "Yet in the 50 years since it was finished (it took a couple of years to see the light of day, so horrified were Warner Bros with the result), it has become the definition of a cult classic. Two films in one, it begins as a British gangster movie with hallmarks that would go on to define the genre. Halfway through, Jagger turns up as the washed-up rockstar Turner living in a menage a trois with Anita Pallenberg (Pherber) and Michèle Breton (Lucy). The film transforms itself into a hallucinatory end-of-the-60s trip that, with its exploration of identity and sexual fluidity, seems incredibly prescient several decades on."

    read more>>

    'Performance? I still don't fully understand it' – behind the scenes photos from the cult classic | Film | The Guardian

    Dia Nacional da Consciência Negra



    JBOSCO

    Marcadores: ,

    The Plague of Pointless Work



    "Let’s just get this out of the way: All jobs are bullshit jobs. Even if you’re a public defender or work for Médecins Sans Frontières, insofar as your labor is determined by a system of abstract compulsion—insofar, that is, as it exists within capitalism—it’s bullshit. You know this.

    In his new book, Bullshit Jobs: A Theory, David Graeber is interested in a particular variety of bullshit and work. In 2013, the anthropologist and anarchist (he hates to be called “the anarchist anthropologist”) published an essay slamming the proliferation of “pointless jobs” that seem to exist “just for the sake of keeping us all working.” The response was tremendous: It turns out that many people have jobs that they believe require them to do nothing of value (or to do nothing whatsoever while trying to appear to be doing something).

     Some of the first factories in London went bankrupt because laborers refused to work all day, every day. To the factory owners, this proved the workers were indolent loafers, so they reduced wages to the point that workers were forced to put in even more hours to survive. But this was really doing the workers a favor, the owners insisted, because otherwise they’d just get drunk and lie about. “Productive activity,” as André Gorz noted, began to be “cut off from its meaning, its motivations and its object and became simply a means of earning a wage.” Now we’ve all internalized this view of work."

    read the analysis by MICHAEL ROBBINS

    Desmentido



    BENETT

    Marcadores: ,

    Chama médico cubano de escravo, mas não se indigna com escravo de verdade - Notícias - UOL Notícias






    "Há quem fale da importância da defesa da democracia ao reclamar do relacionamento com o autoritarismo cubano, mas não se importa nem um pouco ao fazer um bom negócio com o autoritarismo chinês."

    mais na postagem de LEONARDO SAKAMOTO>>

    Chama médico cubano de escravo, mas não se indigna com escravo de verdade - Notícias - UOL Notícias

    Consciência



    ALVES

    Marcadores: ,

    Wilson Moreira - Jongueiro Cumba



    O sino badalou no campanário

    O hino da Senhora do Rosário
    O povo todo bonito
    Dança pra São Benedito
    Lá de Luanda o luar
    Vem pra nos alumiar
    Anguara pra correr
    De boca em boca
    Não para que essa goela fica rouca
    Canta, meu povo do Congo
    Afoga essa mágoa no jongo
    Não deixe angoma calar

    segunda-feira, novembro 19, 2018

    Triagem de Ministros



    AMARILDO

    Marcadores: ,

    Mickey 90



    CLAYTON

    Marcos Nobre: “Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele pra se manter no poder” | Brasil | EL PAÍS Brasil



    O filósofo Marcos Nobre, na sala de sua casa.   "Ficou claro desde junho de 2013 que a maneira como o sistema funcionava já não era aceitável e que as forças políticas já não estavam conversando, porque estavam só fazendo cálculo eleitoral. Como o sistema político não se reorganizou para 2014, de acordo com as demandas de 2013, em 2015 a Lava Jato já estava a pleno vapor. Ela se tornou o inimigo comum do sistema político. Tudo o que ele fez foi contra a operação. Perdeu a chance histórica em 2014 e se blindou em 2016 e 2018. A questão é a seguinte, vocês passaram cinco anos errando. Em 2018, foi dado ao eleitorado duas possibilidades: ou você deixa tudo como está ou você quebra tudo e embaralha todas as peças. Optou por quebrar tudo. A imensa maioria votou negativamente, contra o PT ou o sistema. A questão toda é como essa frente democrática será capaz de convencer as pessoas que votaram em Bolsonaro, mas que não têm essa opção pela ditadura, de que o seu Governo ameaça a democracia e não vai responder a seus anseios. Não existem 57 milhões de fascistas no Brasil. Se diante de todos os erros ao longo de cinco anos ainda assim não tivermos uma repactuação, é porque esse sistema político de fato não tem mais nenhuma capacidade, nenhum vínculo com a sociedade. Ele tem dois anos, até as eleições municipais, que preparam as eleições gerais, para se reorganizar. Senão, vamos ter um longuíssimo período de instabilidade. E o impeachment vai durar."

    leia entrevista de MARCOS NOBRE para FELIPE BETIM 

    Marcos Nobre: “Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele pra se manter no poder” | Brasil | EL PAÍS Brasil

    Lucho Gatica. "La barca" - IN MEMORIAM

    Hoy mi playa se viste de amargura
    Porque tu barca tiene que partir,
    A cruzar otros mares de locura
    Cuida que no naufrague en tu vivir...

    Menos médicos


    PELICANO

    Marcadores: ,

    Um bolsonarista na casa do Rio Branco

    domingo, novembro 18, 2018

    Onde a dor é maior: ?



    LUTE


    Marcadores: ,


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER