This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, agosto 14, 2021

    FEBOAPÁ

    Feboapá - Cultura - Estadão


     de SERGIO AUGUSTO


    Por que a Marinha nem ao menos programou uma regata de caiaques no Lago Paranoá?

    O presidente, apesar de ter sido contra a “vacina chinesa”, organizou e comandou em Brasília um desfile de blindados que a todos lembrou aquelas exibições de pujança bélica da China e outros regimes de força belicamente pujantes. A Praça dos Três Poderes (que na verdade são quatro, se acrescentarmos o poder militar – e ai de nós se não o fizermos) virou a Praça da Paz Celestial, mas sem derramamento de sangue e debaixo da maior chacota, interna e externa, de quantas Jair Jong-um já provocou em seus 32 meses de acintosa desgovernança.

    O inglês The Guardian, o jornal que mais assiduamente acompanha as alucinações do Trump de Glicério, reduziu o Brasil vigente a uma “república de bananas”. Pelas redes sociais, entulhadas de memes e imprecações contra o golpista motoqueiro, muita gente invocou a figura de Stanislaw (Lalau) Ponte Preta e seu Febeapá (Festival de Besteira que Assola o País), lamentando a ausência de uma cobertura diária da insânia nacional nos moldes da que o irreverente Lalau fazia no jornal Última Hora, na década de 1960, e hoje quase certamente faria na mídia eletrônica.

    O Febeapá foi a mais popular catarse aos primeiros anos da ditadura, uma reação avacalhante às suas arbitrariedades, ao farisaísmo e à estupidez de seus guardiões, executivos e beneficiários civis e fardados. Vexames como proibir a venda de vodca “para combater o comunismo” e exigir a prisão de autores mortos de obras subitamente proibidas pelo regime, como a tragédia grega Electra (de Sófocles) e o romance O Vermelho e o Negro (de Stendhal), não escapavam ao humor do mais moleque dos Ponte Preta.

    Nunca saberemos se e como o Febeapá teria sobrevivido ao arrocho da censura no final de 1968, pois Sérgio Porto, a verdadeira identidade de Lalau, morreu de enfarte 74 dias antes da promulgação do AI-5.

    Podemos, contudo, imaginar qual seria sua reação à palhaçada verde-oliva de terça-feira, urdida pelo presidente para intimidar o Congresso, testar seu potencial putschista e humilhar, uma vez mais, seus comandantes fardados, e nos sugerir a criação, em regime de urgência, do Feboapá (Festival de Bolsonarices que Assola o País).

    Qual nome Lalau teria dado à micareta blindada cuja missão oficial era entregar em mãos um convite da Marinha ao presidente? Tanqueada? Tanqueciata? Por que não brucutrottoir? Afinal, os blindados do Exército que reprimiam com jatos de água as manifestações de rua contra a ditadura ganharam da estudantada o mimoso apelido de “brucutu”, hoje também sinônimo de bolsonarista puro-sangue.

    Quando, durante uma razia no centro do Rio, em 1968, um brucutu enguiçou, o psicanalista Hélio Pellegrino, dos mais inflamados críticos do regime militar, escreveu: “O brucutu brochou”. Faço ideia do verbo que Pellegrino teria empregado para descrever o que um fumacento brucutu soltou durante a parada bolsonarista do último 10 de agosto, não à toa difamado como o “mês do cachorro doido”.

    O primeiro senão que Lalau apontaria seria a preponderância da Marinha naquele desfile de tanques alegóricos, queimando óleo no Eixo Monumental. Por que a Marinha nem ao menos programou uma regata de caiaques no Lago Paranoá?, indagaria o humorista, a quem talvez ocorresse observar, como ocorreu ao governador do Maranhão, Flávio Dino, que aquela foi a entrega de correspondência mais cara da história do Brasil.

    A falta de imaginação dos organizadores também seria motivo de gozação. Alguém lembrou que o ex-ditador Alberto Fujimori, vulgo “Chinochet”, tentou intimidar, no mesmo estilo, o Congresso peruano e se deu mal; tão mal que acabou perdendo o cargo e a liberdade.

    Outros puxaram da memória a bravata do general Newton Cruz que, na véspera da votação das Diretas-Já, em 1984, desfilou mussolinianamente pela capital federal à frente de 116 tanques, que as más línguas juram ser os mesmos da tanqueata bolsonarista.

    Há controvérsias. Já ouvi dizer que parte dos blindados é sobra da Guerra da Coreia (1950-1953). Isso valeu a Bolsonaro o indevido apelido de “rainha da sucata” que, como se sabe, é um apanágio de Regina Duarte, a ministra que foi sem nunca ter sido, mas alguma coisa deixou na alma do governo.

    Millôr morreu convicto de que o Brasil tem um enorme passado pela frente. Os humoristas nos entendem e explicam. Luis Fernando Verissimo desconfia seriamente que, no Brasil, este bizarro país onde um grupo que se autodenomina “médicos pela vida” prescreve remédio que mata, a história não se repete como farsa, as farsas é que se repetem como história.

    Daí por que meu ego inflou quando, na manhã em que os tanques, por serem da Marinha, singravam Brasília, o coronel Helcio Bruno, depondo na CPI da Covid, revelou, entre mentiras clamorosas e silêncios constrangedores, que em 1976 estudava, com muito orgulho, na Academia Militar das Agulhas Negras, na companhia de quase todos os milicos que hoje estão por cima da carne-seca.

    Naquele ano, excusez du peu, eu trabalhava no Pasquim, na companhia de Millôr, Verissimo e outros mestres do humor, mas não, desafortunadamente, de Sergio Porto, padrinho in absentia do jornaleco. Mais tarde, viramos primos não consanguíneos. Mais que um consolo, uma honra.

    Ceci n'est pas



    LAFA

     

    Marcadores: ,

    The Beach Boys - Wouldn't It Be Nice (Original Video)



    Wouldn't it be nice if we could wake up
    In the morning, when the day is new?
    And after having spent the day together
    Hold each other close the whole night through

    Quatro capas


    Quatro capas com cavalos marinhos.


     

    Adios Felicidad - Ze Renato & Renato Braz



    Adiós felicidad, casi no te conocí
    Pasaste indiferente sin pensar en mí sufrir
    Todo mí empeño fue en vano
    No quisiste estar conmigo
    Y ahora me queda más onda
    Esta sensación de vacio

    Compras Pos-Olimpiada



    MARZ

     

    Marcadores: ,

    The history of the gay subtext of Batman and Robin.

     

     

    "Let’s get one thing absolutely clear: Robin isn’t gay.

    Don’t let the green Speedo and the pixie boots steer you wrong; Dick Grayson is as straight as uncooked spaghetti. In fact, there have been several Robins over the years, and not one of them has exhibited any trace of same-sex attraction or evinced anything resembling a queer self-identity.

    Neither, it feels important to note here at the start, has Batman.

    Don’t take my word for it. Ask anyone who’s written a Batman and Robin comic. Or, you know what, you don’t have to: Dollars to donuts they’ve already been asked that question, and have gone on record asserting the Dynamic Duo’s he-man, red-blooded, eterosexual bona fides. Batman’s co-creators, Bill Finger and Bob Kane, both firmly swatted the question down. So have writers like Frank Miller, Denny O’Neil, Alan Grant, and Devin Grayson—though Grayson admitted that she could “understand the gay readings.”

    So there you have it. After all, if a character isn’t written as gay, then that character can’t possibly be gay, right? We all agree on that? Good, then we can move on to more important matters, and…

    … Sorry? Was there a comment in the back?

    … Yes, you, Grant Morrison, writer of several Batman comics (Arkham Asylum, JLA, Batman, Batman Inc.) over the course of the past three decades? You had something you wish to add? Something you said to Playboy magazine in 2012?

    Gayness is built into Batman.

    … Um.

    Batman is VERY, very gay.  

    OK great super helpful thanks for that—

    Obviously as a fictional character he’s intended to be heterosexual…

    Yes! My point! THANK you. Now—

    … but the whole basis of the concept is utterly gay.

    I see. Well look, Grant, we really have to move on, so—

    I think that’s why people like it. All these women fancy him and they all wear fetish clothes and jump around rooftops to get him. He doesn’t care—he’s more interested in hanging out with [Alfred] and [Robin].

    Security? Please escort that bald, nattily dressed Glaswegian out of the hall. Sorry about that, folks.

    Now, where was I …

    Why Is Dick the Butt of so Many Jokes?"

     READ ARTICLE BY GLEN WELDON

    The history of the gay subtext of Batman and Robin.

     


    After the Uprising |; What happened to the Arab Spring?

     


     read the comics by , and

     

    After the Uprising | The Nib


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER