/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
"Houve um tempo, no Brasil, em que o pastor evangélico impunha respeito e, entre os fiéis, admiração. As mensagens bíblicas eram elaboradas e pregadas com paixão e alma, sem a manipulação do texto bíblico visando interesses próprios. A pregação, momento singular do culto, era valorizada.
Passadas três décadas da expansão das igrejas evangélicas e da população crente, o que temos, de modo geral, são mensagens preparadas via redes digitais e igrejas lotadas, mas vazias de conteúdo bíblico.
Além disso, o fundamentalismo grassa na maior parte das denominações e, não raro, os pastores dão uma ênfase literal a textos poéticos ou fazem o contrário, tratando como metáfora o que é literal. Distante do conteúdo bíblico, essas igrejas tampouco são capazes de contribuir para as transformações sociais."
MAIS NA RESENHA DE PAULO CEZAR SOARES
sobre "PULPITO" de ANNA VIRGINIA BALLOISIER
"Entre os itens encontrados em meio aos mantimentos enviados, ela cita algemas de pelúcia compradas em um sex shop, uma fantasia de presidiário, acessórios para vaquejada, uma mala com senha, um cartão de plano de saúde e até uma árvore de Natal."
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Algemas de pelúcia, fantasia e árvore de Natal: as doações mais bizarras ao RS:
Well, these women always ravin' 'bout their monkey men
'Bout their triflin' husbands and their no-good friends
Well, peaceful women, they sit around all day and moan
They're wonderin' why their wanderin' papa don't come home
Wild women don't worry
Wild women don't get the blues
disco do dia
DORI CAYMMI - PROSA & PAPO (2024)
Dois grandes craques: melodias de Dori Caymmi e letras de Paulo César Pinheiro (algumas em cima de expressões criadas pelo velho Dorival). Produção de Jorge Helder e participações nos vocais de Renato Braz, Zé Renato, Joyce, Monica Salmaso e outros.
Super Recomendo
"Kateryna Pereverzeva, who edits a cultural magazine, said Kharkiv’s cultural life had never felt so vital and energetic as it did now. “When you feel so close to death all the time you start to live life more intensely because you don’t know how long you have left,” she said."
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Chuvas, secas, calor extremo, derretimento de calotas polares, destruição permanente de cidades. A proximidade do apocalipse climático tem causado pânico e incerteza.
O medo é ainda maior entre os pais de crianças. Além de não saberem qual mundo deixarão aos filhos, eles não sabem como explicar aos pequenos que, daqui para frente, eles precisam se preparar para todo o tipo de tragédia.
Pensando nisso, pedagogos e escritores do mundo pensaram na melhor forma de conscientizar as crianças à nova realidade. A solução estava nos contos de fadas. Se antes, as histórias educavam a não mentir ou roubar, as novas versões vão contar aos novos humanos, de forma lúdica, que estamos todos em uma tremenda enrascada.
A coluna conseguiu alguns trechos dos "Contos de Fada do Apocalipse climático"
"Chapeuzinho vermelho"
A pequena Chapeuzinho Vermelho resolve visitar a avó doente. Sua mãe, cautelosa, alerta para não ir pela floresta, pois está cheia de lobos. No caminho, Chapeuzinho não encontra floresta nem lobos, pois a área foi devastada pelo agronegócio. Também foi chamada de comunista, por causa do capuz vermelho. Ao chegar na casa da avó, descobre que a avó faleceu, pois seu plano de saúde foi cancelado.
"Branca de Neve"
Ameaçada por uma rainha má invejosa, Branca de Neve se esconde na cabana de sete anões que trabalham em uma mina. Disfarçada de idosa, a rainha vai até a cabana e oferece uma maçã à jovem. Ao comer a fruta, Branca de Neve não adormece, mas morre intoxicada, pois a maçã estava contaminada por agrotóxicos.
"Os Três Porquinhos"
Com medo de serem devorados pelo lobo, os três porquinhos resolvem construir três casas para se protegerem. Com a especulação imobiliária, porém, só conseguem dinheiro para comprar um único estúdio de 10 m², com o nome de "Pig's Concept da Villa". O lobo consegue derrubar o imóvel, pois as paredes são de drywall, e devora os porcos.
"A cigarra e a Formiga"
A formiga trabalha com afinco, enquanto a cigarra canta tranquilamente. Com o fim do verão, a formiga alerta: "É melhor se preparar para as chuvas". A cigarra debocha e diz que, além de cantar, tem outras agendas, como devorar a vegetação local, privilegiar o agro e privatizar os formigueiros. Até que as chuvas chegam e inundam tanto a casa da cigarra como todos formigueiros.
Em breve voltamos com mais histórias infantis. Se as chuvas permitirem.
FOLHA
ilustração: GALVÃO
No seu excelente livro "Assim Nasceu uma Língua" (Tinta-da-China), que resenhei para a Ilustríssima do último dia 5, o linguista português Fernando Venâncio apresenta um conjunto de palavras de criação brasileira, "e só em uso aí", cujo número chama de "muito assinalável".
Trata-se de vocábulos em que nós —por sermos íntimos demais deles, acariciando-os todo dia com a língua e os dedos— tendemos a não pensar duas vezes. Mas vale a pena pensar, com a ajuda do olhar estrangeiro.
Estamos falando de um tipo específico de palavra forjada no Brasil, entre as tantas aqui criadas por fatores exclusivos da nossa cultura, dos quais as contribuições de línguas indígenas e africanas são os mais notáveis. Nesse caso, a matriz é o velho português mesmo.
A lista de Venâncio de que trato aqui reúne apenas brasileirismos que são deverbais regressivos. Oi? O nome soa difícil, mas aquilo que nomeia é fácil de entender, ainda que riquíssimo em termos morfológicos. Trata-se daqueles substantivos que são formados a partir de verbos, mas encurtando-os.
Assim, se de arrombar se fez arrombamento, também se derivou outro substantivo indiscutivelmente mais charmoso —arromba. Este é o regressivo. Da mesma forma, apelar deu tanto em apelação quanto em apelo, batucar gerou a batucada e o batuque, e de preparar se desdobrou a dupla preparação e preparo.
Os exemplos acima ajudam a compreender o processo de formação dessas palavras, mas é importante enfatizar que nem sempre o deverbal vem em pares. Há aqueles —os mais interessantes— que só têm a forma regressiva mesmo, como zanga, lampejo, recusa, recuo, compra, enguiço.
A lista exaustiva dos deverbais regressivos da língua portuguesa não cabe nesta coluna. Mesmo que eles não continuassem a ser criados enquanto eu escrevo e você lê —e continuam—, seu número já seria grande o bastante para exigir espaço bem mais dilatado.
Venâncio conta cerca de 60 compartilhados com o galego que nos pariu, os mais antigos, e outros mais de 200 exclusivos do português, aí incluídas as contribuições brasileiras. Que são as que me interessa destacar.
Paquera, esculacho, fervo, vacilo, revide, xingo, sacode, desnorteio, racha (no sentido de cisão) e apronto são alguns dos regressivos que o linguista afirma serem coisas nossas.
Escanteio também aparece ali, mas tudo indica que por equívoco. O Houaiss deriva o verbo escantear de escanteio e não o contrário. Ao conjunto inicial Venâncio acrescenta "os informais" agito, arraso, desbunde, flagra e transa.
Dá para engordar a lista, não dá? Que tal pixo (do verbo pixar, grafia com que as ruas se apropriaram do velho pichar), arrego, aguardo, corre, chego, confere e... o que mais? O colunista aceita contribuições.
O autor conclui o capítulo "Regressivos e criatividade brasileira" reafirmando sua tese —compartilhada por muitos linguistas dos dois lados do oceano— de que as variedades europeia e sul-americana da língua estão se distanciando de modo irreversível.
Acrescenta que "Portugal dificilmente pode queixar-se dessa deriva centrífuga brasileira. Jamais desenvolveu uma política linguística nas suas colônias, mantendo-se sempre afastado do tipo de relação centralista que a Espanha adotou".
Se eles não podem se queixar, por que nós deveríamos? No aguardo do racha definitivo, melhor do que pedir arrego é reconhecer que o agito do português brasileiro é um arraso.
FOLHA
É de manhã
Vem o sol mas os pingos da chuva que ontem caiu
Ainda estão a brilhar
Ainda estão a dançar
Ao vento alegre que me traz esta canção
Quero que você me dê a mão
Vamos sair por aí
Sem pensar no que foi que sonhei
Que chorei, que sofri
Pois a nossa manhã
Já me fez esquecer
Me dê a mão vamos sair
Pra ver o sol
I am a few episodes from the end of the series Fallout on Prime Video. It’s funny and gory, at times sentimental and at other times ridiculous. In other words, it’s just like the games, which veer between quiet, tragic moments exploring the vestiges of America, and being chased down a hill by irradiated scorpions because you’ve run out of ammo.
Fallout’s ensemble cast – with Walton Goggins almost-immortal ghoul and Ella Purnell’s wide-eyed vault-dweller the standouts – lets it cleverly compartmentalise the different aspects of the games’ personality. As its director Jonathan Nolan pointed out, when I interviewed him last week alongside Bethesda’s Todd Howard (the director of the games), this is a common device in TV storytelling but rare in games. Grand Theft Auto V does it successfully: each of the three protagonists represented a different part of GTA’s DNA (Trevor the violent chaos, Michael the prestige crime drama, Franklin the Compton realism). But in most games we play one character, and we know them intimately by the end – or we get to shape them, and they become unique to us.
It makes adapting games for the screen hard. But instead of trying to communicate the experience of playing the games, Fallout steps back to make the broken yet oddly optimistic world of Fallout the star, and each of its characters shows a different side of it.
“Even if we had said let’s adapt Fallout 3, whose Fallout 3 are we talking about? Because the way you played that game might have been very different from the way I played that game,” Nolan told me “That’s the beauty of the kind of game [Bethesda] makes … I’m drawn to the kinds of games where you take full advantage of the medium and decide who your character is going to be within that world. Obviously that doesn’t translate to a series directly.”
I was curious: how did Nolan play Fallout 3? “I always play as a boy scout first because I imagine my parents are watching,” he said. “So I make virtuous decisions, and then I go back through and the second time and I try to play it as a total heel. But then I get weirded out and squeamish and end up in the morally compromised middle area. It’s a bit pathetic.”
I can relate. I’m a chaotic good kind of player in most games that allow for it: I’ll make a mess everywhere I go and happily align myself against any character or faction in authority, but I’ll never do anything that would hurt people. I know that games are supposed to be consequence-free places where you can experiment with morality, but I cannot bring myself to play the villain. This contrasts with a lot of players I know, who will immediately set about causing chaos in a game world just to see what will happen. The kind of person who shoots horses in Red Dead Redemption.
“Every time you get a game and you test it, you’re immediately like, what will this game let me do? No matter what we do, every time, we’ll hand a player a weapon, they will shoot the first person they see,” Todd Howard says with a laugh. “It could be their mother. They will shoot whoever it is. And then they’ll be like, oh well, I’ll just reload.”
It must be a nightmare trying to design a choice-based game around players’ random whims, but Howard and Bethesda have decades of experience with that. When I’ve interviewed him over the years, he has often spoken eloquently about how players and systems interact to create emergent stories, and how games can uniquely make you feel as if what you’re doing within them is real and meaningful. TV and film can’t do that. But as the Fallout show proves, if they’re made by people who really get it, they can tell a story of their own that still communicates what it is about the games that people love.
The
reason Fallout is good – and this applies to the other successful
game-to-screen adaptations in recent years, too – is not that it looks right,
that the sets are perfect, or that they’ve nailed the retro-futurist
nostalgic aesthetic of the games. It’s that Nolan and writers Geneva
Robertson-Dworet and Graham Wagner actually played and understood
Fallout, and felt the power of its storytelling for themselves. Instead
of trying to awkwardly adapt a game story into a TV script, they’ve
written brilliant, extremely high-budget extended fan-fiction of the
games. I’m all for this approach. Now that we have a generation of TV
and filmmakers who’ve grown up with games and truly understand them, I’m
hopeful we’ll see more of it.
GUARDIAN
"To the readers who loved it, his writing felt not like avant-garde experimentalism but truth-telling with a mesmerising force. He liked to quote the philosopher Pascal, who said that “it is not possible to have a reasonable belief against miracles”. Auster restored the realm of miracles – and its flip-side of fateful catastrophe – to American literature. Meanwhile, the “postmodern” sorcerer who conjured alternate or multiple selves in chiselled prose led (aptly enough) a double life as sociable pillar of the New York literary scene, a warm raconteur whose agile wit belied the brooding raptor-like image of his photoshoots. For four decades he lived in Brooklyn with his second wife, the writer Siri Hustvedt."
"Auster’s work is more deeply embedded in the mid-century national culture that fuelled the novels of his elders, such as Philip Roth and John Updike, than some advocates appreciated. His fables of identity-loss and alienation have emotional roots in the mean, lonely city streets he knew when young. He once insisted, to fans and scoffers who labelled him an esoteric “French” or European coterie author, that “all of my books have been about America”."
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+ One of the lies the Adams administration used to justify the paramilitary raids on Columbia was that “a wife of a known terrorist” was inside Hind Hall with the protesters. NYC media ran with this obvious lie. This morning Deputy Police Commissioner Rebecca Weiner said the woman wasn’t in Hind Hall, wasn’t part of the protests, but had been seen on campus last week and that they “have no evidence of any criminal wrongdoing on her part.”
+ The woman Adams slanderously smeared was Nahla al-Arian wife of Sami-al Arian, the former professor of computer engineering at South Florida (and CounterPunch contributor), who was never convicted of a crime by a jury but pled to one count after a mistrial, then was wrongly held under house arrest for refusing to testify in a federal case…the charges were later dismissed. Adams falsely Sami al-Arian was “arrested for and convicted for terrorism on a federal level” and implied that Nahla, a retired elementary school teacher, had somehow helped to train the students in civil disobedience. In fact, she was in NYC with her two daughters Laila and Lama, both journalists, stopped by the encampment for about 20 minutes and, according to her daughter Lama, had some hummus and left because she was tired. Nahla called the Columbia students “beautiful and busy.”
+ “The whole thing is a distraction because they are very scared that the young Americans are aware for the first time of what’s going on in Palestine,” Nahla Al-Arian said. “They are the ones who influenced me. They are the ones who gave me hope that at last the Palestinian people can get some justice. I sat and I felt happy to see those students fighting for justice for the oppressed people in Palestine.”
+ According to Lama, one of the best young documentary filmmakers around, her mother found out this week that more than 200 of her relatives have been killed in the Israeli bombardment of Gaza.
+ Anyone who wants to know more about the bogus case against Sami Al-Arian and the decades-long harassment of his family should watch the documentary, The USA v. Al-Arian, which shows how in the post-9/11 mass hysteria the Patriot Act was used against a university professor for merely knowing someone who was a member of Palestinian Islamic Jihad years earlier.
+ Two days after the raid, Adams was still being pushed to name how many “outside agitators” had been arrested by the NYPD. Adams had no answers, because there weren’t any and shrugged off the questions, saying: “I don’t think that matters…One professor poisoning a classroom of students is just as bad as 50.”
JEFFREY ST. CLAIR
LUIS NASSIF>>
"O fracasso da Alvarez & Marsal na reconstrução de Nova Orleans, nos Estados Unidos, virou um caso clássico de capitalização em cima da destruição. Hoje há uma avaliação negativa unânime sobre o que consultoria fez na cidade americana.
E mesmo com um histórico controverso, a A&M é anunciada agora como parceria de Porto Alegre na reconstrução da capital após a tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
E o mais intrigante: não se sabe, ainda, a que custo para os cofres públicos.
As ações da Alvarez & Marsal na “reconstrução” de cidades inclui:
" Nassif: O desastre da Alvarez & Marsal, a consultoria contratada pela prefeitura de POA - Viomundo:
ilustração: CAIO GOMEZ
read moe
How Russia has advanced in Kharkiv despite warnings attack was coming | Ukraine | The Guardian
SAM WASSON>>
A POPULAÇÃO GAÚCHA PAGA UM ELEVADO PREÇO
PELA IRRESPONSABILIDADE DOS GOVERNANTES E
PARLAMENTARES COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
"O Código Estadual
de Meio Ambiente havia sido
desfigurado por parlamenta-
res gaúchos com as bênçãos do
governador. Em 2019, logo no
primeiro ano de mandato, o tu-
cano limou ou alterou 480 pontos da legis-
lação. O texto promulgado por Leite per-
mitiu, entre outras temeridades, que 49
atividades econômicas, 31 delas com altos
e médios potenciais poluidores, pudessem
fazer autolicenciamento ambiental, sem
análise prévia do Poder Público. Caso uma
vistoria posterior identificasse algum pro-
blema, o estrago estava feito. “Isso impac-
ta diretamente dois dos principais princí-
pios de proteção do meio ambiente, a pre-
caução e a prevenção. Além disso, a gente
sabe das dificuldades de capacidades ope-
racionais e de fiscalização que às vezes o
nosso órgão ambiental pode apresentar, e
isso trará um aspecto de irreversibilidade
para os danos ocasionados”
Foi Leite quem propôs – e conseguiu aprovar
– uma alteração da Lei nº 7.747,
de 22 de dezembro de 1982, para permitir
o uso de agrotóxicos proibidos até mesmo
nos países em que foram produzidos. O go-
vernador fechou ainda os olhos à inciativa
de deputados gaúchos para dispor 48 mi-
lhões de hectares de campos nativos à con-
versão agrícola. O projeto ameaça todos os
biomas brasileiros, mas afeta, sobretudo,
o Pampa, que ficaria com um terço do seu
território desprotegido."
e o blog0news continua…
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