/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
Werner Herzog foi convidado por uma curadora, em 2014, para exibir algo da sua autoria na Bienal. Recusou-se porque não se considerava artista, palavra que, conforme explicou, hoje se aplica "a cantores de sucesso e artistas de circo".
Já que não era artista, o que fazia na vida?, ela perguntou. "Sou um soldado", respondeu, e desligou o telefone. No dia seguinte, Herzog ligou de volta e aceitou o convite.
Noutra vez, foi chamado a dirigir uma ópera. Não quis, pelo bom motivo de não saber ler partituras. Mas, ao visitar o teatro, em Bolonha, topou encená-la. Dirigiu 20 óperas, de Mozart a Wagner, e até "O Guarani", de Carlos Gomes, apesar de não a considerar "música de verdade".
Num terceiro trecho de "Cada um por si e Deus contra Todos: Memórias", da Todavia, ele se compara a um general do Império Romano. Um líder que, na véspera da batalha, dormia no chão com os legionários e saía à frente deles para, de gládio na mão, despedaçar bárbaros.
Artista, diretor de ópera ou general?
Herzog é cineasta. Ele lista no fim de seu livro os 66 filmes que fez em meio século. A média anual dos que dirigiu é pouco maior do que os que vê –três ao ano. Assiste a eles de lado, com uma pessoa à direita e a cadeira à esquerda vazia. É cada um com sua mania e Deus contra todos.
Não entram na sua lista os 23 filmes nos quais atuou. Num deles, dirigido por Les Blank, come o próprio sapato. Noutro, interpreta a si mesmo em "Tokyo Ga", de Wim Wenders. São filmes cabeça, de arte, já porque despreza a cultura pop; considera os dois termos incompatíveis.
Apesar da ojeriza, foi ator em "Os Simpsons", num filme da série "Guerra nas Estrelas" e em "Jack Reacher", no qual contracenou com Tom Cruise. Embasbacou-se com o tamanho do estafe do superastro e perguntou-lhe se os seus cachorros tinham psiquiatra. É a única ironia no livro. Herzog não é conhecido pelo bom humor.
Ele é famoso, isso sim, pelo excesso de excentricidades, o que torna impossível reduzi-lo a uma profissão, e sua obra a uma única característica. Por isso suas autodefinições não são embromações, têm tudo a ver.
"Fitzcarraldo" é uma ópera ensandecida com Caruso na trilha sonora. "Aguirre, a Cólera dos Deuses", uma guerra colonial na Amazônia comandada por um general louco. "Fata Morgana", o poema visual de um artista.
Talvez o melhor seja definir Herzog como um aventureiro, um misto de Quixote e Ponce de León, um europeu que se lança por terras nunca dantes percorridas em busca de Eldorado e se perde na África real e na selva de si mesmo. Como resumiu Pauline Kael, é um Tarzan metafísico.
O pendor belicoso das epopeias de Herzog permeia suas memórias. Ele conta que, como o mocinho de um filme de ação, sempre escapa por um triz. Quase é fuzilado por guerrilheiros do Sendero Luminoso. Deixa de tomar um avião onde tinha lugar e ele cai pouco depois.
Uma avalanche de neve o soterra por três dias. Pendura-se num helicóptero e seus dedos congelam; está fadado a amputá-los, mas um amigo urina neles e consegue preservá-los. Quebra o braço, a perna, a cabeça. "Cada um por si e Deus contra Todos" é um delírio de acidentes.
Vive tão na corda bamba que Dwight Garner avisa, na primeira frase de sua resenha no New York Times: "Não acredito numa só palavra do novo livro do cineasta". Com efeito, não dá para crer que, só de olhar, Herzog possa, como diz, saber se uma pessoa sabe ou não ordenhar vacas.
O pé atrás em relação ao que conta não perturba o cineasta. Para ele, a verdade não precisa coincidir com os fatos. Mesmo em seus documentários ele insere invencionices. Para se explicar, cita Gide: "Altero os fatos de tal modo que eles se parecem mais com a verdade do que com a realidade".
Vá lá que seja: é um modo de ver o mundo. O chato é que, progressivamente, e sobretudo nos seus últimos filmes, as bizarrices são tantas, e tão forçadas, que não geram alumbramentos.
Compare-se, por exemplo, a cena de "Aguirre" na qual o explorador, alucinado, vaga numa jangada lotada de macaquinhos, com a de Herzog se debulhando em lágrimas em "O Homem-Urso". A primeira é poesia, fala dos delírios do colonialismo; a outra, sensacionalismo barato e sem propósito.
Em "Cada um por si e Deus contra Todos" ocorre algo parecido. O começo do livro, sobretudo os capítulos sobre a infância, são briosos, reveladores. Nos últimos, os mitos e mentiras se acumularam de tal modo que não surpreendem; entediam. Resta apenas a automistificação ególatra.
FOLHA
ILUSTRAÇÃO BRUNA BARROS
"It’s common to read about movies that are shown in most of the world but not released in, say, Russia or, more often, China. Should “The Apprentice” end up widely available globally but not, for political reasons, in the United States, it will be a sign of democratic decay, as well as an augur of greater self-censorship to come. After all, if anxiety about enraging Trump is already shaping what you can and cannot watch, it’s probably bound to get even worse if he actually returns to power."
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The Chilling Reason You May Never See the New Trump Movie – DNyuz
por Ediel Ribeiro
Rio - Paulo Leminski foi poeta, romancista, compositor e tradutor. Nasceu em Curitiba, no Paraná, em 1944.
Filho de Paulo Leminski, um militar de origem polonesa e Áurea Pereira Mendes, uma dona de casa - filha de pai português e mãe brasileira.
Apesar da tentativa dos pais de fazer com que o menino ingressasse na vida religiosa - ele estudou no Mosteiro de São Bento - em 1963, Leminski viajou para Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda.
Foi lá que conheceu os já grandes poetas Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, fundadores do Movimento da Poesia Concreta.
Admirador do poeta tropicalista Torquato Neto, Leminski estreou em 1964 com cinco poemas na revista Invenção, do movimento concretista, dirigida por Décio Pignatari. Publicou o seu primeiro livro - o romance Catatau - em 1976. A partir de então a sua produção literária seguiu de vento em popa.
Inquieto e criativo, Leminski esteve sempre à beira de uma explosão e assim produziu muito. Dono de uma extensa e relevante obra, tinha uma poesia pessoal e marcante. Criou um jeito de escrever, com trocadilhos, ditados populares e forte influência do haicai, de Matsuo Basho - o poeta mais famoso do período ‘Edo’ no Japão. Abusava das gírias e palavrões, tudo de forma inata e instigante.
Foi também letrista e músico. ‘Verdura’, de 1981, foi gravada por Caetano Veloso no disco ‘Outras Palavras’. Por sua formação intelectual, Leminski era visto por muitos como um poeta de vanguarda e, por ter aderido à contracultura, muitos o aproximam dos ‘poetas marginais’, embora ele jamais tenha assumido qualquer destes rótulos.
Profissionalmente atuou como professor de história e redação além de ter participado como diretor de criação e redator em algumas agências de publicidade. Como tradutor trabalhou com grandes obras de autoria de Joyce e Beckett.
Casou-se, aos dezessete anos, com a desenhista e artista plástica Neiva Maria de Souza. Separou-se em 1968, e, em seguida, casou-se com a também poeta Alice Ruiz, com quem viveu durante vinte anos e teve três filhos: Miguel Ângelo, Áurea e Estrela.
O poeta morreu em 7 de julho de 1989, em consequência do agravamento de uma cirrose hepática que o acompanhou por toda a vida, aos 45 anos.
"As faithful as Gadd might’ve been to his own life on the page, the real story’s real impact lies in his performance. From his character’s desperation for others’ approval to his soul-crushing, silent shame, Gadd never veers away from reminding us that everything Donny experiences, and everything he does, is deeply human—even and perhaps especially when his choices clearly aren’t in his best interest.
The same can be said for Gadd’s co-star, Jessica Gunning, who arguably had an even tougher task in front of her while playing Martha. It can be all too easy for a character like Martha to become the butt of the joke, but while speaking with Tudum, Gadd emphasized that with this story, he aimed to “show the layers of stalking with a human quality I hadn’t seen on television before.” "
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‘Baby Reindeer’: How Netflix’s Stalker Series Became a Viral Sensation
"No leader of any mainstream French political party has ever previously embraced a possible alliance with Marine Le Pen’s National Rally, or its predecessor, the National Front. But across Europe, barriers to what was long regarded as the extreme nationalist right have been falling as those parties have adjusted their positions and as a broader consensus has formed that large-scale illegal immigration across a porous European Union border must be curbed.
The arguments of what are seen as cookie-cutter white male graduates from elite schools who run the country, and have since time immemorial, no longer wash with people struggling to get by in neighborhoods they feel have been transformed by uncontrolled immigration.
We need an alliance, while remaining ourselves,” Mr. Ciotti said. Later, asked by reporters at the party’s headquarters what had happened to the barrier that traditional parties in France usually erected around the far right, he demurred, saying the question was “totally out of step with the situation in France.”
“The French don’t see the cordon sanitaire,” he said, referring to what was sometimes called a “dam” against the extreme right. “They see diminished purchasing power, they see insecurity, they see the flood of migrants, and they want answers.”"
more in the report by ROGER COHEN & AURELIEN BREEDEN
"Celebrated for her insouciant cool and varied style, the late singer was a muse across decades of fashion. Here are some of her greatest ensembles"
LEONARDO SAKAMOTO
A Justiça espanhola condenou a oito meses de prisão, mais uma proibição de ir a estádios por dois anos, três torcedores do Valência que lançaram insultos racistas contra o brasileiro Vinícius Júnior. Durante um jogo em 21 de maio de 2023, o jogador do Real Madrid foi chamado insistentemente de “macaco”.
A sentença é uma vitória não apenas de Vini Jr em sua luta contra o racismo (o melhor jogador do mundo e um ser humano gigantesco) como de qualquer pessoa que não morreu por dentro. Mas ela é o mínimo e vem com atraso.
A demora por punições levou a Vini Jr ser alvo costumeiro de criminosos que se dizem torcedores, com insultos grotescos e nojentos. Até boneco representando jogador foi enforcado em ponte.
Não basta focar apenas em torcedores e jogadores, os clubes e federações também precisam ser punidos diante do comportamento de seus torcedores. Isso inclui prisões e banimento de agressores, mas também perda de pontos, suspensão ou exclusão de times, demissão de passadores de pano, rescisão de patrocínios, além de multas multimilionárias. E o repúdio da sociedade contra quem tenta justificar imbecilidades. A Federação Espanhola chegou a punir com bloqueio parcial da arquibancada por cinco partidas, mas reverteu para três. Tão pouco que os seus torcedores continuam atacando Vini Jr, chamando-o de mentiroso.
Crimes como o de maio de 2023, cometido contra o principal jogador brasileiro no exterior, não são culpa apenas de três indivíduos, mas responsabilidade de um sistema que protege quem o comete, permitindo que eles se sintam seguros através da impunidade. Isso, vejam só, também acontece por aqui.
“E se alguém usar uma camisa de outro time e xingar?”, “Cadê minha liberdade de expressão?”, “Ah, mas que radicalismo!”, “Deixa o povo se divertir”, “É só brincadeira”, “É só futebol”. Não, não é só futebol. Porque futebol é grande demais para ser só futebol. É também espelho da sociedade que somos e farol daquilo que precisamos ser. E quando futebol é palco para agressão da dignidade, não é apenas um determinado grupo, mas toda a sociedade que é atacada.
UOL Notícias
" A falácia está justamente nesse deslocamento: quando se desvia do assunto para mistificar. Essa falácia naturalista – passar do “ser” ao “dever ser” – instaura uma outra, a falácia do apelo à autoridade (chamada em latim de ad verecundiam) pela qual os “pastores” e “padres”, ou homens em geral, querem se fazer passar por pessoas que sabem mais sobre as mulheres e suas vidas do que elas mesmas.
Junto a ela, a muito conhecida falácia ad hominem, pela qual se tenta jogar com uma suposta imoralidade das mulheres, atacando a mulher que aborta ou que defende a legalização do aborto, como se fossem monstros que merecem ser eliminados.
A falácia do apelo à vida do embrião é o que está em disputa quando se trata do chamado “Estatuto do Nascituro” pelo qual o não-nascido – lembremos que o não-nascido está habitando o corpo de uma mulher nascida – tem mais direitos do que ela mesma (!)."
mais no artigo de Marcia Tiburi
RUDÁ RICCI
Esta é, sem dúvida, a pior semana do governo Lula (e do campo progressista). A direita, mais que a extrema-direita, percebeu o grau de desarticulação do lulismo e campo progressista e avançou com fome. Farei um breve fio a respeito.
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SERGIO AUGUSTO
Se Gregor Samsa se transformou num inseto monstruoso, Franz Kafka virou um ídolo da Geração X, um improvável cult hero da mídia digital. E não de uma plataforma qualquer, mas do tentacular TikTok. Essa metamorfose foi explorada, com algum espanto, nas últimas semanas, ao sabor do centenário de morte do escritor checo, ocorrida em 3 de junho de 1924.
Só uma idólatra grega chamada Margarida Mouka já produziu 293.949 vídeos em torno de A Metamorfose, que, aliás, ela, confessadamente, leu e releu chorando. Outra, identificada como Ashling, montou um vídeo só com suas reações emocionais a imagens de Kafka, a quem uma terceira prometeu fidelidade eterna se não encontrar um homem à altura do ídolo.
Por que pensei primeiro em Carpeaux? Porque não conheci outro intelectual com mais intimidade e conhecimento de Kafka e seu entorno do que o grande crítico de origem austríaca, o primeiro a publicar um ensaio em português sobre o atual xodó do TikTok.
Carpeaux cruzou com Kafka por acaso em Berlim, numa tarde de 1921. O escritor era um ilustre desconhecido. Ao lhe ser apresentado no Romanische Café, ponto de encontro da boemia intelectual berlinense, entendeu Kafka dizer “Kauka” e ficaram só no “muito prazer”. A voz daquele “rapaz franzino, magro, pálido e taciturno” já estava embargada pela tuberculose que o mataria três anos mais tarde. Carpeaux detalhou o episódio num texto postumamente incluído em Reflexo e Realidade.
Ao pesquisar sobre os últimos dias do escritor, Carpeaux visitou até a clínica em que Kafka morreu, nos arredores de Viena, e ganhou de presente um exemplar da primeira edição de O Processo, tesouro que ainda era, em 1966, quando o visitei pela última vez, o maior orgulho de sua biblioteca, decepcionantemente pequena para o tanto que aquele polímata sabia.
ESTADÃO
JAMIL CHADE
Vini Jr. pode ajudar a moldar uma nova geração. Para milhões de garotos, ele é a nova referência. Cada passe será copiado e ensaiado à exaustão por garotos no Senegal, na Suíça ou em Manaus. Assim como serão copiados e recebidos como inspiração cada declaração que optar por dar. Seus pés não mais fazem apenas gols. Eles podem contribuir para mudar o mundo.
Recuso-me a enxergar o estádio apenas como um local de entretenimento. Ele é uma caixa de ressonância da esperança, dos sonhos e mesmo da violência da sociedade.
Não há motivo, portanto, para pensar que o esporte não possa ser um instrumento de Justiça social e de promoção de valores humanistas.
Hoje, ao levar os racistas a uma condenação, Vinicius Jr. marcou o seu gol mais decisivo da temporada.
Com seu corpo, uniforme e vibração, ele manda uma mensagem a garotos de que a democracia precisa ser defendida, que a indignação não pode vir apenas no momento de um pênalti não marcado, que a união dos torcedores pode ser a união por dignidade, que o racismo é inaceitável, que a defesa do direito de cada uma das meninas é a garantia de uma sociedade mais justa.
Se ele optasse apenas por jogar futebol, os troféus seriam merecidamente seus. E, como ocorreu nestes últimos dias, aplaudiremos de pé.
UOL
"The Environmental Defense Fund will finance research into technologies that could artificially cool the planet, an idea that until recently was viewed as radical but is quickly gaining attention as global temperatures rise at alarming rates.
The group will fund what is sometimes called solar radiation modification, or solar geoengineering, which involves reflecting more of the sun’s energy back into space. Possible techniques involve injecting aerosols into the stratosphere, or brightening clouds to make them more reflective.
Researchers believe such actions could temporarily reduce global temperatures, until society reduces greenhouse gas emissions by burning far less fossil fuel.
What they don’t know, and are trying to find out, is what other effects these actions could have
The risk of unintended consequences is only part of what drives opposition. Opponents also say that simply talking about solar geoengineering creates a dangerous impression that quick fixes for climate change are available."
more in the report by CHRISTOPHER FLAVELLE
Environmental Group to Study Effects of Artificially Cooling Earth – DNyuz
"“It’s not madness, it’s not despair, but it is a huge risk from an impetuous man who prefers taking the initiative to being subjected to events.”
France is always a mystery, its perennial discontent and restiveness at odds with its prosperity and beauty, but this was a surprise of unusual proportions. Mr. Macron, after a stinging defeat in which the National Rally won 31.37 percent of the vote to 14.6 percent for the coalition led by his Renaissance party, has in effect called his country’s bluff, asking if its apparent readiness for the extreme right in power is real or a mere letting-off of steam."
read report by ROGER COHEN
In Calling Elections in France, Macron Makes a Huge Gamble – DNyuz
The filmmaker talks about the inspirations for the characters in “Megalopolis” and “The Godfather,” and responds to recent allegations.
"COPPOLA COULD HAVE, he told me, continued making gangster films after “The Godfather,” a critical and popular hit, as well as the equally successful “The Godfather Part II.” But he wanted to learn and to make as many styles of movie that he could. “One thing you’ll notice about my stuff,” he said, “is that every film is very different from one another. ‘The Godfather’ is very classical, ‘Apocalypse Now’ is very wild, ‘One From the Heart’ is very theatrical, ‘Dracula’” — his lushly romantic 1992 horror tale — “was very archaic. The reason that my films were so different is because the themes were different.” He had found a style to fit each one. Yet after all that, he kept wondering, as he put it now, “what my style is.”!
READ THE INTERVIEW WITH COPPOLA
BY MANOHLA DARGIS
"Resolvi ficar deitado. E então o ácido bateu. Passei as sete horas seguintes de rosto para baixo, no chão, embaixo de uma árvore, sem me mexer, absorvido pela viagem mais maravilhosa que se pode imaginar. Entre outras coisas, tive ali a certeza de ter inventado uma nova forma de arte. Essa nova forma era o mero ato de pensar e de criar, e ninguém precisaria de livros ou de filmes ou de músicas para comunicá-la; qualquer um poderia simplesmente deitar no chão, em qualquer lugar, de rosto para baixo, e a obra de arte seria transmitida através da Terra, da mente de seu criador diretamente para a mente do público. Até hoje acho que isto poderia funcionar, e seria uma coisa maravilhosa. Pense nos custos que poderíamos economizar somente com produção e distribuição!"
]"Acho que esse é o quebra-cabeça de nosso tempo. Quando as pessoas falavam sobre a proliferação das redes sociais, a maioria era bastante otimista em termos de teoria democrática. Achavam que isso tornaria a esfera pública mais pluralista e que haveria mais movimentos de baixo para cima. No início, tivemos esse impulso com movimentos como a Primavera Árabe, mas essas ações tendem a ser muito efêmeras e isoladas. Traduzir isso em processos institucionais, em que essa captura do sentimento do público on-line é transformada em mobilização dos partidos políticos é algo visto principalmente na direita. Não há muitos exemplos que tenham funcionado na esquerda ou no centro com o mesmo efeito. De qualquer forma, o apoio do AfD não é composto por essas pessoas que se sentem oprimidas. Embora falem isso, tendem a ser principalmente homens mais ricos e com um grau de instrução mais alto em geral, além de muito mais conservadores. Portanto, não é de se surpreender que aqueles que já têm poder também consigam aproveitar as ferramentas digitais. "
leia entrevista de Curd Knüpfer
feita por Kathlen Barbosa
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