This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, junho 13, 2024

    A pior semana do Governo Lula

     

    Image 

    RUDÁ RICCI

     Esta é, sem dúvida, a pior semana do governo Lula (e do campo progressista). A direita, mais que a extrema-direita, percebeu o grau de desarticulação do lulismo e campo progressista e avançou com fome. Farei um breve fio a respeito. 

    1) Que o governo Lula3 se revela o mais conservador e desarticulado já é fato conhecido por todos. A articulação política e a comunicação são as duas áreas mais atacadas pela própria base social do lulismo. Mas, o que não se via era tanto erro e bola nas costas como ocorreu agora 
     
    2) Comecemos pelo ministro indiciado. Indiciamento não é decisão judicial. Mas, houve um tempo que o PT partia para cima de governos composto por indiciados. Agora, Lula sugere que seu ministro tem "direito de provar que é inocente" 
     
    3) A questão que fica, de cara, é: por qual motivo no Lula1 qualquer indicação até o terceiro escalão passava por uma varredura tão rigorosa e agora um político de direita chega ao ministério com acusação de corrupção? 
    4) Tudo tem limite na vida, inclusive as desculpas para se aliar com a direita, ainda mais quando é tão esfarrapada que todos percebem que o partido do ministro não dá votos para o governo. 
     
    5) Esta história já afeta a imagem do PT, mas a fala de Lula sobre a greve nas universidades radicaliza a ruptura com todo ideário petista. Lula e PT significam luta social e greve. Se o líder do partido parte para cima de grevistas, a tradição vai para ao ralo 
     
    6) A semana azedou de vez com a urgência na votação da PL do Estupro. Foi cinismo ou oportunismo da direita? Os quase-aliados do lulismo perceberam a chance de avançarem numa pauta do atraso? 
     
    7) A avenida aberta para a direita sem pudor ficou ainda mais nítida com a aprovação da urgência para a PL que invalida a delação de presos, o que protege assassinos e golpistas
    8) Finalmente, a cereja do bolo foi o ultraliberalismo de Fernando Haddad que anunciou que vai propor ao presidente mudança no atual formato dos pisos (gastos mínimos) em saúde e educação. A proposta é de limitar a 2,5% de crescimento real do piso das duas áreas 
     
    9) Ora, não se trata de mero cerco da direita sobre o governo, mas de indícios que o governo está se inclinando para apoiar tal "cerco". Esquerda desdentada, esquerda exausta ou refém, o fato é que a semana foi uma tragédia para quem acredita num mundo melhor. (FIM) 
     
    Image

    • • •

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER