This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • TA TUDO MUITO ESQUISITO, DEPOIS QUE VISUAL VIROU QUESITO

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, janeiro 31, 2004


    À ÍNDIA FUI EM FÉRIAS PASSEAR



    f
    foto de Antonio Milena


    ISONOMIA

    Aí ô! Eu, como a Parmalat do Brasil, também quero dois anos de leniência pra organizar minhas dívidas!!!


    SALÃO CARIOCA DE HUMOR

    Lembrando que amanhã domingo o blog0news estará publicando a relação dos desenhistas classificados em mais uma etapa de seleção para Grande Concurso do XV Salão Carioca de Humor.....


    ABANANDO OS RABINHOS


    No Rio Fashion Week tinha um monte de cachorras desfilando na pista.
    No Santos Dumont entrou um cachorro na pista e criou-se este fuzuê todo.



    PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


    O Brasil já tem Mississippi Burning. O assassinato dos fiscais que escarafunchavam condições de trabalho escravo e semi-escravo no interior de Minas tem que se tornar, pelo menos, um caso emblemático.
    Eles foram exemplados. Seus assassinos tem que ser capturados para servirem como contra-exemplo.

    É coisa das maiores autoridades irem para Unaí pessoalmente e botatem banca.
    Algumas autoridade até irão, ou farão pronunciamentos duros, de bravata, querendo aparecer, e logo rola a histõria para a longa vala da impunidade.


    NÃO FOI PARA ISSO QUE FIZEMOS A LUTA ARMADA

    E o MR-8 recebendo grana do Saddam Hussein, hein?


    NAO FOI PARA ISSO QUE CRISTO VEIO AO MUNDO

    Parece que o principal objetivo da Igreja Católica agora no mundo é implicar com o uso de camisinhas.


    OS BRUXOS DE BLAIR

    Palhaçada também esse inquérito governamental livrando totalmente a cara do Blair e culpando a BBC no episódio do cientista que se suicidou ou foi suicidado por comentar que Blair e sua corja maquiou relatórios sobre armas iraquianas pra colaborar com o esforço de guerra americano.

    Forçaram tanto a barra que pegou mal, muito mal, e acabou tendo um efeito contrário. Ninguem acreditou no relatorio, que criou revolta entre jornalistas e cidadãos, e o diretor da BBC obrigado a renunciar tinge-se com as cores de mártir.


    FICHAMENTO: NÃO CAI A FICHA

    Bem, taí o que alguns previram.
    O Estado Policial da Amerika criou obstáculos irritantes e humilhantes agredindo todos os que ousaram visitar o seu país, reforçando um sistema de identificação e fichamento de todas as pessoas que entram no país nos seus aeroportos.

    Deu até nessa historia toda de reciprocidade por parte das autoridades brasileiras. Inumeros países condenaram essas medidas e milhares de pessoas, reclamando ou não, passaram por esse vexame ou mico.

    Ate agora foram catalogados, com fotografias, impressões digitais, etc, mais de 600 mil estrangeiros. Sabem quantos terroristas foram capturados com tais medidas (a razão oficial delas existirem)? Zereta. Nenhum. Nenhunzinho.

    A um custo de milhoes de dolares.
    Apenas para alimentar a paranoia desses arrogantes malucos de pedra.
    Dados do Departamento de Segurança Interna do Império numa comissão do senado.

    Sem falar naquilo que venho escrevendo neste blog0news:
    além de ridículo é uma palhaçada. É tudo ineficaz.
    Essas medidas de segurança viraram padrão nos aeroportos mas foram implementadas em apenas 14 dos portos americanos. E em nenhum posto de fronteira terrestre!! E mesmo nos aeroportos cidadãos de países amiguinhos são isentos do processo.

    O mesmo depoimento do DSI confirma a bobajada: em 2002 registrou-se a entrada de 415 milhões de pessoas nos EUA. 312 milhões o fizeram através de fronteiras terrestres e sem maiores identificações.

    É que nem a polícia quando faz blitz num lugar onde menos passa bandido, só pra encher o saco e tumultuar a vida das pessoas.


    LIBEROU GERAL

    Soltinhos da Silva (ou da Silveira) a dupla futebolística-empresarial Pitta & Martins. Solto com eles o advogado Rosenberg e Ronaldo Adler. Pessoal do propinoduto. Inicialmente condenados a 11 anos de cadeira, rolou liminar e foram liberados. É isso aí.


    URRO PRIMAL NAS PRIMÁRIAS

    O assunto da semana nos EUA foi o discurso de derrota de Howard Dean ao perder a primeira primária na corrida eleitoral americana. Na tentativa de reinflar de ânimo os voluntários que ajudam na sua campanha, Dean se empolgou, passou a gritar bem alto o nome dos estados onde iria ganhar e acabou pontuando tudo com um urro bestial.

    Urro e discurso que virou o grande tema da campanha até agora. Dean caiu no descrédito e, objeto de galhofa generalizada, lança uma imagem de descontrolado.

    Pois aqui vocês podem ver - se ainda não viram - o video deste momento singelo.

    Não achei nada demais. Ele nao estava fazendo um discurso público ou um pronunciamento à Nação. Estava num rally de funcionários seus, e como em qualquer empresa, ou intervalo de partida de futebol onde o time está perdendo, chamou o pessoal à raça com muita garra.

    Mas, mais uma vez, vamos ter uma eleição onde o importante é o glacê e não a receita do bolo. Candidatos vencerao ou perderao pelo espetáculo na mídia e não por suas convicções, ideais e plataformas (mesmo porque não os tem).

    Enquanto isso, o grito de Dean caiu na rede e está sendo remixado de todas as maneiras.

    Link para um remix

    e depois para vários outros


    O KAY É ISSO?????

    O prõprio chefe da equipe do Governo Americano que buscava pelas armas de destruição em massa do vilão Hussein em terras iraquianas poe a boca no mundo e diz que nao havia nada disso, que nao tem armas nenhumas,
    que se teve ja foram destruidas ou dilapidadas ha muito tempo
    portanto, agora pode riscar do mapa essa desculps esfarrapada do Imperador Bush pra invadir aquele montão de campos petrolíferos.

    Claro que todas as pessoas inteligentes sabiam disso
    mas é interessante ver agora os espertos assumirem
    e alguns dos burros terem que reconhecer.

    quinta-feira, janeiro 29, 2004


    À ÍNDIA FUI EM FÉRIAS PASSEAR...



    foto de Antonio Milena




    COMENTÁRIOS QUE ACABAM VIRANDO POSTS

    Eu sei que muita gente, inclusive vc Rick, gosta do Cristovam Buarque por achá-lo decente, honesto, etc. Também acho isso. Mas ele tem o cérebro tumultuado e fala demais. E falando demais, fala besteiras. A sua constatação de que o Estado, através de cursos públicos, forma profissionais que não atendem ao interesse público é de cabo de esquadra: advogados que auxiliam empresas a pagar menos impostos (ele usou a expressão fraudar o fisco) e cirurgiôes plásticos que rejuvenescem rostos de velhos ricos. Conclusão: acabar com cursos públicos de Direito e de Medicina....va bene??

    Ele não serve para cargo executivo. Tem o cérebro tumultuado, é uma usina de idéias (a maioria amalucadas), fala pelos cotovelos (sem pensar). Disse ele em entrevista que os seus projetos foram barrados na Casa Civil (Zé Dirceu). De onde será que veio o sopro no ouvido do Lula para tirá-lo do ministério? Uma paçoquinha para quem acertar. Bom dia...


    - brunno


    Refere-se a este

    e a este e a estes posts.



    Aos meus leitores desenhistas e interessados no assunto comunico que neste fim de semana será publicado neste blog0news a relação dos classificados na segunda seleção de inscritos para os concursos do XV Salão Carioca de Humor.

    Já houve uma primeira pré-seleção onde os quase tres mil trabalhos foram reduzidos em um quarto. Agora haverá nova seleção, que, de 680 trabalhos, chegará a 240 obras, sendo 60 em cada uma das categorias de Charge, Cartum, Caricatura e Quadrinhos.

    Este listão será publicado aqui para quem quiser conferir.


    CITAÇÃO DE HOJE

    Histórias como a da Parmalat não aconteceriam se a globalização neoliberal não tivesse criado esse sistema financeiro internacional no qual o dinheiro parece crescer em árvores. Para que os EUA se financiem com a poupança do resto do mundo é necessária a completa liberdade de movimentode capitais para Wall Street, com escala nos paraísos fiscais.
    O resultado é a hipertrofia do capital financeiro, seu total descolamento da acumulação produtiva e inúmeras oportunidades para fraudes, que nenhum executivo superambicioso e pressionado pela concorrência pode se dar ao luxo de ignorar.

    Fusões e aquisições espetaculares tornam-se mais importantes que o estudo cuidadoso do retorno de investimentos produtivos. Quem não consegue acompanhar o ritmo absurdo da valorização dos ativos financeiros precisa inventar qualquer coisa para não parecer que está sendo deixado para trás.

    O resultado é a multiplicação periódica de dívidas impagáveis e ativos imaginários.


    - Antonio Luiz Costa
    "Sobram culpados"

    terça-feira, janeiro 27, 2004



    O que é o Humor, né...
    guardei esta foto durante meses esperando cristovam buarque ser demitido do ministério
    só para fazer alguma potoca
    como esta aqui

    pensando bem, isto nem é uma reflexão sobre o humor
    melhor seria dizer
    O que é a política, hein...
    há meses todos sabiam que cristovam buarque iria rodar
    e fingiram-se todos que não.

    e enquanto isso nao houve um ministerio da educacao


    NEM TUDO FOI TÃO CHATO ASSIM

    A melhor coisa do Torneio Pré-Olímpico foi a ausência de Galvão Bueno.


    NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

    Podemos não ir com o futebol às Olimpíadas, mas temos a chance de ganhar um ou mais Oscars!!!! Uau!!


    GRANDES DÚVIDAS DA HUMANIDADE


    Hoje, primeira página do JB, esta foto e a legenda
    Lula ouve explicações do presidente Abdul Karam durante o desfile...

    Se Lula não fala nem entende inglês, e muito menos o indiano,
    em que língua ou dialeto um explicava e o outro ouvia?


    GLOBULOS DE OURO

    Que surpresa as premiações no Globode Ouro! Surpresa boa!
    Algumas coisas até inesperadas para uma premiação no cinema americano
    (embora decidida pela imprensa estrangeira).

    A maior delas foi The Office, um seriado britânico (!)
    batendo Will & Grace, Sex & City e outros quetais...
    The Office é um grande cult em nossa casa há dois anos
    mas realmente é off-beat com um humor peculiar
    mas mordaz ao retratar os joguetos e manipulações do trabalho corporativo atual...

    E meu xará Ricky Gervais ainda levou melhor ator comico por sua criação de David Brent...

    Outras coisas que achei bacana:
    premiação de Frances Conroy, a mãe da família funerária do Six Feet Under...
    o prestígio alcançado por Sofia Coppola com seu ótimo Lost in Translation...
    a vitoria geral do épico tolkieniano de Peter Jackson...

    Vamos ver se um pouco disto transborda para o sisudo e reacionário Oscar...
    que não costuma apreciar filmes independentes nem o mundo da fantasia...


    MAQUETEANDO A SUA CIDADE

    A comemoração mais legal e emocionante dos 450 anos da cidade de São Paulo
    foi o projeto de Gepp e Maia
    trabalhando com 800 crianças de 65 escolas públicas da zona leste
    pra construirem juntos uma maquete desta metrópole.

    veja aqui


    COMENTÁRIOS QUE ACABAM VIRANDO POST

    Re: Demissão de Cristovam Buarque

    Já havia passado, e muito, o tempo de mandar este bestalhão cuidar da vida. Confuso, destrambelhado, tem uma idéia maluca nova por hora. Eu não consigo entender como uma figura ridícula dessas vira ministro. Bom, Benedita, Emília Fernandes, Graziano, Olivio Dutra, etc., também foram. Este último ainda é....Não há risco de melhorar....
    - Brunno


    Como acontece, discordo do Brunno - quanto ao Cristovam, os demais nomes citaram realmente.. mas ele coloca suas opiniões com tanta veemencia e precisão
    que se o Lula tivesse usado uma parcela disto na hora de compor seu ministério não estaria passando esse perrengue agora.

    Refere-se a esta potoca


    SINTOMÁTICO

    Primeiro é a perna puxando
    sensação de que uma ficou menor que a outra.

    Depois são as câimbras nas pernas
    acordando na noite com tanta dor que suo frio.

    E em seguida as costas ficam rijas
    você anda todo duro, sem poder se curvar muito.

    Todo verão é isso:
    vem aí... O ATAQUE DOS CÁLCULOS RENAIS!!!

    Meu corpo já se prepara ingerindo massivamente água e cerveja.

    sábado, janeiro 24, 2004


    MINISTRO CRISTOVAM BUARQUE DEMITIDO PELO TELEFONE



    http://www.bushflash.com/thanks
    Um flash interessante sobre as relações antigas dos americanos com um certo saddam hussein.


    MISTÉRIOS DO UNIVERSO

    Re Stephen Hawking: às vezes os buracos negros estão bem ali ao seu lado.


    PIADAS NUM MUNDO PARANÓICO

    Samantha Marson é uma inglesa de 21 anos. Na sua primeira viagem ao exterior foi para os EUA. Na volta para casa, ao embarcar, entrou nos esquemas de seguranças habituais. Aí, quando um policial de revista jogou sua maleta com uma certa força, ela brincou: "Cuidado aí. Tem tres bombas aí dentro".

    Por conta deste comentário jocoso, e as consequencias que gerou, Samantha foi presa imediatamente e levada pra cadeia. Foi marcado um julgamento para daí a duas semanas, onde poderia ser condenada a 15 anos de prisão!

    A família dela tentou chamar atenção para o caso, o consulado ingles intercedeu, o caso envolveu até Richard Branson (o dono da Virgin) que ofereceu advogados e ajuda financeira
    e Samantha foi solta depois de cinco noites na cadeia e uma multa de $ 5000.

    Esta é uma terrorista que os americanos conseguiram capturar.
    Então prestem atenção, meninos e meninas, em aeroportos americanos, boquinha calada!


    Pela COCHLEA: The Tokeleys - Megafauna.


    ENQUANTO ISSO, POR BAIXO DO TAPETE...

    Ninguem fala nisso, mas existe uma Comissão de Inquérito funcionando nos EUA apurando as falhas de segurança nacional que permitiram a ocorrência do atentado ao WTC em 11 de setembro.

    Ninguem fala nisso, mas esta Comissão conseguiu apurar - entre muitas outras coisas - que George W. Bush, no dia 6 de agosto de 2001, foi informado explicitamente que haveria um atentado com aviões a algum local importante dos EUA. No dia ele estava de férias em seu rancho no Texas.

    É o tipo de coisa que pode modificar uma eleição presidencial, mas ninguém fala nisso. E mesmo se falassem, quem acreditaria? As condições em que essa comissão trabalha são as seguintes: uma pessoa de cada vez entra numa salinha minúscula onde mal pode se mexer e recebe os documentos aos quais solicitou acesso (90% dos pedidos de acesso são negados). Ali ele pode passar os olhos sobre esse material. Qualquer anotação precisa ser mostrada ao sair e é confiscada ou não. Não pode fotografar nem tirar cópias, ou seja, não tem evidências concretas.


    SANTA DE CASA

    A gauchada da Toscographics vem aí com mais um petardo!!
    Aliás o petardo é extremamente carioca: um curta em animação (nem tão curta pois tem 18 minutos)
    baseada num texto de Aldir Blanc
    estrelando o próprio Aldir (ou sua versao animada)
    e vários personagens-amigos como Jaguar, Pereio, Fausto Wolff...

    (Aliás, que trio barra pesada! Jaguar & Pereio & Fausto juntos num bar, contando suas aventuras, já pensaram???)

    Falei gauchada porque a Tosco é o Allan Sieber e a Denise Dedê Garcia
    e os cenários são do Zimbres
    e a direção do Fernando Miller
    mas tem dois dedos de um carioca na parada:
    o carioca é o Leonardo,
    chapinha do blog0news e chargista do Extra,
    com um dedo na co-animação e outro no co-roteiro.

    É um trabalho bacana que eles vem burilando há algum tempo.
    Menciono isto hoje aqui porque O Globo, no Segundo Caderno, publicou matéria do João Pimentel a respeito.

    ps.: semana que vem estréia Rio de Jano
    o documentário sobre o desenhista frances Jano no Rio de Janeiro
    onde as animações foram feitas pela Tosco.

    (gente onde tem texto em marronzinho são links onde vocês devem clicar e ir em lugares onde se divertirão muito mais do que aqui no blog0news.



    CURROPTO FALANDO DO CORRUPESFALAPADO

    Os EUA sempre produziu grandes cômicos. É um país de comédia. Soa muito engraçado seu Governo engajar-se agora numa Guerra Santa contra a corrupção mundial (agora que a cruzada contra o terror perde a graça, por ser complexa e real demais).
    Enquanto os maiores corruptos do mundo operam naquele país. As megacorporações podres e fradulentas são a base de sua economia.


    É ISSO MESMO QUE ELES KERRY

    Ninguem ali me me cativa
    mas claro que espero que o partido democrata americano escolha um bom candidato e que acabe por derrotar Bush Jr na próxima eleição.

    Pena que John Kerry tenha largado na frene, suplantado os outros dois favoritos Howard Dean e Wesley Clark. Dos tres, Kerry é o único, por exemplo, que apoia uma intervenção americana no Iraque. Discorda apenas das maneiras em que isto foi implementado pela corja do Bush.

    Mas no fundo são farinhas do mesmo saco.


    CITAÇÃO DE HOJE

    O governo de Luiz Inácio Lula da Silva detesta críticas, recebe-as quase como ofensa pessoal e acha que está dirigindo um sindicalão, onde há regras draconianas e seus afiliados estão sujeitos a penalidades regimentais, aplicadas de acordo com as conveniências e a cor dos olhos do infrator.

    - Newton Rodrigues
    "De cabelos em pé

    sexta-feira, janeiro 23, 2004

    Com a intensidade da organização deste Salão Carioca de Humor (vide posta abaixo)
    entrei num ritmo que não vivia há algum tempo
    o de sair de casa cedo para trabalhar e só voltar de noite.

    Você passa o dia inteiro fora de seu ambiente...
    sem nem tomar banho e outras comodidades...
    como é que as pessoas aguentam?!

    quinta-feira, janeiro 22, 2004

    creio que hoje e amanhã não conseguirei postar nada além desta nota.
    gostaria de acompanhar o forum social na india, comentar o brasil no pre-olimpico, a corrida nos EUA que deu a largada, os mais novos absurdos no Iraque

    mas o centro do meu universo está sendo a casa de cultura laura alvim onde estamos fechando as obras de exposições que vai para SP serem scaneadas para catálogo
    e o concurso está nos inundando de desenhos

    nesses dias estamos em processo de triagem e pré-seleção dos desenhos que irão para o Grande Juri no Dia do Julgamento.
    Pra terem idéia: estamos chegando à marca dos 3000 trabalhos inscritos.
    Destes, em vários dias e etapas, estaremos agora pré-selecionando 200!

    Não pode haver uma quantia exagerada de trabalhos chegando ao Juri, pois estes analisam cada coisa detalhadamente, discutem, trocam idéias, é um processo demorado... e precisa dar tempo, inclusive para lerem as histórias em quadrinhos...

    quarta-feira, janeiro 21, 2004


    Aproveitando o feriado - e as tarifas telefonicas menores - o dia foi de ligar para um série de desenhistas convidando-os para estar conosco durante a primeira semana do Salão Carioca de Humor, participando de nossa programação.

    Assim como um técnico de futebol, que depende de outras circunstancias, como o clube liberar seus craques, a escalação dos convidados nacionais dependeu da cidade e do numero de passagens que nos foram oferecidos e determinados pelo apoio da Varig.

    Assim sendo, a escalação ficou a seguinte:

    Belém - Biratan
    Teresina - Albert Piauí
    Salvador - Cau Gomez e Simanca
    Belo Horizonte - Quinho e Lélis
    Porto Alegre - Veríssimo, Santiago, Edgar Vasques e Rodrigo Rosa.
    São Paulo - Angeli, Laerte, Paulo Caruso, Cárcamo, Rossi, Alcy e Dalcio Machado.

    (Estamos batalhando ainda por Recife - Lailson - e mais uma de Minas - LOR.)

    Se você aprecia o trabalho de alguns desses artistas programe-se para estar na abertura do XV Salão Carioca e em nossa programação (que também divulgarei aqui em primeiríssima mão).


    terça-feira, janeiro 20, 2004


    CITAÇÃO DE HOJE

    Aprendi que se a mãe de uma tribo africana chora a morte de uma criança, seu choro é igual ao da mãe italiana ou americana.

    Norberto Bobbio


    Pela COCHLEA: discursos de Martin Luther King mixados com música dub e intercalados com canções de protesto jamaicanos. Um oferecimento da WPQM, rádio da universidade de Princeton.

    segunda-feira, janeiro 19, 2004

    Passei o dia vendo originais com Chico Caruso.
    São difíceis escolhas para programar, entre 20 anos de atividade diária, os desenhos que entram em exposição e podem compor uma narrativa visual dos acontecimentos tantos no Brasil e no Mundo desde o tempo das diretas-já e a transição da ditadura militar para a semi-ditadura economica.

    Serão duas exposições com o homenageado deste ano, o Chico.
    Na Laura Alvim uma com 80 desenhos fazendo a retrospectiva prematurado Governo Lula, ou seja, de seu primeiro ano de mandato.
    Nos Correios outra com 300 desenhos, os melhores/mais significativos dos 20 anos em que colabora para o jornal O Globo.
    É muita coisa para expor.
    Mas, por enquanto, muito mais coisas temos para ver e daí fazer as escolhas.

    Enquanto isso, Ana está cuidando do concurso.
    Hoje seria o ultimo dia para as inscrições, mas como não havíamos atinado que seria um meio de feriadão no Rio, atendemos ao clamor e prorrogamos o prazo. Mesmo assim a imensa maioria deixa para o que seria o último dia. Foi uma tarde de caos e movimentação na Laura Alvim.

    Se até quinta tínhamos cerca de 300 trabalhos, agora temos mais de 2000 - de uma hora pra outra! A preocupação de não termos qualidade suficiente para formar uma boa exposição em quatro categorias diferentes dissipou-se ao chegarem nesta ultima leva as coisas dos peso-pesados. Não vi ainda nada (deixo para ver na hora da pré-seleção para não me influenciar) mas Ana já achou algumas pepitas boas e engraçadas.

    Como houve o anúncio pela televisão, veio também muito muito lixo dessa vez. Desenhos de crianças (no sentido de serem infantilizóides, independente da idade de quem os fez), coisas fora do formato, fora do sentido, fora deste universo...

    Teve uma pessoa que levou lá uma fotomontagem plastificada. No regulamento está escrito bem claro "obras no tamanho de 30 x 40" mas isso não tem importancia para muitas pessoas. A dele era um papel plastificado no tamanho de 10 x 12. Na frente, um carro 4 x 4 aplicado sobre um cenário montanhoso. Dentro do carro, um recorte de Gisele Bundchen. À frente do carro, um recorte de um tigre. No verso do papel, um texto em letras míúdas explicando o que era aquilo. Ana leu várias vezes e continuou sem entender. Seria a narração de uma aventura envolvendo aqueles elementos. Em que categoria classificar isto?

    Por outro lado, teve a presença do Cessim, um senhor de mais de 80 anos, que foi contemporâneo de J. Carlos na redação da revista Careta, na primeira metade do século passado, trazendo desenhos feitos atualmente para se inscrever.

    E no meio rabiscos nos papéis os mais vagabundos, folhas de caderno, atrás de posters, uma lauda da UFRJ, e uma folha tridimensional esculpida com papel higiênico intitulada "O Papel do Idoso".
    E no setor Caricatura um pequeno espelho colado em cartolina. Título: "A Sua Cara".

    A todos a gente inscreve, é importante a participação, mas a partir de agora a equpe se concentra em filtrar o joio do trigo - reduzindo por um gargalo estético os que continuarão correndo em direção ao júri.
    Acompanhem a corrida por aqui.

    domingo, janeiro 18, 2004


    ENGORDANDO FORTUNAS

    O Império Americano, ou melhor, as mega-corporações que hoje são as donas do mundo
    defendem seus interesses em todos os campos e de todas as maneiras.
    Querem seu poder e sua fortuna e o resto que se foda.

    Implicam agora com - mais que implicam, atacam, desestabilizam, reprimem -
    o projeto da Organização Mundial de Saúde de combate à obesidade.

    A grande causa da obesidade atualmente é a alimentação pesada e gordurosa. Aliada à vida parada das pessoas passivas. Mas discutir isto infringe sobre os interesses da industria alimentícia americana, principalmente as empresas de junk food. Então o Governo Americana está torpedeando esse grupo da OMS.Arregimentando inclusive cientistas pra provarem que o fast-food não faz mal ao organismo.

    Os EUA já são uma nação de antas
    (no sentido mental e fisico).
    Mas são pessoas e pessoas, gordas ou magras, não tem a mínima importância. Nem pesam mais na consciência.

    Commercial Alert alerta para as ações do governo americano.


    É interessante que os argumentos são os mesmos usados quando "nossos cientistas não constataram efeitos nocivos nos trangenicos"
    assim como "nossos cientistas"' não haviam constatado efeitos danosos no consumo de cigarros...



    QUE CARA DE PAU

    a de George Bush em ir depositar flores no túmulo de Martin Luther King!
    Tomou uma vaiaça pela frente e foi bem feito!


    POR FALAR NISSO

    Cara de pau mesmo é dessas autoridades do Rio que voltam a entoar a ladainha promocional de sediarem uma Olimpíada. Depois do retumbante fracasso do Rio 2004 vem aí o Rio 2012.

    Esse pessoal não desiste. Mas se tomaram feio antes, por que seria diferente agora?
    Se queriam realmente fazer bonito desta vez, porque não trabalhara bonito, ao invés de depender somente da cidade ser bonita?

    Se tivessem realmente feito o que prometeram e alardearam
    se tivessem consertado os pontos negativos de sua candidatura anterior
    se tivessem investido em ítens essenciais como a despoluição da Baía da Guanabara
    a reforma e agilização do sistema de transportes (inclusive com metrô de verdade)
    áreas de lazer e esportivos e de formação de atletas
    e outros melhoramentos urgentes e essenciais pra metrópole independente de olimpíadas
    não chegariam agora com muito mais impacto e credibilidade?

    Parece que a cidade só terá jeito se puser as mãos na grana da Olimpíada, o que, falemos sério, tá muito dificil de acontecer....


    GUANTANAMEIRAS

    O Pentágono reconheceu aquilo que se vem denunciando há algum tempo:
    tem crianças presas em Guantánamo
    o campo de concentração mantido pelos americanos
    num pedaço de terra tomado de Cuba
    e onde estão detidos em más condições e total ilegalidade
    660 suspeitos de serem terroristas do Al Qaeda.

    Mas ressalva que estão sendo bem tratados, tem alojajmento proprio e distinto dos adultos e recebem aulas diárias em afegão. Então tá. Na verdade, então, estão num acampamento de férias. Bem, de férias não, se estão tendo aula...

    Carta de protesto da Human Rights Watch

    Versão do Exército Americano


    PRE-OLIMPICO

    Hoje é dia de repescagem. Espero que dessa vez deslanche esse time sub-23 e sub-expectativas. Mais uma vez a gente anima e se desencanta. Disseram que essa garotada reunida iria arrebentar. É, tem talentos individuais interessantes mas continuam arrebentando com nossa paciência. Disseram que seria uma equipe voltada pro ataque, com jogadores pra frente, contradizendo com belas jogadas o futebol cauteloso do Parreira. Estao jogando nem pra frente nem pra tras nem pra lado nenhum. No primeiro jogo Ricardo Gomes entrou com uma formação ofensiva e depois entrou numas de relutar a colocar Daniel Carvalho e insistir com dagobertos.

    No jogo Brasil x Chile a Seleção jogou fora o resultado por pura displicência. Não havia nem as desculpas do calor e do cansaço assumidos depois do empate com o Uruguai. Ganhando por 1 x 0, contra nove, vacilou.

    Você pensa que ao se reunir uma seleção de jovens talentosos e ansiosos por mostrar serviço e com mais disposição
    que isso seria um frescor no futebol
    um sopro novo
    mas não, é realmente mais frescura.

    Seguinte: creio que a celebrização instantânea dos jogadores de futebol faz um mal a toda essa geração.
    Assim como está pirando a cabeça
    (de quem já não tem cabeça)
    do nosso mundo onde a fama barata virou objetivo de vida.

    A propósito, Fernando Calazans hoje tem uma coluna interessante
    sobre como a questão desses jogadores é falta de educação mesmo.
    Em ambos os sentidos.


    Por conta do Salão Carioca de Humor estou direto na cidade do Rio desde a vespera do Ano Novo.
    Começo a sentir pesado a opressão da urbe
    o barulho o excesso
    de gente e carros e turistas e predios e propagandas
    agravada por uma ida a são paulo
    metropole cinzenta e ainda mais opressiva
    onde nao ha referencias geograficas apenas de predios e viadutos e marginais
    e o transito tem nós e retenções irritante
    já me basta então o convívio com a agitação
    e esses canyons de edifícios por onde escorrem formiguinhas
    e anseio por escapar disso um pouco em minhas barcas pela baía.

    sexta-feira, janeiro 16, 2004


    OS BURROS TAMBÉM AMAM

    Vocês duvidaram mas aqui está um poema de amor escrito por George W. Bush para sua querida esposa e imperatriz Laura Bush.
    Quem o declamou foi a própria Laura,
    a fim de demonstrar que seu marido, ao contrário do que muitos pensam,
    é um sujeito inspiradamente romântico.

    Peço desculpas por publicar os versos no original
    fui incapaz de verter para o português uma semântica tão complexa
    os termos eruditos e o sabor das palavras...

    Roses are red, violets are blue,
    oh my lump in the bed, how I've missed you.

    Roses are redder, bluer am I,
    seeing you kissed by that charming French guy.

    The dogs and the cat they miss you too,
    Barney's still mad you dropped him, he ate your shoe.

    The distance my dear has been such a barrier,
    next time you want an adventure, just land on a carrier.


    - George W. Bush


    Agora vem o mais incrível:
    George Bush nunca escreveu esse poema.
    (Continuo achando que nunca escreveu poesia alguma mesmo algo tão imbecil como o acima).
    Laura Bush inventou essa história toda - ou então algum assessor -
    ela teria chegado em casa um dia cansada e desanimada
    e havia o poema sobre a cama de casal
    deixando-a emocionada e enlevada.

    Então certa noite, aproveitando quea estava numa feira literária em Washington, no seu discurso, pra mostrar que o maridão também era um homem de letras, declamou essa pérola.

    Aí eu pergunto:
    já que inventaram isto pra mostrar que o homem de palha tem um cérebro
    não poderiam ter feito uma coisa melhorzinha?
    Se for assim ele tem um cérebro mas também de palha (ou coisa pior).

    A conclusão do Slate, onde vi essa abóbora, é que se fosse menos ruim ninguem acreditaria que fosse da lavra de Alfred Neuman, quer dizer, George Bush.

    Mesmo assim muitos não acreditaram e pressionada, depois, dona Laura confessou a cascata.


    COMENTÁRIOS QUE ACABAM VIRANDO POSTS

    Os transgênicos são benéficos ou nocivos?

    Talvez a próxima novela da Glória Perez esclareça essa dúvida e se chame "Transgênico" - quem sabe chamem Michael Jackson para uma ponta, ou como usuário de alimentos trangênicos ou como o primeiro ser-humano geneticamente modicado.

    Quem sabe o nosso congresso não comece a votar leis sobre isso, como fez quando viu Dóris maltratar velhinhos...

    Afinal, no Brasil tudo parece novela...


    - beduína dos velsos


    Refere-se a este post


    Pela COCHLEA: Gary Jules - Mad World


    CITAÇÃO DE HOJE

    Em volta de mim rostos familiares
    Lugares surrados, rostos surrados
    Cedos de pé para as corridas diárias
    Correndo parado, tudo parado
    E seus copos transbordam com as lágrimas
    Sem expressão, expressão nenhuma
    Escondo minha cabeça na mágoa afogada
    Amanhã não tem nada, nem tem nada

    E é meio engraçado
    Meio triste
    Os sonhos onde morro
    São os melhores que existem
    E é difícil de te falar
    Porque é duro de aturar
    Quando a gente corre em círculos sem sair do lugar
    É um mundo enlouquecido

    Crianças aguardam por um dia mais legal
    Feliz Aniversário, Feliz Aniversário
    Obrigadas a se comportar como uma pessoa normal
    Cala a boca, preste atenção
    Fui pra escola e fiquei nervoso
    Ninguem me conhecia, nem me conheciam
    Bom dia professora qual a lição
    Ela nem me via, nem me viam

    E é meio engraçado
    Meio triste
    Os sonhos onde morro
    São os melhores que existem
    E é difícil de te falar
    Porque é duro de aturar
    Quando a gente corre em círculos sem sair do lugar
    É um mundo totalmente
    enlouquecido.


    - Roland Arzabal
    "Mad World"
    tradRicky

    quinta-feira, janeiro 15, 2004

    MATA O VELHO!!

    O Governo Americano continua protestando contra a maneira com que turistas americanos estão sendo recebidos ao desembarcarem no Brasil, sendo fichados, fotografados, e passando por outras humilhações.

    As relações entre os dois países ficou ainda mais tensa após as denúncias de que vários turistas, incluindo senhores de idade, foram detidos em aeroportos e submetidos a sessões de tortura psicológica.




    foto de Paulo Nicollela

    A POESIA É NECESSÁRIA?

    Gente, não deu pra publicar hoje o poema prometido
    versos de amor de autoria do Imperador George W. Bush
    estou tentando traduzi-la mas o texto é muito complexo e cheio de nuances...
    mas vale a pena esperar
    mesmo quem não curte poesia
    pela sua publicação no blog0news amanha sexta.

    VÃO TOMAR NA RECIPROCIDADE!



    ISSO É QUE É
    DEIXAR UMA
    (má) IMPRESSÃO
    DIGITAL!!






    GEN ÉTICA

    Sei que não deveria, mas me irrito quando pessoas esclarecidas argumentam pela produtividade e a favor da liberação de sementes de alimentos geneticamente modificados afirmando que não existem indícios que estes transgênicos causem danos ao organismo humano ou ao meio-ambiente.

    Sugiro que esses entusiastas leiam a entrevista de Jeffrey Smith para Natalia Viana de Caros Amigos. Podem clicar aqui mesmo.



    O Cocadaboa emplacou mais uma!

    Cocadaboa é um site humorístico e noticioso que habita um universo paralelo onde tudo pode acontecer e geralmente acontece.
    Este universo fica numa galáxia muito muito distante daqui
    mas às vezes as cortinas astrais, rôtas, esfiapam-se e
    ocorrem interseções com a nossa realidade onde tudo pode acontecer e somente às vezes acontece.

    O Jornal do Comércio, de Recife - o jornal brasileiro mais antigo ainda em circulação - publicou a notícia de que o título de campeão mundial de clubes obtido pelo Flamengo em 1981 - motivo de glórias e tripudiações até hoje - será cassado. Sim, descobriu-se que o jogo dessa final foi comprado, com o Mengão repassando uma baba pro goleiro do Liverpool entregar o jogo.

    A notícia foi publicada originalmente no Cocadaboa e o jornal pernambucano ouviu o urubu cantar sem saber aonde. Nem desconfiou daquele galo todo preto nem foi saber onde cantava. Ou percebeu que a mesma notícia estava publicada ao lado de outro que anunciava: YPIOCA VAI LANÇAR CACHAÇA SEM ALCOOL. Ou que a animação A Vaca e o Frango seria cancelado devido ao mal da vaca louca.

    Mais um ponto pro humor! Quanto ao Flamengo... ora, é evidente que isso é coisa de vascaínos ressentidos como esse tal de Adailton Persegonha , um eterno vice...
    (E vice nos tempos de outrora, porque agora...)


    BUSH EM 30 SEGUNDOS

    A promoção do Move On acabou por se transformar numa grande polêmica
    quando os espumantes da direita americana
    (e a imprensa que lhe acompanha)
    caiu de pau no evento virtual e, manipulando os nervos do grande público,
    acusando-a de hereticamente comparar Bush com Hitler.
    (Mais uma vez ouviu-se o clamor eterno isso é uma afronta à memoria dos milhoes de judeus exterminados porque nada se compara....)

    Dos mais de 1500 spots inscritos apenas dois faziam essa referencia.
    E não estavam entre os selecionados.
    Portanto, acusação injusta e inverídica
    mas mostrando o quanto o Move On foi eficaz
    ao atingir em cheio a histeria americana.

    Do que estou falando? Leia aqui.

    Saiu o resultado do concurso e o vencedor não era meu favorito porém reconheço que é o mais sutil dos finalistas
    e que, ao ser veiculado, possa ser o mais abrangente e que afete mais as pessoas ainda não-anti-bush.


    Nada de guerra ou acusações histriônicas. Sem narração, com audio apenas de uma guitarra dedilhada, passam-se cenas em tons opacos de crianças realizando trabalhos braçais, pesados ou puxados. Ao fim, apenas uma pergunta, em texto: Quem vai pagar pelo déficit de um trilhão de dólares do Presidente Bush?

    O Move On já conseguiu a veiculação do anúncio de 30 segundos no intervalo do Super Bowl - a grande final do campeonato de futebol americano - onde rola a inserção mais cara de toda a TV e uma estrondosa audiência.


    COMENTÁRIOS QUE ACABAM VIRANDO POSTS

    Quando eu era pequeno, sempre ouvia dizer que o problema do Brasil era a dívida externa...

    Um pouco depois, ouvia que o nosso problema era a Inflação, que era preciso acabar com ela, etc...

    Agora me surpreendo procurando saber como fecharam as bolsas e a cotação do dólar no dia pq hoje, vcs sabem, o problema do Brasil é o "humor" das bolsas, o dólar que sobe, o dólar que desce, o dinheiro que entra e vai embora rápido...E assim vai indo.

    Vai indo, indo e acabo de chegar a conclusão que o problema do Brasil é incompetência e a mania de inventar desculpas pra nossa situação. E o pior é que a gente engole e baixa a cabeça! Bem, ao menos eu engolia...

    - Marco Ribeiro

    terça-feira, janeiro 13, 2004

    Estou trabalhando agora no material de SP (vide primeiro post de hoje)
    e portanto só voltarei a postar amanhã.

    Mas aguardem.
    Vou publicar até um poema de amor de autoria de George Bush.


    UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

    O Forum Social Mundial está se aproximando
    desta vez no propício local da Índia
    e uma dica praqueles realmente interessados:

    o site do FSM vai estar transmitindo em audio cinco conferencias diárias.


    ontem não houve publicação de posts por eu estar na estranha cidade de são paulo realizando algumas materias...

    domingo, janeiro 11, 2004


    IMAGINE

    O melhor texto do projeto Bush in 30 seconds
    (vide post abaixo)
    é de um curta de Mark Vicente:

    Imagine um mundo onde corporações escolhem os líderes, colocam eles no poder, e fazem com que eles re-escrevam as leis a fim de aumentar os seus lucros.

    Imagine um mundo onde corporações começam guerras a fim de criar e aumentar a demanda por seus produtos.

    Imagine um mundo onde os órgãos de imprensa - que pertencem a essas corporações - só conta ao público o que essas querem que ele saiba.

    Imagine um presidente que vende o seu povo e seu meio-ambiente em troca de riquezas para uns poucos.

    Inacreditável?
    Deveria ser...

    PENSE!


    CURTO E GROSSO


    Amanhã serão anunciados os vencedores do projeto Bush in 30 seconds
    promovido por pessoas como o músico Moby e a ONG Moveon
    onde diretores e videomakers criaram spots de 30 segundos contra o Imperador Bush II.

    O juri, além do Moby, tem nomes como Michael Moore, James Carville (o cérebro por tras do Clinton), Michael Stipe (REM), Eddie Vedder (Pearl Jam), Gus van Sant, Tom Shaulhaub (o Monk), Ted Hope (do Good Machine, que está lançando o 21 Grams e o novo do Charlie Kaufman), etc.

    Os finalistas podem ser vistos aqui
    e recomendo pois tem coisas legais.

    E voce público pode votar no mais engraçado ou na melhor animação.


    Bush aparece como um robin hood às avessas (foto), roubando dos pobres pra dar aos ricos. Ou tem cenas fortes como um áudio do Bush dizendo aquelas asneiras-lorotas que levaram os EUA à guerra com imagens de mortos & feridos. O mais inventivo pra mim foi um que mostra apenas o desktop da Presidencia dos EUA. Ali, com um mouse, o usuário arrasta para a lixeira ícones de programas sociais e ecológicos. Em seguida, esvazia a lixeira. Deletando tudo.

    O mais engraçado é "Se seus pais agissem como o Bush".
    Numa casa típica americana, não há mais privacidade, o pai entra com visitas no banheiro onde a filha faz cocô, ele recebe uma encomenda e dá de costas, dizendo que a vizinha é quem vai pagar, e quando a filha surpreende o pai na cama com outra mulher, ele diz: "Não tem problema. Ela é rica".




    CITAÇÃO DE HOJE

    Vivemos num país que está apodrecendo moralmente. O que mais me assusta é que não prestamos atenção ao processo pelo qual estamos passando. Cada vez nos afastamos um pouco mais do lugar onde estávamos, sem perceber. O que ocorre é que nos transformamos cada vez mais em rinocerontes. Perdemos o sentimento e a sensibilidade que eram a nossa consciência.

    Vive aqui uma sociedade inteira que não crê no futuro. Se uma pessoa erguer os olhos por um momento e olhar em torno de si, verá que restam aqui somente aqueles que não tem outra opção. Ficam os fracos do ponto de vista econômico e os fundamentalistas, e diante de nossos olhos Israel está se tornando pobre, ultrareligioso, nacionalista e racista.


    - Avraham Burg
    ex-presidente da Organização Sionista Mundial
    e ex-presidente do parlamento de Israel.

    sexta-feira, janeiro 09, 2004


    VOZES DO ALÉM

    Gente, peraí, peço licença, essa notícia publicada no Globo de hoje tem que ser reproduzida aqui na íntegra...

    Depois da polêmica com os roqueiros, o prefeito Cesar Maia já admite desistir de batizar o Circo Voador, na Lapa, com o nome de John Lennon. A mudança, porém, dependerá da identificação de um outro local em que não haja protestos contra a decisão. Cesar justificou sua decisão apelando para o sobrenatural: jura ter conversado com Lennon em sonhos na madrugada de terça-feira.

    — Lennon me pediu e estou pensando. Só volto atrás com um outro lugar para homenageá-lo. E se por acaso vier a cancelar o decreto, ali não irá o nome de ninguém. No sonho, os olhos estavam molhados e vermelhos. Acordei muito suado às 4h da manhã e não dormi mais. Fui para a sala e coloquei pela vigésima vez minha cópia do DVD John Lennon Legend. Vi e chorei quando ele cantava “The war is over” — acrescentou o prefeito.

    Sonhar com personalidades não é uma novidade para Cesar Maia. Em seu primeiro mandado, o prefeito tentou alterar o nome da Avenida Atlântica para homenagear Tom Jobim. Mudou de idéia após ter sido visitado pelo compositor em sonhos.

    — As conversas foram tão parecidas que acho que o Lennon e o Jobim, lá em cima, conversaram a respeito — disse ontem Cesar Maia.



    É, imagino a conversa que os dois andam tendo lá no Céu...
    - Aí, Tom, cê vai lá no sonho do César Maia hoje?
    - Quêisso, cara, agora é a sua vez! Esse cara é um mala! Já basta o que tive que aturar dele quando eu ainda morava no Rio...
    - Ih, minha vez, nada! Tô fora! Eu até já falei com esse pentelho: "The dream is over"! Mas ele insiste em sonhar comigo...


    adendo

    Já que tem tanta gente do Céu aparecendo pra levar um papo com César Maia, não custa nada perguntar:
    Quando é que a Nise da Silveira vai lá acompanhar o caso do César Mala?


    SEM ESSA, ARANHA

    Sob o signo do caos
    desligaram a luz vermelha.
    Mas no abismo,
    no carnaval, na lama,
    nem tudo é verdade.
    E portanto rogério ainda vive.


    VIAGEM DE AVIÃO JÁ ERA UM NEGÓCIO APERTADO.
    AGORA VAI SER MAIS AINDA!!


    Gente, essa paranóia dos americanos já passou de todos os limites do ridículo, né não?
    Agora querem proibir que as pessoas se levantam pra ir ao banheiro durante as viagens de avião porque as rodinhas ou filas diante da porta podem servir de ponto de encontro para os terroristas se reuniram e reverem suas estratégias de dominação da aeronave!!

    Já é caso de internação!! Tragam as camisas de força!

    Mas, como fazem com os loucos furiosos, vamos entrar no joguinho deles... Tipo não contrariar... E aí então pergunto: não seria melhor incentivar as filas diante dos banheiros dos aviões em pleno vôo, porque os terroristas, quando estiverem todos juntos fingindo que estão com vontade de mijar, poderão ser facilmente agarrados e presos! Claro. Com cada um na sua poltrona, como poderemos saber que são os terroristas? E como pegar todos de uma vez só?

    Eu acho a medida tão absurda, tornando viagens exaustivas ainda mais desconfortáveis, que quando eu cometer o desatino de embarcar para os EUA irei munido de um penico. Mijo ali mesmo sentadinho na poltrona e nem preciso ir ao banheiro.
    De preferencia, num penico com a bandeira americana.


    DE MOGADON EM MOGADON....

    Suplicy falou
    e falou e falou e clamou
    no deserto, pausadamente
    persistentemente
    citou o Alaska
    e finalmente vê aprovado & oficializado (de certa forma)
    sua proposta-ladainha da renda mínima para todos os brasileiros.

    Mas no papel. Sem dinheiro por trás. Não é nem uma renda mínima. É uma fantasia mínima.
    Bem que Lula o chamou de Dom Quixote.
    Ou seria Dom Pixote?


    PEITARIA

    As mulheres brasileiras deveriam se ligar no fato do FDA americano manter o veto ao implante de silicone nos seios por lá
    e nas razões colocadas na manutenção do veto.


    VAI SOBRAR PRA CÁ!!

    Tenho ouvido e lido em vários lugares esse raciocínio que é procedente.
    Bush
    num ano eleitoral
    precisando mostrar serviço pros conservadores
    e sem um Saddam no papel de vilão
    vai começar a perturbar o pessoal da América Latina.

    Chavez, Fidel, Kirchner, qualquer um pode ser a bola da vez...
    Ou o Lula?


    PRÉ-OLÍMPICO

    Pelo o que acompanhei no jogo contra a Venezuela
    seria uma boa Ricardo Gomes iniciar o próximo jogo
    com Rochemback em campo.
    Quando ele entrou no segundo tempo, a equipe brasileira melhorou seu problema de ligação no meio de campo.

    Mas deveria entrar no lugar do Elano, que não foi bem.
    E não no lugar de Daniel Carvalho.
    Assim se manteria a ofensividade empolgante dessa seleção, que após algum tempo atuando junto, tende a melhorar.

    Mas vamos ver.


    INBUSTIÇA

    Que espécie de vida é essa em que nem as estátuas paradas nas praças tem sossego?

    As praças já nem são mais do povo direito, vivem cercadas fechadas gradeadas. E agora roubam-se estátuas!

    Bustos de famosos estão sendo retirados do Passeio Público do Rio para que não desapareçam como as demais que já foram roubadas.


    Esse mundo está mesmo virado no alho!
    Conseguiram até índios pra protestarem contra a demarcação de suas terras.


    CITAÇÃO DE HOJE

    Temos que deixer de ser tapete. Os americanos não podem continuar pisando na nossa cabeça.

    Nelson Kirchner,
    presidente da Argentina

    quarta-feira, janeiro 07, 2004


    PRÉ-OLÍMPICO

    Olha, estou empolgado para hoje à noite
    espero que não me decepcione
    pois o futebol brasileiro tem me alastrado de decepções
    (tirando a campanha vitoriosa do cruzeiro e alguns jogos do santos).

    Ricardo Gomes armando uma seleção de maneira tão ofensiva
    com tres atacantes e mais um indo pra frente
    e botando os bons de bola pra jogar independente de posição ou imposição de treinador
    é um bom sinal e espero que apresente um futebol bonito e espero que dê certo e que inspire o seu parreira a se soltar um pouquinho mais, né.

    E que o Robinho agora arranque os calções dos defensores venezuelanos com bolas e tudo!

    NOMES DE FAVELA

    Foi o blog do Arnaldo Bloch
    que me chamou a atenção pra essa puta letra
    de Paulo César Pinheiro:

    O galo já não canta mais no Cantagalo
    A água já não corre mais na Cachoeirinha
    Menino não pega mais manga na Mangueira
    E agora que cidade grande é a Rocinha!

    Ninguém faz mais jura de amor no Juramento
    Ninguém vai-se embora do Morro do Adeus
    Prazer se acabou lá no Morro dos Prazeres
    E a vida é um inferno na Cidade de Deus

    Não sou do tempo das armas
    Por isso ainda prefiro
    Ouvir um verso de samba
    Do que escutar som de tiro

    Pela poesia dos nomes de favela
    A vida por lá já foi mais bela
    Já foi bem melhor de se morar
    Mas hoje essa mesma poesia pede ajuda
    Ou lá na favela a vida muda
    Ou todos os nomes vão mudar

    AFOGANDO EM NÚMEROS

    Em sua coluna do Comunique-se
    Ana Maria Bahiana cita números de 2003:

    a venda de ingressos para cinemas nos EUA caiu 5% no ano
    (contando só os meses janeiro-maio caiu 11%!)

    a venda de CDs nos EUA caiu 11% no ano
    (depois decair 37% em 2001 & 2002).

    É o começo do tão profetizado fim das megacorporações de entretenimento?

    AMB levanta um detalhe do nosso ponto de vista (de mercado secundários dessas corporações). Apertando o sapato e o cinto por lá, eles podem querer descontar ainda mais pra cima da gente, desovando mais produtos seus e bicando os nossos...


    ESTÁ PUTO O IDOSO

    A propósito da aprovação do Estatuto do Idoso,
    pode ser benéfica essa onda de denuncias e noticiamento de casos de maus-tratos com velhinhos.

    Mas muito mais importante do que casos isolados e pessoais
    seria apurar denúncias (e tomar medidas contra)
    nas clínicas de idosos neste país
    onde velhos vegetam sob péssimas condições.

    Ali as injustiças com o idoso ocorrem em massa
    dóris a serviço de esquemas comerciais.


    FICHAMENTOS CÁ

    O conceito da reciprocidade aplicada aos americanos entrando no Brasil
    vis a vis os brasileiros e outros cucarachas entrando no terreiro do Império
    foi uma boa. Uma idéia engraçada.
    Pimenta no cu dos outros é refresco.
    Pra eles verem o que é bom pra tosse.

    Mas por mais empolgante e lavadora de almas que seja, é uma piada.
    Coisa de efeito.
    Tem que ter um timing.
    A piada recontadas várias vezes começa a perder a graça.
    É o que acontece com o cadastramento de turistas americanos.

    Além disto é uma piada mal contada. Destrambelhada.
    A polícia brasileira mostrou toda a sua ineficiência
    ao não conseguir se organizar/se aparelhar pra essa função
    criando irritantes esperas de até oito horas.

    E ao contar a piada, acabou sendo ela mesmo o objeto dela.


    FICHAMENTOS LÁ

    Agora, que continua extremamente irritante também a prepotência e arrogância com que os americanos estão tratando essa questão (aliás, suas duas principais características), ah isto continua!

    Um brasileiro ter que se explicar pras autoridades na fronteira porque está de cabelos compridos, a essa altura...

    A ingerencia internacional de pretender obrigar outros países a incluirem microchips em seus passaportes nacionais....


    TROCA-TROCA

    Vocês já repararam que quando se fala nos nomes cogitados para ocupar ministerios no rodízio a ser promovido pelo Governo
    sempre vem assim
    fulano de tal, do partido tal ?

    A referencia das pessoas é o partido política.
    Ou então algum cargo política que ocupa como líder do governo em tal lugar...

    Não se fala nas qualificações técnicas da pessoa para o cargo.
    Não se menciona coisas que tenha feito que o levariam a ocupar tal ministério.


    O CLÃ MATHEUS

    o post de ontem sobre uma sacada do Jogo de Dama
    antecipou - e explicou - o conteudo da coluna de hoje do Xexeo.

    É tudo uma questão de genética!

    terça-feira, janeiro 06, 2004

    E não deixem de visitar as exposições virtuais de charges de fim de ano:





    além de comentar sobre os melhores filmes de 2003...

    EX-TERMÍNIOS

    Todos os assuntos logo abaixo se encontram na reportagem de Ricardo Miranda para a Isto É desta semana
    sobre os grupos de extermínio em Alagoas
    especializados em exterminar meninos de rua.


    Inclusive a história da maioridade penal. Pois o texto termina assim:
    Com uma realidade como essa,
    diz o advogado José Edmilson de Souza, coordenador do Fórum Estadual de Conselhos Tutelares, discussões sobre redução de maioridade penal em Alagoas são irrelevantes. “Aqui não apenas condenam, como matam os menores”, afirma.


    Leia aqui

    (foto de Carlos Magno)

    PRÉ-CONCEITOS

    Outro caso ilustrador dos pré-conceitos arraigados na alma e nos braços da lei brasileiros está na reportagem de Marco Antonio Martins para o JB.
    Quando as classes médias são tocadas as reações tem que ser rápidas e demonstrativas de serviço. Qualquer selviço. Qualquer sevícia.

    Na história desta vez, arrastões na praia assustaram os banhistas. E a imprensa. E a cidade. Obrigando os agentes a agirem. Prenderam os suspeitos de sempre: quaisquer meninos pobres. Como viram uma turma de meninos pobres juntos numa praça, engaiolaram todos. Estariam ali em turma planejando os assaltos. Na verdade aguardavam uma aula de artesanato do projeto Olha pra Mim.

    Mais cá.

    Lembram daquele crime hediondo nos ultimos meses do ano passado
    guria foi acampar com o namorado e foram passear no mato e pessoal pegou eles e matou o namorado e depois de dias cativa ela tambem foi morta?
    O rosto bonito da menina com cara de pidona estampada na imprensa por dias e dias?
    Os urros irados contra o menor maluco sádico de 16 anos e a consequente campanha pra se baixar o conceito de maioridade penal?

    Marilene Felinto escreve ótimo artigo em Caros Amigos botando coisas em seus indevidos lugares. Ponderações sobre a patologia pulsante.

    A morte da menina rica e o ódio de classe.

    DEZEMBROS

    Aliás, César Cardoso expressou melhor do que eu esse sentimento de não querer deixar os tempos relaxados dos feriados findanos pra singrar o mar do próximo ano.

    E chegamos a dezembro,essa ilha de férias cercada de meses de trabalho por todos os lados. Ou não, na terra das capitanias hereditárias há sempre o lado de fora, o lado do desemprego,o lado onde nunca há ninguem do seu lado. E você, assim como dezembro, também é uma ilha.

    (..)

    Voltamos à infância, esse período da vida que não deixa nenhum náufrago dormir, com suas lembranças fazendo-o soluçar para ninguém. Mas é da lembrança que lhe vem o conforto. Ele lembra que na infância toda ilha é uma porção de terra com um tesouro enterrado. Toda ilha é um sem parar de sonhos de piratas terríveis, batalhas dantescas e riquezas sem fim. E então ele pensa, como nós, o quanto custa sair do dezembro eterno da infância, largar os sonhos e aportar nas ilhas, sem ter mais na bagagem a ilusão de que existem coisas sem fim, a começar por nós mesmos.


    - César Cardoso
    "dezembros: as ilhas"

    Dúvida pertinente levantada pela Beduina dos Velso no Jogo da Dama - bem apropriada agora que Rosangela estréia como colunista de opinião do Jornal do Brasil:

    Rosinha Matheus é parente do Vicente Matheus, o finado presidente do Corinthians que tinha frases maravilhosas como:
    Quem tá na chuva é pra se queimar...
    Faca de dois legumes...
    E mais um monte que não eram dele, mas atribuídas a ele?

    segunda-feira, janeiro 05, 2004

    MELHORES DE 2003!!!

    Então vou publicar minha lista do que considerei os melhores filmes do ano de 2003, entre os 282 vistos naquele período.

    SELEÇÃO TITULAR
    (a ordem é apenas a ordem em que foram vistos)

    Bowling for Columbine - Michael Moore
    Spider - David Cronenberg
    The Pianist - Roman Polanski
    The Pledge - Sean Penn
    O Homem que Copiava - Jorge Furtado
    Far from Heaven - Todd Haynes
    Sen to Chihiro no Kamikakushi - Hayao Miyazaki
    Adaptation - Spike Jonze
    All or Nothing - Mike Leigh
    Chicago - Rob Marshall
    Les Invasions Barbares - Denys Arcand
    Mystic River- Clint Eastwood


    SELEÇÃO RESERVA

    The Quiet American - Philip Noyce
    The Hours - Stephen Daldry
    The believer - Henry Bean
    The Kid stays in the picture - Brett Morgen & Nanette Burstein
    Goodbye Lenin! - Wolfgang Becker
    The Return of the King - Peter Jackson


    FILMES QUE NÃO CHEGUEI A VER
    MAS QUE PODERIAM ESTAR NA LISTA

    Dolls # Segunda-feira ao Sol # Lugar Nenhum na África # Um Homem sem Passado # The 25th Hour # Kamchatka # Thirteen.


    FILMES QUE VI E QUE CERTAMENTE ESTARIAM
    NA LISTA SE TIVESSEM PASSADO NO BRASIL

    Donnie Darko - Richard Kelly
    Focus - Neal Slavin
    Lantana - Ray Lawrence
    Capturing the Friedmans - Andrew Jarecki
    Prisoner of Paradise - Malcolm Clarke & Stuart Sender


    DECEPÇÕES DO ANO
    (não são os piores filmes - esses até podem ser divertidos - mas aqueles tão chatos que não aturei até o fim!)

    Matrix Reloaded - Warshawski Brothers
    League of Extraordinary Gentleman - Steve Norrington
    L´Ultimo Bacio - Gabriele Muccino
    Full Frontal - Stephen Soderbergh


    MELHORES CLÁSSICOS QUE REVI EM 2003

    Playtime - Tati
    Le Grand Illusion - Renoir
    Godfather I II III - Coppola
    Los Olvidados - Buñuel
    Germannia Anno Zero - Rosselini
    Some like it hot - Wilder
    Amarcord - Fellini
    Le Nuit Americaine - Truffaut

    (leiam o post sobre minha contabilidade do ano)
    Aguardo seus comentários a respeito!!!

    E um bom ano cinematográfico para todos nós em 2004!!

    AFOGANDO EM NÚMEROS

    A Controladoria Geral da União, do governo do PT, deu uma incerta em 50 municípios sorteados ao acaso.
    Dos 50 municípios, 42 apresentaram desvios de verbas federais.
    Roubalheira generalizada.

    Não adianta se tentar dar um jeito no país como um todo
    enquanto a cultura da corrupção estiver enfronhada em todos os níveis.

    Todo mundo quer é se dar bem. Não importa.

    Então tá... vocês querem notícias, né? Vamos voltar a ler os jornais, depois desse hiato reveillônico... Pegamos o JB, por exemplo...

    Aí dou uma olhada na primeira página do JB.
    Britânicos matam prisioneiro a pontapés.
    Jovens apredejam idoso até a morte no Rio.
    O menino de rua que incendiou outro em Copacabana.

    Gente, assim tá dificil voltar a ler jornal...
    Retorno aos livros que ganhei no Natal!


    O PRIMEIRO DIA

    Relutei a sair da cama. A afastar as cobertas e girar as pernas até o chão.
    Ontem também terminei o dia apreensivo.

    Pois agora vem o primeiro dia do ano. Terminam os feriados, a sequencia dos tempos onde as pessoas festejavam ou viajavam ou simplesmente descansavam e me deixavam em paz, as publicacoes em almanaques ou retrospectivas folgavam por uma semana ou mais, as empresas cerram portas, planos concretos ficam suspensos em favor de resolucoes abstratas.

    As aporrinhações foram reduzidas. Mas agora recomeça a vida. A roda viva.
    Hoje os bancos reabrem e os relogios de pontos despertam seu tiquetaque e um ano se desenrola intacto para ser trilhado. Do primeiro grau da escada observo os degraus. Preferiria me esparramar aqui no pátio.

    Eu pessoalmente embarco numa viagem que é a realização concreta deste salão que vai me demandar intensamente e me consumir totalmente daqui ao inicio de maio. Isto pelo menos me empolga embora bloqueie meu tempo. Pior é retomar compromissos constantes e rotineiros. E pagar contas. E prolongar dívidas. E contrair preocupações.

    Saem Papai Noel, saem o Ano Velhinho, vai embora já o menino com a faixa e que chamam de Ano Novo. Entram as agendas e os horários marcados. O calendário. As calendas, As contendas. E nós, dromedários
    burros de carga
    iniciamos a travessia do deserto.

    sábado, janeiro 03, 2004

    Comece bem 2004 visitando a
    exposição virtual de charges sobre a virada do ano!

    REVIRANDO A VIRADA!



    e veja também a exposição natalina
    NATAL É UM PARTO!

    sexta-feira, janeiro 02, 2004

    RETROVISAO - 1

    A primeira coisa que fiz este ano foi a primeira coisa que faço há muitos e muitos e muitos anos:
    vejo minhas anotações e conto quantos filmes vi durante o ano.

    Ao contar, leio o nome de cada filme e relembro cenas, tanto do filme quanto da situação em que ele foi visto. Minha retrospectiva cinematográfica é uma retrovisão dos acontecimentos e sentimentos que precedem e poscedem cada filme. Pode ser estranho mas é assim que se arquiva minha memória.

    Principalmente porque anoto sobre cada filme. Desde 1969, nos tempos dos cineclubes em Minas – portanto há 34 anos – que mantenho essa lista de dados e memórias que formam um registro escrito da minha paixão com o cinema.

    De 1969 a 1978 eu chegava ao cumulo da nerdice de transcrever nao só o titulo e o local onde visto como toda a ficha técnica dos filmes (num tempo em que não existia a internet pra pesquisar). Bom, em minha defesa eu tinha uma desculpa profissional pois escrevia também sobre cinema. E até 84, mesmo desistindo dos detalhes da equipe, anotava uma pequena resenha ou comentario ou cotação de cada filme. Depois minha vida mudou mais ainda e achei que nunca mais seria critico e só fui mantendo titulo e cotação mas é um hábito que me acompanha até este novo século XXI.

    De modo que no dia 1 de janeiro de 2004 fiz as contas e refiz as lembranças: entre eu e anapinta – colega constante de imagens – vimos 282 filmes em 2003.

    RETROVISAO - 2

    O numero de filmes que vimos este ano foi reduzido (!) devido a uma caracteristica que talvez tenha sido a principal do ano (caracteristica que muitos de nos tivemos em comum): falta de dinheiro. Na primeira semana do ano perdi meu principal emprego e durante todo o primeiro semestre o dinheiro foi curto. Como o dinheiro era curto consegui depois me envolver em tantas frilas necessários que aí o tempo ficou curto.
    Com isso fomos pouco ao cinema.

    O que nos salvou foi o DVD. Aliás, confesso (e mesmo assim bem compungido): comecei a gostar mais de ver filmes em DVD do que em cinemas (a não ser megaproduções, que demandam grandes telas). Com um bom televisor e um excelente sistema de som, com o DVD conto ainda com as minucias de parar, ir-e-voltar, rever e analisar trechos, além de (às vezes) suculentos extras e documentários sobre a obra.

    E também não depender tanto do calendário moroso e tacanho das distribuiboras no Brasil – o que seria de nós sem o grupo Estação? – pois os videoclubes dos quais participo trazem muita coisa do exterior, ampliando minha abrangencia geográfica e principalmente temporal.
    Quantos filmes clássicos nós vimos este ano!!!

    Perde-se a magia do escuro & luz na sala de cinema. A mágica do templo. Uma vez la dentro, é o paraíso. Mas chegar até lá (e pagar ingressos caros) é que é desanimante.

    TV a cabo também ajuda... mas pouco.... As estações de filmes que vem pelo cabo já tiveram seus dias melhores...

    RETROVISAO - 3

    Por exemplo: o primeiro filme que vimos em 2003 foi o cigano White Cat, Black Cat, do Kusturica, na HBO. Eu estava numa cama de hospital, já melhorando o suficiente pra me sentir totalmente entediado com o nada por horas que é o ritmo hospitalar, mas não o bastante pra conseguir acompanhar totalmente a narrativa frenética.

    O que dizer de um ano que começou comigo no hospital com uma nefrite?
    Foi um ano ruim.
    Os tempos nunca são totalmente ruins, “anos” são convenções inventadas pra inventariar a vida, mas... 2003, comparado com outros numeros anuais...

    Depois de mim minha mãe ficou dois meses num hospital e quase morreu. Todos pensaram que fosse morrer. Ela vive agora, mas frágil, frágil, de cuidados constantes...
    Em setembro ana teve uma embolia pulmonar e quase morreu (chances de sobrevivencia iniciais = 35%). Outra temporada em hospital. Ela ainda não se recuperou e talvez não mais seja a mesma.
    Wilma minha ex-esposa caiu e fraturou o pulso e passou seis semanas com ele amarrado por pinos de metal.

    Minha filha Aurora separou-se do marido argentino (bem, no fundo talvez esta fosse uma boa noticia, mas sempre é traumático). Meu filho Conan passou o ano inteiro sem conseguir emprego. Meu filho Luke sobreviveu a mim por alguns meses no site do Casseta & Planeta mas tambem perdeu esse emprego em novo downsizing e passou o resto do ano durango.

    Eu, como mencionei, já tinha perdido meu emprego de editor & produtor de sites na primeira semana do ano. Tive que re-escalonar drasticamente minha vida. Mudei nossa base no Rio imediatamente para um apartamento com um terço do tamanho do anterior. Eliminei firulas como cinema, taxis, tv a cabo, empregada, etc., até conseguir estabilizar. E por sua vez todas as pessoas de minha familia extendida que dependem de certo modo de mim mudaram também suas vidas.

    No primeiro semestre alem de lidar com a ausencia de trabalhos lutei muito contra problemas recorrentes de computador – insolúveis por não ter dinheiro na época – e inclusive suspendi este blog0news por alguns meses. Mesmo vindo finalmente o governo Lula, a economia continuou estagnada e em recessão, também na área da imprensa, e não conseguimos nenhum cliente novo para minha agencia de humor PACATATU – pelo contrário, perdemos vários.

    O telhado da casa de trás em Paquetá não resistiu à ação do tempo, dos cupins e das chuvas e dos cães pulando em cima e passou a vazar muita água. Tivemos que começar ali uma obra tumultuada. E no apagar das luzes antes da festa familiar de Natal o namorado da minha sobrinha se suicidou com um tiro.

    Bem... poderia ser pior. Afinal, minha filha Leticia casou-se com seu namorado ingles e está indo muito bem na faculdade de microbiologia onde vai se formar este ano. E cheguei aos 50 anos. Mais pro fim do ano os projetos voltaram a pintar e conseguimos até retomar o Salão Carioca. E até agora, com dois dias de 2004, chove incessantemente mas ainda não tivemos nenhuma notícia pessoal dramática.

    Espero que estejam todos comigo ao final deste ano – eu inclusive! – para ler neste mesmo blog0news como terá sido 2004. No mínimo, um ano bissexto.

    quinta-feira, janeiro 01, 2004


    Preparei entao uma exposicao virtual com charges brasileiras sobre esta epoca e este evento chamado Natal.

    Clique no titulo abaixo para embarcar no trenó desta viagem!!




    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER