This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • TA TUDO MUITO ESQUISITO, DEPOIS QUE VISUAL VIROU QUESITO

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, janeiro 31, 2007

    O anjinho - agora colorido




    O desenho publicado ontem para ilustrar a imagem que Ziraldo criou para identificar o próximo Salão Carioca de humor era um esboço.

    A versão finalizada é esta que ilustra o post.

    E eis o símbolo original da Casa de Cultura Laura Alvim.


    Leia o que um tem a ver com o outro

    Palavras

    Hoje parece que as pessoas querem saber mais sobre quem namorou, casou ou divorciou do que das coisas que acontecem no mundo. É ridículo. Você sabe por que isso acontece? É porque 90% das pessoas estão vivendo como zumbis. Elas têm medo de olhar para dentro delas mesmas. Preferem viver a vida das outras pessoas, e não as suas vidas. Elas não estão despertas para o mundo, para as suas vidas. São como zumbis.

    - Gisele Bundchen





    QUINHO
    (Belo Horizonte, MG)


    Rostos que se transformam

    Dois momentos de se maravilhar em filmes que vi esses dias

    o encadeamento de emoções no rosto de Meryl Streep na última cena de The Devil wears Prada

    e o salto lento de emoções no rosto da excelente Koji Yakusho na cena da buate em Babel

    terça-feira, janeiro 30, 2007



    SINOVALDO
    (Novo Hamburgo - RS)


    Pelamôdideus, gente, chega de charges usando o PAC como onomatopéia!
    Sinovaldo conseguiu algo diferente e engraçadinho, transpondo o político para situação de comportamento...



    Em cima da hora

    Ontem foi o último dia para os desenhistas se inscreverem no Concurso de Desenho de Humor do Salâo Carioca.

    Como as pessoas deixam tudo para a última hora!

    Foi o caos na Laura Alvim com a correria para conseguirem se inscrever antes do final do dia e do prazo, e chegando pilhas de envelopes pelo correio...

    Hoje foi um dia de cadastrar o material que chegou ontem - já passamos de 1500 trabalhos, amanhã teremos um nova mais exato, mas o comentário é:

    as inscrições ficaram abertas por tres semanas
    dois terços (mais de mil inscrições) foram feitos nos últimos tres dias!

    Castas nada castas

    O Brasil é um país de castas
    onde seres se julgam superiores
    como estes retratados em texto de O Globo

    Juízes e promotores se recusaram a fazer o exame prático de manuseio de arma para obter o porte federal. Eles não admitem se submeter à Polícia Federal, que regulamentou o Estatuto de Desarmamento e obrigou todo cidadão a provar que sabe atirar para ter o porte. Entidades ligadas a juízes e promotores alegam que as leis orgânicas de suas carreiras asseguram o porte de arma.

    Não comento sobre o Desarmamento e seus estatutos,
    nem escrevo para discutir se quem tem uma arma deveria pelo menos saber usá-la,
    mas me afronta a noção de certas pessoas não terem que (ou não quererem) - por ser "doutor" - se submeter a essas "coisinhas" que são as leis. Me lembro dos advogados que por serem advogados podem entrar e sair de presídios sem serem revistados.

    A montanha dos sete abutres

    Interessante a matéria da seção Brasiliana esta semana em Carta Capital
    sobre o circo de ganâncias e a poeira de vaidades
    assentando em torno do buraco
    onde a construção de um metrô ruiu em SP.

    Pessoas se passando por autoridades, autoridades sem resquícios de serem pessoas,
    malucos, curiosos, familiares das vítimas,
    as hienas de tragédias.

    (sem link porque o site da revista não abriu essa matéria específica, pra isso tem que comprar a revista nas bancas)

    O anjinho do Ziraldo

    O homenageado do próximo Salão Carioca de Humor é Ziraldo,
    abrindo as comemorações do seu jubileu (75 anos).

    A cada ano pedimos ao artista homenageado para criar a sua versão do símbolo da Casa de Cultura Laura Alvim (que sedia o evento)
    que é um anjinho cavalgando um grifo.

    Assim tivemos Lula cavalgando um abacaxi (Chico Caruso), o anjinho numa TV (Juarez Machado), um anjinho Pelé batendo bola, o próprio Jaguar montado num Sig (Jaguar)
    e vejam como ficou o anjinho ziraldiano:




    Comentários que acabam virando posts

    Este não é atual, veio nos dois meses em que dei uma parada no blog, mas como linka para coisas interessantes reproduzo agora:

    Olha, desculpe o mega-aluguel, eu sei que é chato pra caramba isso, mas nós fomos obrigados a mudar o sistema de publicação do Aguarrás, o que deixou os permalinks meio doidos.
    Será que você se importaria em atualizar? O artigo da Elvira sobre os Malvados está em: http://aguarras.com.br/2006/10/0.../06/malvados-2/
    E desculpe, viu? Sei como isso é chato. A gente não teve alternativa mesmo. :-(
    Beijão,



    Portanto
    o blog da Vigna-Marú, que há anos vem dando dicas & links valiosos para locais & imagens ligados à arte
    (mais recentes, p. ex.: Van Gogh, gravuras renascentistas, Hu Ming e Christine Le Roy)
    está agora aqui



    o site Aguarrás, com textos e observações sobre o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá no meio artístico e geral
    (idem, p. ex.: Ney Matogrosso, FotoKunst, grafites astecas, romances femininos chineses...)
    mudou-se para cá

    E uma análise reflexiva sobre os Malvados do Dahmer (!)
    está no link citado no comentário da Carolina.

    segunda-feira, janeiro 29, 2007



    AMORIM
    (Rio de Janeiro, RJ)

    clique na imagem para ver maior

    Crentes & Crendices


    Vim na barca lendo artigo no NYROB sobre como o Imperador Bush II, ele mesmo um recém-convertido, crente fanático, encheu diversos escalões de seu governo com outros crentes.

    Nós sabemos o que é isto, após oito anos sob o casal Garotinho, que conforme definiu há pouco a revista Economist "governavam com a Bíblia numa mão e o talão de cheques em outra".

    Acompanhamos daqui os crentismos & cretinismos de Bush, a quem Deus teria salvo de uma vida de drogas, bebedeiras e futilidades para liderar um império rumo ao seu destino divino. Com sua ganancia, por exemplo, em levar "God´s given gift of democracy" para os pagãos no deserto. Mas não avaliamos a extensão com que ele e seus amigos da direita religiosa impuseram suas crendices sobre a nação (afetando o restante do mundo).

    Nem os petistas brasileiros conseguiram um aparelhamento como o dos crentes na Amerika. Principalmente nos cargos ligados à Educação e à Saúde, onde os crentes tem crenças muito firmes contra as ciências, como nos casos de abortos, pesquisas com embriões, AIDS, aulas de religião e orações nas escolas, etc. Mas também em postos determinantes para a política interna e externa.

    São pessoas que abertamente advogam o fim da separação entre igreja e estado. Parecem com quem? Com os muçulmanos fanáticos.

    Isto resultou em ações totalmente no reino da galhofa, como no caso (já comentado aqui) da nova diretoria (crente) que assumiu a administração do Parque Nacional do Grand Canyon e publicou um folheto turístico oficial afirmando que aquele enorme e célebre acidente geográfico tinha sido causado pelo mesmo Dilúvio de Noé. Mas resultou também em ações mais inquietantes quando - dentro dos poderes autoritários assumidos cada vez mais por um governo que se nutre do medo - todos os hospitais foram obrigados a passar ao Promotor-Geral as fichas de todas as mulheres que tinham feito abortos ali. Essas mulheres passaram a ter essas ocorrências registradas em suas fichas de antecedentes criminais.

    O Imperador acredita piamente (quer dizer, existe algo pio em tal homem?) que o mundo foi criado em Sete Dias. Por isto seus esforços para que o Criacionismo fosse adotado como matéria científica nas aulas das escolas americanas. Bush é o presidente que, como seu primeiro ato, em seu primeiro dia no cargo, assinou a diretriz que suspendia fundos para quaisquer ONGs no mundo que distribuissem camisinhas ou ajudassem de alguma forma mulheres que tivessem tido ou fariam abortos. Mas os reflexos disto em diversos órgãos são também interessantes.

    O Império Americano envia milhões de dólares como ajuda no combate à AIDS na África. Alguma parte desse dinheiro é usado na distribuição de camisinhas? Não. Em campanhas educativas de prevenção à AIDS? Muito pouco. Essa ajuda é direcionada para campanhas a favor da abstenção sexual. Na África! Com aquela cultura de outros valores. E onde, com guerras e outras desgraças, o nível de consentimento das inúmeras pessoas quanto a opções sexuais é nulo.

    Outro exemplo que vim lendo na barca: o diretor do serviço de saúde americano no Iraque - peça-chave na futura reconstrução de um país que os EUA devastava - era o médico Frederick Burkle, com experiencia em auxilio a tragédias e trato de refugiados em locais como Kosovo, Somália e com os curdos iraquianos. Foi demitido para dar lugar a um James Haveman. Experiência prévia do Haveman: fora dono de um orfanato voltado a desencorajar mulheres que quisessem realizar abortos. Haverman assumiu e preparou um plano de ação onde o tópico mais importante - consumindo grande parte das verbas e ações - era aproveitar a presença americana no Iraque para ensinar os iraquianos a deixarem de fumar! Isto num país onde... bem, não preciso descrever para vocês o estado dos hospitais e de toda a não-infra-estrutura do Iraque invadido.

    As crendices se refletem também nas atitudes governamentais (de avestruz) diante do fenômeno importantíssimo do aquecimento global.
    Pois para os crentes fanáticos o aquecimento global é benvindo. Encaixa-se em seus prognósticos apocalípticos. Para a direita religiosa americana, quanto antes ocorrer o fim do mundo, melhor, pois isto significa apressar a volta de Jesus.

    domingo, janeiro 28, 2007



    PALAVRAS


    Gosto que me leiam e que saibam o que acho das coisas.
    É uma forma de existir.


    - Paulo Francis


    Como Pelé & Sílvio Caldas


    despedindo e retornando, despedindo e retornando...

    Leram as palavras de Paulo Francis acima?
    É o espírito blogueiro. É muito do que move as pessoas a rabiscarem (através de teclados) textos & coisas nesses espaços públicos.

    As colunas do Francis no Pasquim (e depois em outros jornais) eram de certa forma blogs
    principalmente nas notinhas.
    Misturavam acontecimentos noticias com o que estava lendo com incidentes pessoais...

    Portanto acabarei voltando a postar regularmente neste blog0news (criado em outra época, com outro ânimo, por outros ímpetos & finalidades).
    O motivo imediato é ter um espaço para divulgar aos interessados noticias do salão carioca e resultados parciais de seu concurso, mas também pelos motivos franciscanos acima.

    Sabe o que é ? Eu gosto de palavras.
    Escrever (descrever) é minha forma de existir.
    Nem tanto ser lido - como na frase do Francis - não me esforço para ter audiências aqui, não busco as multidões, às vezes nem os amigos.
    No mundo das palavras vivo isolado e retraído, às vezes elas derramam para fora, quando transbordam, ou quando tenho tempo para abrir as comportas.

    Escrever é viver.
    Nem que seja bobagens sobre as que redijo por aqui.
    É estranho isto, porque ao estar escrevendo voce está na mesma proporção temporal deixando de viver diretamente as coisas.

    É uma vivência por espelhos, numa tela.
    Numa teia

    que teço porque sou aranha e é isto que me move.
    Se vier mosquito leitor se enredar nela, melhor. Se não, balançará ao vento.

    quarta-feira, janeiro 24, 2007

    Apesar das considerações abaixo, penso em reativar aqui o blog0news, pois preciso de espaço para falar sobre as atividades do próximo Salão Carioca de Humor.

    Assim que tiver tempo, retomo, pois.

    Num esquema diferente, mais simples (já que nao vou usar ftp), mas buscando ser informativo e agradável.


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER