This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, setembro 11, 2004

    9/11

    passei o onze de setembro ao largo da data
    al mare

    nao vi as retrospectivas as enéssimas imagens de torres em chamas e nao ouvi as reportagens sobre a luta contra o terrorismo e nao li os textos de como esta data mudou o mundo e inaugurou o seculo XXI e nada mais será o mesmo

    sexta-feira, setembro 10, 2004

    RETROSPECTIVA OLÍMPICA


    Vimos ante-ontem como, por ocasiao de uma olimpiada os chargistas gostam de misturar esportes olimpicos com acontecimentos reais para comentar o desempenho dos atletas nos jogos / o desempenho dos politicos na vida.

    LAILSON cria estas séries há várias olimpíadas. Já é uma tradiçao quadrianual na imprensa pernambucana.



    quinta-feira, setembro 09, 2004


    SONHOS


    Eu era uma cantora/compositora das antigas, tipo uma Joni Mitchell, tipo a personagem de Frances McDormand em Laurel Canyon, morando isolada, distante da carreira, e caminhando um dia no deserto do oeste americano caí por um barranco, deslizando e rolando deslocando a terra e levantando poeira abaixo e quando parei havia desenterrado uns fios
    e puxando esses fios
    percebi que havia toda um fiacao um sistema eletrico enterrado e escondido ali

    e pelo tempos seguintes fui me dedicando a escavar e remover este sitio arqueologico que foi se revelando com microfones e mesas de som e de mixagem
    e foi assim que descobri onde fora parar o lendario esquema de gravacao do mais famoso e misterioso engenheiro de som dos anos 60 e que todos acreditavam nao existir mais e muitos acreditavam que nunca existiu.

    Com a ajuda de amigos recuperei da terra e reconstitui todo o equipamento que nao estava ali por acaso
    o vale no meio do nada continha uma acustica impecavel
    ele levara para la este equipamento planejando realizar ali um concerto historico
    (musicos tocando no meio do deserto - me veio agora imagens do Burning Man, trilha sonora de Live at Pompeii, mas isso foi agora, nao estava no sonho)
    mas ai desapareceu e nunca mais foi visto
    ninguem voltou para buscar aquilo

    E no sonho toquei ali pela primeira vez e foi forte a sensacao de maravilha com a magia do lugar e a qualidade do som
    reuni um mutirao de artistas antigos e nos passamos a tentar recriar ali um concerto semelhante ao que poderia ter sido imaginado entao
    o sonho passou a ser os ensaios
    sob o calor reverberando pelo vazio
    a sensação maravilhosa do som

    mas... cresceu entre nos a ideia de que seria um som tao puro e intenso
    que nao deveria ser captado ou registrado de alguma forma
    acabaria sendo remixado e comercializado e distorcido
    entao tocariamos, durante todo um dia e toda uma noite e ate o sol raiar
    revezando entre as atracões
    e saudariamos o sol nascendo todos juntos no palco que construimos no centro exato do vale de areia e colinas de faroeste

    e quando a ultima nota da ultima musica deste mega-concerto se fosse
    desmontariamos tudo e enterrariamos de volta
    e nunca mais voltariamos para aquele lugar
    nao haveria plateia - o concerto era para nos mesmos para a musica e a natureza -
    e nada daquilo seria gravado ou registrado
    e ninguem falaria disto para mais ninguem.

    O que era um contrasenso pois o personagem que criara o equipamento (Cristal Dreams escrito em letras psicodelicas na mesa de mixagem) e cujo nome nao aparecia no sonho ou entao nao me voltou agora
    era o mais notorio bootlegger dos anos 60
    criava sistemas de sons portateis (na epoca de maquinas musicais trambolhentas) para registrar com agilidade e perfeicao shows e apresentacoes
    distribuindo os LPs depois de maneira clandestina
    mas numa rede informal de grandes vendagens.

    Perseguido pela policia americana (uma especie de RIAA da epoca) always on the move nunca foi pego nem mesmo pela imprensa para a qual jamais dera entrevista
    o sonho passa a ser um documentario sobre esse sujeito
    que agora era eu
    inclusive com a cena famosa onde os canas cercaram minha casa/estúdio mas consegui escapar e furar o cerco e sairam me perseguindo até depararem com uma manifestacao uma passeata num parque onde a turba marchava e cantava e a policia descia o sarrafo e como as coisas saiam de controle tiveram que abandonar a correria e se juntar aos colegas que levavam pedradas
    e com isso eu escapei

    mas não escapei de acordar.

    quarta-feira, setembro 08, 2004

    RETROSPECTIVA OLÍMPICA


    A toda Olimpiada, os humoristas gostam de comparar as modalidades dos esportes que estao sendo disputados na sede olimpica com as modalidades de acontecimentos no nosso pais.
    Resultam disto esportes novos, mas que ja sao praticados cotidianamente pelos brasileiros - e neste tipo de olimpiadas certamente seriamos recordistas de medalhas!!




    Via IRIS: Deus é Brasileiro - (Cacá Diegues, 2003)

    Sendo o dia da Independencia da Pátria decidi ontem pela opção do filme brasileiro, entre tantos na terça à noite, em feriadão. Foi inacreditável! Como é que o cineasta de Bye Bye Brazil ou Chuvas de Verão
    - nem falando em Ganga Zumba ou Grande Cidade que isso era outra época - conseguiu realizar uma coisa tão ruim?!

    O conto do João Ubaldo tem a sua graça mas este roteiro furado não tem pé nem cabeça e nem boas falas. Taoca é apenas chato (quando poderia ser um Burrico para o Deus-Shrek), a personagem da Madá ficou deslocada das cenas, sumindo e aparecendo inexplicavelmente (ou por explicações forçadas e mal conduzidas)

    e Deus... olha, dava pra desenvolver uma otima historia com a ideia de Deus vir à Terra procurar uma Divindade Interina e interagir, favoravel ou desfavoravelmente, com a sua obra. Mas o papo de Deus neste filme é qualquer coisa... Sua rabujice de velho milenar no início é interessante mas nem isto se sustenta.
    Nao há coesão nas suas partículas, faltou um Fiat Lux que desse vida à biomassa vagando pelas estratosferas do sertão.

    As locações são maravilhosas, de longe a melhor coisa do filme. Aliás, tive a impressão que o filme existe apenas para mostrar as locações.
    A trilha sonora também é excelente, como na aparição cantante do Cordel do Fogo Encantado, com uma música e letra ótima
    mas aí corta para um close de Antonio Fagundes em mais um de seus solilóquios "reflexivos.... "eles estão cantando que..." atachando uma formulação insossa à canção.

    Os últimos filmes de Diegues já vinham ralentando... mas este aqui não faz sentido!



    ALEMANHA X BRASIL

    Chato de se ver. Espero que nao seja uma previa do futebol que se vai jogar na Copa Alemanha 2006.

    O Brasil marcou logo um gol e pensou que estava jogando contra a Bolivia.
    Ou, confusos pelo fuso horário, pensaram ainda estar em pleno feriadão.
    A Alemanha então tomou conta do jogo, mostrou toda a sua aplicação e força na marcação, mas como nao o tinha não pode mostrar seu futebol.

    PALAVRAS

    Esta semana, antes de chegar em NY para seu discurso na convençao republicana, Bush reconheceu que calculara mal o que iria acontecer no Iraque depois que ele o invadisse. Que pensara que seria muito mais facil. Acabou sendo muito, mas muito pior.

    Isto deve servir de algum conforto para os pais dos quase mil bravos soldados agora mortos por causa do seu "erro de cálculo". Se eu calculasse mal e atropelasse uma criança na rua, o que acham que iria acontecer comigo? Acham que os policiais simplesmente diriam: "Pois é, Sr. Moore, o senhor deu o melhor de si dirigindo por essa rua, cometeu um erro de cálculo, a criança está morta, mas o senhor está tentando salvar o mundo, então continue pelo seu caminho"? Algo me diz que não é isso que aconteceria. O que náo entendo é que o Sr. Bush comete seu engano e pensa que tem o direito de continuar no seu cargo.


    Michael Moore


    domingo, setembro 05, 2004



    Via IRIS: Vozvrashcheniye (Andrei Zyagintsev, 2003)

    O RETORNO

    Dois garotos russos. Chegam em casa e tem um homem dormindo na cama. É o pai que voltou depois de 12 anos de ausencia. É o pai que voltou depois de 12 anos de ausencia? Não se sabe ao certo. Não se sabe porque partiu. Não se sabe porque voltou. Não se sabe onde esteve e o que fez durantes estes 12 anos. Sabe-se que é um homem calado e bruto. No dia seguinte parte com os meninos numa pescaria por paisagens desoladas.

    Um filho animado recebe de braços abertos o retorno.
    Um filho emburrado repele de cara fechada o retorno.
    E isto é apenas a superfície de um lago enorme e escuro e denso e gelado onde vamos mergulhar com os olhos transbordando de imagens e o coração apertado.

    Fotografia e música esplendorosas, atuação excelente do trio de atores principal, este é até o momento o melhor lançamento de cinema com o qual convivi este ano.

    ps. Dois dados fora do filme me assombraram.
    É o PRIMEIRO filme do diretor russo Zvyaginstsev
    (e já emplaca obra-prima vencedor de Vezena
    na cotação do Rotten Tomatoes, por exemplo, um raríssimo índice de 95%, com todas as críticas favoráveis)

    O rapaz que faz o garoto mais velho, algum tempo após as filmagens, morreu afogado no lago onde se passa o desfecho deste filme.



    PANAMERICA BIAFRICAS

    A Grécia conseguiu realizar sua Olimpíada
    agora atola-se em dívidas que sugarão o país por anos.

    E o Brasil, o Rio de Janeiro? Conseguirá realizar pelo menos o seu Pan?
    Pelo desandar da carruagem, e já estamos caminhando ao fim de 2004, parece que náo.

    Vejam a famosa Vila Olimpica que seria gloriosamente construida no Recreio. Nao se conseguiu ainda nem liberar o financiamento da Caixa para a obra, por estar toda irregular e constituida de previsoes inviaveis. Já refizeram todo o projeto em moldes bem menores que o imaginado.

    Mas o interessante mesmo é que pela imprensa carioca tudo parece caminhar maravilhosamente. A imprensa paulista é que noticia as dificuldades Pan-2007. Despeito ou apuraçao jornalistica?



    AGUARDE NOSSOS ATENDENTES

    Boa essa de se proibir o uso do sistema de ligação telefonica 0300 para vendas ou sorteios. Dentro do uso da telefonia como mais um esquema de emgambelação das pessoas, o 0300 foi um aprimoramento de sistemas anteriores nas quais se podia fazer uma participação via telefone, com a vantagem de que neste, nos numeros 0300, o mané ainda paga pela ligação.

    É um sistema de exploração das pessoas, muitas das quais fazem inumeras ligações desconhecendo haver ali um custo.

    E para as outras possibilidades de uso dos numeros 0300, para busca de informações, reservas de passagens, etc., o valor a ser cobrado pela ligação fica agora limitado a cinco minutos (o que já muito).
    Quantas vezes você já ligou para um serviço de 0300 e te deixam ali pendurado ouvindo musiquinhas irritantes e voceh ainda pagando por aquilo e desconfiando de que enrolam ao maximo a duração do telefonema para faturar mais ?



    BRASIL, PARAÍSO FISCAL

    Zuenir tem razão. Sõ prender os corruptos não adianta, mesmo porque eles acabam sendo soltos. Tem que haver uma maneira de que eles devolvessem a dinheirama que roubaram. Pessoal sente é no bolso.



    QUANTA DESGRAÇA NUM DIA!

    Sexta-feira foi de lascar. Às seis e pouco da manhã fui acordado pela notícia de que Derbi tinha morrido.
    Derbi era um rapaz que foi morar lá em casa e foi criado pelos meus pais.
    Tem gente com mania de achar bichinhos perdidos pela rua e levar pra casa.
    Gatinhos, cachorros, passarinhos, outros...
    Meus pais pegavam pessoas que nao tinham recursos e cuidavam delas, dando uma família, comida, educação, iam morar com a gente lã em casa, e quando cresciam e arrumavam uma vida e saíam meus pais continuavam dando ajuda e orientação.
    Derbi era uma dessas pessoas. Então era como se fosse pra mim tipo um meio-irmão ou um irmão adotivo.

    Em seguida veio a notícia da morte do Aser, que era um antigo companheiro do meu pai.
    Eu e o Luke entao acordados ficamos acompanhando ao vivo as cenas tragicas e horrendas quando tudo destrambelhou na escola de Beslan
    crianças e adultos correndo em meio ao tiroteio, alguns caindo atingidos, talvez mortos
    criancinhas nuas e desvalidas de fome e sede e calor e sendo carregadas ou tropegas pelo cenário
    sangue sangue sangue explosoes & tiros
    maes levantando pontas dos lençois sobre os defuntinhos conferindo rostos vendo se eram seus filhos

    Bezerra da Silva continua mal na UTI com enfizema pulmonar. Luke então contou que Tom Capone tinha morrido num acidente em Los Angeles.

    Corri de volta para Paquetá, mas ao fim da tarde chegou lá a noticia de que Wilma, minha primeira esposa e companheira por quase 20 anos, caira na rua na Tijuca com o peso do corpo sobre o meio-fio fraturando o braço em dois lugares. Um deles com exposta, osso rompendo pra fora da pele.

    Chamaram o Corpo de Bombeiro e ela foi atendida. Colocaram o braço no lugar e puseram uma tala e disseram que ela seria removida para o Hospital do Andaraí. Temerosa do serviço público, ela disse que preferia ser levada para o Santa Terezinha, que inclusive ficava a uns quatro quarteirões de onde ela estava (e um dos hospitais ortopédicos coberto pelo seu plano de saúde).

    Os bombeiros disseram então que não poderiam levá-la - tem uma norma de que não podem transportar feridos para hospitais particulares - e - numa atitude que achei insólita - tiraram a tala de seu braço, que voltou novamente a ficar exposta e capenga, e levaram tala, ambulancia e seus serviços embora.

    Ele ficou ali na calçada um bom tempo, sentindo dores absurdas, sem poder mexer o braço, e sem poder nem tentar se levantar ou caminhar pois na queda (ou causando a queda, nao sabemos) a perna mecânica que ela utiliza se soltou e ela ficou perneta e com a dor e um braço só não conseguiria colocá-la de volta.

    E outro dado insólito foi então ela permanecer ali por um bom tempo nessa situaçao e ninguem se oferecer para levá-la ao hospital - nem taxis pagando a corrida - ou chamar uma ambulancia particular ou ajudá-la a colocar a perna, alguma coisa. Finalmente ela conseguiu que alguem ligasse para sua irmã, que mora na Tijuca, e Cristina chegou com o carro do noivo da filha e transportou Wilma para o Santa Terezinha, onde entrou em cirurgia no braço.

    O resto do tempo fiquei aguardando novas bombas cairem. Quando meu pai me ligou dos EUA pensei que fosse notícias do furacao mas tranquilizou que só vai para a Flórida na outra semana. Pelo menos uma filha me ligou da Inglaterra contente para falar de seu primeiro dia de trabalho no National Health Service e outra ligou animada de Santa Tereza contando de sua primeira nota de divulgação emplacada nos jornais.

    O mundo é muito confuso.



    PALAVRAS

    Lula não chegou a se tornar um D. Sebastião, e ainda bem. Mas agora não sei exatamente quem é. Tenho a impressão de que já deixou de ser o Lula que conhecíamos. O poder tem destas coisas, vira os políticos como se eles fossem uma peúga. A primeira viragem chama-se pragmatismo, a segunda oportunismo, a terceira conformismo. A partir daqui, o melhor é deixar de contar.

    - José Saramago



    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER