HERMETO PASCOAL - GAIO DA ROSEIRA
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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.

"Hermeto Pascoal, the eccentric, prodigiously prolific Brazilian composer and self-taught multi-instrumentalist who rose from a childhood of rural privation to become a favorite of jazz musicians and audiences around the world with a taste for the unpredictable and adventurous, died on Saturday in Rio de Janeiro. He was 89.
Known in Brazil as “the Sorcerer” and “the Mad Genius,” Mr. Pascoal affected a wild man’s appearance: He had long, unkempt hair, a thick beard and a childlike demeanor. But he was passionately serious about playing and composing music.
He wrote more than 2,000 instrumental pieces, many with quirky time signatures or harmonies, and orchestrated or arranged hundreds more songs for others, including jazz luminaries like Miles Davis, who once described Mr. Pascoal as “one of the most important musicians on the planet.”
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"The Israeli military said 350,000 Gaza City residents had heeded previous evacuation orders. But roughly half a million people are believed to still be sheltering in the city, parts of which have been leveled by airstrikes. The Israeli military warned those remaining on Tuesday to leave immediately.
Many did, walking along dusty roads next to trucks loaded with mattresses and tents. But others said they simply could not afford to flee.
“I don’t have anywhere to go in southern Gaza — no house, no tent, no car in which to travel,” said Mr. Bahja, the former schoolteacher. “They’re not fighting Hamas. They’re fighting all of us civilians."
read more >>
Israeli Ground Forces Move Into Gaza City, Sowing Chaos – DNyuz
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NELSON GOBBI
Quem já entrou na sala de Chico Caruso no terceiro andar da redação do GLOBO, no Rio, sabe que o chargista trabalha cercado de obras suas publicadas há quatro décadas no jornal, como referências de caricaturas dos nomes da vida política, esportiva e cultural brasileira neste período. A partir desta semana, o público poderá se sentir parte deste cotidiano, na exposição “Chico Caruso: 40 anos de O GLOBO”, no Pró-Saber, ONG dedicada à educação no Humaitá, Zona Sul do Rio, que reproduz o ambiente de trabalho do chargista, com 60 obras suas, entre cartuns, quadrinhos e ilustrações, em expOgrafia cada pela cenógrafa Susana Lacevitz.
Na abertura somente para convidados, hoje, haverá uma mesa-redonda com Chico, o cartunista Claudius Ceccon, o poeta e membro da ABL Geraldo Carneiro e o editor de Arte do GLOBO, Alessandro Alvim, com a mediação do jornalista Ricky Goodwin, ex-Pasquim que assina a curadoria da mostra junto do homenageado. Na mesma data, outras duas mostras correlatas também abrem no local: a coletiva “A educação fora do lugar”, com 36 obras de 30 artistas de todo o Brasil que abordam com humor o tema da educação, a exemplo de Ziraldo (1932-2024), Claudius, Mariana Massarani, Duke, El Cerdo, Jean e Spacca; e “Ao mestre com carinho”, com quatro originais de Jaguar, que morreu aos 96 anos no último dia 24 de agosto.
A exposição dedicada a Chico Caruso, que abre ao público amanhã, destaca personalidades que ganharam seus traços nos 40 anos de charges publicadas pelo GLOBO, completados no ano passado. Além de nomes do esporte e da cultura, os principais momentos da política no período são repassados por seus desenhos, com lugar de honra para a galeria de presidentes, alvos de suas canetas e pincéis, de Tancredo Neves a Lula, passando por Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro.
— O que faz a caricatura é a evidência do caricaturado. Então, todos eles serviram bem à caricatura, todos tiveram os seus momentos importantes e espero que os tenha capturado bem. Cada um é um prato cheio, além de todos os eventos que aconteceram nesse período — comenta Chico Caruso.
— Já havíamos feito uma mostra nos 20 anos do Chico no GLOBO, com quase 400 obras. Essa foi mais desafiadora, por contar o dobro dessa história com menos trabalhos para mostrar, além da qualidade de todas essas charges. Optamos por essa abordagem relacionada à educação, por conta da área de atuação do Pró-Saber — comenta Goodwin, colega de Chico n’O Pasquim. — A reprodução de sua sala no GLOBO ajuda a aproveitarmos o espaço. Recriamos sua mesa de trabalho, a prancheta e até seu próprio casaco de couro, que vai ficar sobre a cadeira. É como se o Chico tivesse saído para tomar um café, entre uma charge e outra.
GLOBO

"His grandparents survived the Nakba and he fled Assad’s Syria. Khalil is no stranger to political persecution, but not even Trump’s crackdown can silence him"
"Thiel, a Tolkien obsessive of long standing, named the company after the palantíri in The Lord of the Rings—the “far-seeing stones,” one of which was used by the dark lord Sauron to surveil, from his seat of power in Mordor, the inhabitants of Middle Earth. Palantir’s critics, though, are less inclined to invoke Tolkien than they are Philip K. Dick, whose short story “The Minority Report” concerns an authoritarian future society in which “precrime” detectives arrest people for crimes they have not yet carried out but merely formed the intention of committing. Here’s how Karp put it in an interview with Charlie Rose in 2009: “What we do is we use what legal scholars call predicate-based search. So we would look at you, and then we would go out and say, oh, there’s lots of different things in your life that may be indicative of someone involved in bad behavior.”
"We’re doing it! And I’m sure you’re enjoying this as much as I am…. We are crushing it…. We have dedicated our company to the service of the West, and to the United States of America…. Palantir is here to disrupt and make the institutions we partner with the very best in the world, and, when it’s necessary, to scare enemies and on occasion kill them."
READ THE REVIEW BY MARK O'CONNELL
Mesa de abertura do evento Transtornarte. Alvim, Claudius, Geraldinho Carneiro, Chico Caruso, Ricky Goodwin e Maria Cecília, presidente do Pró-Saber.
Não posso pensar na palavra 'lascívia' sem pensar numa mulher (...) magra e comprida. Lascívia, imperatriz de Cântaro, filha de Pundonor. Imagino-a atraindo todos os jovens do reino para a cama real, decapitando os incapazes pelo fracasso e os capazes pela ousadia.
Um dia chega a Cântaro um jovem trovador, Lipídio de Albornoz. Ele cruza a Ponte de Safena e entra na cidade montado em seu cavalo Escarcéu. Avista uma mulher vestindo uma bandalheira preta que lhe lança um olhar cheio de betume e cabriolé.
Segue-a através dos becos de Cântaro até um Sumário –uma espécie de jardim enclausurado– onde ela deixa cair a bandalheira. É Lascívia. Ela sobe por um escrutínio, pequena escada estreita, e desaparece por uma porciúncula. Lipídio a segue. Vê-se num longo conluio que leva a uma prótese entreaberta. Ele entra. Lascívia está sentada num trunfo em frente ao seu pinochet, penteando-se". Eis o começo de "Palavreado", do Luis Fernando Verissimo.
Que falta nos fará o escritor genial que por décadas soube, como nenhum outro, nos fazer rir desta realidade oriunda, deste mundo albatroz. Fosse espinafrando nossos políticos, aos quais faltam prepúcios e sobram endívias, fosse esculpindo, com sua afiada escuna, caricaturas hilárias do nosso patápio cotidiano.
Imagino Verissimo despertando no reino de Cântaro ao som de um bedel (espécie arcaica de viola com duas cordas). Está faminto e portanto é uma alegria descobrir, caídas ao seu redor, suculentas necas de pitibiriba. Ele come todas, sem deixar sobrar nem uma cutícula. Não é tão bom quanto o pudim de laranja da Lúcia, nem como as carnes da churrascaria Portoalegrense, mas pelo menos tira de sua boca o gosto álacre de cardume, com o qual acordou depois da longa viagem.
Verissimo caminha por cerca de dois demétrios em direção à bela melodia do bedel. Ao aproximar-se, distingue também as batidas de um rufião, marcando o ritmo, e, contrastando com as notas agudas dos raviolis, o sopro grave do que julga ser um muxoxo de pistão. (A música tocada para sua recepção é o estilo predileto do povo de Cântaro, o Macete –embora os mais jovens prefiram dançar o frenético loft ou relaxar ao som do borzeguim).
Depois de atravessar um campo de tunísias em flor, Luis Fernando adentra o palácio real. Dois guardas se ajoelham, baixando a espada e o pontiagudo alcaçuz, cheios de mesuras e prosopopeias.
Passando o ilíaco, túnel curto, de teto arqueado, dá num arezzo, o pátio interno, onde toca a orquestra. Maravilhado, descobre que naquele reino há apenas mulheres: metade são Lúcias, a outra metade, Patrícias Pilares.
De um lado da praça, sobre uma mesa maciça de maracangalha, um bufê da Portoalegrense. Do outro, sobre um ventríloquo de prata e cristal, centenas de pudins de laranja. No centro, num telão de 80 metros quadrados, um Grenal infinito, cujo apito inicial se deu no Big Bang e o final soará apenas depois da última chuva de enxofre do apocalipse —em caso de empate, haverá mais dois tempos de 15 minutos e, seguindo a paridade, pênaltis.
Só então Verissimo, cujos olhos não estão menos úmidos do que as pa pilas gustativas, reconhece a melodia do bedel, música que já cantara tantas vezes, embora jamais em ritmo de macete: "Correm os anos, surge o amanhã/ Radioso de luz, varonil/ Segue a tua senda de vitórias/ Colorado das glórias/ Orgulho do Brasil".
Recostando-se num rendez-vous aveludado o escritor se dirige, tímido, às milhares de Lúcias e Patrícias, "pode parecer um pedido estranho, mas dá pra botar só um pouquinho na TV Justiça?" —e ataca seu quinto pudim de laranja.
FOLHA
ilustração ADAMS CARVALHO

"Obviamente, a criação de partidos radicais não significa que eles darão um basta à maré protofascista e muito menos que o igualitarismo esteja ao alcance da mão. Significa que cada caso é mesmo um caso, mas existem maneiras diversas, e talvez mais eficazes, de enfrentar os tempos sombrios que se avizinham."
leia analise de MARIO SERGIO CONTI
dedemontalvao: Como os socialistas americanos e franceses já estão voltando a crescer
Esta semana tem inicio mais um evento sob a minha curadoria,
uma oportunidade de difundir o nosso desenho de humor,
e de promover pensamentos sobre a educação e o ensino.
Como diz nosso rilis
Celebrar
a arte de fazer rir e mostrar como o humor é ferramenta fundamental nas
atividades educacionais é o ponto de partida de “Rir é um espetáculo!”,
evento idealizado pelo Pró-Saber como parte do projeto Transtornarte
Educação através da Arte. A partir de 17 de setembro, a instituição
localizada no Humaitá, Rio de Janeiro, será palco de duas exposições
reunindo cerca de 100 obras de artistas brasileiros, entre charges,
cartuns, quadrinhos e ilustrações, tendo a educação como fio condutor.
A
mostra “Chico Caruso: 40 anos de O Globo” reúne 55 desenhos de um dos
maiores chargistas do Brasil e revisita quatro décadas de história do
país. Já a coletiva “A educação fora do lugar” apresenta 36 trabalhos de
28 artistas brasileiros que abordam com humor o tema da educação. O
evento “Rir é um espetáculo” presta ainda uma homenagem ao cartunista
Jaguar (1932-2025), um dos fundadores de “O Pasquim”, conhecido por sua
visão crítica e ácida da sociedade. Além das duas exposições, haverá uma
sala com quatro obras do artista, falecido em agosto.
Localizado
no Largo Leões, o casarão do Pró-Saber tem extensa área verde. O pátio
interno foi adaptado pela cenógrafa Susana Lacevitz para as exposições.
Foram usadas cortinas que remetem ao teatro, palco de espetáculos de
humor, e haverá mesas, cadeiras, papel e lápis para o público soltar a
imaginação.
Com curadoria do
jornalista e especialista em desenho de humor Ricky Goodwin, as
exposições mostram como o desenho pode ser utilizado para difundir
informações, conscientizar e despertar o interesse do público. “Creio
que será uma oportunidade de ilustrar, mais uma vez, a qualidade de
nossos desenhistas e de incentivar o desenho brasileiro, além de
promover uma discussão sobre o ensino”, diz Ricky.
A
psicopedagoga Maria Cecilia Almeida e Silva é a mente criativa e
irrequieta que criou o Pró-Saber há quase 40 anos. “Rir é um
espetáculo!” é um evento completamente inserido no espírito do
instituto. “Compreendemos a arte não como um acréscimo à educação, mas
como fundamento, como elemento constitutivo. A educação como obra de
arte busca o extraordinário do momento em que considera o ser humano
como um ser que se ultrapassa”, diz a reitora.
“Chico Caruso: 40 anos de O Globo”
Há
quatro décadas, Chico Caruso ajuda a retratar a história política e
social do Brasil por meio de seus traços. Ao todo, a mostra apresenta 55
desenhos divididos em dois ambientes. De um lado, há uma seção batizada
de “Galeria dos presidentes”, com uma charge para cada governo nos
últimos 40 anos, de Tancredo Neves e José Sarney, passando por Fernando
Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, até Lula, Dilma
Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Na
outra parte, o público confere uma reprodução do local de trabalho do
chargista na redação do jornal “O Globo”. Assim como em sua sala
original, a prancheta e a parede são repletas de desenhos. Entre as
obras escolhidas, há momentos da política nacional como o impeachment da
Dilma; PC Farias e Fernando Collor sendo investigados; as tragédias de
Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais; Copas do Mundo, além de
personalidades como Chico Buarque, Ayrton Senna e Pelé. Um outro
destaque é a charge “pescando” que apresenta o Presidente Lula pescando o
Brasil do fundo do mar. A arte foi publicada duas vezes no jornal “O
Globo”, em 2003 e 2023.
“A educação fora do lugar”
Com
intuito de traçar um painel abrangente, Ricky Goodwin selecionou obras
de diferentes estilos, gerações e regiões do Brasil. A mostra reúne 36
peças, sendo a maioria inédita, de 28 artistas brasileiros de estados
como Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São
Paulo, além do Distrito Federal. Entre charges, cartuns, quadrinhos e
ilustrações, há obras engraçadas, didáticas, além daquelas que denunciam
o sucateamento e as dificuldades do ensino no país. Ziraldo e Claudius
são os “decanos” da exposição, com grande parte de suas carreiras
dedicadas ao ensino, usando o desenho de humor para a transmissão de
conhecimento para as crianças, incentivando a leitura e formas
alternativas de aprendizado.
Os
artistas: Cau Gomez (Bahia), Kleber Sales (Distrito Federal), Duke,
Quinho, Rico e Ziraldo (Minas Gerais), JBosco (Pará), Fraga e Santiago
(Rio Grande do Sul), Amorim, Artevillar, Cesar Lobo, Claudius, Elcerdo,
Gustavo Lima, Guto Lins, Mariana Massarani, Mario Bagg, Mauricio Veneza,
Mig, Nando Motta e Renato Lima (Rio de Janeiro) e Dalcio Machado, Jal,
Jean, Orlando, Spacca, Toni D’Agostinho (São Paul0).
Sobre o Pró-Saber
O
Pró-Saber é uma faculdade particular gratuita que trabalha há quase 40
anos pela valorização da educação pública. A educação infantil de
qualidade é condição primordial para a solução do problema do
analfabetismo e o principal pilar da redução da desigualdade no Brasil.
Desde 2004, a instituição forma professores que trabalham em 79 creches,
a maioria em favelas no município do Rio de Janeiro. Mais informações: www.prosaber.org.br
"As they did, she and Mike began to wonder whether many of the secular
liberal assumptions they had long held were true. Did technological
progress really make people happier? Had greater gender equality
actually worked out for women and families? They discovered other people
with the same doubts – and a similar yearning for an America that no
longer exists, and perhaps in some regards never did.
They are part of a small movement of Americans who believe that the
modern world is broken – and that the solution lies not in economic
equality or social progressivism, but in an older, stricter family
order. For families like these, a house is not just a home, but a castle
against a decadent and dysfunctional world. They believe that they have
figured out something about modern life that the rest of us have not,
or are in denial about."
read newstory by OLIVER CONROY
JEFFREY ST. CLAIR
+ A bracing new report in Nature warns that the Earth’s ability to absorb carbon may be exhausted much sooner than thought: “Researchers report that Earth can safely store around 1,460 gigatonnes of carbon dioxide (GtCO₂) — a number much lower than the 10,000–40,000 GtCO₂ often cited in previous studies.”
+ According to OXFAM, the deepening drought in East Africa is worse than the one that devastated the region in 2011, when huge herds of cattle, sheep and goats were completely wiped out and 750,000 people perished from starvation and lack of water. Herder Mahmoud Ciroobey from Kalsheikh in Somaliland:
This drought is slowly killing everything. First, it “swept away” the land and the pastures; then it “swept away” the animals, which first became weaker and weaker and eventually died. Soon, it is going to “sweep away” people. People are sick with flu, diarrhoea, and measles. If they don’t get food, clean water, and medicines, they will die like their animals.
+ Decade after decade, the dry season in the Amazon rainforest has been getting longer and drier. A new study published in Nature Communications found that about 75 percent of the decrease in rainfall is directly linked to deforestation. In the first six months of 2025, Brazilian officials reported a 27 percent increase in tree loss nationwide over the same period last year.
+ The air quality in Squamish, British Columbia (30 miles north of Vancouver) hit 800 on Wednesday. An AQI between 200 and 300 is considered “very unhealthy. An AQI above 300 is considered “hazardous.” An AQI of 800 is almost unbreathable.
e o blog0news continua…
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