This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, agosto 11, 2018

    The One That Got Away: The Bittersweet Story of George Orwell and His Childhood Sweetheart – Brain Pickings


     



    "One summer day in 1914, an English family found a neighborhood boy standing on his head in their garden. When asked about his peculiar position, he replied: “You are noticed more if you stand on your head than if you are the right way up.”

    The boy was eleven-year-old Eric Blair, better known today as George Orwell (June 25, 1903–January 21, 1950), and the neighboring family were the Buddicoms, whose three children — Jacintha, Prosper, and Guinever — became young Eric’s favorite playmates. But it was the budding poet Jacintha, two years older than Eric, who captured his heart — soon, between them blossomed the tender and unspoken romantic affection of early adolescence.

    And then something happened that abruptly ruptured the relationship — something that would remain a secret for decades, until years after Jacintha’s death in 1994 and more than half a century after Orwell’s."


    read the story by Maria Popova>>

    The One That Got Away: The Bittersweet Story of George Orwell and His Childhood Sweetheart – Brain Pickings: "It took me literally years to realise that we are all imperfect creatures but that Eric was less imperfect than anyone else I ever met."

    Jurors give $289 million to a man they say got cancer from Monsanto's Roundup weedkiller


     Johnson had lesions on most of his body, a doctor said.


    "CNN reported last year that more than 800 patients were suing Monsanto, claiming Roundup gave them cancer.
    Since then, hundreds more plaintiffs -- including cancer patients, their spouses or their estates -- have also sued Monsanto, making similar claims.

    Litzenburg said he and other attorneys have more than 4,000 similar cases awaiting trial in various state courts.
    He estimates another 400 cases have been filed in federal multidistrict litigation, or MDL."


    read more>> 

    Jurors give $289 million to a man they say got cancer from Monsanto's Roundup weedkiller - CNN: Dewayne Johnson's victory could set a massive precedent for thousands of other cases against Monsanto.

    sexta-feira, agosto 10, 2018

    Revistas: Um mundo em extinção


    "Continuo viciada em revistas, só que hoje leio as suas versões digitais. Não sei se estou feliz com a troca, mas é assim; meus hábitos, como os de tantos outros leitores, mudaram radicalmente com a internet. Sinto falta de folhear as páginas mágicas e coloridas mas, paradoxalmente, não sinto a menor falta da papelada. Tenho duas estantes cheias de antigos exemplares da “Wired” e da “National Geographic” (nunca consegui jogar fora uma “National Geographic”), mas entendo que o seu tempo passou.
    Hoje talvez até leia mais do que lia, mas com certeza gasto bem menos.

    Essa equação cruel é o grande desafio para os grupos editoriais — e é o terror da minha categoria profissional, que, em certos momentos, me parece uma espécie em extinção. O fim simultâneo de tantos títulos da Abril, esta semana, me pareceu um incêndio numa floresta, uma tsunami, o fim dos tempos"

    MAIS NA COLU NA DE CORA RONAI: 
    Um mundo em extinção - Instituto Millenium: Cora Rónai: "Não preciso que boas publicações sobrevivam só como jornalista, mas sobretudo como leitora"

    Skepta - Shutdown

    This ain't a culture, it's my religion
    God knows I don't wanna go prison
    But if a man wanna try me, trust me listen
    Me and my G's ain't scared of police
    We don't listen to no politician
    Everybody on the same mission
    We don't care about your -ism and -cisms

    quinta-feira, agosto 09, 2018

    Alckmin ou Bolsonaro? Tanto faz. Quem vai mandar na economia vai ser o banco BTG Pactual.




    "Agora, o plano A do “mercado” é Alckmin. Além de paulista, e com bom trânsito nas regiões da Paulista e Vila Olímpia, sede de grandes empresas e bancos, Alckmin tem sua equipe econômica liderada por Pérsio Arida.

    Arida é ele mesmo um desses milionários do “mercado”, sendo quem assumiu o controle do banco BTG Pactual quando André Esteves foi para o xilindró, na esteira da queda de Delcídio do Amaral.

    No caso do plano A falhar, o “mercado” está claramente disposto a acionar seu plano B: Bolsonaro. A equipe econômica de Bolsonaro é liderada por Paulo Guedes.

    Guedes é doutor em Economia pela Universidade de Chicago, a mais famosa escola econômica liberal do mundo. Como Arida, teve seu momento como acadêmico, lecionando na PUC e na FGV do Rio. No início dos anos 1980, foi um dos fundadores do banco Pactual, que está na origem do BTG Pactual há pouco mencionado."


    leia reportagem de Alexandre Andrada​


    Alckmin ou Bolsonaro? Tanto faz. Quem vai mandar na economia vai ser o banco BTG Pactual.: Pérsio Arida, líder da equipe de Alckmin, assumiu o BTG quando André Esteves foi preso. Paulo Guedes, por trás de Bolsonaro, é um dos fundadores do banco.

    Guru de Bolsonaro defende uso de verba federal para ter apoio de governadores


    Parcerias Improvaveis



    AMORIM
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges
    clique em marcadores: charges

    Marcadores: ,

    David Bowie - Fame (Matnetik [Damage] Remix)

    1º debate dos presidenciáveis



    LEONARDO
    (Rio de Janeiro, RJ)

    Marcadores: ,

    Congresso Antifeminista une cristãs, 'amiga pessoal' de Bolsonaro e 'homem mais machista'


    Beijaço na Candelária contra a homofobia e a defesa de um Estado laico, em 2014; na foto, Bia Spring (cabelo escuro) e Sara Winter (cabelo claro)


    “Todo mundo aqui já viu a foto de duas meninas peladas se beijando na frente da [igreja da] Candelária? Sou eu, gente.”

    Sara Winter não tem orgulho em admitir, mas sim: era ela, gente. Aquela feminista que fundou o Femen Brasil, braço do grupo de origem ucraniana famoso por protestar de topless. Causas pelas quais militou por três anos e que hoje vão contra tudo o que a jovem de 26 anos acredita.

    “Graças a Deus”, Sara não é mais a mesma. No sábado (4), assumiu um papel bem distinto daquele que a colocou no radar da mídia em tempos de ativismo nudista: organizadora do 1º Congresso Antifeminista, numa igreja com o nome da avó de Jesus, Sant’Ana."

    LEIA REPORTAGEM DE ANA VIRGINIA  BALLOUSIER 

    Balanço da Copa (15) - A Copa Ideal



    AROEIRA
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges
     clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    NASA descobre vida em Marina Silva


    clique no texto para ler em tamanho maior

    Rodrigo Campos - Casa velha

    Ouro, pedra, esplendor
    Casa velha, meu jardim
     Um indício, outro amor
    Sobrevive tudo em mim Não desejo assim

    Feriado nacional
     O menino esteve aqui
     Não falou, mas vai voltar
     Disse: nada tem um fim
    Tem outro estopim

    terça-feira, agosto 07, 2018

    The Staple Singers - Tellin' Lies

    Um ponto ausente


    de TEREZA CRUVINEL

    Um sintoma claro da descrença brasileira na democracia tem aparecido em todas as pesquisas eleitorais: cerca de 30% dos eleitores pretendem votar nulo ou em branco, ou dizem não ter preferência por nenhum candidato. É o não-voto, que em algumas simulações assume a liderança. Na pesquisa espontânea, ele chega a 69%: 23% pretendem votar em branco ou nulo e 46% não apontaram um candidato preferido.

    Na última pesquisa “A cara da democracia no Brasil” (INCT), 82% disseram não confiar nos partidos políticos. Sem eles, não se faz democracia. Candidatos a presidente deviam ter propostas não só para os problemas econômicos e sociais mas também para resgatar a confiança no sistema político. Afinal, como diz aquela velha música dos Titãs, “a gente não quer só comida”.

    Em parte, a desilusão tem a ver com “comida”, vale dizer, com a crise, o desemprego, a queda na renda etc. A causa maior da grande rejeição a Temer, apurou o Datafolha, é o fracasso econômico de seu governo. Afinal, disseram ao povo que, tirando Dilma, tudo iria melhorar. Tempo bom, na memória coletiva, foi o de Lula. Segundo o Datafolha, para 32% dos entrevistados ele é o candidato mais preparado para tirar o Brasil da crise e acelerar o crescimento. Isso explica que o não-voto cresça de 13% para 34% quando o nome dele é excluído da lista de candidatos.

    Mas não é só a incompetência que gera a descrença. Em 2013, a economia cresceu 2,3% e o desemprego foi de 5,4% e mesmo assim as ruas rosnaram, rejeitaram políticos e partidos, derrubaram a popularidade de Dilma e disseram coisas como “vocês não nos representam”. Ou “não é por R$ 0,20”. Era por algo mais: por uma democracia que funcionasse, onde os representantes fossem leais aos representados.

    Nem foi também só a corrupção, que a Lava Jato começaria a desvelar em 2014. A constatação de que todos os partidos sempre se lambuzaram no mesmo melado fermentou o desprezo pelas siglas. Mas nenhum partido foi tão estigmatizado pela queda na corrupção como o PT, alvo dos manifestoches raivosos de 2015. Entretanto, na última pesquisa CNI-Ibope, o PT obteve 19% de preferência, contra 7% do MDB, 6% do PSDB e 2% do PSOL. Os demais tiveram 1%.

    O “algo mais” que todos querem é não ser massa eleitoral a cada dois anos, é um mínimo de decência e coerência dos eleitos, e é também ter mais voz ativa nas decisões. Mas, até agora, este mal estar com o sistema político não mereceu a atenção dos candidato
    .
    Poderiam começar prometendo consultar mais a população, através de plebiscitos e referendos, previstos na Constituição. Ou se comprometendo a propor a revogabilidade dos mandatos. Se há ideia que os brasileiros acalentam é a de poder “cassar” pelo voto o mandato dos que esquecem o que prometeram. O presidente eleito vai herdar uma situação econômica gravíssima mas terá de aproveitar a lua de mel para dar respostas, também, à desilusão com a democracia. Sem alguma forma de repactuação, a eleição em si não trará a solução.

    O candidato bombado


    Balanço da Copa (12)





    LEONARDO

    (Rio de Janeiro, RJ)

    Marcadores: ,

    Meu Deus!




    NANI
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges clique
    em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    segunda-feira, agosto 06, 2018

    ‘Sharp Objects’: All of the Hidden Words You Missed


     


    "The HBO mini-series Sharp Objects is full of shadows and echoes and things you can’t quite fully glimpse — mysteries you know are there but can’t yet see, stories with contours you can’t totally make out. The hidden lines of history lurk underneath everything, but it’s also a show with words scratched on its surface. Sometimes they’re pitch-black, slantwise jokes about femininity and social expectations, sometimes they’re warning signs, and sometimes they’re straight, uninflected daggers of self-loathing.

    As we discover in the last shot of the premiere episode, Camille Preaker literally carves words into her skin, turning herself into a lexicography of pain. She writes the inside words on the outside, naming and defining her story on her body. If Sharp Objects is an extension of Camille’s own self, an indication of how much its camera is also Camille’s eye, it makes sense that many of those words are also scratched and painted on the show itself. They hide in plain sight, suddenly visible in one frame and disappearing in the next.

    Many of those words are hallucinatory, appearing in places that words wouldn’t otherwise show up, or you can only see them for a moment. Beyond Camille’s own hallucinations, Sharp Objects extends her fixation on words into a broader visual style, often using signage and lettering as a wry commentary on characters and their actions. These uncanny, hallucinatory images are a huge part of the show’s meticulously off-balance, unnerving feel, but they are insistently not clues — not in the traditional sense, at least. You don’t need to see them to anticipate what’s coming, nor are they a bread-crumb trail of tips to lead viewers to a hidden riddle. Their meanings are not hard to interpret: They are words from Camille’s mind, from how she understands herself, from the narrative of herself. They’re barely visible versions of everything Sharp Objects is already showing us, made explicit in language. Don’t think of them as hints; think of them as labels. Troubling, alarming, deeply scarring and scarred labels."


    see them here...

    ‘Sharp Objects’: All of the Hidden Words You Missed:

    Brazil’s Disastrous 2018 Presidential Race Teaches Key Lesson For All: Demagogues Thrive Only When Establishments Fail





    "Threats to liberal democracy and the erosion of political liberties are possible only when the population loses faith, trust and confidence in institutions of authority. That is when societies become vulnerable to appeals by those who threaten – or who promise – to burn it all down. That is when media outlets and experts lose their ability to warn the public of lies and dangers: because the public, for good reason, sees those institutions and those experts not as guardians against dangers, deceit and suffering but as prime perpetrators of them.

    When the population sees those authorities as the author of their suffering, then denunciations of Trump, Brexit, Marine LePen and Bolsonaro are not just ineffective but counter-productive. The more someone is hated by the once-elevated-but-now-despised precincts of elite authority, the more attractive their targets of scorn become."

    read the analysis by Glenn Greenwald and Victor Pougy


    Brazil’s Disastrous 2018 Presidential Race Teaches Key Lesson For All: Demagogues Thrive Only When Establishments Fail: Brazil's establishment, after feigning anger over corruption, now backs two of Latin America's most corrupt parties, showing why it is hated.

    Ciro levita




    AROEIRA
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges
     clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    Alkmin faz preenchimento



    NANI
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges clique
    em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    Balanço da Copa (11) : Esquemas Táticos




    DUKE
    (Belo Horizonte, MG)

    para ver outras charges
     clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    Frustração pós-eleitoral

    Ilustração

    "O que acontecerá ao Brasil quando ficar claro que as eleições não representarão novo acordo algum, conciliação alguma? Ele anda para se tornar um país ingovernável, já que nenhum vencedor contará com base popular real.

    Não há ninguém capaz de assegurar alguma forma de pacto social. No máximo, vencedores assarão no interior de uma lógica do mal menor.

    Um situação na qual o caráter ingovernável da nação ficar mais uma vez explícita será um convite a setores da sociedade civil radicalizarem ainda mais seu clamor pela volta do poder militar. É certo que veremos a recrudescência desta tendência mais uma vez.

    No entanto, há de se insistir que o Brasil caminha também para uma outra alternativa, a saber, uma nova explosão de descontentamento popular. O problema é que nenhum setor progressista do campo política está preparado para isso —sequer está contando efetivamente com isso."

    MAIS NA COLUNA DE VLADIMIR SAFATLE 

    RONNIE SPECTOR - TRY SOME BUY SOME (George Harrison)

    Waay back in time
    Someone said try some
    I tried some
    Now buy some
    I bought some

    after a while
    When I had tried them
    Denied them
    I opened my eyes and
    I saw you

    domingo, agosto 05, 2018

    Fotos: As imagens candidatas à melhor fotografia astronômica do ano | Ciência | EL PAÍS


      'Holding Due North'


    Fotos: As imagens candidatas à melhor fotografia astronômica do ano | Ciência | EL PAÍS: Estas são as imagens selecionadas para a concorrer ao prêmio de melhor fotografia astronômica de 2018. A premiação, feita pelo Real Observatório de Greenwich (www.rmg.co.uk/astrophoto), anunciará a ganhadora em outubro

      'Luz sagrada II'.

    Elza Soares - Pra Fuder (Kiko Dinucci)



    Olho pro meu corpo sinto a lava escorrer
    Vejo o próprio fogo não há força pra deter
    Me derreto tonta, toda pele vai arder
    O meu peito em chamas solta a fera pra correr

    Lula & Ciro



    CLAYTON
    (Fortaleza, CE)

    para ver outras charges clique
    em marcadores: charges 

    Marcadores: ,

    Balanço da Copa (10) : em dias de jogo




    NANI
    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges clique
    em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    Fabiana Cozza: “Eu não sou uma vítima” | Opinião | EL PAÍS Brasil


     A cantora Fabiana Cozza renunciou ao papel de Dona Ivone Lara por não saber "criar na violência"

    "Com um mês de vida meu pai me levou na quadra pra ser meio que batizada. Então, quando a velha guarda do Camisa Verde e Branco (uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo), que me viu praticamente nascer, me viu cantar, eles choraram todos, todos. Nunca me esqueci desse dia. Então, essa é a minha negritude. Aí está a minha negritude. Nos meus espelhos, na minha herança familiar, no meu fazer diário, na minha religiosidade, na comunhão com tantos amigos não negros de pele. No meu canto que vai pro mundo e não tem limites e não se curva ou se intimida a despeito dos desafios e restrições que eventualmente surgem no caminho. Minha negritude fala alto. Quando a Omara Portuondo (grande cantora e dançarina cubana) me chama de negra, quando a Dona Ivone me chamava, quando os meus amigos me convidam pra roda de samba, quando sou recebida pelo Congado da Maria do Bairro de Aparecida, em Minas, quando eu saio com o Tizumba tocando no desfile da Festa do Tambor das Irmandades de Moçambique, quando eu canto o Monsueto (Menezes) na Sala São Paulo com a Jazz Sinfônica de São Paulo, pra uma plateia que não tá acostumada a ouvir Monsueto, quando tem um episódio desses e eu chego na universidade e as pessoas querem saber do que se trata. Porque, pra essas pessoas, essa é uma questão distante. Mas, pra mim, não. É uma questão do meu quintal."

    leia entrevista feita por Eliane Brum
    Fabiana Cozza: “Eu não sou uma vítima” | Opinião | EL PAÍS Brasil: Em entrevista exclusiva, a cantora fala pela primeira vez sobre a renúncia ao papel da grande dama do samba, Dona Ivone Lara, devido aos protestos por não ser tão preta quanto a personagem

    O procurador Ailton Benedito é fake news. Versão: aborto.




    "A ironia de um procurador usar o poder do seu cargo oficial para agir em favor dos fakenewsers do MBL e exatamente uma semana depois ser pego em flagrante divulgando sua própria fake news sobre abortos (que foi amplamente desmentida há anos) é notável. Demonstra que usa seu cargo para defender seus próprios interesses ideológicos (algo que ninguém pode duvidar depois de passar 10 minutos lendo suas redes sociais). 

     Também evidencia a gritante falta de discernimento e de capacidade investigativa do servidor público – dois poderes que devem ser extremamente importantes para a execução do seu trabalho como procurador-chefe em Goiás. Algo que deixa a gente pensando: como é possível que esse cara seja permitido a, abertamente e diariamente, divulgar esse tipo de barbaridades e idiotices ideológicas e ainda manter um cargo tão importante? Um cargo em que a aspiração de neutralidade – ou pelo menos a aparência disso – deve ser um pré-requisito."

     leia reportagem de Andrew Fishman​ e Cecília Olliveira

    O procurador Ailton Benedito é fake news. Versão: aborto.: Procurador-chefe da República em Goiás reclama que a direita é perseguida indevidamente por fake news, mas ele mesmo espalha notícia falsa.

    Grave seu video




    VITOR TEIXEIRA

    Marcadores: ,

    Balanço da Copa (9) - Lula Comentarista


    LEONARDO
    (Rio de Janeiro, RJ)

    Marcadores: ,

    Elza Soares - Dentro de Cada Um

    (Pedro Loureiro e Luciano Mello)

    A mulher de dentro de cada um não quer mais silêncio
    A mulher de dentro de mim cansou de pretexto
    A mulher de dentro de casa fugiu do seu texto

    Terraformar Marte seria inviável com as tecnologias atuais, diz estudo



    "Para que isso acontecesse, seria preciso aumentar a temperatura média e a pressão atmosférica marciana — são as duas ações que permitiriam a existência de água em estado líquido de forma estável na superfície, condição essencial para a vida como a conhecemos.

    Hoje em dia, a pressão atmosférica de Marte é apenas um centésimo da terrestre, o que significa que, mesmo nos lugares em que a temperatura fica acima de zero grau Celsius (e há lugares em que isso acontece), a água passa direto de gelo a vapor, sem se manter em estado líquido. E, a despeito de haver temperaturas acima de zero (até uns 20 °C) sob o sol do meio-dia de verão marciano, na média o planeta vermelho é extremamente gélido, com temperaturas típicas ao redor de -55 °C. Marte faz as noites do inverno russo (-30 °C) parecerem um tórrido banho de Sol no Saara.

    A solução, contudo, poderia ser relativamente simples: evaporar as calotas polares marcianas, que estão recheadas de CO2 (dióxido de carbono), e com isso adensar a atmosfera. O aumento da presença de gases-estufa não só faria subir a temperatura média do planeta como tornaria o ar marciano denso a ponto de permitir a presença de água em estado líquido na superfície."

    LEIA REPORTAGEM DE SALVADOR NOGUEIRA 


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER