This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, janeiro 21, 2023

    Proustibulo



    ADÃO

     

    Marcadores: ,

    'Não estamos conseguindo contar os corpos'





    "A criança Yanomami já tinha vivido 1.095 dias, mas pesava o mesmo que um bebê que acabara de nascer. Três anos e 3,6 quilos. O número traduz o que uma série de fotografias recentes recebidas por SUMAÚMA mostram: corpos de crianças e velhos, com peles que recobrem apenas os ossos, tão fragilizados que mal parecem se equilibrar. Costelas que parecem perfurar os corpos minúsculos contrastam com barrigas enormes, povoadas por vermes. Dados obtidos por SUMAÚMA apontam que, nos 4 anos de governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), 570 crianças com menos de 5 anos morreram no território Yanomami pelo que as estatísticas chamam de “mortes evitáveis”. Isso significa que 570 pequenos indígenas poderiam estar correndo, rindo e inventando brincadeiras, neste momento, se houvesse atendimento adequado de saúde ou ações de prevenção. Não houve. O número oficial já é 29% maior do que nos 4 anos anteriores, dos governos de Dilma Rousseff (PT) e, após o impeachment, de Michel Temer (MDB). Como o território sofreu um apagão estatístico durante o governo de extrema direita, é provável que a realidade seja ainda mais aterradora. Este é o legado de Bolsonaro."
    leia reportagem de Eliane Brum

    'Não estamos conseguindo contar os corpos' - SUMAÚMA

    SERGIO ABREU - Grand Sonata em Lá Maior (Paganini)



    IN MEMORIAM 

    disco do dia

    disco do dia

    JEFF BECK
    TRUTH 


     

    Jeff Beck - Pork Pie Hat (Mingus)



    IN MEMORIAM JEFF BECK 

    Omissos e conspiradores

    O LEVANTE DE  DE JANEIRO FOI O DESFECHO DE UM COMPLÔ ALIMENTADO POR MILITARES DESDE NOVEMBRO 



    "Essa cadeia de acontecimen- tos mostra um elefante na sala do País. São inúmeros os indícios de que integran- tes das Forças Armadas foram fundamentais para o que Lula e Dino têm chamado de tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro. No governo, no Congresso e no Supremo, parece haver consenso sobre as digitais fardadas. Mas como reagir? Os militares jogam com o medo desde o governo Bolsonaro, permi- tem que paire no ar o fantasma sobre o uso de armas. Daí ter sido preciso uma suplente de deputada eleita pelo PSOL em 2022, a paulista Luciene Cavalcante, de 43 anos e professora da rede pública, para tentar botar o Exército no banco dos réus, com uma denúncia criminal enca- minhada ao Ministério Público Federal."


    sexta-feira, janeiro 20, 2023

    À procura de um mito



    JOTA CAMELO

     

    Marcadores: ,

    Exclusivo: o caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto |




    • TRANSAÇÕES FINANCEIRAS DO MILITAR DO EXÉRCITO QUE ATUAVA COMO AJUDANTE DE ORDENS DO EX-PRESIDENTE FORAM MAPEADAS PELA POLÍCIA FEDERAL POR ORDEM DO STF
    • MILITAR PAGAVA CONTAS DO CLÃ PRESIDENCIAL EM DINHEIRO VIVO AO MESMO TEMPO QUE OPERAVA UMA ESPÉCIE DE “CAIXA PARALELO” NO PLANALTO QUE INCLUÍA RECURSOS SACADOS DE CARTÕES CORPORATIVOS
    • PAGAMENTOS ERAM FEITOS EM AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL LOCALIZADA DENTRO DO PALÁCIO
    • ENTRE AS CONTAS PAGAS ESTAVA A FATURA DE UM CARTÃO DE CRÉDITO USADO PELA EX-PRIMEIRA-DAMA MICHELLE BOLSONARO, MAS EMITIDO EM NOME DE UMA AMIGA DELA
    • ÁUDIOS COM A VOZ DE BOLSONARO REUNIDOS PELA INVESTIGAÇÃO, SOB COMANDO DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, INDICAM QUE O PRESIDENTE CONTROLAVA E TINHA CIÊNCIA DE TUDO

    Exclusivo: o caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto | Metrópoles

    filme da noite

     filme da noite


    BUNNY LAKE IS MISSING
    dir Otto Preminger, rot John & Penelope Mortimer
    EUA, 1965

    recomendo 







    (poster & letreiros saul bass)

    Billie Holiday - Don't Worry 'bout Me (Verve Records 1959)



    Why do we cling to this old faded thingThat used to beSo if you can forgetThen don't worry 'bout me

    Fotojornalista da Folha explica processo de criação de imagem de capa desta quinta (19)

     



    BRASÍLIA

    Depois de cobrir a violenta invasão golpista de 8 de janeiro, em Brasília, em que a democracia e os edifícios que representam os Poderes ficaram feridos, ver a vida voltando ao normal no Palácio do Planalto é um privilégio. Assim como ver suas cicatrizes.

    Nesta quarta (18), na cobertura do evento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Salão Nobre com as centrais sindicais, entre cartazes que repudiavam a anistia e pediam "punição aos fascistas", os trincos nos vidros gritavam.

    A técnica de múltipla exposição é vastamente usada no fotojornalismo e existe desde o analógico. Ela consiste em um, dois ou mais cliques que sobrepõem imagens em um mesmo fotograma, sem edições no pós: tudo feito no olho, na câmera.

    Ao ver o Palácio ferido e a vida acontecendo normalmente, refleti sobre qual seria a melhor forma de traduzir o que eu estava sentindo —fotojornalismo não é só registro, é também tradução do ambiente, no caso, do ambiente político —e pensei nessa técnica antiga de dupla exposição.

    Apontei a câmera para os trincos do Palácio e depois para o presidente que estava no andar de baixo. Esperei. Esperei por uma expressão que simbolizasse aquilo que eu estava lendo: o Palácio resiste.

    O presidente ajeitou a gravata e fiz o segundo clique. Duas realidades, separadas por cerca de 30 metros, mas que já existiam no simbolismo que o fotojornalismo permite, se juntaram na minha câmera.

    Para além do registro, qual ministro estava aonde, nos cabe uma outra camada de leitura, e para executá-la são permitidas várias ferramentas: a escolha de lente, se terá distorção ou não, sobreposição ou não de planos, eliminar elementos pelo desfoque, usar ou não luzes artificiais como flash, o ângulo do flash, o ângulo da foto, a escolha de um gestual perfeito com carga simbólica, edição, corte para valorizar uma narrativa e, sim, longa exposição e a dupla exposição —essa última menos comumente vista no fotojornalismo político, talvez daí o estranhamento.

    A foto única trouxe sentimentos ambíguos e leituras diferentes; a meu ver, todos válidos. Há quem veja um presidente derrotado e morto, vítima da violência, há quem veja um poder inabalável, reconstrução, blindagem, resistência, entre muitas outras interpretações.

    Como autora da foto, não vou dizer o que as pessoas têm que sentir, respeito como a foto chegou a quem viu violência. Mas a verdade não é uma só. Como a autora da foto, aceito as críticas. Ninguém é obrigado a ver o mundo da mesma forma que eu.

    Gosto da abertura do debate, inclusive sobre as leis não escritas do fotojornalismo.

    FOLHA




    PELÉ

    BAPTISTÃO

     

    Marcadores: ,

    The Byrds - 8 Miles high (in memoriam DAVID CROSBY)



    Eight miles high and when you touch downYou'll find that it's stranger than knownSigns in the street that say where you're goingAre somewhere just being their own

    filme da noite

    filme da noite

    SWEETIE
    dir Jane Campion, rot Campion & Gerard Lee
    Australia, 1989
    (mubi)

    recomendo


     

    quinta-feira, janeiro 19, 2023

    Crosby and Nash - To The Last Whale.a,Critical Mass.b,Wind On The Water. (IN MEMORIAM DAVID CROSBY )

    disco do dia

     

    disco do dia


    TOMZÉ

    TROPICALIA LIXO LOGICO




    O inimigo é o Brasil


    JORGE O MAU

     

    Marcadores: ,

    Não reformar a instituição mais covarde será uma forma de anistia

     

    Conrado Hübner Mendes


    Há pouca dúvida de que militares da ativa e da reserva cometeram crimes e infrações legais no dia 8 de janeiro de 2023. E no dia 7 de setembro de 2022. E na gestão da pandemia. E na gestão da Amazônia e de terras indígenas. E nas motociatas. E nos comícios. E nos quatro anos de governo Bolsonaro. Nem se fale dos crimes contra a humanidade do passado.

    Na intentona de 8 de janeiro, depois de semanas protegendo e instigando, em território militar, acampamentos que pediam o fim da democracia, militares teriam impedido a polícia de realizar prisões em flagrante de pessoas que depredaram a Esplanada. Permitiram detenções só no dia seguinte, quando muitos já teriam escapado.

    Lula tem dado alguns sinais de que está disposto a escancarar a ameaça militar no Brasil. E assim desencadear algum processo de mudança. Diante desses gestos, textos jornalísticos não hesitaram em dizer que "generais se irritam" ou "Lula queima pontes" com militares.

    Não são descrições neutras de fatos. Carregam suposições normativas escondidas. Segundo essas suposições, um presidente da República deve tratar militares como bichos de pelúcia. Deve se esforçar para "construir pontes" e se atentar para a irritabilidade de generais. Essas suposições, claro, vão de encontro ao lugar que a Constituição lhes atribuiu. A escolha das palavras e das metáforas diz muito sobre a naturalização de ator político ilegítimo.

    As Forças Armadas não são Poder de Estado. Executivo, Legislativo e Judiciário são Poderes independentes. O Ministério Público, o Banco Central e as agências reguladores são instituições autônomas. As Forças Armadas, não. Nem independentes, nem autônomas. Têm atribuição institucional delimitada. Devem formular e executar política pública subordinada a autoridades democráticas. Fora desse terreno, sua presença se torna espúria.

    A sociologia política chama de "institucionalização dissonante" o descompasso entre imagens conflitantes que uma sociedade faz de si mesmo e seu reflexo nas instituições. A dissonância entre a realidade e a autoimagem e status constitucional das Forças Armadas brasileiras é exemplo gritante desse fenômeno. Formalmente e retoricamente, são uma coisa. Informalmente, são outra.

    Vendem-se como instituição marcada pela obediência, hierarquia, disciplina, decência ética e neutralidade política. Entregam desobediência, insubordinação, delinquência, obscenidade, sectarismo e fisiologismo.

    E ainda alimentam, em fraude hermenêutica dolosa do artigo 142 da Constituição, a noção de "poder moderador", relíquia do constitucionalismo imperial. Naquele modelo peculiar de separação de poderes, a instituição do imperador pairava acima dos outros poderes. Podia interferir se os mal-comportados precisassem de tutela.

    Como escreveu Edson Rossi, as Forças Armadas não só mataram mais patriotas que estrangeiros em sua história, como gastam, hoje, na folha de pagamentos, mais que saúde e educação juntas. E ainda têm mais de 1.600 agentes recebendo acima de R$ 100 mil.

    Mal-armados de integridade institucional, mal-armados de vocação democrática, mal-armados de argumentos, mal-armados de história digna de respeito, ainda exibiram uma apoteose de incompetência técnica nos cargos do governo Bolsonaro. Negacionistas pandêmicos e climáticos, cínicos sobre soberania nacional, liberaram a Amazônia para o crime organizado e retiraram dos hospitais de Manaus o oxigênio. Por exemplo.

    Militares aplicaram golpe, implantaram ditadura, torturaram mulheres nuas na frente dos filhos. Anistiados, dizem-se injustiçados pela falta de reconhecimento do serviço que teriam prestado. Não bastasse, continuam a conspirar. E a tuitar para intimidar juízes.

    O país poderia discutir quais Forças Armadas precisa ter. Se uma que conspira contra a democracia e violenta cidadãos a pretexto de combater inimigos internos; se uma que se sente livre para invocar competências constitucionais que não tem; se uma que ensina em suas escolas que a tortura foi meio legítimo de combater o "comunismo", ou uma que serve à defesa da liberdade e da cidadania.

    Punir militares individualmente envolvidos no atentado de 8 de janeiro seria passo importante. Sem anistia. Mas não reformar as Forças Armadas e as relações civil-militares é outra forma de anistia. E mais grave.

    Abriu-se rara oportunidade de trazer a instituição mais covarde do Estado brasileiro para a democracia. Se não agora, quando?

    FOLHA 



    PELÉ



    KLEBER

     

    Marcadores: ,

    O QUE TINHA DE SER - CARMINHO (Vinicius Tom Jobim)


    Porque foste na vida
    A última esperança
    Encontrar-te me fez criança
    Porque já eras meu
    Sem eu saber sequer
    Porque és o meu homem
    E eu tua mulher

    Porque tu me chegaste
    Sem me dizer que vinhas
    E tuas mãos foram minhas com calma
    Porque foste em minh'alma
    Como um amanhecer
    Porque foste o que tinha de ser

    Para que servem as imagens?

     


     de LILIA SCHWARCZ


    Para variar a Folha de S. Paulo pretende fazer notícia com uma imagem: ser assim a notícia, não a informação.

    Na reportagem de hoje, com a República brasileira arrumando a casa, voltando à normalidade depois do acesso de vandalismo golpista do dia 8 de janeiro, o jornal resolveu dar na capa uma foto de Gabriela Biló que estampa Lula arrumando sua gravata, com rosto levemente reclinado, sorriso tímido, e em destaque sua mão esquerda. Em um dos dedos aparece uma aliança. Chama atenção, porém, a falta de um dedo; resultado de um acidente quando Lula trabalhava como metalúrgico, e que já se colou à imagem do presidente; manipulada como forma de exaltação por alguns, e por vezes como ironia preconceituosa. Lula aparece em meio à uma vidraça estilhaçada, revelando fragilidade. Há um tiro na altura do coração do presidente ressoando o suicídio de GV.

    A imagem é uma fotomontagem; técnica presente na fotografia desde seu nascimento em meados do século XIX, quando levava o nome de “trucagem”.

    O conceito é correto. Esses são “truques” feitos pelos profissionais, desde o início da técnica, para conseguirem efeitos visuais, em geral, pouco verdadeiros.

    A técnica da multi-exposição logra um efeito ampliado e artificialmente criado. Uma manipulação não um instantâneo. Não tenho dúvidas da qualidade da foto. Mas tenho muitas dúvidas sobre a ética dela.

    Não é a primeira vez que a Folha usa desse expediente para vender jornal. Para que serve esse tipo de “brincadeira” leviana? Mostrar a fragilidade do governo Lula? Que o coração da república foi atingido? Semiótica fácil!

    A Folha se posicionou várias vezes sobre Lula — famosa é a expressão equivocada “PEC da gastança” e a foto que estampou no primeiro turno (como se Lula tivesse perdido a eleição, não o oposto). São “truques nocivos”, num contexto que precisamos ter responsabilidade e ajudar na luta pelo fortalecimento da democracia, contra o golpismo.

    Imagens assim resultam em prêmios, e chamam atenção. Porém, omitem a mentira que nelas carregam; são perigosas e nada inocentes. Susan Sontag disse que a fotografia nasceu para mentir. Foi isso que fez o jornal. Cedeu lugar para o jogo de efeito, não para a sua verdade

    The Yardbirds - Shapes of Things (1966)



    Shapes of things before my eyesJust teach me to despiseWill time make men more wise?

    in memoriam JEFF BECK 

    quarta-feira, janeiro 18, 2023

    filme da noite

     

    filme da noite

    HEOJIL KYOLSHIM (Decisão de Partir)
    dir Park Chan-Wook, rot Park & Chang Seo-Kyung
    Coreia, 2022
    mubi 

    super recomendo




    É hora de o Brasil apontar o dedo para as Forças Armadas




    ""Parte da imprensa parece rever também o seu papel. Ainda soa estranho ouvir os apresentadores do Jornal Nacional anunciarem “vândalos” ou “atos terroristas” de uma massa de pessoas brancas, viúvas da ditadura militar. Faz bem pouco tempo que no Brasil a imprensa se negava a admitir que Bolsonaro era um mandatário de ultradireita.
    É a mesma hipocrisia da qual são vítimas inúmeras mulheres que denunciam as ameaças de agressão de seus parceiros, mas são ignoradas até que uma tragédia aconteça. A democracia brasileira também viveu sua tentativa de feminicídio no último domingo, desnudando a desfaçatez que permeia as relações de poder no Brasil desde a fundação da República."
    leia artigo de Carla Jimenez"

    É hora de o Brasil apontar o dedo para as Forças Armadas

    PELÉ




    FRAGA

     

    Marcadores: ,

    PELÉ





    QUINHO

     

    Marcadores: ,

    David Bowie - Modern Love (Official Video)



    There's no sign of lifeIt's just the power to charmI'm lying in the rainBut I never wave bye-byeBut I try, I try

    Jeff Beck Group - Spanish Boots



    I took a Spanish haberdasheryRestored with 15th century tapestryBut oh, Mr. Nesbitt got the best of meSo I strapped on my boots and said "So Long!"Laced up my high boots and "So Long!"

    Familia Reunida


    ARNALDO BRANCO

     

    Marcadores: ,

    terça-feira, janeiro 17, 2023

    "Too Young" Nat King Cole (1951)



    They try to tell us we're too youngToo young to really be in love

    “Serviço” militar

     

    Arnaldo Branco 


    Você já deve ter ouvido a frase “inteligência militar é uma contradição em termos”, atribuída a vários autores (inclusive ao Groucho Marx) mas que tudo indica ser uma criação do inglês John Charteris que era, olha só, um general da inteligência militar britânica. Mais lugar de fala do que isso só Dado Dolabella discutindo feminismo. Mas existe outra expressão comum que também é um oxímoro: serviço militar. 


    Porque os nossos militares 1) não fazem muita coisa além dos rituais obscuros que eles mesmos inventaram — tipo ficar em posição de sentido para ser inspecionado por um velho de farda, o que parece mais o relato do prenúncio de uma orgia Romana do que a descrição de um trabalho 2) são responsáveis por tarefas inexistentes como defender o país em guerras que a gente não se mete desde o século dezenove 3) quando trabalham, fazem um serviço de porco, como a da patrulha das nossas fronteiras, que são mais fáceis de cruzar se você for um míssil Stinger contrabandeado do que um turista.


    A única tarefa que eles cumprem com esmero é um bico ilegal: intimidar a democracia toda vez que seus privilégios injustificáveis são ameaçados. Desde antes da República os militares entram em cena quando não ficam satisfeitos com a vontade do povo, contra quem praticam tiro ao alvo na falta de um exército inimigo de verdade — que com seu arsenal obsoleto não conseguiriam derrotar, de qualquer maneira. Todo militar é na verdade um sequestrador (que pelo que sei ainda não é uma profissão regulamentada) e pra gente sobrou ser refém.


    E vendo quais são esses privilégios dá até pra entender o empenho. Estabilidade, assistência médica, assistência educacional, moradia, auxílio natalidade, auxílio funeral, auxílio transporte. Parece até um catálogo de todos os direitos que os trabalhadores civis perderam nos últimos anos. Sem falar nos adicionais. Só as pensões a que as filhas dos militares têm direito custam mais aos cofres públicos do que todo o orçamento do Bolsa Família, tudo isso pelo grande mérito delas terem nascido. É o cabide de emprego mais superfaturado da História.


    Na verdade as forças armadas são um esquema de pirâmide onde você começa por baixo e em tese pode subir no organograma para ganhar mais — dinheiro público, lembrando, curiosamente os críticos do Estado inchado sempre tiram os militares da equação. Aliás tem muita gente que defende o serviço militar como um sistema de inclusão social porque muitos negros pobres tentam fazer carreira se alistando. Mas aparentemente essa pirâmide tem elevador privativo: até hoje o exército brasileiro só teve onze generais negros, mais um desses estranhos infortúnios que parecem acontecer de acordo com a dose de melanina.


    E agora, com os atos terroristas do último fim de semana, as forças armadas de novo fizeram mais uma tentativa de tumultuar a política nacional só porque o Marechal Fulano não pode viver sem seu ajudante de ordens. Sim, porque por mais que se fale em Bolsonaro, políticos, pastores evangélicos, financiadores e youtubers de extrema direita esse movimento todo só foi em frente porque os militares, antipetistas até a medula e putos com as primeiras exonerações dos inacreditáveis oito mil cargos cedidos pelo governo anterior, sinalizaram de forma dúbia que poderiam, sim, quem sabe, embarcar. Uns buchas pagaram pra ver e devem sofrer as consequências sozinhos.


    Ou seja: de novo os milicos não trabalharam; mas sim terceirizaram o serviço, ainda bem que para um bando de fanáticos tão incompetentes quanto eles.

    CONFORME SOLICITADO
    https://conformesolicitado.substack.com/


    As 4 linhas do Bolsonaro



    PAULO BATISTA

     

    Marcadores: ,

    Ninho de serpentes está nos quarteis


     

    O pequeno Jair ficou enfezado



    GALVÃO

     

    Marcadores: ,

    Preparação para ato golpista teve mapa online e previu enfrentamento




    "[A festa da Selma] não convidou crianças e nem idosos, quer somente adultos dispostos para participarem de todas as brincadeiras, entre elas: tiro ao alvo, polícia e ladrão, dança da cadeira, dança dos índios, pega pega, e outras."... 

    É importante que cada um leve suas coisas pessoais de higienização e proteção, inclusive: máscara para não ficar ardendo com a torta de pimenta na cara e soro fisiológico para se limpar caso espirrem algo que faça vocês chorarem e lacrimejarem, mas não de alegria, durante a festa."..

    leia reportagem de AMANDA ROSSI & LUCIA VALENTIM RODRIGUES

    Preparação para ato golpista teve mapa online e previu enfrentamento

    segunda-feira, janeiro 16, 2023

    Cameras de segurança mostram golpista



    QUINHO

     

    Marcadores: ,

    QUEBRA!



    CRIS VECTOR 

     

    Marcadores: ,

    Bel Prazer



    LAERTE

     

    Marcadores: ,

    Jeff Beck - Cause We've Ended as Lovers




    disco do dia

    disco do dia

    VOCÊ VOCÊ

    ANNA PAES CANTA GUINGA 




    A mãozinha amiga verde-oliva

     


    LEONARDO SAKAMOTO

    “Braço forte, mão amiga”, diz o lema do Exército. No caso da tentativa de golpe do dia 8, a mãozinha amiga verde-oliva fez toda a diferença para que parte dos golpistas pudesse fugir após depredar o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF sem serem detidos ou presos. Diante disso, a pergunta: quem a força estava protegendo? E por quê?

    Após a invasão das sedes dos Três Poderes, o Exército impediu a entrada da Polícia Militar no acampamento golpista em frente ao seu quartel-general, em Brasília. Imagens de dois blindados deslocados para mostrar que o comando falava sério chocaram muita gente que apostava que a ditadura militar terminou em 1985.

    Com isso, muitos bolsonaristas tiveram tempo de ir embora. Só na manhã seguinte, os que não foram avisados, os que confiavam na impunidade ou os que não eram muito espertos permaneceram e foram detidos.

    Duas informações vieram a público, neste domingo (15), corroborando isso. O ex-comandante da PM, Fabio Augusto Vieira, exonerado do cargo após a intervenção federal no DF, disse, em depoimento à Polícia Federal, que o Exército impediu a realização de prisões no acampamento na noite do dia 8.

    E reportagem do jornal Washington Post apontou que o próprio comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, teria avisado ao ministro da Justiça Flávio Dino que ninguém seria preso naquela noite. A justificativa que foi difundida é que a medida serviria para proteger inocentes. Ahã, Cláudia, senta lá.

    Depoimento de Vieira e do próprio governador Ibaneis Rocha, afastado das funções pelo STF por conta da omissão diante do caos, apontam que a PF já havia tentado desmobilizar o acampamento e o Exército não havia deixado. O ministro da Defesa, José Múcio, chegou a dizer a Lula antes dos ataques que um processo de desidratação pacífica estava surtindo efeito.

    De fato, o número de golpistas reduziu em dezembro, mas o acampamento golpista continuava lá, protegido pelos militares. Serviu de QG para o ataque à sede da PF e a queima de carros e ônibus no dia 12 do mês passado, para planejar e organizar a colocação de uma bomba em um caminhão de combustível a fim de explodir o aeroporto no dia 24 e, finalmente, como cabeça de ponte para o terrorismo do dia 8.

    Além de ter ajudado a criar as condições para esses ataques, o Exército também agiu para evitar a punição dos envolvidos ao impedir a entrada da PM. Imagine o escândalo que seria se alguém impedisse a entrada da polícia em uma área para onde suspeitos de cometer crimes se refugiaram.

    Os militares sabiam que seriam criticados duramente por conta impedir a prisão, o que leva a crer que pessoas importantes precisavam ter tempo de sair de lá. Quem eram? A matéria do Post cita fontes que falam de familiares e amigos de militares. Precisamos dar nome aos bois e fazer com que a lei alcance também esse grupo. Eram os fujões financiadores dos ataques? Aliados políticos do bolsonarismo?

    O pior é que a liberdade conferida à extrema direita por episódios como esse contrasta com o controle que é imposto a cidadãos mais humildes.

    Durante a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, o Exército montou postos de controle para fotografar, registrar e checar os documentos de moradores de comunidades. Na época, quem tinha o mínimo de bom senso reclamou do absurdo que era instalar “postos de fronteira” para pobres.

    Os militares, que comandavam o espetáculo, ficaram irritados em serem criticados.

    "Quem achar isso muito ruim não pode entrar no Palácio do Planalto, na sede de um banco, num condomínio ou dentro de uma emissora de rádio", afirmou o general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em entrevista à rádio Gaúcha, em 26 de fevereiro daquele ano. A comparação é péssima.

    Ironicamente, os protegidos pelo Exército entraram no Palácio do Planalto sem controle algum.

    O presidente Lula afirmou que acredita que a porta foi aberta para os golpistas. E as investigações têm apontado que militares passaram pano para eles durante a invasão e até saíram em sua defesa frente à tentativa de a Polícia Militar desocupar a sede do Poder Executivo.

    Não é possível jogar todos os militares no mesmo balaio. Graças à parcela democrata de suas cúpulas que Jair Bolsonaro não teve apoio que queria para o seu golpe de Estado. Golpe que estava, inclusive, minutado no armário do seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que teria entregue às Forças Armadas um papel central no processo de melar as eleições.

    Mas não deixa de ser deprimente como a mesma instituição que tratou pobre como inimigo, impondo postos de controle para irem ao trabalho e voltarem para casa, conseguiu ser tão leniente e conivente com pessoas que permaneceram meses defendendo um golpe de Estado à sua porta.

    Isso se justifica porque uma parte das Forças Armadas tomada pelo bolsonarismo vê moradores de bairros pobres como estrangeiros e a pequena parcela da sociedade que defende que elas desempenhem o papel do Poder Moderador como verdadeiros brasileiros.

    No dia 27 de fevereiro de 2018, o então interventor federal do Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto, que depois foi ministro de Jair Bolsonaro e seu candidato a vice na chapa eleitoral, afirmou que o que estava acontecendo no Estado era "um laboratório para o Brasil".

    Só se você for pobre, caso contrário, tem liberdade absoluta. Inclusive para atacar a democracia.

    UOL


    Civil Servant - Richard Dawson



    Open your eyes, time to wake up Shit, shower, brush your teeth, drain your cup Wolf down a bowl of Ready-Brek Fasten a tie around your neck All over the city we arise, arise For a job we despise, despise, despise


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER