Beijo na alma
MARIO BAGG
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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
O celular é a janela da alma no século 21. Um clichê que poderia passar batido, mas com um fundo de verdade levado a sério por especialistas em saúde infantil. Em meados do século passado, temia-se algo assim sobre a influência da televisão, milhares de páginas e de dólares foram gastos em pesquisas sem nenhuma conclusão. Sobre o dispositivo digital, a convicção é maior: deseducativo, viciante, mas tem pontos frágeis. Elimine-se uma plataforma, nada de relevante acontece.
Isso vem a propósito do bloqueio do Twitter/X pelo STF. Aos adictos à rede soou como medida antidemocrática. Chegou-se a escrever "Elon Musk é liberdade de expressão absoluta". É que confundiram o natural lugar de fala do ato da fonação com discurso livre. A plataforma, o aplicativo são apenas simulações tecnológicas da base de toda comunicação concreta, isto é, do espaço e do tempo como meios de percepção e ação sobre as coisas. Suspendeu-se o produto no mercado de uma big tech que desrespeitou a soberania nacional, não a comunicação em que está assentada a liberdade histórica de expressão.
Se o bloqueio incidisse sobre um dispositivo institucional de mídia como jornal, revista, rádio, televisão ou a própria internet, aí sim, estaria sendo censurada a liberdade de um grupo logotécnico (jornalistas, editores), representativo de uma comunidade de leitores ou ouvintes. Seria impactante, como nas ditaduras, porque afetaria o espaço público. Mas espaço público não é câmara de eco, é a conversão político-social das opiniões em algo comum, a expressão civil.
Acredita-se que o Twitter/X animaria um debate racional. Mas este é troca de argumentos, e só se argumenta em lugar de fala confiável. Vozes fragmentárias, individualizadas e compulsivas não constituem debate. Isso é falatório, em que se enxerga menos do que é e mais do que supõe ter sido. É a "ideologia da pós": pós-industrialismo, pós-modernidade, pós-dialética. O que era antes pertencia ao espaço-tempo das ideias de progresso contínuo e de ação social como fato substancial. A fala transitiva e a conversa como troca de posições mobilizavam a comunicação social sobre a qual se assentou a liberdade jornalística.
Agora, na pós-dialética, descobre-se que conversar é a coisa mais assustadora que existe. Diálogo implica cavar barreiras sociais e psicológicas entre um e outro, logo, consciência atenta. Tornada rara, atenção virou mercadoria valiosa.
O lugar vazio criado pelo materialismo prático desse novo tempo foi ocupado por máquinas inteligentes e pelo culto do dinheiro. Fala-se qualquer coisa o tempo todo para neutralizar o diálogo. Por isso, banindo-se um bunker de falatório desconexo, caldeirão de hostilidade, embora com ilhas informativas, expõe-se a falta de ancoragem nacional de um lugar de fala tóxico. A plataforma deverá retornar do banimento, mansinha, porque há muito dinheiro em jogo, sua razão de existir. Mas, se fosse embora, já iria tarde.
Por acidente, o bloqueio do Twitter/X mostrou um ponto fraco do poder digital: esses dispositivos são menos necessários do que se querem vender. Cabe a uma ética social de futuro, zelosa da dos filhos, a cadeia geracional, transformar por meio da educação o celular num utensílio apenas útil, como um canivete suíço, em vez de janela da alma de ninguém.
FOLHA
" A reconstrução traz um outro desafio igualmente complexo. Diante dos bombardeios e morte de parentes e amigos, e com uma sociedade devastada, a radicalização foi e deve ser o caminho para muitos jovens, como ocorreu em países como Iraque, Moçambique e Síria, para citar alguns exemplos. Mesmo se o Hamas como organização for desmantelado, o pós-Hamas pode ser ainda pior, com potenciais efeitos em todo o Oriente Médio. Para Isabela Agostinelli, a contenção do radicalismo futuro em Gaza passa, além do lado econômico, também por um caminho político.
— A única forma de impedir uma radicalização da resistência é a garantia do direito de autodeterminação nacional dos palestinos e dos seus direitos humanos — afirmou"
leia reportagem de Filipe Barini
"“Mesmo sem a presença do fogo, em
algumas regiões a fauna está sendo im-
President Trump and his supporters find community by rejoicing in the suffering of those they hate and fear.
by Adam Serwer
"During the 1940s and 50s, Hollywood entered a “noir” period, producing riveting films based on hard-boiled fiction. These films were set in dark locations and shot in a black & white aesthetic that fit like a glove. Hardened men wore fedoras and forever smoked cigarettes. Women played the femme fatale role brilliantly. Love was the surest way to death. All of these elements figured into what Roger Ebert calls “the most American film genre” in his short Guide to Film Noir. In this growing list, we gather together the noir films available online."
LEONARDO SAKAMOTO
O que acontece quanto deputados de extrema direita que desejam impor sua vontade ao povo à revelia da Constituição Federal se juntam com outros que querem distribuir bilhões às suas bases sem dar satisfação a ninguém? Um pacote para emparedar quem vai julgar essas safadezas.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (9), duas propostas de emenda à Constituição que limitam poderes do STF e facilitam o impeachment de seus ministros.
Bolsonaristas bradam que o Supremo Tribunal Federal derruba as leis aprovadas no parlamento. Ora, a revisão da legislação para verificar se elas atendem à Constituição é exatamente a função da corte. Se uma lei nova é aprovada fora das regras do jogo, precisa ser alterada. Ironicamente, quando a lei não interessa ao bolsonarismo, ele corre ao STF para pedir a suspensão de sua efetividade.
É como se um grupo de jogadores decidisse que, a partir de certo momento da partida, fosse permitido jogar o nosso futebol com as mãos. Nessa hora, é função do juiz apitar e dizer que isso é proibido pelo livrinho de regras. Parlamentares autoritários, contudo, acham um absurdo o comportamento do árbitro porque jogar com as mãos os ajuda a fazer mais gols.
Aonde? Em projetos que reduzem os direitos dos trabalhadores, a proteção ambiental, a dignidade de mulheres, indígenas e outros grupos minorizados, sem contar os que anistiam golpistas.
Os fisiológicos, por sua vez, desejam liberdade para destinar cascalho público sem transparência para as suas bases visando à sua reeleição, na melhor das hipóteses, ou garantir seu coquetel de camarão, na pior delas.
Ações que limitam ou alteram prerrogativas do Poder Judiciário precisam ser de iniciativa do próprio poder, segundo a Constituição, e não do parlamento. Os senadores, que já aprovaram as propostas, e os deputados, que agora se debruçam sobre elas, sabem disso. Mas querem fustigar o STF, taxando-o de autoritário diante da opinião pública, até que possam operar livremente. Não em nome da liberdade, mas da libertinagem da mais descarada.
UOL
"Each morning, when Gisèle Pelicot arrives at the courthouse, dozens of supporters, mainly women, are already there, waiting for her. When she leaves each night, they line her path to applaud and cheer.
Many call her “Gisèle,” as if they know her, though few do personally. In her chic image, they see themselves, their mothers, their grandmothers. They come to the court in the southern French city of Avignon and wait for hours to support her.
“I don’t know how she does it — her dignity,” said Catherine Armand, 62, "
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O lado bom da campanha de 2024 é que ela mostrou que as forças modernizantes em São Paulo continuam gerando bons quadros nessas duas tradições políticas.
Pela esquerda, Guilherme Boulos é o único candidato com chance de vitória nas grandes capitais que já liderou um movimento social. Em 2024, aproximou-se do centro e contou com o apoio de Lula. É interessante saber o que ele tem a dizer à cidade.
Em um mundo ideal, conforme a campanha se desenrolasse, os paulistanos que não querem votar na esquerda dariam uma chance ao prefeito Ricardo Nunes e parariam para pensar sobre seu legado. Depois de pensar, concluiriam que seu legado é mesmo ruim e votariam na terceira colocada, que era Tabata Amaral.
Tabata é uma versão atualizada do PSDB raiz, com vários upgrades: é uma jovem de origem pobre que chegou a Harvard e teve atuação parlamentar destacada. Seria a candidata natural de todos os antigos eleitores do PSDB que diziam que só votavam em Bolsonaro porque a única alternativa era o PT.
Mas não foi isso que aconteceu. O lado ruim da campanha de 2024 em São Paulo é que ela mostrou, de maneira particularmente aguda, a crise por que passa a direita brasileira desde o fim do PSDB.
Metade da direita olhou para o legado de Nunes e pensou, ok, aceito rebaixar minhas expectativas. Para compensar sua baixa popularidade, Ricardo Nunes abraçou o discurso golpista de Bolsonaro. O falecido PSDB lançou Datena. Chega a ser risível como, em junho, acreditamos que Datena era o pior que podia acontecer com o nível da campanha deste ano.
Segundo o Datafolha, cerca de metade dos eleitores de Bolsonaro pretende votar em Pablo Marçal,
o neto que Jair teria se Carluxo tivesse engravidado Satã. Seus crimes,
inclusive os que o colocaram na cadeia, são conhecidos. As baixezas que
pronunciou contra seus adversários já foram desmentidas. Sua pose de
valente acabou no dia em que fingiu estar morrendo na ambulância depois
de apanhar de um idoso.
Como chegamos aqui?
PT e PSDB foram os partidos que mais apanharam durante a crise da Lava Jato, porque disputar a Presidência lhes dava maior visibilidade. O PT ainda sobrevive, mesmo que enfraquecido. O PSDB acabou. Quem venceu a Lava Jato foi o centrão, a turma que deu a tucanos e petistas o número de telefone do cartel das empreiteiras.
Em São Paulo, a nave-mãe do velho PSDB, o estado onde a disputa local refletia mais perfeitamente a disputa nacional, era natural que o fim do PSDB tivesse efeitos mais traumáticos. Aqui o vazio é maior.
FOLHA
Pablo Marçal (PRTB) teve até aqui considerável, mas relativo, sucesso de público. Tem 24% dos votos, até 38% em um segundo turno e é rejeitado por 53%. Se não vier a ser inelegível por causa de crimes, apenas começou a carreira política? De onde veio, chegarão outros?
Talvez o tipo puro de marçalismo não prevaleça, mas a mentalidade que representa pode ter um terço do eleitorado, o que tende a orientar os novos investimentos do negócio político-partidário estabelecido.
Há grande revolução social e cultural, acelerada em torno de 2010, em parte por mídias sociais, renda maior e alterações no mundo do trabalho. A mudança agora é conhecida, mas pouco compreendida a fundo. Vamos sabendo dela em episódios traumáticos ou caricatos. Marçal é a mais recente cristalização política ou social desse mundo novo.
Houve Junho de 2013, contra o sistema político, o Estado e elites tradicionais. Houve Jair Bolsonaro, insider da escória política bizarra que passou por harmonização digital em um projeto de direita nova gestado desde o imediato pós-2013.
Houve a ascensão dos influencers. Há o mundo de Deolane Bezerra, presa por ser suspeita de ligação com esquema de lavagem de dinheiro de "bets". A influencer tinha 20,7 milhões de seguidores no Instagram ao ser detida; solta, foi a 22,2 milhões. Há a epidemia de jogo online.
Estudos indicam a disseminação do messianismo individualista e niilista quanto a política e movimentos sociais. Mídias sociais diminuíram custos de difundir informação e barreiras à entrada em mercados, entre eles o de mídia e de acumulação de status monetizável. É o futuro em que todos teriam 15 minutos de fama.
Marçal não é Bolsonaro, vai mais fundo: não foi adotado pelo mundo político, nem pelo centrão mais podre; espezinha políticos. É um garoto-propaganda das mentalidades da teologia da prosperidade ou da prosperidade teológica, temperado pelo que se chama dos valores da direita, que ele dissemina por meio de doutrinação, choque midiático e células familiares militantes.
A precarização do trabalho e a descrença na capacidade do Estado de melhorar vidas (quando não atrapalha) aumentam o apelo desse messianismo individualista, se diz. Pode ser, mas sabemos pouco de detalhes do mundo do trabalho.
Pelos grandes números, a formalização do trabalho está pouco abaixo do recorde do começo da década de 2010, assim como a parcela ocupada da população em idade de trabalhar; o salário médio passou do pico de 2013. A vida melhora um tico. Não parece social ou politicamente relevante.
Há precarização no trabalho, mas não sabemos de seu tamanho e o que é apenas nova forma de precarização. Certo é que o emprego desta economia meio pobre não dará vida satisfatória à massa ou acesso à vida instagramável. A grande mudança seria o vislumbre dessa existência fotogênica conspícua e exemplos raríssimos, mas inspiradores, de que há atalhos para se chegar lá, driblando desigualdades, emprego ruim e escola inútil.
A mudança religiosa tem peso, mas menos de um quarto dos eleitores
paulistanos é evangélico e só um terço deles vota em Marçal (aliás, 15%
não têm religião). Ideias de certos evangélicos é que parecem fazer
parte de mudança cultural maior, revolução ainda pouco compreendida e
que estoura outra vez na nossa fuça, na forma sórdida de um Marçal.
FOLHA
e o blog0news continua…
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