Viajei esta semana, para o interior do Brasil, pra onde fiquei sem notícias durante dias
do que ocorria em outras partes
sendo um bom e merecido descanso dos fatos & boatos após esta fase eleitoral eleitoreira sem-lei-toral
de acusações vazias e maquinações tolas
para depois ficar tudo igual
(o que ficaria de qualquer forma
engessados que estamos na fôrma).
Folheando os jornais, à volta,
relanciei que Saddam foi condenado à forca
uma mulher ensandecida e calma tacou fogo com gasolina numa velha à porta de um banco
sem motivo a não ser estar contrariada
e que o Legacy voava a 37 mil pés pelas ordens de controladores de voo
(e que os voos por todo os brasil estão descontolados).
Mais uma vez a nossa imprensa fazendo um papelão (sórdido).
Saiu arranhda e lanhada de suas posturas na campanha eleitoral
mas o caso do jato americano que colidiu com boeing brasileiro é a cara de seu despreparo, sua estridencia, sua superficialidade, e seu pautar pelas conveniências e aparências.
Depois de todas as patriotadas e bateres nos peitos e autoridades aparecendo aos holofotes o controle do tráfego aéreo brasileiro estava errado sim. E a se basear nas reinvindicações dessa greve atual o controle é uma porcaria sim. Os pilotos americanos podem ter sua culpa, não se sabe porque desligaram o transponder (ou este desligou-se) mas abrindo-se caixas pretas a história virou outra.
E aí voltamos a duas questões repisadas aqui pelo blog0news e outros:
1) não se deve sair por aí mancheteando conclusões antes da finalização de inquéritos sobre casos.
Investitgações existem para investigar e não simplesmente conjecturar.
2) detalhe obvio: independente de tudo o mais que acontecera, por que diachos ninguem pensou em avisar à tripulação do boeing que, no mínimo, algo esquisito estava acontecendo e que deveriam ficar alertas (isso se não mudar a rota) ?
O interessante agora é o seguinte:
as noticias da inepcia ou mau-caratismo ou exagero nos ares dos pilotos americanos foi manchete principal por dias, capas de revistas e tal.
A notícia de que os controladores brasileiros erraram - levando à morte de 154 pessoas - sai em manchete muito menor, em espaço pequeno, sem estardalhaço.
Na semana passada, depois de anos de lutas & perdas, os diretores da Escola Base finalmente conseguiram o direito à indenização por terem suas vidas destruídas.