This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, junho 12, 2021

    O voo do jegue



    AROEIRA

     

    Marcadores: ,

    The Breeders - Happiness Is A Warm Gun


    She's well-acquainted with the touch of the velvet hand
    Like a lizard on a window pane

    Café com Fascistas

    ~

    TONI D'AGOSTINHO

     

    Marcadores: ,

    Laerte Coutinho lança site oficial com obra completa


    Laerte Coutinho lança site oficial com obra completa; confira


    Parque Lage


     

    Copa Genocida




    GILMAR

     

    Marcadores:

    Encontros e perdidos com o primeiro exagerado


    Encontros e perdidos com o primeiro exagerado

    "Julio virou presença frequente no apartamento de três quartos onde mãe e pai e cinco filhos (mais a vó materna itinerante e sazonal) se apertavam no Flamengo e ainda enchíamos de amigas e amigos. A aparência estranha para nossos padrões vinha de pressão paterna. Acabara de sair de internação em clínica psiquiátrica pelo uso de substâncias ilícitas (e abusado de lícitas) e deveria andar na linha. Naquele bando encontrou algum refúgio e, em estado de turbulência perene, raciocínio rápido, capacidade de acumular e processar conhecimento, exerceu influência, pregando por uma constante insurreição e estética vanguardista. Anos de chumbo da ditadura, éramos os que acreditavam na revolução contracultural: longos cabelos, LSD, vida em comunidade e na estrada, misticismo orientalista além das igrejas, alimentação natural estavam entre os ingredientes que levariam à radical mudança dos Sapiens. Como sabemos, deu ruim – e piorou ainda mais nessa distopia bolsonarista.

    Julio foi dos que mais a sério levou a receita."

    leia o artigo de Antonio Carlos Miguel​

    Encontros e perdidos com o primeiro exagerado – AmaJazz

    MotoAta


    JANETE

     

    Marcadores: ,

    Dollar Brand (Abdullah Ibrahim) - African Marketplace

    sexta-feira, junho 11, 2021

    Kathlen



    CRIS VECTOR
     

    Marcadores: ,


     

    Paul Weller - Gravity



    Find the child inside of me 
    This rusty key will set him free
     Oh, gravity 
    It follows me 
    Wherever I go

    Underworld - Born Slippy



    Drive boy dive boy
    Dirty numb angel boy
    In the doorway boy
    She was a lipstick boy
    She was a beautiful boy
    And tears boy
    And all in your inner space boy
    You had
    Hand girls boy
    And steel boy
    You had chemicals boy
    I've grown so close to you
    Boy and you just groan boy
    She said come over come over
    She smiled at you boy



    quinta-feira, junho 10, 2021

    Kathlen



    JANETE

     

    Marcadores: ,

    Jadsa - Sem Edição



    Sem esmaecer
    Sem vinheta

    Sem ajustar
    Sem realce

    Sem aquecer
    Sem esfriar o tom

    Juntas no sol
    Ouvindo gal
    "Fatal"

    E aí, tudo bem?



    GALVÃO

     

    Marcadores: ,

    Sinead O'Connor recorda em livro agressão de Prince e abusos da mãe

     

     

     

    "Ela escreve que Prince a convocou à sua macabra mansão em Hollywood e a repreendeu por dizer palavrões em entrevistas. Mandou que seu mordomo servisse uma sopa a O’Connor mesmo que ela tivesse recusado o prato diversas vezes, e sugeriu docemente uma briga de travesseiros, mas a atingiu com algo sólido que ele tinha escondido dentro da fronha.

    Quando ela fugiu de lá a pé, no meio da noite, Prince a perseguiu de carro e depois desceu do carro e a perseguiu correndo pela estrada."

    leia reportagem de Amanda Hess

    Sinead O'Connor recorda em livro agressão de Prince e abusos da mãe - 09/06/2021 - Celebridades - F5:

    quarta-feira, junho 09, 2021

    História é pontilhada por interferências de militares na política

     

     

     

    "Os quase 132 anos de República ainda não bastaram para trazer o Exército à maturidade. Não tem pensamento militar próprio, é caudatário embevecido do colonialismo militar americano —o que esvazia a concepção e nega o sentimento de soberania— e vive mais de ideologia política que de qualquer das especificidades apropriadas.

    Na América do Sul desafeita às guerras, os Exércitos não são temidos pelos congêneres, mas por seus respectivos povos. Todos esses já os encontraram do outro lado de justas reivindicações materiais e legítimas aspirações políticas. No Brasil isso continua sendo verdadeiro também no jogo político do regime de Constituição democrática."


    leia artigo de Janio de Freitas​

    Janio de Freitas: História é pontilhada por interferências de militares na política - Fundação Astrojildo Pereira

    Gabinete Paralelo | Gabinete Oficial



    AMORIM

     

    Marcadores: ,

    O país desabando

     

     Ilustração mostra criança desenhada em verde e amarelo de frente para fenda de uma rachadura

    Antonio Prata

    Um edifício irregular, num bairro irregular, numa cidade irregular, num estado irregular, num país irregular, desabou. Quando o delinquente Ricardo Salles fala em “passar a boiada”, em desregulamentar, ele está simplesmente aplicando à Amazônia os métodos da milícia em Rio das Pedras. A gente sabe como termina: em escombros, fogo e morte.

    Rio das Pedras, o berço das milícias cariocas, do Escritório do Crime, dos assassinos da Marielle, é também curral eleitoral da família Bolsonaro. Local de grande influência do Fabrício Queiroz, capataz do presidente e babá de seus filhos. O MP-RJ tem gravação do Queiroz falando com a mulher sobre ajudar os milicianos do bairro. E isso deve ser só a ponta do iceberg.

    Deus do céu, precisa de CPI?! Fabrício Queiroz até outro dia estava escondido na casa do advogado do senador Flávio Bolsonaro. Flávio que, segundo matéria do The Intercept, financiou com dinheiro da “rachadinha”, coletado por Queiroz, construções irregulares de milicianos em Rio das Pedras. Tipo essa que desabou. O dinheiro era dado ao matador Adriano da Nóbrega. Um homem que assassinava por dinheiro, mas também por prazer: se pudesse escolher, preferia a faca. O artesão do homicídio foi homenageado por Flávio Bolsonaro com a maior honraria legislativa do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes. Bolsonaro disse, em março deste ano, que foi ele quem mandou Flávio fazer a homenagem.

    O prédio desabado em Rio das Pedras e a anistia das Forças Armadas a Pazuello são a mesma coisa: a destruição das estruturas. O desprezo à lei. Como é a mesma coisa o silêncio cúmplice do Conselho Federal de Medicina e dos CRMs diante de profissionais criminosos que recomendaram e seguem recomendando cloroquina. É a mesma coisa o apoio tácito ou explícito dos industriais, dos empresários, do mercado financeiro, do Facebook e do Twitter, que analisam a morte de 500 mil brasileiros de HP na mão. Talvez digam que já estava “precificado”. Se fosse “Star Wars”, vocês estariam do lado de Darth Vader. Como vocês dormem?

    Está errado dizer que Bolsonaro é um genocida: o genocida quer acabar exclusivamente com um grupo étnico, religioso ou cultural. Bolsonaro é mais generoso em sua morbidez. Ele passará por cima de quem for preciso para instalar seu projeto miliciano, para perpetuar-se em seu Gabinete do Crime e do Ódio, com a ajuda dos “consiglieri” de pós-doc na parede, óculos de tartaruga na fuça e sangue nas mãos. Guedes e Salles, o contador e o meirinho da máfia. Perdão pela comparação, Corleone, pois este bando não conhece a “omertà”.

    Todos os que não estão se insurgindo agora diante do desmoronamento do país terão que explicar aos filhos e netos, um dia, quando esta mortandade for ensinada nas escolas: por que se calaram? Por que não fizeram nada quando os judeus embarcavam em trens de carga e o chicote cantava no pelourinho? Covardes.

    Eu sei o que direi aos meus filhos. Olivia e Daniel, deixo aqui registrado: eu e muitos à minha volta estávamos lutando pela lei, pela verdade, pela justiça. Estávamos escrevendo, nos manifestando, reportando, unindo forças, arrecadando dinheiro para a resistência e assim continuaremos até o fim, o nosso ou o da tragédia, para que vocês e todos os outros brasileiros, brancos e pretos, homens e mulheres, possam um dia viver num país decente. Pode soar piegas, mas eu não quero ser original, eu quero sobreviver.

    (ilustração Adams Carvalho)

     


    Parque Lage


     

    The Style Council - The Paris Match (Tracey Thorn Version)



    I'm only sad in a natural way
    And I enjoy sometimes feeling this way
    The gift you gave is desire
    The match that started my fire

    Queiroga



    FRAGA

     

    Marcadores: ,

    Dá para evitar falta de eletricidade já em novembro, mas é preciso governo

     

    Image

    "Ainda é possível evitar que falte energia elétrica a partir de novembro e diminuir o risco de um racionamento desastroso em 2022, mesmo que 2021 seja tão seco quanto o historicamente árido 2020. É o que indicam as estimativas mais reputadas.

    Ainda assim, o país precisa entrar em estado de emergência e adotar providências além daquelas já em operação ou na prancheta de quem administra o setor elétrico.

    Essas providências dependem também de negociações complicadas sobre o uso de água e eletricidade e de campanhas gritantes de economia desses recursos. Em suma, dependem de explicitar um problema politicamente custoso. Depende de haver governo, também."


    leia coluna de Vinicius Torres Freire​

    Mara Henrique - Bando da Lua - Orquestra Tupi - EH! UÁ! CALUNGA - Capiba... 1937



    Minha mãe chorava calunga ai ai
    Eu cantava calunga ai ai
    Maracatu, maracatu
    Êh! Ua calunga!

    Material Poético



    ALVES

     

    Marcadores: ,

    Telegrama secreto: Bolsonaro prejudica envio de insumo da China para vacina

     

     14.nov.2019 - O presidente Jair Bolsonaro participa de evento (Diálogo com o Conselho Empresarial do BRICS) com os presidentes dos países do BRICS, Cyril Ramaphosa (Africa do Sul), Narendra Modi (Primeiro Ministro da Índia), Vladmir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China) durante reunião de cúpula do grupo, no Palácio do Itamaraty. - Pedro Ladeira/Folhapress

     

    "O problema é que, pelo que pode ser visto pelo telegrama, houve reação. Se o atraso na remessa de insumos, que paralisa periodicamente a produção tanto do Butatan quando da Bio-Manguinhos/Fiocruz, tem relação com isso, significa que os ataques de Bolsonaro podem ter custado a vida de brasileiros que morreram por falta de vacinas."

    leia a coluna de Leonardo Sakamoto​

     Telegrama secreto: Bolsonaro prejudica envio de insumo da China para vacina - 09/06/2021 - UOL Notícias

    Por que jogadores miram na Conmebol e poupam CBF e Bolsonaro em manifesto


    Seleção brasileira perfilada para a partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias, vitória por 2 a 0 em Assunção - Christian Alvarenga/Getty Images

    "O conteúdo do manifesto divulgado pelos atletas da seleção brasileira na noite desta terça-feira (8), após a vitória de 2 a 0 sobre o Paraguai, em Assunção, pelas Eliminatórias, faz da Conmebol o alvo principal. É o único ente citado nominalmente: não há menção à CBF ou ao governo federal, que abraçaram a realização da Copa América no Brasil, motivo de críticas do elenco."

    leia analise de Marcel Rizzo​

    Por que jogadores miram na Conmebol e poupam CBF e Bolsonaro em manifesto - 09/06/2021 - UOL Esporte

    CPI...



    AMORIM

     

    Marcadores: ,

    Hey Jude / Sympathy For The Devil - The Residents

    terça-feira, junho 08, 2021

    Queiroga



    DASSILva

     

    Marcadores: ,

    I Was A Little Too Lonely (And You Were A Little Too Late) - Nat King Cole Trio



    You promised me you'd come back
    I promised to wait;
    But I was a little too lonely,
    And you were a little too late!

    Quatro capas

     

    Quatro capas com galos ilustrados (obviamente, Galos de Briga, do João Bosco, ia entrar, mas achei a do Ambergris mais equilibrada).




    OCTAVIO ARAGÃO


    Parque Lage


     

    ‘Brazil is a global pariah’: Lula on his plot to end reign of ‘psychopath’ Bolsonaro |

     Former president of Brazil Lula da Silva being interviewed exclusively for the Guardian on his release from prison on 19 November 2019.

     "The former paratrooper has tried to rally hardcore supporters in recent weeks, organising pro-government rallies and labeling Lula a “nine-fingered crook” and the “son of Satan”.

    Lula laughed off those insults as the words of a jittery rival. “For the last two or three years Bolsonaro hardly uttered my name because he thought I was out of the game – and now suddenly he realizes I’m holding all the best cards and if this was poker he would already have lost,” the former president said with a grin.

    Lula said he was too old to engage in mudslinging with his adversary: “You’re not dealing with a normal human being. You’re dealing with a psychopath, who lacks the slightest ability to govern.”"

     read interview with LULA by Tom Phillips

    ‘Brazil is a global pariah’: Lula on his plot to end reign of ‘psychopath’ Bolsonaro | Brazil | The Guardian:

    LOGÍSTICA


    CAU GOMEZ

     

    Marcadores: ,

    This week, Brazil broke two more –rather alarming– records:

    Thread by @SmokeSignalBR on Thread Reader App – Thread Reader App

    A Polícia Civil decidiu nos investigar por causa deste texto




    "O ESTADO POLICIAL que vem rapidamente erodindo a democracia no Brasil cumpre mais um capítulo nefasto. A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar Leandro Demori pela ousadia de fazer jornalismo e de questionar a própria Polícia Civil. Em uma inversão total de prioridades éticas e funcionais, a polícia decidiu agir contra o jornalista mensageiro em vez de investigar a grave denúncia feita pelo editor-executivo do Intercept. Em uma newsletter enviada a nossos assinantes no dia 8 de maio (e que vocês podem ler abaixo), Demori elenca evidências apuradas com fontes sobre a possível existência de um grupo de matadores agindo no coração da corporação."

    A Polícia Civil decidiu nos investigar por causa deste texto

    Bancada Governista na CPI


    FRAGA

     

    Marcadores: ,

    Pedestrian At Best - Courtney Barnett



    put me on a pedestal and I’ll only disappoint
    you tell me I’m exceptional and I promise to exploit you
    give me all your money and I’ll make some origami honey
    I think you’re a joke but I don’t find you very funny

    Cova America



    ED CARLOS

     

    Marcadores: ,

    Som Imaginário - Morse

    segunda-feira, junho 07, 2021

    Norman Rockwell















    SERGIO CODESPOTI

     

    Festival de Inverno de Campos de Jordão



    JEAN

     

    Marcadores: ,

    João Saldanha, o técnico que atormentou a ditadura

     

     À direita, o técnico João Saldanha, da seleção brasileira, durante entrevista.

    "Dadá Maravilha foi convocado por Zagallo, mas não disputou nenhuma partida na Copa. Mais tarde, revelou que João Havelange, então presidente da CBD, teria confidenciado que despediu Saldanha por imposição de Médici. “O regime não admitia a possibilidade de um líder oposicionista tão expressivo como o Saldanha voltar do México consagrado e venerado pelo povo”, conta o jornalista Carlos Ferreira Vilarinho, autor do livro “Quem derrubou João Saldanha”. Em uma entrevista ao programa Roda Vida, em 1985, o próprio Saldanha resumiu o desenrolar de sua queda diante das pressões do governo. “Considero Médici o maior assassino da história do Brasil. Ele nunca tinha visto o Dario jogar. Aquilo foi uma imposição só para forçar a barra. Recusei um convite para jantar com ele em Porto Alegre. Pô, o cara matou amigos meus. Tenho um nome a zelar. Não poderia compactuar com um ser desses”"

    leia artigo de Breiler Pires

    João Saldanha, o técnico que atormentou a ditadura | Esportes | EL PAÍS Brasil

    A covardia é geral | de peito aberto, por casagrande

    TOPO


    "Confesso que fui ingênuo em acreditar que os jogadores fossem realmente tomar uma atitude histórica de empatia ao nosso povo"

    leia artigo de Renato Casagrande​

    A covardia é geral | de peito aberto, por casagrande | ge

    Mariano / Mais sobre

     

     

    "Nesses tempos de delação premiada, antes que alguma fase da operação lavajato esqueça de nos incriminar, resolvemos abrir espontaneamente nosso sigilo profissional e pessoal.  "

    Leia sobre a carreira de MARIANO:

    Mariano / Mais sobre

     

    in memoriam

    Delírios Comunistas



    NANDO MOTTA

     

    Marcadores: ,


     

    Cálice - Renato Braz · Roberto Leão · Chico Buarque · Mario Gil · Breno Ruiz - Milton Nascimento



    Talvez o mundo não seja pequeno
    Nem seja a vida um fato consumado
    Quero inventar o meu próprio pecado
    Quero morrer do meu próprio veneno
    Quero perder de vez tua cabeça
    Minha cabeça perder teu juízo
    Quero cheirar fumaça de óleo diesel
    Me embriagar até que alguém me esqueça

    (Gil / Chico)

    domingo, junho 06, 2021

    The Unveiling of Bolsonaro’s Supervillain Plot Is Weirdly Gripping

     

     

     

    "I wonder if it was all part of the plan. When Gen. Eduardo Pazuello, Brazil’s health minister between May 2020 and March 2021, was asked why the Ministry of Health requested the lowest amount of vaccine doses from Covax, the World Health Organization’s vaccine-sharing initiative — they could have asked for enough doses to immunize as much as 50 percent of the population, but preferred to go for 10 percent — he didn’t even blink. The process, he explained airily, was too risky and the vaccines too expensive. So that’s that.

    It seems ever more clear that herd immunity, through obstruction, disinformation and negligence, was always the aim. The bitter irony is that it may be impossible to attain. In Manaus, where 76 percent of the population had been infected by October, the result was not herd immunity: It was a new variant."


    read article by Vanessa Barbara

    The Unveiling of Bolsonaro’s Supervillain Plot Is Weirdly Gripping – Seleta de Legumes

    She was kind of a unusual nun



    Thread by @4T9NER on Thread Reader App – Thread Reader App

    Cova America


     BENETT


    Marcadores:

    FILMES QUE ME IMPACTARAM - MAIO 2021

    AS TEARS GO BY - dir & rot Wong Kar-Wai, Hong Kong, 1988 

    Primeiríssimo filme do esteta conhecido por In the Mood for Love e 2046. Roteiro convencional (gangsters da Triade, irmão mais velho que precisa proteger o mais novo que só faz merda) mas já aparecem alguns elementos do cinema multicolorido, com planos exorbitantes, enquadramentos fora do padrão, e personagens intensos deste diretor. 

    CHUNGKING EXPRESS - dir & rot Wong Kar-Wai, Hong Kong, 1994

    Aqui Wong Kar Wai está em plena forma. Depois de In the Mood for Love é o filme dele que mais gosto. Frenético, luzes, movimentos, os rostos em primeiro plano enquanto ação se passa ao fundo, amores desencontados, smarcas registradas... 

    FALLEN ANGELS - dir & rot Wong Kar-Wai, Hong Kong, 1995 (mubi)

    Percebe-se que fiz uma retrospectiva do início de carreira de Wong Kar Wai, né. Aqui ele começa a trabalhar com o fotógrafo australiano Christoper Doyle e o visual fica mais desbundante ainda. Novamente história de bandidos mas contado de maneira totalmente insólita. Aliás, duas histórias. 

    HAPPY TOGETHER - dir & rot Wong Kar-Wai, Hong Kong, 1997 (mubi)

    Wong Kar Wai parte para a Argentina para retratar o universo de Manuel Puig no primeiro sucesso internacional do diretor. Um filme de paixões, encontros e desencontros, Fime tátil, com a sensação dos objetos que a camera detalha. E a amplidão dos cenários argentinos enfatizando a solidão. 

    OXYGENE - dir Alexandre Aja, rot Christie LeBlanc, França, 2021 (netflix)

    Mulher acorda dentro de uma câmera criogênica com estoque de oxigenio reduzido e com tempo para acabar. Interessante exercício de roteiro dentro de local fechado (e claustrofóbico), embora com flashbacks fora, ajudndo a construir a história, que tem bom fecho. 

    BUSHTATA = dir & rot Kristina Grozeva, Bulgaria, 2019 

    Viuvo cisma que conseguirá falar com a falecida,  cai na estrada atrás de um certo tipo meio guru, para desespero do filho que precisa tomar conta dele. Engraçado, emotivo e bem feito. 

    THE UNDERGROUND RAILROAD - dir & rot Barry Kenkins, bas Colson Whitehead, EUA,  2021 (amazon)

    Barry Jenkins transforma em mini-série o livro premiado sobre a rede clandestina que levava negros da escravidão no Sul dos EUA para terra mais livres (um pouco mais) ao norte. Jenkins entende do assunto: diretor de Moonlight e 12 Years a Slave. Pauleira sobre paulada numa das melhores versões cinematográficas sobre a negritude. 

    WHAT DRIVES US - dir Dave Grohl, EUA, 2021 (amazon)

    Um dos filmes que mais captam a essencia do que é o rock. A princípio documentário sobre um elemento essencial nas bandas que estão começando: a van. E o relacionamento entre os músicos (e com a música) nas turnês estradeiras. Mas os papos de Davo Grohl (Nirvana, Foo Fighters) com ícones do rock (e uma banda novata) vão além. Elenco de primeira, muitas histórias. 

    LUXOR - dir & rot Zeina Durra, Inglaterra, 2020 (amazon)

    Mulher vaga por entre as ruinas e artefatos milenares de Luxor (e arredores), revirando o passado, relembrando amores, rememdando alma quebrada por horrores de guerras. Por mais nada (e tem muito) o filme vale pelas imagens do Egito. 

    CRUELLA - dir Craig Gillespie, rot Dana Fox & Tony McNamara, EUA, 2021

    Mais uma da série da Disney transformando clássicos da animação em filmes com atores. 
    O visual é excelente, os figurinos uma grande homenagem a Viviane Westwood, uma trilha ótima onde as letras tem a ver com o que acontece naquele momento, e até o roteiro é bom. É a história da origem da vilá Cruella Cruel. 

    (pela ordem em que foram vistos) 

















    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER