The Band - Chest Fever
in memoriam GARTH HUDSON
And as my mind unweavesI feel the freeze down in my kneesBut just before she leaves, she receives
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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
É difícil retraçar de que matéria é feita a obra de David Lynch. Não apenas pelo susto de perder um dos maiores cineastas de sua geração, aos 78 anos, nesta quinta-feira —o que por si só é vertiginoso—, mas pela própria natureza convulsiva das imagens que criou.
São cinco décadas de carreira, atravessadas por uma visão peculiar a ponto de fundar o adjetivo "lynchiano", que contamina desde seus curtas mais obscuros até seus maiores sucessos, em filmes como "Cidade dos Sonhos" e com a série "Twin Peaks", que o fez cair nas graças do público global ao levar seus delírios à televisã.
Um momento em particular pode traduzir a grandeza deste olhar. No fim da segunda temporada da série, em 1991, o ator com nanismo Michael J. Anderson sai de trás das cortinas vermelhas de um salão de piso em zigue-zague preto e branco e dança suavemente, estala os dedos ao som do saxofone de "Sycamore Trees".
O agente Cooper de Kyle MacLachlan, assiste atônito, paralisado na poltrona, sem reação. Eles se encaram. Os diálogos, com a faixa sonora tocada ao contrário, não têm conexão, fala-se de um chiclete que voltará à moda, sobre uma terra onde há sempre música pelo ar. Será, então, que ouvem o jazz de Angelo Badalamenti ao fundo, como nós?
A câmera volta para Cooper, subitamente cheio de rugas. Surge outra figura, um velho de gravata borboleta e uma xícara de café na mão, que ulula e grita: "Aleluia." Outro corte. Já não há mais velho, Cooper agora está cara a cara com Laura Palmer, a tal personagem de Sheryl Lee que, na primeira temporada, todos queriam saber quem matou. Luzes piscam, sabe-se lá da onde. São as lâmpadas fora de cena que conectam o mundo material e o espiritual, a dimensão do real e do imaginário.
A essa altura do campeonato, Lynch já havia contrariado os espectadores —o culpado pela morte de Laura Palma nunca foi o centro de "Twin Peaks". A projeção televisiva da série, na verdade, só ajudou a fazer do mundo o espectador de um grande inventor de imagens —seja no cinema, nas artes plásticas e até na música, áreas pelas quais Lynch se movia sem fronteiras.
Afinal, podemos teorizar sobre o significado das luzes piscantes em quase todas as suas obras. Essas que ele, ao lado de diretores de fotografia como Peter Deming, soube domar tão bem, como trovões, pelos mistérios de "Estrada Perdida", de 1997, entre raios bem marcados, atravessando a fumaça, os fluidos e os resíduos humanos.
Luzes ainda que, integradas às distorções do mundo digital no excessivo "Império dos Sonhos", de 2006, borraram literalmente as fronteiras entre a tela e o espectador, entre a produção e a visão passiva da plateia. Aliás, tema fundamental de sua obra: como reagimos às imagens? E neste sentido, junto de MacLachlan, Laura Dern foi a melhor atriz a incorporar essa radicalidade na obra lynchiana.
Mas quando questionado, Lynch sempre foi muito direto ao comentar suas obsessões, sem pedantismo. "Eu amo eletricidade", disse ele numa entrevista, em 2019, a respeito de uma exposição de esculturas e pinturas suas. "Eu amo lâmpadas, especialmente as antigas, da época da criação da eletricidade e da luz, seus filamentos, o vidro e seus formatos."
Declarações como essas, os simples video-diários que o artista fez pelo YouTube durante a pandemia, seu vício em café e outras miudezas iluminam mais a compreensão dos seus trabalhos que as mil e uma teorias dos fãs para ao urro de Laura Palmer, 25 anos mais velha, ao fim de "Twin Peaks: O Retorno".
Nesta que foi a última obra-prima de Lynch, lançada ao longo de 2017 num complexo quebra-cabeça em 18 episódios, o berro remete àquele de décadas atrás, enquanto ela (ou seu duplo) sapateava pelo salão de veludo vermelho para um agente Cooper tão paralisado quanto o espectador na poltrona de casa.
E eis aí o impacto das imagens de David Lynch —nos provocar a imobilidade diante do mal. Leia-se um mal que foge da compreensão humana, mas que se manifesta concreta e orgasticamente em tantas de suas criações, como no cabeludo Bob de "Twin Peaks" ou nos gângsteres de Dennis Hopper, em "Veludo Azul" —que transa com qualquer coisa que se mexe—, ou de Willem Dafoe em "Coração Selvagem".
Seres de mil formas e faces, que podem habitar Hollywood, os subúrbios americanos ou uma cidade isolada no coração da América. É a América e seus sonhos mais sombrios, afinal, a matéria das imagens de David Lynch.
Mas não com uma visão moral, ou amoral. Ao reconhecer o mal como uma energia tão verdadeira quanto a eletricidade, Lynch fez seu diagnóstico do mundo pelo surreal. O mal simplesmente é, estejam as lâmpadas acesas ou apagadas.]
FOLHA
"The gloves came off as he started his inaugural address. You couldn’t escape the threat in his voice. Donald is still a man who feels that Donald has been wronged. All he had was a narrative of betrayal. He laid into Biden for the decline of America. But he was on hand to bring about the golden age of America. This was the moment the US had been awaiting for nearly 250 years. So modest."
read review by John Crace
Donald Trump assumes office with promise to be the very bestest best | John Crace | The Guardian
'Estou morrendo. O que peço é que me deixem em paz. Meu ciclo já terminou’, pediu em entrevista ao jornal Búsqueda José “Pepe” Mujica nos primeiros dias de 2025. Dono de uma trajetória que só não comove quem desconhece o significado de pertencer à espécie humana, o uruguaio Mujica sabe estar doente e cansado. Pediu repouso tendo chegado aos 89 anos como fortaleza moral e cívica de um mundo em extinção. E iniciou o merecido retiro poucos dias depois que outra figura de coerência rara — o ex-presidente americano Jimmy Carter — morrera aos 100 anos para só então receber o reconhecimento culposo que lhe fora negado na Casa Branca.
É com esse pano de fundo que assistiremos, amanhã, à volta ao poder de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos. Oportuno momento para relembrar um histórico comentário de 111 anos atrás, feito por Sir Edward Grey, à época chanceler do então ainda portentoso Império Britânico. Encostado à janela do palacete que abrigava seu gabinete, profetizou:
— As luzes estão se apagando por toda a Europa. Não voltaremos a vê-las acesas em nosso tempo.
Poucas horas depois, duas divisões do Exército alemão esmagavam a fronteira da Bélgica, dando início à Grande Guerra de 1914-1918, que engoliu cerca de 21,5 milhões de vidas (entre civis e militares). Grey sempre argumentara que a neutralidade não era uma opção viável diante do expansionismo alemão.
Não que o mundo vá acabar a partir de amanhã nas mãos de um triunfal Donald Trump. Mas a posse em Washington pode muito bem servir de data oficial para o fim de “um” mundo — aquele no qual vivíamos, frequentemente às turras, desde o final da Segunda Guerra. Ao complexo militar-industrial de ontem vem se juntar agora o domínio sem fronteiras do complexo tecnoindustrial, cujos plenos poderes ainda estão longe de serem mapeados. E ainda menos, cerceados. Eles lidam com a manipulação e o controle da verdade, este bem cada vez mais fugidio no nosso cotidiano.
Em sociedades decadentes, nas quais a população abre mão de exercer poder político, poder social, interesse cívico ou econômico (outro que o consumismo), a figura do líder de soluções simples parece redentora. Trump prometeu um retorno a uma mítica idade dourada da História americana, que, na realidade, jamais existiu, mas que habita o imaginário de dependentes de redes sociais. Também recebeu consentimento de seus eleitores para descartar grupos destoantes e indivíduos incômodos. Para muitos, inclusive democratas, parte das fulminantes mudanças anunciadas haverá de parecer necessária para desemperrar a ineficiência da máquina do Estado, enquanto a corrosão aos fundamentos do Estado Democrático de Direito permanecerá invisível por largo tempo.
A chacoalhada geral que se inicia amanhã encontra terreno fértil neste que já foi batizado de “século antissocial”. O termo — cunhado por Derek Thompson em ensaio na revista The Atlantic — aponta a dissolução da vida comunal pela tecnologia como o fator de maior mudança na sociedade americana no século XXI — uma solidão autoimposta, não a obrigatória dos tempos da Covid-19. Thompson retrata de vários ângulos quanto o cotidiano coletivo foi sendo substituído por “vivências delivery”. Em muitas lanchonetes e restaurantes do país, perdeu-se o contato humano, substituído pela impessoal retirada de pedidos feitos on-line. A socialização vem declinando em níveis que evocam as telas de Edward Hopper. Entre jovens de menos de 25 anos, o declínio de convívio interpessoal fora das redes sociais cresceu em 35%.
Ao contrário das outras espécies, ensina Pepe Mujica, a vida humana, pelo seu próprio desenvolvimento intelectual, permite que tenhamos a consciência de fazer escolhas, de dar um sentido ao viver.
— Sem objetivo, ou uma causa, a sociedade de mercado vai te enquadrar e vais passar o resto da vida pagando contas, pois és essencial para a mecânica do mercado — explicou em entrevista à BBC no ano passado. — Acabas confundindo o ser com o ter.
É nesse terreno fértil a experimentações que Donald Trump assume o poder. O mundo não merecia tamanho retrocesso civilizatório — a era de desagregação social em que vivemos já deveria ser castigo suficiente.
globo
Well, that was boring. Predictable, prosaic and propelled by his typical exaggerations of national decay, Donald Trump’s inauguration address was a largely forgettable affair. Even his 2017 address had the memorable phrase of “American carnage”. This time around, we mostly heard a repetitious set of platitudes describing how the “golden age of America begins right now” and that “for Americans citizens, January 20, 2025, is Liberation Day”. But liberated from what, exactly?
It’s not that this country is without problems. There are many serious issues to confront, from the climate emergency to access to reproductive health, to name but two that impact the majority of Americans. Renaming the Gulf of Mexico to the Gulf of America, as he said he would today from the Capitol’s emancipation hall, will not bring prosperity to the American people. Neither will his newly announced External Revenue Service, a division of the government that Trump promises will enact tariffs on many imports coming into the United States. Experts almost uniformly believe that enacting such broad-based tariffs will raise and not lower prices.
The Trump tradition has long been to promise pretty much everything to voters and blame others when the promised rewards evaporate. And much of it is just fanciful or contradictory. We were told, for example, that Trump will not start any new wars but will take back the Panama Canal. OK, sure.
What’s not fanciful is the fear that will now be felt by Americans in mixed-status households (where a family member is not documented while others in the family are). There are at least 4.7m such households in this country. Then there’s the fear that transgender and non-binary Americans will have after Trump decrees that there are only two genders. We’ve been here before, so we know that other assaults on our daily lives are looming.
Trump’s inauguration may have been a mind-numbing affair, but what’s coming will be anything but. That’s why it’s more important than ever that we keep our wits about us, and be prepared to challenge and confront.
guardian
“Sunlight is pouring over the entire world,” President Donald Trump proclaimed loftily on a freezing cold Monday as he addressed the nation. This speech, he’d promised before the inauguration, would be all about unity. Gone would be the vengeful president whose 2017 inauguration address was famously about “American carnage”; Trump the Destroyer would be replaced by Trump the Unifier. And for the first 10 minutes of his almost 30-minute speech, he delivered on this promise.
He talked bluntly about problems in the US that people of every political persuasion could rally behind – from the government’s “crisis of trust” to a “public health system that doesn’t deliver”. He promised to “bring back prosperity for citizens of every race, religion, color and creed”.
But Trump can’t help himself, can he? Even when talking about sunlight he can’t stop the dark clouds of vengeance from creeping in. He said he wanted to be known as a peacemaker then, in the next breath, threatened to annex the Panama Canal, which he said “has foolishly been given to the country of Panama”. He talked about a “revolution of common sense” then made clear that what he means by common sense is mass deportations, waging war on trans people and ending the Green New Deal.
While today’s speech certainly struck a more measured tone than his 2017 address, it was still Trump through and through: not a revolution so much as a rebrand. And not much of a rebrand at that. There was the usual self-aggrandizing martyrdom, as well as jingoistic stunts masquerading as policy. See, for example, his promise to establish an External Revenue Service and rename the Gulf of Mexico the Gulf of America.
It wasn’t what Trump said at the inauguration that sent the strongest message, however – it was all the billionaires and CEOs he was surrounded by. “Big Tech billionaires have a front row seat at Trump’s inauguration,” noted Elizabeth Warren on Twitter/X. “They have even better seats than Trump’s own cabinet picks. That says it all.” Perhaps sunlight really is pouring over the entire world: it has, after all, never been so clear that American carnage has been replaced by American oligarchy.
GUARDIAN
""In recent weeks, some congressional Republicans have dismissed Mr. Trump’s threats of military force against Greenland. Republicans from farm states have squirmed at his plans to impose new tariffs on all goods entering the United States. Opponents of abortion have grumbled about his selection of an abortion rights supporter for his cabinet. Mr. Trump’s embrace of tech billionaires has troubled conservatives who blame their companies for censoring Republican views and corrupting children.
read report by Lisa Lerer and Michael C. Bender
Under Trump’s Big Tent, Republicans Are Starting to Clash – DNyuz
The Sheikh, the Mogul and the Diplomat: The Trio Who Sealed the Gaza Truce – DNyuz
Lilia Schwarcz >
Dizem que quando acontece uma vez pode ser coincidência, mas quando acontece duas, aí tem intenção e projeto.
O discurso de posse de Trump foi o horror esperado: declaração canalha de que só existem dois gêneros — masculino e feminino —, que vai fazer deportação em massa de imigrantes ilegais, que irá acabar com as políticas de diversidade, que vai tomar o canal do Panamá, que fará a América grande (e branca) e tudo o mais. Assusta mas foi o retrocesso anunciado.
Casou espanto, porém, a empáfia de duas pessoas próximas de Trump fazerem o mesmo gesto nazista: Steve Bannon e Elon Musk.
Supremacismo misturado com nazismo, xenofobia e misoginia.
Tudo que é ruim pode ficar pior. (E para piorar ainda mais, Trump acaba de inocentar os acusados de invasão do Capitólio. De fato, é hora de cuidar e zelar pela democracia).
LEONARDO SAKAMOTO
Ao tomar posse como o 47º presidente dos EUA, Donald Trump pôs por terra os atuais esforços globais para limitar os impactos das mudanças climáticas ao prometer apoio total à exploração, ao uso e à exportação de petróleo e gás. Para isso, prometeu também combater leis ambientais e a prioridade a carros elétricos, política do governo Joe Biden.
Nenhum plano de mitigação do aquecimento global é possível com a nação mais rica do planeta jogando deliberadamente contra. Se já estava difícil, com o quadro atual, atingir a meta de restringir o aumento da temperatura global a 1,5ºC em relação ao início da era industrial, como proposto pelo Acordo de Paris, agora esse objetivo foi enterrado. Se conseguiremos conter em 2ºC, 3ºC ou 4ºC, só o tempo vai dizer. Mas isso coloca o mundo em rota de mudança definitiva da vida humana.
Contraditoriamente, ele afirmou que seu governo vai garantir assistência às populações de estados atingidos por desastres, como os incêndios na Califórnia neste ano. Omitiu que a intensidade e a frequência de eventos climáticos extremos estão diretamente relacionadas ao aquecimento da temperatura média do planeta. Entre outros motivos, por estarmos queimando petróleo e gás.
As tragédias acontecem e, assim como o discurso de Trump, não se faz conexão entre uma coisa e outra. É capaz, como me comentou um observador privilegiado sobre debate do clima, que se culpem imigrantes trans pelos desastres e não a economia com base em carbono.
Trump é um negacionista-raiz, mas é apoiado por uma série de negacionistas-light. A diferença é que estes afirmam que acreditam no aquecimento global, mas defendem que dá tempo de salvar o planeta sem criar problemas para a exploração de petróleo.
Todos os que batalham para, pelo menos, mitigar as mudanças climáticas, acreditavam que, quando a água chegasse ao pescoço e o fogo batesse à porta, os negacionistas votariam de forma diferente. Por aqui, o resultado das eleições do ano passado no Rio Grande do Sul das enchentes, por exemplo, mostrou que não. A realidade fática e cientificamente comprovada importa cada vez menos. O que valem são as narrativas. É nesse contexto que Trump irá governar.
UOL
Jeffrey St. Clair >>
A ceasefire deal seems to have been reached in Gaza. Great. But recall that Israel has breached the Lebanon truce nearly 500 times in the two months since it was signed…and any retaliation or defensive measures taken by Palestinians will be considered a violation, which is how Israel justified ending the first ceasefire/hostage release deal back in late November 2023.
This ceasefire deal could have been reached any time since May and likely anytime since December of 2023, as Qatar’s Prime Minister, Sheikh Mohammed, acidly noted: “13 months of a waste, of negotiating details that [have] no meaning and aren’t worth any single life that we lost in Gaza, or any single life of those hostages.” It wasn’t because neither Netanyahu nor Biden wanted an agreement; even after the leadership of Hamas and Hezbollah had been eliminated, the mass killing and destruction went on.
According to many reports, Wednesday was one of the bloodiest days in Gaza in months, with Israeli airstrikes on Palestinian tent camps, homes, apartments, and journalists. At least 80 Palestinians were killed and nearly 200 injured. How many more Palestinians will Israel kill in the next four days before the ceasefire takes effect (if it does)?
Who will be the last Palestinian child killed by an Israeli-launched US-made bomb in Gaza in the days and hours before the ceasefire commences? (During WW I, the US and UK forces launched a senseless massive artillery barrage on German positions after they’d laid down their arms in the minutes leading up to the 11 a.m. start of the Armistice. At least 2,738 men were killed on the final morning of the war.) Why?
"“I’m feeling like a kid again with Trump’s invite. I’m fired up. I’m not even taking Viagra anymore,” the former Brazilian president said in an interview on Tuesday, employing his trademark sophomoric humor. “Trump’s gesture is something to be proud of, right? Who’s Trump? The most important guy in the world.”
But reality has a way of spoiling plans."
read interview by Jack Nicas
for the new york times
How Can Bolsonaro Avoid Prison? Trump, Musk and Zuckerberg, He Says. – DNyuz
"Gaiman parece ser do tipo de artista que construiu a si mesmo. Não é (exclusivamente) intuitivo, mas detém autoconsciência sobre como a coisa funciona. Talvez o ofício de jornalista tenha aprimorado sua consciência estratégica, prática. Mas ele também tinha consciência poética e estética do papel do artista (e a conferência “Faça boa arte” é bem eloquente sobre isso).
Na verdade, Gaiman era um criador muito consciente em vários níveis. Tanto é que foi capaz de criar também uma faceta progressista de sua persona, ideologicamente comprometida com as minorias, uma máscara tão convincente que enganou até amigos íntimos (como a cantora Tori Amos, que conviveu anos com o escritor sem suspeitar de suas atitudes privadas)."
leia a análise de Rafael Senra
Se quisermos um mundo novo, temos que começar a faze-lo imediatamente, e o que quer que estejamos fazendo, temos que faze-lo como se já estivessemos nesse mundo novo.
- BRIAN ENO
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