This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, maio 02, 2020

    Para Ver As Meninas - Paulinho da Viola



    Hoje eu quero apenas
    Uma pausa de mil compassos
    Para ver as meninas
    E nada mais nos braços
    Só este amor
    assim descontraído

    Quem sabe de tudo não fale
    Quem não sabe nada se cale
    Se for preciso eu repito
    Porque hoje eu vou fazer
    Ao meu jeito eu vou fazer
    Um samba sobre o infinito

    Quarentena



    GALVÃO

    Marcadores: , ,

    'This moment is leaving a mark on me': framing Rio under Covid-19's shadow

    '



    "He arrived in Rio on 3 March to make a short film about traditional medicine in Brazil’s semi-arid interior, but the pandemic shelved the project. Isolating in Rio’s beachside Ipanema neighbourhood, Lanfranchi discovered that the great composer Tom Jobim had written many of his bossa nova classics in an apartment in his building, including Chega de Saudade (Enough of Longing), most famously recorded by João Gilberto.

    That nostalgia infected Lanfranchi and he sought to take photos that captured time standing still and the fearful melancholy of a city where life was on hold.

    He bought N95 masks, found a driver who knew the city and began working out how to photograph the pandemic when so many situations – health centres and hospital wards – were inaccessible. He cleaned his equipment with alcohol gel, and changed and washed his clothes each time he got home."

    read newstory by Dom Phillips on photographer Nicolò Lanfranchi

    and see the photo gallery

    This moment is leaving a mark on me': framing Rio under Covid-19's shadow | Global development | The Guardian



    Mito x Moro



    GILMAR

    Marcadores: ,

    O que Paulo Guedes continua fazendo no governo?



     

    "Ao que tudo indica, parece ser uma questão de tempo para o tão evitado "divórcio" – para usar uma metáfora que o presidente gosta bastante. É possível até que, pronto para sair, o ministro da Economia tenha sido surpreendido pelo desembarque de Moro e que, diante da possibilidade de ter sua saída apagada pela da estrela-mor do primeiro escalão do governo, tenha decidido recuar.

    Bolsonaro notou – pelo menos se foi isso mesmo – e agiu rápido para tirá-lo do ostracismo e forçar um apoio fundamental nessa hora que parece decisiva para a sobrevivência do seu mandato. Depois das últimas sinalizações, parece difícil que Guedes peça para sair sem um fato novo. E ele muito dificilmente terá um com a magnitude do que foi para o Moro a demissão do Valeixo."


    leia artigo de Murilo Cleto​


    Concurso Beethoven 250 Anos

    Está sem ideias para participar do Concurso Beethoven 250 Anos? Ou está indeciso entre várias ideias? Aqui vai uma sugestão de tema: Como Beethoven seria visto hoje?

    Ou um Beethoven pop.  Her Agapito, diretor-presidente da Orquestra Petrobrás Sinfonica, destaca a intenção de expandir a figura de Beethoven para além da música clássica. “Por que Beethoven, que é tão conhecido mundialmente, não se tornou uma figura pop? Essa homenagem nos seus 250 anos pretende alçar uma popularidade que vá além da música clássica. Beethoven era um PopStar na sua época, precisamos dar a oportunidade para mais pessoas conhecê-lo nos dias atuais. Afinal é um dos maiores compositores de todos os tempos.”

    Mais informações: 
    Está sem ideias para participar do Concurso Beethoven 250 Anos? Ou está indeciso entre várias ideias? Aqui vai uma sugestão de tema: Como Beethoven seria visto hoje?

    Ou um Beethoven pop.  Her Agapito, diretor-presidente da Orquestra Petrobrás Sinfonica, destaca a intenção de expandir a figura de Beethoven para além da música clássica. “Por que Beethoven, que é tão conhecido mundialmente, não se tornou uma figura pop? Essa homenagem nos seus 250 anos pretende alçar uma popularidade que vá além da música clássica. Beethoven era um PopStar na sua época, precisamos dar a oportunidade para mais pessoas conhecê-lo nos dias atuais. Afinal é um dos maiores compositores de todos os tempos.”

    Mais informações: petrobrasinfonica.com.br/

    COVA



    TACHO

    Marcadores: ,

    1. Djonga - O Cara de Óculos pt. Bia Nogueira

    Falsos profetas vão te rodear
    E quando souberem que você se ama
    Eles vão começar a te odiar
    O mano que critica fogo nos racista
    E é dos nosso, entende e vive (e-ei)
    Prova que nem o próprio preto
    Tá pronto pra ver o preto livre
    Eu tô na good vibe, é, já não cabe, é (a-ah)
    Corrente e anel, som da Pioneer
    Bate forte, é, o melhor que eu posso dizer (e-ei)
    Que é tudo meu, sai do Spotify, fei
    Vem me ver ao vivo que sua vida muda
    Todo mundo da minha área que chegou fui eu que pus
    Eles 'tão por mim, seja Sol ou Lua
    E 'cê só vai ser o maior do Brasil
    Depois que for o maior da sua rua, chupa

    E daí?


    BETO

    Marcadores: ,

    Tony Allen - Get Together from Black Voices album | IN MEMORIAM

    sexta-feira, maio 01, 2020

    Bolsonaro se desculpa


    REINALDO

    Marcadores: ,

    In memory of Tony Allen.

    Enfermeiras & Enfermos



    GILMAR

    Marcadores: ,

    Abraço, cerveja, som do mar: na quarentena, do que o carioca sente mais saudade?

    A professora Luciana Ribeiro: saudades da Praça Quinze, no Centro do Rio Foto: Reprodução

    " Do mate refrescante bebido na areia quente ao cheiro salgado de maresia no pôr do sol do Arpoador, muitas são as sensações que já deixam o peito do carioca apertadinho de saudade. Mas, após mais de um mês de quarentena, do que o Rio sente mais falta? Para responder à pergunta, um estudo da ESPM perguntou quais ausências são mais sentidas no cotidiano da cidade, a partir de cinco categorias de estímulos sensoriais: visão, som, toque, cheiro e sabor. O resultado da pesquisa é taxativo: de acordo com 84% dos participantes, a maior saudade do carioca é abraçar."

    leia a reportagem de DAVID BARBOSA 

    As várias fases da burrice bolsonarista

     Ilustração de óculos com sobrancelha, nariz e bigode falsos


    "Está ainda para ser escrito um estudo sobre o papel da burrice na política brasileira. Comentaristas e historiadores sempre supõem que um homem de Estado se move por estratégia e cálculo.

    Os melhores instrumentos de análise podem se quebrar, entretanto, quando confrontados com os atos de um verdadeiro energúmeno."


    leia coluna de Marcelo Coelho​

    Folha de S.Pablo: marcelo coelho Bolsominion é otário até quando se arrepende - Titulos.com.ar

    Beethoven 250 Anos


    }

    Outra dúvida com relação ao Concurso Beethoven 250 Anos: uma designer escreve que não vai participar porque nao sabe fazer caricatura. Ora, a categoria Arte & Design não precisa trazer uma caricatura de Beethoven. Aliás, o obra pode ser composta de elementos gráficos, sem aparecer a figura do compositor. Então participe sim!

    E agora outra pessoa escreveu dizendo que fez uma caricatura do Beethovem onde não aparece o seu rosto - e pergunta se isso vale para a categoria Caricatura. Se é perceptível que a figura que voce desenhou é Ludwig van Beethoven - usando coisas que remetem ao compositor - sim, está valendo.

    E você, tem alguma dúvida sobre o Concurso? O que? Não está participando?!
    Se voce é designer, desenhista, caricaturista, artista gráfico, faça parte dessa grande homenagem a Beethoven e ao prazer da música. Acesse o site da Orquestra Petrobrás Sinfônica para se informar:
    http://petrobrasinfonica.com.br/






    Praça da Luz


    Epidemia voltou a piorar no Brasil?



     Vinicius Torres Freire: Epidemia voltou a piorar no Brasil ...





    " Além do risco do fetiche do número da subnotificação, falta qualidade nos dados elementares da doença. Parece que o país se cansou de falar no assunto, saiu de moda, embora o problema esteja explodindo. Ainda não temos informação precisa de UTIs, ventiladores, testes, detalhamento da gravidade dos casos e da evolução desses números.

    Compramos mais, produzimos mais, temos mais equipamentos?

    Deveria haver equipes supervisionando isso com precisão, de modo a tentar evitar mais desgraça. Que essas informações não existam ou que os governos se recusem a divulga-las, COMO TEM FEITO, é um escândalo que deveria ser objeto de campanha, talvez campanha do Ministério Público"


    leia coluna de Vinicius Torres Freire​

    Democracia Política e novo Reformismo: Vinicius Torres Freire - Epidemia voltou a piorar no Brasil?

    Gráfico da Quarentena


    PASQUIM 50 ANOS

    Já que nao se pode mais mais sair de casa para ir ver a exposição PASQUIM 50 ANOS no Sesc-Ipiranga (São Paulo)
    aqui vai uma imagem da expo para curtir o conteúdo


    Bolsonaro na Quinta Avenida



    quinta-avenida

    "O presidente provavelmente acredita que pode fazer o que quiser. Embora trincado pelo conflito com Sergio Moro, o discurso antissistema ainda prende os bolsonaristas a seu líder, assim como a promessa de uma agenda conservadora. O peso da máquina pública e os R$ 600 pagos a trabalhadores informais afetados pela crise inflam esse grupo."
    leia coluna de Bruno Boghossian

    Democracia Política e novo Reformismo: Bruno Boghossian – Bolsonaro na Quinta Avenida

    Dia do Trabalhador

    GILMAR

    Marcadores: ,

    Navegando às cegas



     TEICH DIZ QUE ESTAMOS 'NAVEGANDO ÀS CEGAS' EM MEIO À PANDEMIA

    " O Ministério da Saúde adverte: em caso de dúvidas, evite consultar o ministro da Saúde. Há duas semanas no cargo, Nelson Teich parece não saber onde estamos e aonde vamos na pandemia do coronavírus. Ele reforçou essa impressão nesta quarta, no primeiro encontro público com parlamentares.

    Em videoconferência, Teich falou muito e disse pouco. Ele driblou as perguntas dos senadores, desconversou sobre a importância das medidas de isolamento e abusou das evasivas para não contrariar o chefe. Só foi assertivo ao reconhecer que não tem ideia de quantos brasileiros estão contaminados."


    leia coluna de Bernardo Mello Franco​

    Democracia Política e novo Reformismo: Bernardo Mello Franco - Navegando às cegas

    quinta-feira, abril 30, 2020

    Corona Kong



    DALCIO MACHADO

    Marcadores: ,

    Hammersmith Odeon

    DSCF4686

    Um homem honrado: Sergio Moro


     Um homem honrado


    "O que houve na sexta-feira, 24 de abril, foi o primeiro lance da campanha eleitoral de 2022. O cavalo passou selado. Era o momento de se descolar da figura desgastada de Bolsonaro, prestes a sofrer um processo de impeachment, ridicularizado mundialmente, com o peso da morte de milhares de brasileiros nas costas pela sua negativa insana da pandemia. Moro não abandonou a magistratura para ser por algum tempo ministro de um homem que desprezava, que humilhou publicamente em uma lanchonete de aeroporto, e depois voltar a ser um homem honrado comum ."

    mais no artigo de Marcio Sotelo Felippe :  Um homem honrado

    Beethoven 250 Anos



    Outra dúvida que foi colocada em relação às duas categorias do Concurso Beethoven 250 Anos é se as artes de cada categoria precisam combinar entre si. Por exemplo: as duas artes vencedores em cada categoria serão impressas numa peça única, juntas?

    Não, cada arte será veiculada individualmente, e com funções diferentes. A escolhida na categoria Arte & Design terá uma finalidade mais formal (como uma imagem oficial da efeméride Beethoviana) e escolhida na categoria Caricatura terá uma finalidade mais informal, digamos.

    Mas ambas representarão a Orquestra Petrobrás Sinfonica nas comemorações dos 250 anos do grande compositor, cada qual do seu jeito.

    Outros esclarecimentos quanto ás diferenças entre as categorias podem ser encontrados aqui:

    Lembrando que o detalhamento do Concurso está aqui

    Lilliput



    TACHO

    Marcadores: ,

    Rashid - "Como estamos?" (Interlúdio)


    Olha pra fora e diga como estamos (como estamos?)
    Algumas perdas tiram até o brilho do que conquistamos
    Angústia, pior que a de Graciliano Ramos
    Vendo a polícia matando criança de dez anos
    Passa em branco no jornal
    E 'cês aí gritando pela redução da maioridade penal
    É onde o mal flerta
    Com as porta de emprego tudo fechada, e as da cadeia tudo aberta
    Seu elitismo é toxina
    Com cinco reais 'cê compra crack, já um livro é de trinta pra cima
    Duvido, que alguém pense no porque da criança no farol
    Só querem memo é subir o vidro
    É numa dessa que uma lágrima corre, ele magro e no corre
    O milagre num ocorre sem fé
    Quantos parceiro já não foram nessa a pé
    Correndo atrás de um qualquer, uma nave, um chofer
    Mulher, pano e moto
    Viveram bem, morreram rápido e hoje só sorriem nas foto
    É algum atalho na sociedade
    Só isso explica as arma chegar antes das oportunidade
    E é difícil querer paz, se vocês fazem a gente acreditar
    Que um iPhone é melhor
    Sem trilhos
    É natural que os filhos enterrem os pais
    Mas bem-vindo a geração onde os pais enterram os filhos
     

    Quarentena



    GALVÃO

    Praça da Luz


    Querem que faça o que?!


    Marcadores: ,

    Curva Comentada


    Navegando às cegas


    Beethoven 250 Anos








    Alguns artistas escreveram com dúvidas sobre as duas categorias do Concurso Beethoven 250 Anos.
    Quais as diferenças entre Caricatura e Arte & Design? Mario Bagg, por exemplo, arriscou uma definição:
    - O "design" seria um logo de comemoração de 250 anos? E a caricatura é o desenho para divulgar a figura do LvB?
    A caricatura não precisa ter nada escrito, apenas a figura?
    Sim, é mais ou menos por aí.
    O regulamento diz o seguinte:
    "Os trabalhos poderão fazer uso de qualquer técnica, sendo que as obras inscritas em Caricatura deverão fazer referência de alguma forma à figura física de Beethoven; e as obras inscritas em Design tanto poderão se referir à figura física do compositor quanto a elementos gráficos e artísticos do seu universo musical."
    Caricatura = versão da figura física do compositor
    Arte & Design = logo ou marca para a efeméride dos 250 anos.
    Um exemplo do que poderia estar na categoria Arte é esta composição criada pela FAAZ para o Concurso.
    (só que nao é para o Concurso - para as comemorações dos 250 Anos do Beethoven de modo geral).
    Quem tiver dúvidas sobre as categorias ou outros itens relativos ao Concurso, coloque nos comentários que vamos esclarecendo...

    PASQUIM 50 ANOS



    Luis Edgar de Andrade
    (1931-2020) 


    E daí?



    BENETT

    SNCC Freedom Singers - Ain't Gonna Let Nobody Turn Me Round



    Ain't gonna let nobody turn me around
    Turn me around, turn me around
    Ain't gonna let nobody turn me around
    I'm gonna keep on a-walkin', keep on a-talkin'
    Marchin' up to freedom land.

    quarta-feira, abril 29, 2020

    As grandes epidemias retratadas pela literatura

    No século XVII, a Grande Praga eliminou o que se estima ser quase 20% da população de Londres. Foto: Museum of London / Heritage Images / Getty Images



    "Parecerá talvez mórbido buscar os livros indicados aqui para eventuais dias de ociosidade na prática hoje recomendada — e já imperativa em países como Itália e Espanha — do “distanciamento social”. Quem, em meio a uma pandemia global, quer saber das covas coletivas das vítimas de peste de que fala Defoe, ou ler a descrição que Thomas Mann faz da agonia provocada pelo “cólera seco”, ou acompanhar os personagens de Philip Roth ao pulmão metálico que os socorre quando a pólio compromete a respiração? O leitor que se dispuser à empreitada, no entanto, talvez encontre o consolo de saber que não estamos sozinhos, que outros homens e mulheres, antes de nós, enfrentaram o medo e o sofrimento da doença. Os dez jovens que Boccaccio nos apresenta em Decameron ensinam ainda o valor de compartilhar histórias nos momentos de dor. E provam que é possível resguardar instantes de alegria mesmo quando a peste nos confronta com a precariedade da vida humana."

    LEIA ARTIGO DE JERONIMO TEIXEIRA

    Praça da Luz


    Clorox



    AMORIM

    Marcadores: ,

    E Daí? (A queda)

    The world makes more sense


    A República do "E daí?"

    Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto

    "Questionado sobre a ordem judicial, ele voltou a fazer graça. “Daqui a pouco querem saber se eu sou virgem ou não. Vou ter que apresentar o exame de virgindade. Dá positivo ou negativo, o que vocês acham?”, perguntou, na porta do Alvorada."

    leia a postagem de Bernardo Mello Franco​

    A República do "E daí?" | Bernardo Mello Franco - O Globo

    Elton Motello - Jet Boy Jet Girl

    Acho que a quarentena está derretendo o meu cérebro....






    Can you tell what's on my mind
    She's with him it drives me wild
    I'd like to hit him on the head until he's dead
    The sight of blood is such a high
    Ooh, he gives me head

    terça-feira, abril 28, 2020

    Ave da Luz


    Celso Rocha de Barros* - Bolsonaro perdeu a Lava Jato






    "Agora vamos descobrir se o autoritarismo de Bolsonaro consegue se promover sem parasitar a indignação criada pelas revelações da Lava Jato."

    leia coluna de Celso Rocha de Barros​

    Democracia Política e novo Reformismo: Celso Rocha de Barros* - Bolsonaro perdeu a Lava Jato

    Another Day, Another Presser



    TOM TOMORROW

    Covent Garden

    Covent Garden

    Em análise


    JOTA CAMELO

    Marcadores: ,

    Sigilo Hospítalar


    PASQUIM 50 ANOS

    Já que nao se pode mais mais sair de casa para ir ver a exposição PASQUIM 50 ANOS no Sesc-Ipiranga (São Paulo)

    aqui vai uma imagem da expo para curtir o conteúdo

    o núcleo da prisão, com desenhos, textos, páginas do jornal
    e cenografia reproduzindo a gripe que acometeu o Pasquim

    DELANILA - It’s Been A While Since I Went Outside (Visual Poem)

    The Key to Bolsonaro’s Survival






    "Many supporters are motivated by the same considerations of class, privilege and race in Brazil that have always underpinned bolsonarismo, and the 1964-85 military dictatorship before that. But after spending the last 48 hours reading Brazil Twitter - God help me - and talking to numerous friends and contacts on the right, it seems that anti-petismo - opposition to the leftist Workers’ Party that governed from 2003-16 - still remains their most powerful animating force. I texted a retired Brazilian general on Sunday to ask if his views had shifted. He replied with a torrent of fresh memes and carefully edited videos, plus a list: “I’ll stop supporting President Bolsonaro… when he betrays our country and gives away money to communist dictatorships… when he uses our educational system to create functional illiterates… when the scandals are about corruption and plunder, instead of him simply firing somebody in favor of someone more qualified.” The memory of the last period of recession and scandal remains, at least for now, more potent than the current one.     "

    more in article by Brian Winter

    The Key to Bolsonaro’s Survival | Americas Quarterly

    The Key to Bolsonaro’s Survival






    "Many supporters are motivated by the same considerations of class, privilege and race in Brazil that have always underpinned bolsonarismo, and the 1964-85 military dictatorship before that. But after spending the last 48 hours reading Brazil Twitter - God help me - and talking to numerous friends and contacts on the right, it seems that anti-petismo - opposition to the leftist Workers’ Party that governed from 2003-16 - still remains their most powerful animating force. I texted a retired Brazilian general on Sunday to ask if his views had shifted. He replied with a torrent of fresh memes and carefully edited videos, plus a list: “I’ll stop supporting President Bolsonaro… when he betrays our country and gives away money to communist dictatorships… when he uses our educational system to create functional illiterates… when the scandals are about corruption and plunder, instead of him simply firing somebody in favor of someone more qualified.” The memory of the last period of recession and scandal remains, at least for now, more potent than the current one.     "

    more in article by Brian Winter

    The Key to Bolsonaro’s Survival | Americas Quarterly

    Quarentena


    GALVÃO

    Marcadores: , ,

    Globo ignora Lula, Haddad e Ciro ao repercutir crises do governo Bolsonaro






    "Os ex-presidentes Lula (PT), Temer (MDB) e Dilma (PT) e os ex-candidatos presidenciais Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), segundo e terceiro colocados na última eleição presidencial, não foram ouvidos pela Globo em nenhum momento. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi ouvido em três destas ocasiões e o ex-presidente José Sarney em uma.

    Parlamentares do PT, partido que hoje tem a maior bancada na Câmara, não foram ouvidos em nenhuma destas cinco reportagens. O deputado Alessandro Molon (PSB) e a senadora Simone Tebet (MDB), com duas participações cada, são as figuras mais recorrentes nestas repercussões no Congresso."


    leia artigo de Maurício Stycer



    Globo ignora Lula, Haddad e Ciro ao repercutir crises do governo Bolsonaro - Noticias de Cinema/TV - BCharts


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER