This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, outubro 20, 2018

    O Brasil daquele tempo


    Martha Batalha

    Bolsonaro diz querer um Brasil de 40 anos atrás. Tenho 45 anos, e posso dizer o que vivi e aprendi sobre a época. 

    Naquele tempo havia dois tipos de mulher, a “pra casar” e a “pra transar”. Homens eram todos do mesmo tipo, e para eles a traição era assim como tomar uma dose extra de uísque. Algo que não deviam, mas podiam fazer sem vestígio de culpa. Homossexualismo era uma desgraça que acontecia só na família dos outros, e de preferência de uns outros que nem fossem nossos amigos, que era para o troço ficar bem longe. 

    Mulher branca com homem negro refinava petróleo, homem branco com mulher negra namorava a empregadinha. Assim mesmo no diminutivo, que era para a mulatinha de cabelinho pixaim ser assimilada como um bichinho. Quando negro atravessava a rua no lugar errado era porque queria virar asfalto, e quando não se sujava na entrada se sujava na saída (os que viveram a época entendem o eufemismo do dito). Muitos meninos eram iniciados sexualmente por uma empregada limpinha, e todo mundo ia à missa. 

    Nas festas de família, os homens se agrupavam em algum canto para sussurrar piadas de gays e de prostitutas. As de negros, fanhos, leprosos, judeus e mongoloides eram consideradas apropriadas ao resto da família. Quando a mulher se metia no assunto, algum homem dizia que a conversa ainda não tinha chegado na cozinha. Todos riam, inclusive a mulher.

    Insanlar - Kime Ne

    Só 4 das 50 imagens mais replicadas em WhatsApp são verdadeiras, diz estudo




    "Entre as notícias falsas está a montagem de uma foto com o ditador cubano Fidel Castro ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff. A imagem foi manipulada.Há outros casos de manipulações de imagens replicadas por eleitores de Jair Bolsonaro (PSL). "

    leia mais.>>

    Só 4 das 50 imagens mais replicadas em WhatsApp são verdadeiras, diz estudo - divirtase - ACidade ON São Carlos: Estudo analisou grau de veracidade de 50 imagens que mais circularam em grupos abertos de WhatsApp entre os dias 16 de agosto e 7 de outubro de 2018, período de campanha do primeiro turno das eleições

    Manipulação



    THIAGO LUCAS 

    Marcadores: ,

    Polarização


    LEONARDO

    Marcadores: ,

    Eu, hein, Rosa...




    “Te manca, segura esta banca, que escrupulosa”, diz a letra do samba de João Nogueira e Paulo César Pinheiro imortalizado na voz de Elis Regina. Vem-me a música porque todo mundo neste momento está com o sentido em uma Rosa, a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, esperando respostas rápidas e contundentes para o que foi demonstrado pela reportagem da Folha de São Paulo: o primeiro turno foi viciado pela avalanche de fake news, contratada por empresários para favorecer Bolsonaro. E se nada for feito, o crime contra a democracia vai se repetir no dia 28.

    A ministra inicialmente marcou para amanhã uma entrevista coletiva em que anunciaria as providências. A presidente do PT, Gleisi Hoffman e o ex-candidato Guilherme Boulos, do PSOL, fizeram pesadas críticas à falta de pressa da ministra. As reações da sociedade foram intensas, com um bombardeio de mensagens através dos e-mails e das redes sociais do tribunal, cobrando providências. Um elenco de atrizes, Sônia Braga na dianteira, havia gravado e divulgado vídeos cobrando uma resposta mais rápida de Rosa. A pressão ficou insuportável.

    Para atenuá-la, ontem à noite o corregedor do TSE, ministro Jorge Mussi, anunciou a abertura de investigação sobre o caso, atendendo parcialmente ao PT. Bolsonaro será notificado e terá cinco dias para se explicar. A Polícia Federal também abrirá investigações a pedido do Ministério Público. Mas de que servirá um depoimento de Bolsonaro na sexta-feira, antevéspera do segundo turno? Já sabemos o que dirá: desconhece o fato e não pode controlar empresas apoiadoras.
    O que poderia garantir que a máquina de mentiras será detida seria a aplicação das medidas cautelares pedidas pelo PT, mas elas não foram acolhidas pelo corregedor. Entre elas, a realização de buscas e apreensão nas agências disparadoras de pacotes de calúnias, a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telemático e a determinação do bloqueio dos disparos.

    Muito mais fez o próprio Whatsapp: ainda que tenha sido conivente, como deve ter sido, a plataforma buscou reduzir os danos de imagem , notificando as agências que venderam o serviço de disparar mentiras contra o PT e seu candidato: Quickmobile, Yacows, Croc services e SMS Market . Proibiu a prática e baniu contas a elas vinculadas.

    Mas o Brasil precisa saber também quanto ganharam, quais foram as empresas que pagaram, qual foi a orientação para selecionar os destinatários. Foi entre os mais pobres, entre as mulheres e até ligeiramente entre nordestinos que Bolsonaro cresceu nas horas finais que antecederam o primeiro turno, saindo das urnas com vantagem sobre o adversário que as últimas pesquisas não haviam registrado. O Brasil democrático precisa ter pelo menos a garantia de que esta operação poderosa, com ramificações internacionais, destinada a manipular a vontade popular, foi paralisada. E para isso, é necessária uma determinação do TSE. Na entrevista coletiva de amanhã, a ministra precisa apresentar providências mais efetivas. 

    Eleições sob suspeitas; TSE vai prossegui-las? – Marcelo Auler





    "Não será jogando a investigação para as calendas que se resolverá o problema da lisura desta eleição. É preciso agir imediatamente. Afinal, a denúncia da Folha demonstra ainda algo mais grave: a Justiça Eleitoral, que como a jabuticaba é genuinamente brasileira, apesar de todos os alertas e experiências recentes em eleições como dos Estados Unidos e plebiscito na Inglaterra, não se preparou para enfrentar um pleito dominado pela tecnologia virtual"

    "“É o momento de a Justiça Eleitoral dizer a que veio nas eleições de 2018. E vai ter que tomar medidas muito mais drásticas, muito mais sofisticadas do que aquelas que vinha tomando em pleitos anteriores. Como já disse antes, a Justiça Eleitoral vai ter que abandonar a carroça e embarcar em uma nave espacial, em prol do esclarecimento dos fatos“.


    leia artigo de Marcelo Auler​

    Eleições sob suspeitas; TSE vai prossegui-las? – Marcelo Auler

    Whatstruz



    CUSTODIO

    Marcadores: ,

    Juçara Marçal canta "A Velha da Capa Preta" (Siba)

    Disse a morte para a foice:
    Passei a vida matando
    Mas já estou me abusando desse emprego de matar
    Porque eu já pude notar que em todo lugar que eu vou
    O povo já se matou antes mesmo de eu chegar
    Quero me aposentar pra ganhar tranquilidade
    Deixando a humanidade matando no meu lugar

    ZAP


    LEANDRO FRANCO

    Marcadores: ,

    Bolsonarismo não é partido




    "O PSL de Bolsonaro era, até a semana passada, um nanico eleitoral. Agora, são 52 deputados e quatro senadores sem qualquer estrutura partidária que os sustente. Bolsonaro precisará de uma. O problema é que isso dá trabalho e leva tempo. Partido exige representação nos estados, organização burocrática e, como prova o desmoronamento do PSDB, base social. Mas nada na carreira de Bolsonaro – do seu isolamento parlamentar, mesmo depois de quase três décadas como deputado, à anarquia que foi sua campanha presidencial no primeiro turno – sugere que ele tenha capacidade para uma articulação política tão delicada e de tão longo prazo.

    Bolsonaro tem, porém, algo que os tucanos nunca tiveram: o poder de se comunicar. Por isso mesmo recebe, agora, a oportunidade única de organizar eleitoralmente o polo antipetista da política brasileira – tarefa em que o PSDB fracassou."

    leia artigo de LUCAS DE ABREU MAIA : Bolsonarismo não é partido:

    Exclusão de perfil irregular no WhatsApp não bloqueia rede de desinformação

     



    "WhatsApp enviou notificação extrajudicial nesta sexta-feira a quatro agências que fazem o serviço de “disparo em massa” de mensagens, e bloqueou contas ligadas a elas. O objetivo é coibir a propagação de desinformação e o compartilhamento de conteúdo com números retirados de bases de dados comercializadas e não de uma agenda de contatos pessoal, o que fere as regras do aplicativo. Mas, como a empresa explicou à piauí, a suspensão desses perfis não tem efeito sob os grupos criados por eles. Os círculos que foram feitos ou ampliados irregularmente por perfis relacionados a essas agências continuarão funcionando sem interferência, o que reduz o impacto dos bloqueios contra a rede de disseminação indevida de conteúdo."

    leia reportagem de MARCELLA RAMOS  

    Exclusão de perfil irregular no WhatsApp não bloqueia rede de desinformação: Mesmo que aplicativo suspenda contas com acesso indevido a bases de usuários, grupos que elas criaram continuam ativos

    sexta-feira, outubro 19, 2018

    Ideologia de genero



    LEONARDO

    Marcadores: ,


    "O que se tem visto é o festival do mi-mi-mi: não apenas políticos e partidos sobem no muro. As pessoas também vão às redes sociais dizer que abominam o candidato autoritário mas não votam em Haddad por isso e aquilo: que o PT se corrompeu, que foi Lula que inventou o “nós contra eles”, que o PT só buscou vingança ao lançar candidato próprio, ao invés de apoiar Ciro, e coisas assim. E se Ciro tivesse sido o candidato, não teria ele se tornado o alvo das iras bolsonarianas, sendo acusado de se alugar para o PT? 

    O que não se tem visto é alguém, cuja voz tenha ressonância, dizer sensatamente: os governos do PT trouxeram avanços mas também muitos danos ao país. Os pecados cometidos, entretanto, são veniais diante do pecado mortal que será perpetrado contra a democracia se Bolsonaro for eleito. Essa é a questão: para castigar o PT, estão dispostos a imolar a democracia?" 

    Bolsonaro fará guerra aos pobres


    RODRIGO AMARANTE, "THE RIBBON" // Live at the Wilderness Bureau

    Como a perspectiva do poder embriaga, Bolsonaro já aumenta os custos políticos do eventual governo

     


    "Em uma semana, Bolsonaro abriu focos de potencial conflito com países cujas populações, somadas, representam metade dos habitantes do planeta. E ainda nem foi eleito."

    leia artigo de JOSÉ CASADO 

    José Casado: Uma agenda de confusões - Fundação Astrojildo Pereira:

    quinta-feira, outubro 18, 2018

    Canada


    SID

    Marcadores: ,

    Polarização


    LEONARDO 

    Marcadores: ,

    O que Bolsonaro revela sobre o voto


    Miguel Lago 

    "O voto em Bolsonaro não é movido pela racionalidade: basta ver o que ele diz e quem o cerca para saber que nenhum governo com mínima qualidade possa brotar dali. O voto em Bolsonaro tampouco pode ser ético, dado que nenhum outro candidato apresenta tantas denúncias de desvio de comportamento ético quanto ele. O voto em Bolsonaro é movido pelo like, pelo concordar. O “mito é uma figura”, é sincero, não tem medo de dizer aquilo que é tabu. O voto em Bolsonaro é uma brincadeira: é banal, movido a opinião. E a opinião é grave, pois ela suspende a seriedade das relações, a complexidade das interações.

    Também são superficiais as promessas e declarações do candidato. Nessa campanha, ele disse que tiraria o Brasil da ONU – e depois falou que era brincadeira –, que “fuzilaria a petralhada do Acre” – e era brincadeira –, que aumentaria o número de ministros do STF para poder nomear a maioria, como fez o governo autoritário da Venezuela – outra brincadeira. Nada é sério para Bolsonaro. O horror é só brincadeira, o racismo é só piada, a homofobia também. Por estar no terreno da opinião, parece não ter consequências.

    O voto em Bolsonaro não se baseia em fundamentações políticas, mas no entretenimento. É um não-voto, um voto-brincadeira. Assim, seu aspecto mais intrigante é o que revela sobre o ato de votar."

    leia o artigo de Miguel Lago​

    O que Bolsonaro revela sobre o voto:”.

    Sinais, fortes sinais


    Roger Waters - Is This The Life We Really Want

    And every time a student is run over by a tank
    And every time a pirate’s dog is forced to walk the plank
    Every time a Russian bride is advertised for sale
    And every time a journalist is left to rot in jail
    Every time a young girl’s life is casually spent
    And every time a nincompoop becomes the president
    Every time somebody dies reaching for their keys
    And every time the Greenland falls in the fucking sea is because
    All of us, the blacks and whites

    So, every time the curtain falls
    Every time the curtain falls on some forgotten life
    It is because we all stood by, silent and indifferent

    Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp



    "Empresas estão comprando pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp e preparam uma grande operação na semana anterior ao segundo turno.

    A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada.


    As empresas apoiando o candidato Jair Bolsonaro (PSL) compram um serviço chamado "disparo em massa", usando a base de usuários do próprio candidato ou bases vendidas por agências de estratégia digital. Isso também é ilegal, pois a legislação eleitoral proíbe compra de base de terceiros, só permitindo o uso das listas de apoiadores do próprio candidato (números cedidos de forma voluntária)."

    LEIA A REPORTAGEM DE PATRICIA CAMPOS MELLO

    Caixa 17



    RIBS

    Marcadores: ,

    Autodestruição



    QUINHO

    Marcadores: ,

    Bolha



    JEAN

    Marcadores: ,

    Nós e a normalopatia


    "A comparação programática não haverá. Bolsonaro gastou boa parte do seu primeiro programa com propaganda anticomunista. Mostrou imagens da criação do Foro de São Paulo, associação de partidos de esquerda latino-americanos, que ele apresenta como uma internacional comunista latino-americana. Este PT comunista de que Bolsonaro fala governou o país por 13 anos e não implantou o tal regime. Mas pode implantar agora, se Haddad ganhar. Os eleitores de Bolsonaro acreditam nisso, como se vê pelo que dizem nos grupos de whatsapp. Os evangélicos oram repreendendo o perigo. Os petistas, na ideologia bolsonarista ou neofascista, ocupam o lugar dos comunistas na ditadura militar. Se ele ganhar, haverá perseguição e caça às bruxas, não tenham dúvida. 

    Propostas de governo ele não apresentou nenhuma."



    Os trens no horário


    BERNARDO MELLO FRANCO

    Lembraram do Temer



    PELICANO

    Marcadores: ,

    "Homenagem às lavadeiras" - Duo Finlandia no Estúdio Showlivre 2015

    quarta-feira, outubro 17, 2018

    Haddad quer debate



    NANI

    Marcadores: ,

    Um canalha à porta do Planalto | Opinião | PÚBLICO




    "A barbárie tem muitos rostos: é estúpida, boçal, intolerante, sectária, fanática, simplista, racista, xenófoba, homofóbica, sexista, classista, irremediavelmente preconceituosa, inevitavelmente primária. Jair Bolsonaro é um dos rostos perfeitos dessa barbárie em versão actual. Tudo nele aponta para a pequenez: é um ser intelectualmente medíocre, eticamente execrável, politicamente vulgar. Nele observa-se uma prodigiosa ausência de qualquer tipo de grandeza e uma assustadora presença de tudo quanto invalida um cidadão para o desempenho da mais humilde função pública. Por isso mesmo ele é extraordinariamente perigoso: é a expressão quase exemplar do homem sem qualidades subitamente erigido a um papel de liderança."

    LEIA O ARTIGO DE FRANCISCO ASSIS:

    Um canalha à porta do Planalto | Opinião | PÚBLICO: Equiparar Haddad a Bolsonaro constitui um acto moral e politicamente inqualificável. Quem o faz torna-se cúmplice de Bolsonaro.

    terça-feira, outubro 16, 2018

    João e Maria - Chico Buarque e Nara Leão

    Não, não fuja não
    Finja que agora eu era o seu brinquedo
    Eu era o seu pião, o seu bicho preferido...
    Vem, me dê a mão, a gente agora já não tinha medo
    No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

    Nova bandeira brasileira

    Marcadores: ,

    À espreita

    Marcadores: ,

    Paulo Guedes contra o liberalismo: A história mostra que uma onda de ódio só chega ao poder quando normalizada

    Miguel Lago 


    "O historiador inglês Ian Kershaw, um dos maiores especialistas no nazismo, afirma que Von Papen convenceu seus colegas da direita tradicional, e em especial o presidente Hindenburg, dizendo que Hitler estava totalmente sob seu controle. Von Papen não teve controle algum: virou um vice-chanceler decorativo, teve seus principais colaboradores eliminados e, por fim, foi demitido, tendo sido relegado às embaixadas da Áustria e da Turquia.

    Kershaw vai além e afirma que é possível que, sem Von Papen, o nazismo não tivesse sido mais que uma moda: “Se as elites não tivessem feito essa aposta insana em janeiro de 1933, Hitler e seu partido provavelmente teriam caído no esquecimento da História.” De fato, nos anos 20, o Partido Nacional-Socialista não fazia nem traço nas eleições gerais. Foi só a partir da crise econômica de 1929 que sua popularidade começou a subir. Seu ápice eleitoral ocorreu em julho de 1932, quando chegou a ter mais de 37% dos votos. Apesar disso, naquele momento a direita tradicional se recusou a nomear Hitler chefe de governo. Quando uma nova eleição ocorreu em novembro de 1932, o nacional-socialismo já demonstrava sinais de declínio, tendo obtido dois milhões de votos a menos que na eleição anterior. Foi então que Von Papen atuou como operador da naturalização da barbárie, tornando o governo Hitler viável. Todo o resto – a guerra, o totalitarismo e o Holocausto – foram desdobramentos de uma tragédia anunciada."


    mais no artigo de Miguel Lago​

    Paulo Guedes contra o liberalismo:

    Pesquisa de intenção de voto

    Marcadores: ,

    Moa do Katendê ajudou a formar identidade musical afro-brasileira

    Mestre Môa do Katendê em 2011

    . “Tinha ido ver alguma coisa na sala de ensaio do Teatro Castro Alves e, ao sair de lá, vi esse grupo que subia a rampa que vem da Concha Acústica cantando e dançando. Era de tarde. Para mim, a visão daquele grupinho nos fundos do Castro Alves foi o sinal da mudança da feição social da cidade do Salvador, com os negros, maioria de sua população, protagonizando a vida social da cidade.”


    LEIA OBITUÁRIO POR ANDRE UZEDA

    Alô Ciro

    Paulo Freire é terceiro teórico mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo |


    PAULOFREIRE5

     "O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire é considerado, mundo a fora, um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia. Patrono da educação brasileira, Freire é simplesmente o brasileiro mais homenageado em todos os tempos, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa por universidades da Europa e da América, e centenas de outras menções e prêmios, como Educação pela Paz, da UNESCO, que Freire recebeu em 1986.

    O criador da Pedagogia de Oprimido agora é citado em um novo e impressionante título de reconhecimento: Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas. O levantamento foi feito através do Google Scholar – ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica – por Elliot Green, professor associado da London School of Economics. Segundo ela, Freire é citado 72.359 vezes, atrás somente do filósofo americano Thomas Kuhn (81.311) e do sociólogo, também americano, Everett Rogers (72.780)."


    LEIA MAIS:: Paulo Freire é terceiro teórico mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.:

    O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire é considerado, mundo a fora, um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia. Patrono da educação brasileira, Freire é simplesmente o brasileiro mais homenageado em todos os tempos, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa por universidades da Europa e da América, e centenas de outras…

    Badauê, aralecolê - Mestre Moa do Katendê / in memoriam

    Eleição Zap

    O PT em segundo lugar


     


     "Para além de todas as atrocidades conhecidas pelas quais Bolsonaro é responsável, é aterrorizante pensar que um candidato totalmente desprovido de equipe e de qualquer experiência de coordenação de governo possa vir a ocupar esse lugar crítico neste momento crítico. Bolsonaro tem muita mobilização e nenhuma organização. É receita certa de desastre.

    Uma tarefa dessa magnitude não cabe a uma pessoa. Não cabe a um partido tampouco. É problema que só pode ser enfrentado com a formação de uma ampla frente de pessoas, organizações, instituições, partidos, grupos e movimentos preocupados com a reconstrução institucional da democracia. A impressão de que estamos de volta à década de 80, aos primórdios da redemocratização, tem algo de real. Porque estamos de fato em um momento de refundação institucional. E, como em todo momento inaugural, as chances de dar muito errado são muito maiores do que em qualquer outro momento."


    leia artigo de Marcos Nobre​: O PT em segundo lugar:

    Depenado

    RONALDO

    Marcadores: ,

    Recebi no ZAP

    Marcadores: ,

    segunda-feira, outubro 15, 2018




    "Impedir que o autoritarismo se imponha pelo voto, abrindo as comportas para perseguições lastreadas em preconceitos, é algo que vai muito além de apoiar um candidato do PT. Devia ser um imperativo democrático. Todos sabem que Haddad, com seus poucos aliados (PC do B, PSB, PPL e PSOL), dificilmente conseguirá virar o jogo. Isso só será possível se houver uma unidade vigorosa na sociedade civil e na esfera partidária mas o que tem prevalecido, além da omissão, é uma resignação melancólica.Com tanto mi-mi-mi, devemos ir nos preparando para o governo Bolsonaro."

    leia a coluna de TEREZA CRUVINEL

    Se você está preocupado com a crise, deveria se preocupar com o plano econômico de Jair Bolsonaro





    "São muitas as propostas estranhas ou inviáveis de Bolsonaro para a área econômica. Não se pode sequer chamar o documento de plano de governo, ou coisa que o valha. Trata-se de um apanhado de generalidades, de citações superficiais de documentos de terceiros, sem uma gota de suor ou esforço próprio de sua equipe.

    Os “formuladores” (permitam a liberdade poética) do plano podem afirmar que nossas interpretações estão equivocadas, que eles queriam dizer outra coisa. É possível. O problema é que as propostas são tão rasas, tão supérfluas, tão mal elaboradas, desacompanhadas de quaisquer explicações ou números, que só podemos imaginar que se trata de um trabalho feito às pressas, sem qualquer preocupação com a seriedade da tarefa de governar o Brasil.

    Causa surpresa que o “mercado” brasileiro, após o fracasso da candidatura de Alckmin (PSDB) e Meirelles (MDB), tenha abraçado Bolsonaro como um candidato sério, viável e preferível às demais alternativas. "

    leia o artigo de Alexandre Andrada​

    Se você está preocupado com a crise, deveria se preocupar com o plano econômico de Jair Bolsonaro: Li o sofrível plano de Jair Bolsonaro para economia. Ele parece ter sido feito por um comentarista da internet.

    Caetano Veloso - Badauê IN MEMORIAM MESTRE MOA

    A imprensa precisa fazer autocrítica


    Fabiana Moraes


    "Não, o candidato do PSL não é engraçado ou “meio Sérgio Mallandro”, como ouvi há alguns dias de colegas jornalistas. Ao contrário dos mitos, ele é real e seu discurso propaga a intolerância, reverberada por eleitores mais extremistas. Os últimos dias tornaram-se pesadelos para milhões de pessoas no Brasil, o lugar onde mais se mata LGBTs no mundo – entre 2016 e 2017, o número de mortes aumentou 30% e se deu em sua maioria, adivinhe, por arma de fogo. Nos banheiros e muros, proliferam mensagens de ódio decoradas com tristes suásticas tupiniquins. Um aluno gay, morador de Caruaru, agreste de Pernambuco, passeava na rua quando um homem, de moto, aproximou-se e gritou “o capitão vai acabar com essa raça”. Em Recife, um amigo, promotor de Justiça, estava em uma fila, ao lado de seu namorado, quando ouviu ameaça semelhante: “Isso já já vai acabar.” Outro amigo estava com os filhos e uma colega que usava uma camiseta #EleNão quando vários adolescentes – sim, adolescentes – quase os agrediram na rua.

    Assim, a imprensa precisa perguntar para a maioria dos LGBTs, pretos e mulheres se eles e elas acham o candidato polêmico. Se o acham controverso. Engraçado. “Meio Sérgio Mallandro.” Para indígenas, quilombolas. Para as pessoas que trabalham com movimentos sociais. Para quem está deixando de usar uma camiseta vermelha ou um #EleNão com medo de ser espancado. O jornalismo que está agora atônito, dizendo que estamos vendo a ascensão de uma população violenta até então silenciosa, não percebe que um naco considerável dessa violência, a que deseja o extermínio do que é visto como diferente, sempre acompanhou milhões de brasileiras e brasileiros que vivem nas faixas mais pobres. Ela, agora, amplia-se e mostra-se à
    luz do dia, atingindo setores da classe média e da elite intelectual – com destaque para os jornalistas."

    mais no artigo de Fabiana Moraes​
    A imprensa precisa fazer autocrítica: Foram anos tratando o inaceitável como controverso ou mesmo engraçado

    Interpretação


    BENETT

    Marcadores: ,

    A eleição do fim do mundo

    Marcadores: ,

    Entre mitos e lacres, uma guerra civil de memes


    "Eis que chegamos às eleições e nos damos conta de que essas podem ser fortemente influenciadas (ou mesmo definidas!) por memes e dualidades rasas, com lutas do bem contra o mal, do novo contra o velho etc., com uma consequente (se já não presente) “fascistização” da política institucional. A reflexão e o argumento não têm tido espaço na arena da política; e, enquanto ocorrem escândalos de corrupção, reuniões no porão do Jaburu, perda de direitos, abusos no uso da máquina pública, nós, a sociedade civil, vamos nos estapeando, muitas vezes em nome “deles”, em vez de funcionarmos como mecanismos de freio e de contrapoder em relação à classe política e ao Estado."

    LEIA ARTIGO DE SAULO DAMASCENO

    Eu só atirei...


    LAERTE

    Marcadores: ,

    Steve Bannon cita Brasil como parte do movimento que promove pelo mundo




    Steve Bannon cita Brasil como parte do movimento que promove pelo mundo | Poder360: Ex-estrategista de Trump ajuda grupo. Ação é global e com ideias populistas. Leia no Poder360.

    Debates (ou a ausencia de)










    MONTANARO

    Marcadores: ,

    Uma coletânea de vira-latismo brasileiro ao descobrir que Roger Waters é de esquerda - VICE


     


    "O incidente lembrou um parecido que eu vivi há alguns anos, num show do System of a Down. O show rolou em 2015, quando o clima do Brasil estava tenso e o impeachment da ex-presidente já era iminente, e muitas músicas do grupo foram acompanhadas de coros de "Fora Dilma". Sim, num show do System of a Down, que é conhecido por suas críticas a, entre outros temas, o genocídio armeno, a guerra às drogas e governos autoritários num geral, e cujos membros fazem shows usando camisetas em referência à União Soviética.

    Até onde vai a ingenuidade e a ignorância do roqueiro brasileiro? Sinceramente, só deus sabe, mas dá pra ter uma ideia pelo nível do que os eleitores de Bolsonaro postaram nas redes sociais depois do show de ontem."

    LEIA  o apanhado de  Amanda Cavalcanti​

    Uma coletânea de vira-latismo brasileiro ao descobrir que Roger Waters é de esquerda - VICE: Quem diria que "Another Brick in the Wall" não é sobre o muro do Trump?


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER