/*------------------------------------------------------------------------------ this template is a mash up of the 2 column template http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/skidoo/2/ from ruthsarianlayouts http://webhost.bridgew.edu/etribou/layouts/ and the blogger code from Blogger Template Style Name: Minima Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 26 Feb 2004 and code tidying up http://djmaniak777.blogspot.com plus inserts & adaptations of codes by ricky goodwin ------------------------------------------------------------------------------*/ /*----start ruthsarian layout-------------------------------------------------*/ /*----start base.css----------------------------------------------------------*/ #pageWrapper { margin: 0; width: auto; min-width: 500px; } #outerColumnContainer { z-index: 1; } #innerColumnContainer { z-index: 2; } #innerColumnContainer, #contentColumn { margin: 0 -1px; width: 100%; } #leftColumn, #rightColumn, #contentColumn { float: left; position: relative; z-index: 10; overflow: visible; /* fix for IE italics bug */ } #leftColumn { width: 200px; margin: 0 1px 0 -200px; } #rightColumn { width: 200px; margin: 0 -200px 0 1px; display: none; /* comment this out and edit borders.css to create the third column */ } #footer { position: relative; } #masthead h1 { display: inline; /* personal preference to keep the header inline. you could just as easily change padding and margins to 0. */ } .clear { clear: both; } .hide { display: none; /* hide elements that CSS-targeted browsers shouldn't show */ } html>body #innerColumnContainer { border-bottom: 1px solid transparent; /* help mozilla render borders and colors. try removing this line and see what happens */ } /*------------------------------------------------------------end base.css----*/ /*----start vnav.css----------------------------------------------------------*/ .vnav ul, .vnav ul li { margin: 0; padding: 0; list-style-type: none; display: block; } .vnav ul { border: solid 1px #000; border-bottom-width: 0; } .vnav ul li { border-bottom: solid 1px #000; } .vnav ul li a { display: block; text-decoration: none; padding: 2px 10px; } * html .vnav ul li a/* hide from IE5.0/Win & IE5/Mac */ { height: 1%; } * html .vnav { position: relative; /* IE needs this to fix a rendering problem */ } /*------------------------------------------------------------end vnav.css----*/ /*----start hnav.css----------------------------------------------------------*/ .hnav { white-space: nowrap; margin: 0; color: #000; padding: 3px 0 4px 0; } * html .hnav/* Hide from IE5/Mac (& IE5.0/Win) */ { height: 1%; /* holly hack to fix a render bug in IE6/Win */ } * html .HNAV { height: auto; /* above IE6/Win holly hack breaks IE5/Win when page length get beyond the point that 1% height is taller than the text height. 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Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.
"Queiroga erra e diz que 4.000 morreram por vacina", afirmou a Folha na segunda (17). O jornal errou: o que o ministro da Saúde cometeu não foi um erro, o erro estava na escolha vocabular do título.
Exatamente um mês antes (17/12), tinha havido um caso parecido. "Bolsonaristas erram ao dizer que Datafolha indicava vitória de Haddad em 2018", era a notícia.
Na ocasião, protestos em redes sociais levaram a uma reformulação do texto, com a troca de "erram" por "distorcem". Melhor, sem dúvida. No caso recente de Marcelo Queiroga, o erro ficou intocado.
Embora louvável, a solução ainda soava torta. Impunha a "distorcer" uma intransitividade forçada e evitava o verbo que seria mais natural no contexto.
"Mentir" é o verbo. Bolsonaristas mentiam sobre as pesquisas de 2018 e Queiroga mentiu ao dizer, em entrevista a uma rádio de extrema direita, que 4.000 brasileiros morreram de vacina. Seu ministério confirma 11 mortes ligadas à vacinação.
A diferença entre errar e mentir é a que há entre boa-fé e má-fé. Só erra quem tem a intenção de acertar. Quem dá troco de R$ 17,70 para uma nota de R$ 20 quando a despesa é R$ 3,30, por exemplo.
Quem nega o Holocausto, diz que a terra é plana, que negros oprimem brancos ou que as vacinas representam um problema de saúde pública em vez de uma solução –quem faz isso falseia a realidade, alimenta a desinformação. Mente.
Tal adequação vocabular é o mínimo que se exige para a manutenção de uma conversa civilizada. Há outras palavras disponíveis para esse tipo de comportamento, num arco de gravidade crescente que se embrenha pelo Código Penal. Apontar a mentira é o básico.
Entende-se que a busca de uma postura imparcial diante dos fatos –meta desejável, ainda que inatingível–, ou pelo menos de certa pluralidade, recomende cuidado com o juízo duro embutido no verbo "mentir".
Se a diferença entre errar e mentir é de intenção, mora no caráter, quem somos nós para, de fora, dizer qual é qual? A ponderação é justa, mas encontra seu limite no bom senso.
Diante de um governo que, desde a campanha, faz do caos e da desinformação uma linguagem e um meio de vida, evitar chamar a mentira de mentira não denota ponderação. Denota covardia, renúncia ao dever de informar.
Dizer que 4.000 brasileiros morreram por causa da vacina –um desvio de 3.989, só– não é erro. Erro, e grave, é quase 58 milhões de brasileiros terem votado num candidato que, meses depois, estava trabalhando para matá-los na maior quantidade possível.
O texto acima já estava pronto quando tomei conhecimento da carta aberta de 186 jornalistas da Folha motivada pelo artigo de Antonio Risério. Estou com eles, o artigo é muito ruim.
Não é de hoje que me incomoda a postura sensacionalista de fabricar polêmicas contra consensos progressistas à custa de embaralhar categorias, o anedótico com o sistêmico, a exceção com a regra.
É o que faz o artigo, aproveitando-se da polissemia de "racismo" na linguagem comum –palavra que pode significar tanto um sistema de opressão quanto uma disposição hostil particular. Isso também é desinformação.
Não gosto de dogmas nem da ideia de blindar de críticas o dito identitarismo. Se é óbvio que Risério tem liberdade para escrever o que quiser, entendo os colegas que se preocupam por ver o jornal dando palco, seguidas vezes, ao que também é uma forma de mentira.
FOLHA
Em 2015, Dylann Roof, aos 21 anos, entrou numa histórica igreja negra em Charleston, na Carolina do Sul (EUA), e matou a tiros nove pessoas. Roof afirmou: "Alguém tinha que fazê-lo porque, sabe, os negros estão matando os brancos toda hora na rua". Em manifesto, relata ter buscado na internet por "crime de negros contra brancos" (black-on-white crime) e, a partir daí, nunca seria o mesmo.
Endosso a carta-manifesto à Direção deste jornal e ao Conselho Editorial, do qual faço parte, redigida por 186 jornalistas da Folha, nesta quarta (19), sobre o texto de Antonio Risério. Schwartsman não vê "nada de escandaloso" no texto; Pinheiro pensa que o texto só relata a violência contra não negros; para Lygia Maria o problema é Risério ser branco. Nenhum deles entendeu patavina sobre retórica supremacista.
Eis o argumento de Risério. Premissa 1: "Ninguém precisa ter poder para ser racista" (ignora que racismo é sistema de poder). Premissa 2: "o racismo negro é um fato" (ignora que negros tem 2,6 mais chances de serem assassinados e que em Salvador 100% dos mortos pela polícia são negros). Conclusão: "neorracismo identitário" é "norma" (ignora que exceções não configuram norma).
Pergunto se o jornal publicaria anedotas de crimes por mulheres ou por LGBTs para desacreditar o crime de feminicídio ou o de LGBTfobia. O problema do texto de Risério não é ele ser polêmico (não se preocupem, temos estâmina o suficiente para aguentar); o problema é que esta Folha aceitou alçar a página inteira um texto que reproduz teorias supremacistas que, até ontem, apenas habitavam os porões da internet.
FOLHA
This old house is falling down around my ears
I'm drowning in a river of my tears
When all my will is gone you hold me sway
I need you at the dimming of the day
Over the decades that followed, this notion became a staple of Europeans’accounts of their reception in the New World. According to the sixteenth-century Universal History of the Things of New Spain , compiled by a Franciscan friar in Mexico, Hernán Cortés's lightning capture of Moctezuma's empire in 1519 was made possible by the Aztecs’misapprehension that he was “the god Quetzalcoatl who was returning, whom they had been and are expecting.”The following year, while rounding the tip of South America, Ferdinand Magellan's crew encountered a giant native, “and when he was before us he began to be astonished, and to be afraid, and he raised one finger on high, thinking that we came from heaven.”The Incas of Peru initially received Francisco Pizarro as an incarnation of the god Viracocha, so one of his companions later wrote, and venerated the conquistadors because “they believed that some deity was enclosed within them.”
It was a popular, endlessly elaborated trope. By the eighteenth and nineteenth centuries, white men colonizing other parts of the world were hardly surprised anymore to encounter similar instances of mistaken deification. After all, the error seemed to encapsulate the innocence, intellectual inferiority, and instinctive submissiveness of the peoples they were born to rule. What's more, as Anna Della Subin explores in her bracingly original Accidental Gods , unsought divinity was a remarkably widespread phenomenon that spanned centuries and continents. "
more in the article by FARA DABHALWALA
Nenhum golpista admite que deu golpe. Todo ditador quer ser visto como democrata. A regra foi seguida à risca pelo marechal Castello Branco. Ele assumiu a Presidência em abril de 1964, depois da quartelada que derrubou João Goulart.
Os conspiradores exigiam ser chamados de revolucionários. Diziam defender a liberdade, desde que ninguém ousasse criticá-los. Prometiam restaurar a ordem e devolver o poder aos civis. Mas logo extinguiram os partidos políticos e cancelaram as eleições.
Em novembro de 1965, o Rio sediou uma conferência da Organização dos Estados Americanos. O encontro atraiu delegações de todo o continente ao Hotel Glória. Ao descer do Rolls Royce presidencial, Castello foi surpreendido por uma vaia.
O protesto reunia um pequeno grupo de artistas e intelectuais. Eles abriram faixas com dizeres como “Abaixo a ditadura” e “Viva a liberdade”. A polícia não achou graça e levou oito manifestantes em cana, no episódio que ficaria conhecido como os Oito do Glória.
Foram presos Antonio Callado, Carlos Heitor Cony, Márcio Moreira Alves, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Mário Carneiro, Flávio Rangel e Jayme de Azevedo Rodrigues. O nono elemento da trupe era o poeta Thiago de Mello. Ele conseguiu fugir, mas depois se entregou ao Exército.
Sua passagem pelo cárcere teve lances tragicômicos. Ouvido em Inquérito Policial Militar, Mello disse sentir uma “ternura humana muito grande” pelos companheiros de cela. O coronel Andrada Serpa achou a expressão muito poética. Mandou o escrivão trocá-la por “relações fraternais”.
Ao deixar a cadeia, o amazonense reafirmou suas convicções políticas. Tempos depois, a barra pesou e ele precisou sair do país. Refugiou-se no Chile, onde colaborou com o governo de Salvador Allende antes de enfrentar mais um golpe.
O regime via Mello como um perigoso subversivo. Em 1971, o SNI anotou que ele promovia “a desmoralização da Revolução de 31 de Março”. O dossiê registra, em tom de reprovação, que o poeta tinha “vocação boêmia” e “grande penetração no meio universitário”.
Mello foi autorizado a voltar ao Brasil no fim de 1977, mas continuou na mira da repressão. Convocado ao DOI-Codi, disse aos militares que acreditava na “conscientização da massa” por meio da “poesia revolucionária”. Inconformados, os arapongas o classificaram como “delinquente confesso”.
A rebeldia inspirou algumas de suas obras mais celebradas. Em 1964, o poeta debochou do autoritarismo em “Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)”. O texto começava assim: “Artigo 1. Fica decretado que agora vale a verdade/ Agora vale a vida/ E de mãos dadas/ Marcharemos todos pela vida verdadeira”. Em “Madrugada Camponesa” (1965), ele escreveu: “Faz escuro mas eu canto/ Porque a manhã vai chegar”. Os versos seriam gravados por Nara Leão no disco “Manhã de Liberdade”.
Quando a utopia socialista ruiu, Mello abraçou a causa ecológica.
Voltou a viver na Amazônia, empenhou sua voz na defesa dos rios e da
floresta. O poeta era o último remanescente dos Oito (ou nove) do
Glória. Morreu na sexta-feira, aos 95 anos.
GLOBO
Na campanha de 2018, o PT prometia com todas as letras "revogar a reforma trabalhista". O programa de Fernando Haddad dizia que a legislação aprovada no ano anterior era parte de um "legado do arbítrio" e deveria ser substituída. Quatro anos depois, o partido parece interessado em mudar esse vocabulário.
Há uma semana, Lula anunciou a intenção de mexer na reforma de 2017. Ele não deu detalhes da proposta, mas a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi categórica ao dizer que era preciso revogar a lei. Depois de uma intervenção do petista, a sigla passou a falar em "revisão" das regras, a partir de uma negociação envolvendo patrões e empregados.
O ajuste simboliza um dos desafios da campanha do ex-presidente. Lula trabalha por um programa que atraia trabalhadores mais pobres e fidelize a base sindical petista. Mas ele também procura reduzir resistências em outros setores e construir uma maioria em torno de sua candidatura.
Ao substituir a revogação pela revisão, os petistas querem indicar que não preparam nenhum cavalo de pau nessa área, num recado a empresários e aos partidos que aprovaram a reforma no governo Michel Temer. A ideia é sugerir basicamente a criação de vínculos trabalhistas para entregadores de aplicativos, o fim do trabalho intermitente e um novo modelo de financiamento sindical.
O anúncio fez barulho porque Lula tenta manter uma névoa sobre seus planos para a economia. Mas ninguém pode se dizer surpreso com o plano do PT de propor mudanças na área. A latitude dessas alterações vai dizer em que medida o ex-presidente buscará adaptar sua plataforma para consolidar maiorias –nas urnas e no mundo político.
Há quatro anos, Jair Bolsonaro aproveitou uma rejeição ardorosa ao PT para se eleger com um programa radical, sem precisar de concessões para expandir seu eleitorado. Embora tenha feito muito estrago, ele não conseguiu governar com essa plataforma. Lula está pensando em outubro, mas também em 2023.
folha
"The mother who abandons her children haunts our family narratives. She is made into a lurid tabloid figure,
an exotic exception to the common deadbeat father. Or she is sketched
into the background of a plot, her absence lending a protagonist a
propulsive origin story. This figure arouses our ridicule (consider
Meryl Streep’s daffy American president in “Don’t Look Up,” who forgets to save her son as she flees the apocalypse) or our pity (see “Parallel Mothers,”
where an actress has ditched her daughter for lousy television parts).
But lately the vanishing mother has provoked a fresh response: respect."
When a man leaves in this way, he is unexceptional. When a woman does it, she becomes a monster, or perhaps an antiheroine riding out a dark maternal fantasy. Feminism has supplied women with options, but a choice also represents a foreclosure, and women, because they are people, do not always know what they want. As these protagonists thrash against their own decisions, they also bump up against the limits of that freedom, revealing how women’s choices are rarely socially supported but always thoroughly judged.A mother losing her children is a nightmare. The title of “The Lost Daughter” refers in part to such an incident, when a child disappears at the beach. But a mother leaving her children — that’s a daydream, an imagined but repressed alternate life."
"O aumento da vacinação pelo Brasil reduziu o número de mortos pela doença e fez com que muitos leitos de UTI dedicados à covid-19 fossem fechados.
Fraporti pensou que poderia vislumbrar uma rotina um pouco mais tranquila nos hospitais – até que começou a atender casos graves de mulheres infectadas pelo coronavírus que haviam sido proibidas de se vacinar por seus maridos. As histórias pareciam um flashback da época em que fazia residência ginecológica em Taubaté, no interior de São Paulo, e atendia mulheres com infecções sexualmente transmissíveis que eram impedidas de se tratarem por seus companheiros.
A médica detalhou para o Intercept essa rotina angustiante no hospital, resultado de uma mistura de machismo com desinformação."
mais na reportagem de Yasmin Santos
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