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  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

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    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, março 30, 2024

    Edino Krieger


     

    Queen - Bohemian Rhapsody (Live at Rock Montreal, 1981) [HD]



    Mama, just killed a manPut a gun against his head, pulled my trigger, now he's deadMama, life had just begunBut now I've gone and thrown it all awayMama, ooh, didn't mean to make you cryIf I'm not back again this time tomorrowCarry on, carry on as if nothing really matters

    O triunfo da Uberização

     

     

     O governo Lula tenta remendar o estrago causado pela reforma de Temer e a uberização, enquanto o STF engessa a Justiça do Trabalho

    "Embora faça sentido do ponto de vista político, afinal trata-se de fato de uma tentativa de regulação nacional inédita para os chamados “trabalhadores plataformizados”, a festa em torno do PL ofusca o fato de que a propalada “autonomia com direitos” consolida mais um rebaixamento das conquistas que os trabalhadores no Brasil obtiveram desde o governo de Getúlio Vargas. Mesmo ao conceder aos motoristas de aplicativo direitos como o pagamento mínimo por hora trabalhada ou a contribuição ao INSS, entre poucos outros, a regulamentação os deixa fora da alçada da Consolidação das Leis do Trabalho e aprofunda a precarização iniciada com a reforma aprovada em 2017 no governo de Michel Temer."

    leia reportagem de MAURICIO THUSWOHL

     

    Sao Cristóvão


     

    Churchill vs Nancy Astor




    MARIO BAGG

     

    Jaques Morelenbaum - Samba de uma Nota Só (Live)

    Saidinhas

     



    GALVAO

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    A Luta pela moradia e o assassinato de Marielle

     B247 logo

    "Na Zona Oeste, o boom imobiliário ilegal avançou inclusive sobre áreas de proteção ambiental, com a abertura de novos loteamentos e até atividades como a extração de pedra e saibro para abastecer as obras ilegais. Em outra frente, os milicianos também promoveram a expulsão violenta de moradores de conjuntos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, apropriando-se dos imóveis para vendê-los ou alugá-los.

    Estudiosos definem esse fenômeno como “urbanismo miliciano”, no qual grupos criminosos se associam a políticos e a funcionários públicos para conquistar ilegalmente o controle de terras urbanas. Essa prática envolve o mercado imobiliário, abrangendo grilagem de terras, regularização fundiária e a oferta de serviços urbanos, configurando um sistema corrupto."

    LEIA ARTIGO DE RAIMUNDO> BONFIM

    A Luta pela moradia e o assassinato de Marielle | Brasil 247

    Bonga - Mona Ki Ngi Xica

    sexta-feira, março 29, 2024


     

    Sexta-feira da paixão



    GILMAR

     

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    Marc Ribot - "How To Walk In Freedom" (feat. Sam Amidon & Fay Victor)



    Come back, Rosa Parks
    From the back of the bus
    Take the wheel from this idiot
    Steer us back on the road

    Teach us how to walk in freedom
    'Cause I'm gonna walk in freedom
    Even if it takes my life

    Rare and raw: never before seen Rolling Stones

     Mick Jagger, Holborn Studios 1983Brian Aris’s unique access to the band during their early 80s era allows for an insider’s perspective, revealing candid moments and unseen facets of Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Ronnie Wood, Bill Wyman and others.

     

    "Brian Aris’s unique access to the band during their early 80s era allowed him to reveal candid moments and unseen facets of Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Ronnie Wood, Bill Wyman and others"

    see the gallery

    Rare and raw: never before seen Rolling Stones – in pictures | Art and design | The Guardian

     

     

     

     

     

     

     Ronnie Wood, Les Bains-Douches 1983

    Mandatory jobs

     JEFFREY ST. CLAIR

    + Meloni’s neo-fascist party in Italy wants to use AI to assign mandatory jobs for Italian youth: “The young person will no longer be able to choose whether to work or not, but [will be] bound to accept the job offer … under penalty of loss of all benefits.”

     +++

    + Here’s Biden, our presidential trichophiliac, nuzzling the hair of the Italian fascist Giorgia Meloni…


    quinta-feira, março 28, 2024

    Laurent de Brunhoff, Artist Who Made Babar Famous, Dies at 98

     Laurent de Brunhoff sitting on the front stoop of a white house wearing jeans and a dress shirt while holding a pencil above a sketch pad. A small Babar doll, dressed in green, is sitting next to him.

     

    After his father, who created the character, died, he continued the series of books about a modest elephant and his escapades in Paris for seven decades.

     "Babar was born one night in 1930 in a leafy Paris suburb. Laurent, then 5, and his brother, Mathieu, 4, were having trouble sleeping. Their mother, Cécile de Brunhoff, a pianist and music teacher, began to spin a tale about an orphaned baby elephant who flees the jungle and runs to Paris, which is conveniently located nearby.

    The boys were enthralled by the story, and in the morning they raced off to tell their father, Jean de Brunhoff, an artist; he embraced the tale and began to sketch the little elephant, whom he named Babar, and flesh out his adventures."

    READ OBIT BY PENELOPE GREEN

     

     


     

    Paula Cavalciuk - Morte e Vida Uterina

    Ela chegou quando eu era menina
    Uns chamam morte, pra outros é vida
    Pouco eu sabia da triste rotina
    Morte e vida uterina

    O amor é lindo

     



    THIAGO LUCAS

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    Sarah Vaughan, 100 anos

     

    Diva do jazz gravou clássicos da MPB e dividiu estúdios com ícones da nossa música

    Dona de uma das vozes mais admiráveis do século XX, ela teve passagens memoráveis pelo país, onde gravou canções de Milton Nascimento, Tom Jobim e Marcos Valle

     

    A cantora americana Sarah Vaughan, em imagem de 1946: ela faria 100 anos em 27 de março de 2024

    ..."Em 1976, quando vivia em Los Angeles, o cantor, pianista e compositor Marcos Valle recebeu uma ligação do arranjador e produtor de jazz Marty Paich com o convite de dividir com Sarah Vaughan uma recriação bossa de “Something”, de George Harrison, gravada originalmente pelos Beatles.

    — Sarah ficou feliz com a gravação e pediu que eu fosse à casa dela para mostrar algumas músicas. Levei partituras, entre elas a de “Preciso aprender a ser só” (de Marcos com o irmão, Paulo Sérgio Valle). Na hora em que fui mostrar a música, ela disse: “Pode deixar que eu mesma toco!” Sarah foi para o piano e cantou, lendo a partitura que eu levei, e tocou um piano belíssimo — recorda o brasileiro. — Quando ela disse que queria gravar essa música, sugeri que ela gravasse um disco só com músicas brasileiras. Ela comprou a ideia e, como precisava de um produtor, apresentei-a ao Aloysio de Oliveira, que estava em Los Angeles."

     
    LEIA ARTIGO DE SILVIO ESSINGER 

      Milton Nascimento, Sarah Vaughan e João Bosco, em 1978: a diva do Jazz estava no Brasil para gravar o disco 'O som brasileiro de Sarah Vaughan' — Foto: Divulgação/Acervo MIS

    Je T'Aime



    MIGUEL PAIVA

     

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    O carnaval da Hungria

    IOTTI

    JOTA CAMELO
     

     
    MIGUEL PAIVA
     
     

     

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    Pedala, Robinho

     




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    Em breve...

     



    AROEIRA

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    3 times in my garden | 3 vezes no meu quintal

     




    Cristovão Bastos e Rogério Caetano | Choro saudoso (Cristovão Bastos e Paulo Cesar Pinheiro)



    Bolsonao repete tática e usa Marielle para desconversar sobre embaixada

    LEONARDO SAKAMOTO

    Questionado por jornalistas sobre a razão de ter se refugiado por dois dias na Embaixada da Hungria após ser obrigado pela Justiça a entregar seu passaporte, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou Marielle Franco para desviar o foco de um assunto incômodo sobre o qual não tinha argumentos plausíveis.”Quer perguntar da Marielle Franco? Eu passei seus anos sendo acusado de ter matado Marielle”, disse ele sem ninguém levantar o tema. Não, ele não passou seis anos sendo acusado pela imprensa de ter sido o mandante, mas foi uma das pessoas que mais usou o nome da vereadora desde sua morte.

    Da execução, em março de 2018, até este momento, em que a Polícia Federal aponta o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Domingos Brazão e o deputado federal Chiquinho Brazão como mandantes e o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa como planejador do crime e sabotador da investigação, o uso do nome de Marielle serviu a propósitos políticos da extrema direita. Bolsonaro, por exemplo, praticou com ele um de seus esportes preferidos, a vitimização.

    “Quando levei a facada, eles não falaram nada. Não vi ninguém da Folha falando ‘quem matou o Bolsonaro?’ Pelo contrário, levo pancada o tempo todo. Se for pegar o número de horas que a Globo fez para Marielle e no meu caso, acho que dá 100 para um, mas tudo bem”, disse em 26 de maio de 2020, em uma das vezes. É necessário lembrar a Jair que ele não morreu e o caso dele tinha sido resolvido.

    Não apenas Bolsonaro usou Marielle, mas também o bolsonarismo. Um dos primeiros casos envolveu os então candidatos a deputado estadual Rodrigo Amorim e a deputado federal Daniel “Preso em Bangu” Silveira, em 2018, quando quebraram uma placa com homenagem à vereadora em um ato de campanha no Rio.
    Já um dos episódios mais recentes envolveu um ataque do deputado federal Éder Mauro (PL-PA) para chamar a atenção e se promover eleitoralmente. Em uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, em 14 de março, dia em que a morte da vereadora completou seis anos, ele gritou “Marielle Franco acabou, porra. Não tem porra nenhuma aqui”. Ele é candidato à Prefeitura de Belém (PA).

    UOL


    Faça o que eu digo

     

    Washington quer banir a chinesa TikTok por usar a mesma estratégia das concorrentes norte-americanas
    S É R G I O A M A D E U DA S I LV EI R A
     
    A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou por grande maioria a determinação de que a empresa chinesa ByteDance venda o aplicativo TikTok para controladores norte-americanos. Caso isso não ocorra em seis meses, ele será bloqueado e impedido de ser acessado no país que se afirma como exemplo de democracia no planeta. É importante informar que, em 2023, a empresa chinesa faturou 120 bilhões de dólares (cerca de 600 bilhões de reais), apenas 15 bilhões a menos que a receita do Grupo Meta, controlador do Facebook, Instagram e WhatsApp.
     
    O liberalismo econômico norte-americano é comovente. Os liberais do Norte bradam pela livre concorrência e pela justa competição econômica, mas só aplicam esses princípios se forem superiores nas disputas de mercado. Caso não consigam dominar o concorrente, imediatamente a terra das oportunidades, do liberalismo econômico e da democracia converte-se no país do autoritarismo radical e de um bloqueio extremista aos capitais que suas classes dominantes não controlam.
    O TikTok está na linha de tiro dos Estados Unidos do mesmo modo que a ­Huawei. Essa última lidera inúmeras tecnologias de telecomunicações, como, por exemplo, a do 5G. As empresas e o governo norte-americanos se articularam para bloquear politicamente as ações de empresas chinesas com a finalidade de manter seus mercados e sua supremacia tecnológica. No caso da Huawei, o objetivo é atrasar ao máximo sua expansão, enquanto as companhias norte-americanas tentam aprimorar sua tecnologia para superar a chinesa.
     
    Os sistemas algorítmicos do TikTok atuam com finalidades similares àqueles do Facebook, Instagram e Snapchat, entre outras redes de relacionamento e entretenimento online. Mas o treinamento dos modelos que visam captar a atenção dos usuários implementado pelos chineses parece ser mais eficiente, ou seja, mais envolvente. Apesar da barreira da língua, uma empresa originária da China conseguiu criar uma plataforma de entretenimento que se tornou uma das mais utilizadas pela população jovem do Ocidente e de seu país líder, os Estados Unidos.
     
    O argumento dos parlamentares norte-americanos para açambarcar o ­TikTok é que a plataforma chinesa estaria acumulando dados sensíveis dos cidadãos e isso seria utilizado para espionar os Estados Unidos. Todas as plataformas norte-americanas extraem, coletam, tratam e analisam os dados dos seus usuários em todo o mundo. Fazem isso a partir da captação de padrões comportamentais dos usuários, para modular suas atenções. Os conteúdos apresentados aos usuários das redes sociais online visam mantê-los conectados para atingi-los com propaganda, conteúdos e serviços. O modelo de negócios das plataformas digitais é oferecer interfaces e sites gratuitos para capturar dados de quem os acessar. A hegemonia global desse modelo foi chamada pela pesquisadora ­Shoshana ­Zuboff de capitalismo de vigilância.
     
    Aqui é preciso lembrar Edward ­Snowden. Em 2013, o ex-agente da NSA (National Security Agency) denunciou o esquema de espionagem global praticado pela agência de inteligência digital norte-americana. A então presidente brasileira, Dilma Rousseff, e a ex-chanceler alemã Angela Merkel, entre outros, tiveram seus e-mails escaneados e analisados. Milhões de cidadãos, milhares de empresas e instituições que utilizavam as big techs norte-americanas foram espionados pela NSA. Snowden mostrou que os EUA vigiam as redes digitais a partir de programas que rodam nas estruturas das plataformas mais utilizadas. O que Joe Biden e os parlamentares norte-americanos acusam o TikTok é de espionagem massiva praticada pelos próprios Estados Unidos.
     
    Os dados que o TikTok coleta e analisa visam capturar a atenção dos usuários e criar “gatilhos” para prendê-los a maior parte do tempo a assistir vídeos na plataforma. O TikTok é gerenciado por um sistema algorítmico de aprendizado de máquina treinado de modo eficaz. A rede atrai muitos adolescentes e tem sido acusada de criar um efeito viciante, bem como de estimular os jovens a se acostumarem com vídeos curtos. Muitos pesquisadores desconfiam que o TikTok tem contribuído para fragilizar a capacidade de concentração dos mais jovens. Mas não é por seu possível efeito deletério e nocivo que a ByteDance tem sido perseguida pelos parlamentares norte-americanos. Está sob ataque exatamente por ser mais bem-sucedida em modular os comportamentos dos usuários. •
     
    CARTA CAPITAL


     

     

    Bolada e drible na pena

     
     
     

     

     

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    Planalto avalia como erro pedir a prisão preventiva de Bolsonaro neste momento |

      

     

     

    " "Já vimos esse filme de atropelamento de etapas. A prisão é a última alternativa após uma sentença colegiada para aumento da pena. Antecipar isso, sem justificativa muito forte, é um erro", disse um interlocutor do Palácio do Planalto, segundo a reportagem. "


    leia mais>>

    Após 'refúgio' na Embaixada da Hungria, Planalto avalia como erro pedir a prisão preventiva de Bolsonaro neste momento | Brasil 247

    Keb Mo Am I Wrong



    Am I wrong, fallin' in love with you?Tell me, am I wrong, well, fallin' in love with you?
    While your other man was out thereCheatin' and lyin', steppin' all over you

    quarta-feira, março 27, 2024


     

    WILBERT HARRISON / LET'S STICK TOGETHER



    And now, ya never miss your water 'til your well run dryCome on now, baby, give our love a trial and stick togetherCome on, come on, let's stick togetherYou know, we made a vow not to leave one another, ever

    Parabéns, Mickey: álbum reúne 47 quadrinistas para homenagear o ratinho criado por Walt Disney

     Álbum “Mickey All Stars”, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Panini — Foto: Reprodução

     Por Télio Navega

    Demorou, mas, enfim, o camundongo mais famoso do mundo caiu em domínio público no primeiro dia deste ano de 2024. Porém, não comemore muito, pois somente o Mickey Mouse do curta-metragem “Steamboat Willie”, de 1928, aquele em que o personagem aparece em preto e branco e sem luvas, pode ser usado por qualquer pessoa sem pagar royalties à Disney. Colocou luvinhas, já era, pois remete a uma versão posterior. Assim como não pode ser usado o personagem de chapéu de feiticeiro, de “Fantasia” (1940).

    A ironia é que o maior trunfo do álbum “Mickey All Stars”, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Panini, mas foi publicado originalmente na Europa em 2018 — portanto, antes de cair em domínio público —, é a pluralidade de versões do camundongo. São 47 quadrinistas de países como França, Bélgica, Coreia do Sul, Líbano, Alemanha, Espanha e Itália reunidos para celebrar os 90 anos do personagem criado por Walt Disney com o desenhista Ub Iwerks no curta “Plane crazy”, de 1928.

    Oubapo

    No livro em formato grande, de 20,5 x 28 cm, os artistas apresentam versões pessoais do Mickey com um recurso narrativo surpreendente. Cada página traz um autor ou dupla com uma história fechada, que se encerra ali. A única regra é que o camundongo deve entrar por uma porta na primeira cena e sair por outra no fim. E, na página seguinte, o mesmo. Assim, o aniversariante pode aparecer em uma festa surpresa numa HQ ou viajar ao espaço em outra. Algo na linha Oubapo (Oficina de Quadrinhos Potenciais, em francês), exercício criativo que surgiu através da editora L' Association e consiste em criar quadrinhos com restrições narrativas. Algo que, na verdade, acaba por estimular seus artistas a serem ainda mais criativos. O recurso também pode ser conferido, por exemplo, em tiras nas quais as imagens se repetem e somente os balões de fala mudam, como que simulando algo entediante. 

    Mickey por Mauricio

    A leitura de “Mickey All Stars” é dinâmica, com um estilo quadrinístico diferente a cada virada de página. Os únicos autores que entram mais de uma vez na fila do parabéns são os roteiristas franceses Nicolas Pothier e Joris Chamblain, que produz, com o já conhecido ilustrador italiano Giorgio Cavazzano, duas páginas especiais: uma no início e outra no fim da edição, como que amarrando a louca história de abrir e fechar portas sem parar.

    O único porém é que a leitura é rápida, pois são poucas páginas. Ainda assim, é um enorme prazer visual assistir a algo tão inovador e rico em termos de narrativa. Percebe-se, no álbum, como um personagem graficamente simples como o Mickey pode render sob novos olhares. Uma experiência semelhante à que aconteceu, no Brasil, com os personagens de Mauricio de Sousa na “Graphic MSP”, série que surgiu em 2012 e já conta com 41 volumes. O pai da Turma da Mônica, aliás, seria um dos convidados do aniversário do camundongo em “Mickey All Stars”, mas, infelizmente, não rolou, pois os artistas não podiam trazer seus personagens para a festa. Uma pena. Seria curioso ver o Mickey atravessando uma porta para o bairro do Limoeiro.

     
    GLOBO 
     

     
     



     

     



     

     

    Endrick entra em campo

     

     

    AMORIM 


     

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    SZA - Kill Bill



    I might, I might kill my ex, not the best idea
    His new girlfriend's next, how'd I get here?
    I might kill my ex, I still love him, though
    Rather be in jail than alone

    Debate viciado

     

     

     "Casos como esse, lamentavelmente,
    são corriqueiros, dizem numerosos espe-
    cialistas consultados por CartaCapital.
    Pessoas detidas com a mesma quantida-
    de de drogas podem ter destinos radical-
    mente distintos, a depender da avalia-
    ção subjetiva de delegados, promotores
    e juízes. Por uma dessas incríveis coin-
    cidências que se repetem à exaustão em
    um país marcado por mais de três sécu-
    los de escravidão, pessoas negras, po-
    bres e periféricas costumam ser pro-
    cessadas por tráfico mesmo quando fla-
    gradas com porções ínfimas de narcóti-
    cos. Já cidadãos brancos, que vivem em
    bairros abastados ou de classe média,
    quase sempre são considerados consu-
    midores. Quando o Supremo Tribunal
    Federal retomou o julgamento sobre a
    descriminalização da posse de maco-
    nha para consumo pessoal, esperava-se
    que a Corte não apenas extinguisse as
    penas impostas a quem fazia uso da er-
    va, mas também criasse um critério objE
    tivo para distinguir traficantes de usuá-
    rios. A reação conservadora no Congres-
    so pode, porém, colocar tudo a perder."

    LEIA REPORTAGEM DE MARIANA SERAFINI

     

    3 details round the house | 3 detalhes pela casa




     

    Os Mutantes - "Dois Mil e Um" (Motion Graphics Music Video)

    Astronauta libertadoMinha vida me ultrapassaEm qualquer rota que eu façaDei um grito no escuroSou parceiro do futuroNa reluzente galáxia

    Dormiu bem, general?

     

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cerimônia de apresentação de oficiais generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto, em Brasília

    CONRADO HUBNER MENDES

    No currículo oculto da formação em jornalismo existe uma disciplina chamada "Servilismo ao poder político e econômico". Ensina a prestar serviços privados a quem manda, e a se afastar da produção de qualquer informação útil ao interesse público ou bem comum. Dentro dessa disciplina, há um tópico ao qual o jornalismo brasileiro se dedica com muito gosto e engenho: a irritometria militar.

    "Forças Armadas se irritam com revelações da PF sobre participação de militares na tentativa de golpe"; "A irritação da cúpula militar com a investigação da PF sobre o golpe"; "Cresce a irritação das Forças Armadas com atuação da Polícia Federal".

    "Militares se irritam com prisão de Cid"; "Entenda o motivo da irritação das Forças Armadas com o caso das joias de Jair Bolsonaro"; "Nova crise provocada por Olavo de Carvalho escancara irritação de militares".

    "A irritação das Forças Armadas com o decano do Supremo" (o decano era Celso de Mello, que ousou avisar a militares que, se não fossem depor, seriam levados, como qualquer cidadão, "debaixo de vara"); "A irritação dos militares com Alexandre de Moraes" (o ministro representaria uma "senha da indignação" entre militares).

    É um jornalismo orgulhoso do privilégio dessa fonte tão especial, o general. Por isso não se reconhece como jornalismo de fofoca. Na tipologia das fofocas, existe a fofoca BBB (relato de fatos curiosos sobre atores que só se tornam conhecidos em razão da fofoca); e existe a fofoca sobre a vida privada de autoridades ou celebridades (onde a notoriedade dos atores precede a fofoca).

    Na irritometria militar, a fofoca é plantada pelas próprias autoridades. Em geral, um aviso anônimo em off; com frequência, simulando posição refletida e deliberada de uma coletividade, uma instituição, não a opinião de um ou dois indivíduos.

    Se a irritabilidade fosse apenas uma categoria de fofoca política, não teria maiores efeitos. Mas, nesse jornalismo, ela se alçou a uma categoria de análise política. Um bom irritometrista se presta a cumprir, portanto, outras funções: mandar mensagens, ameaças, ofertas de barganha.

    Ninguém se torna irritometrista por pura preguiça, carência, falta de assunto ou vocação servil. Não é serviço gratuito. Há contrapartidas desejadas. Pode ser promessa de influência, prestígio de exclusividade, entrada em festas, lista de contatos, cliques. Pode ser exigência do jornal ou do editor. Pode ser uma condição para manter o emprego.

    Melhor que jornalismo declaratório de opiniões é o jornalismo declaratório do estado de espírito. Melhor que jornalismo declaratório do estado de espírito é o do estado de espírito em off. E melhor que o indivíduo irritado em off é a instituição irritada em off.

    Para que as Forças Armadas se irritem, basta qualquer enunciação pública dos crimes que cometeram no passado e no presente. Basta qualquer demonstração de sua associação a uma família de delinquência política serial que assumiu a Presidência e desenhou plano de golpe junto com eles. Basta o aparente risco de sanção, pois sanção, de fato, nunca sofreram. No máximo, a sanção premial: ameaçam o governo e ganham benefícios orçamentários, remuneratórios e previdenciários (também para as filhas).

    A obsessão mórbida com a irritação de militares tem uma ousadia epistêmica. O irritometrista se julga capaz não só de identificar a irritação, mas de medi-la. É capaz de perceber quando a irritação se mantém estável, quando cresceu ou regrediu. Uma ousadia preguiçosa, pois sequer se preocupa em reportar outro estado de espírito. Queríamos também saber quando militares estão felizes, quando se regozijam. Se na tortura ou na sinecura.

    Tem também uma dimensão moral. Não é qualquer cidadão ou instituição que goza do luxo desse cuidado jornalístico. Importante saber com qual estado de espírito o jornalismo se preocupa, e qual ignora.

    Quando Lula afirmou não querer "remoer o passado", por que os irritometristas não foram lá perguntar o que sentiam os familiares de vítimas da brutalidade militar? Seu irritômetro só quer saber de vestir farda?

    FOLHA 

     

     


    60 ANOS DE IMPUNIDADE

    CARTA CAPITAL

     

    If Trump Wins - A Warning

     


     

    JEFFREY GOLDBERG

    Like many reporters, I’ve been operating in Casaubon mode for much of the past eight years, searching for the key to Donald Trump’s mythologies. No single explanation of Trump is fully satisfactory, although Atlantic staff writer Adam Serwer came closest when he observed that the cruelty is the point. Another person who helped me unscramble the mystery of Trump was his son-in-law Jared Kushner. Early in the Trump presidency, I had lunch with Kushner in his White House office. We were meant to be discussing Middle East peace (more on that another time), but I was particularly curious to hear Kushner talk about his father-in-law’s behavior. I was not inured then—and am not inured even now—to the many rococo manifestations of Trump’s defective character. One of the first moments of real shock for me came in the summer of 2015, when Trump, then an implausible candidate for the Republican presidential nomination, said of Senator John McCain, “He’s not a war hero … I like people who weren’t captured, okay?”


    I did not understand how so many ostensibly patriotic voters could subsequently embrace Trump, but mainly I couldn’t understand his soul sickness: How does a person come to such a rotten, depraved thought?


    That day in the White House, I mentioned to Kushner one of Trump’s more recent calumnies and told him that, in my view, his father-in-law’s incivility was damaging the country. Strangely, Kushner seemed to agree with me: “No one can go as low as the president,” he said. “You shouldn’t even try.”
    I was confused at first. But then I understood: Kushner wasn’t insulting his father-in-law. He was paying him a compliment.


    Perverse, of course. But revelatory as well, and more than a little prophetic. Because Trump, in the intervening years, has gone lower, and lower, and lower. If there is a bottom—no sure thing—he’s getting closer. Tom Nichols, who writes The Atlantic’s daily newsletter and is one of our in-house experts on authoritarianism, argued in mid-November that Trump has finally earned the epithet “fascist.”
    “For weeks, Trump has been ramping up his rhetoric,” Nichols wrote. “Early last month, he echoed the vile and obsessively germophobic language of Adolf Hitler by describing immigrants as disease-ridden terrorists and psychiatric patients who are ‘poisoning the blood of our country.’ ” In a separate speech, Trump, Nichols wrote, “melded religious and political rhetoric to aim not at foreign nations or immigrants, but at his fellow citizens. This is when he crossed one of the last remaining lines that separated his usual authoritarian bluster from recognizable fascism.”


    Trump’s rhetoric has numbed us in its hyperbole and frequency. As David A. Graham, one of our magazine’s chroniclers of the Trump era, wrote recently, “The former president continues to produce substantive ideas—which is not to say they are wise or prudent, but they are certainly more than gibberish. In fact, much of what Trump is discussing is un-American, not merely in the sense of being antithetical to some imagined national set of mores, but in that his ideas contravene basic principles of the Constitution or other bedrock bases of American government.”

    There was a time when it seemed impossible to imagine that Trump would once again be a candidate for president. That moment lasted from the night of January 6, 2021, until the afternoon of January 28, 2021, when the then-leader of the House Republican caucus, Kevin McCarthy, visited Trump at Mar-a-Lago and welcomed him back into the fold.


    And so here we are. It is not a sure thing that Trump will win the Republican nomination again, but as I write this, he’s the prohibitive front-runner

    ATLANTIC

    Rio preso entre policia que mata e policia que encobre

     

     


     LEONARDO SAKAMOTO 

     
    A revelação de que o então chefe de polícia Rivaldo Barbosa foi o avalista para que matadores de aluguel executassem a vereadora Marielle Franco a serviço da milícia mostra como o Rio de Janeiro está emparedado entre uma polícia que mata e outra que acoberta seus crimes. Quem é negro, pobre e favelado tem maiores chances de perecer entre as duas.

    O Estado tem registrado um aumento no número de chacinas em comunidades pobres pelas mãos de agentes de segurança nas gestões Wilson Witzel e Claudio Castro, como aquelas ocorridas no Salgueiro, na Vila Cruzeiro, no Jacarezinho. Esta última, aliás, é exemplo de como o processo de passar pano também ocorre à luz do dia.

    Ao mesmo tempo, as milícias (mutação teratológica da polícia) conquista territórios, principalmente na zona oeste da capital fluminense, fazendo acordos com o narcotráfico, controlando a expansão imobiliária com a regularização de ocupações ilegais (motivo que estaria na gênese da morte de Marielle), ganhando dinheiro com as transações comerciais das comunidades, direcionando os votos dos moradores para eleger as necessidades do crime.

    A investigação que levou à prisão de Domingos e Chiquinho Brazão e do próprio Rivaldo mostra o ex-chefe da área de Homicídios e posteriormente de toda Polícia Civil como um homem do crime dentro na cúpula da gestão estadual. Sua função e a de sua equipe: atrapalhar o curso de investigações, protegendo o jogo do bicho, as milícias e qualquer um que pagasse por isso. Como viver em uma sociedade em que a Polícia Militar mata e a civil acoberta, ou quando a Polícia Civil mata e a Militar acoberta ou quando a milícia mata e as duas acobertam?

    A delação de Ronnie Lessa vai muito além de resolver a morte da Marielle Franco e Anderson Gomes, abre a possibilidade de refundar instituições do Estado do Rio de Janeiro diante da percepção de podridão do sistema. Mas o sistema não para por conta própria, precisa ser parado. Resta saber se a sociedade e o Estado brasileiro têm força para isso ou também já estão emparedados entre a morte e a impunidade.

    UOL

    A profound transformation of the biosphere is underway

     

    JEFFREY ST. CLAIR 

    + For the third year in a row Atlantic sea ice reached a new low, signaling that the continent’s sea ice has undergone an ‘abrupt critical transition.’”

    + A new study published in the journal Nature Reviews Earth and Environment projects that under all future emissions scenarios, the Arctic Ocean will likely become ice-free for the first time on a late August or early September day within the next 10 to 15 years.

    + The North Atlantic sea surface temperature has been at record warm levels for an entire year now, setting daily record highs every day for 365 consecutive days and counting.

     + New study in Nature: “Almost the entire vegetated land surface [of the planet] will be subject to substantial changes in how climate supports the plants that define terrestrial ecosystems…A profound transformation of the biosphere is underway.”

    ]

    BOBBY BLAND - THAT DID IT



    When we first met baby You said it’s me and you But I found out later There was others too But I didn’t quit you baby I hung on like a vine But when you say your love for me Was all in my mind= That did it, baby

    terça-feira, março 26, 2024

    Cigarro


     

    Joy Division - Atmosphere



    Walk in silenceDon't walk away, in silenceSee the dangerAlways danger
    Endless talkingLife rebuildingDon't walk away

    4 details round the house | 4 detalhes pela casa

     






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