This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, janeiro 16, 2023

    A mãozinha amiga verde-oliva

     


    LEONARDO SAKAMOTO

    “Braço forte, mão amiga”, diz o lema do Exército. No caso da tentativa de golpe do dia 8, a mãozinha amiga verde-oliva fez toda a diferença para que parte dos golpistas pudesse fugir após depredar o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF sem serem detidos ou presos. Diante disso, a pergunta: quem a força estava protegendo? E por quê?

    Após a invasão das sedes dos Três Poderes, o Exército impediu a entrada da Polícia Militar no acampamento golpista em frente ao seu quartel-general, em Brasília. Imagens de dois blindados deslocados para mostrar que o comando falava sério chocaram muita gente que apostava que a ditadura militar terminou em 1985.

    Com isso, muitos bolsonaristas tiveram tempo de ir embora. Só na manhã seguinte, os que não foram avisados, os que confiavam na impunidade ou os que não eram muito espertos permaneceram e foram detidos.

    Duas informações vieram a público, neste domingo (15), corroborando isso. O ex-comandante da PM, Fabio Augusto Vieira, exonerado do cargo após a intervenção federal no DF, disse, em depoimento à Polícia Federal, que o Exército impediu a realização de prisões no acampamento na noite do dia 8.

    E reportagem do jornal Washington Post apontou que o próprio comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, teria avisado ao ministro da Justiça Flávio Dino que ninguém seria preso naquela noite. A justificativa que foi difundida é que a medida serviria para proteger inocentes. Ahã, Cláudia, senta lá.

    Depoimento de Vieira e do próprio governador Ibaneis Rocha, afastado das funções pelo STF por conta da omissão diante do caos, apontam que a PF já havia tentado desmobilizar o acampamento e o Exército não havia deixado. O ministro da Defesa, José Múcio, chegou a dizer a Lula antes dos ataques que um processo de desidratação pacífica estava surtindo efeito.

    De fato, o número de golpistas reduziu em dezembro, mas o acampamento golpista continuava lá, protegido pelos militares. Serviu de QG para o ataque à sede da PF e a queima de carros e ônibus no dia 12 do mês passado, para planejar e organizar a colocação de uma bomba em um caminhão de combustível a fim de explodir o aeroporto no dia 24 e, finalmente, como cabeça de ponte para o terrorismo do dia 8.

    Além de ter ajudado a criar as condições para esses ataques, o Exército também agiu para evitar a punição dos envolvidos ao impedir a entrada da PM. Imagine o escândalo que seria se alguém impedisse a entrada da polícia em uma área para onde suspeitos de cometer crimes se refugiaram.

    Os militares sabiam que seriam criticados duramente por conta impedir a prisão, o que leva a crer que pessoas importantes precisavam ter tempo de sair de lá. Quem eram? A matéria do Post cita fontes que falam de familiares e amigos de militares. Precisamos dar nome aos bois e fazer com que a lei alcance também esse grupo. Eram os fujões financiadores dos ataques? Aliados políticos do bolsonarismo?

    O pior é que a liberdade conferida à extrema direita por episódios como esse contrasta com o controle que é imposto a cidadãos mais humildes.

    Durante a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, o Exército montou postos de controle para fotografar, registrar e checar os documentos de moradores de comunidades. Na época, quem tinha o mínimo de bom senso reclamou do absurdo que era instalar “postos de fronteira” para pobres.

    Os militares, que comandavam o espetáculo, ficaram irritados em serem criticados.

    "Quem achar isso muito ruim não pode entrar no Palácio do Planalto, na sede de um banco, num condomínio ou dentro de uma emissora de rádio", afirmou o general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em entrevista à rádio Gaúcha, em 26 de fevereiro daquele ano. A comparação é péssima.

    Ironicamente, os protegidos pelo Exército entraram no Palácio do Planalto sem controle algum.

    O presidente Lula afirmou que acredita que a porta foi aberta para os golpistas. E as investigações têm apontado que militares passaram pano para eles durante a invasão e até saíram em sua defesa frente à tentativa de a Polícia Militar desocupar a sede do Poder Executivo.

    Não é possível jogar todos os militares no mesmo balaio. Graças à parcela democrata de suas cúpulas que Jair Bolsonaro não teve apoio que queria para o seu golpe de Estado. Golpe que estava, inclusive, minutado no armário do seu ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que teria entregue às Forças Armadas um papel central no processo de melar as eleições.

    Mas não deixa de ser deprimente como a mesma instituição que tratou pobre como inimigo, impondo postos de controle para irem ao trabalho e voltarem para casa, conseguiu ser tão leniente e conivente com pessoas que permaneceram meses defendendo um golpe de Estado à sua porta.

    Isso se justifica porque uma parte das Forças Armadas tomada pelo bolsonarismo vê moradores de bairros pobres como estrangeiros e a pequena parcela da sociedade que defende que elas desempenhem o papel do Poder Moderador como verdadeiros brasileiros.

    No dia 27 de fevereiro de 2018, o então interventor federal do Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto, que depois foi ministro de Jair Bolsonaro e seu candidato a vice na chapa eleitoral, afirmou que o que estava acontecendo no Estado era "um laboratório para o Brasil".

    Só se você for pobre, caso contrário, tem liberdade absoluta. Inclusive para atacar a democracia.

    UOL


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER