O BICHO TÁ PEGANDO
Outro assunto de profundo interesse que passou direto por mim como uma nuvem interessante mas num céu distante foi o Caso Waldomiro.
O que posso comentar sem ter acompanhado os detalhes da história é portanto uma visão de longe, pegando o contorno geral ao invés dos buracos no terreno.
A política no Brasil está tomada pela corrupção de alto a baixo. O PT, embora militante, mais consciente, e tendo construido uma imagem de imaculação virginosa, tem vários quadros corruptos. É uma tradição cultural arraigada nos brasileiros. O mundo está tomado pela corrupção e pelos valores do interesse pessoal e mesquinho.
Waldomiro pedindo dinheiro para um criminoso e combinando seu quinhão pessoal não é um caso isolado e surpreendente. É vergonhoso e deve ser investigado até o fim e vai respingar no Governo sim.
Mas é de se pensar: por que logo ele? Por que este caso? Quem filmou de modo tão deliberado esses encontros e quem divulgou de forma tão ostensiva seu conteúdo?
As câmeras de vigilância de um serviço público como a Infraero foram dirigidas especificamente para o acompanhamento de um material a serviço de quem?
Quando se tornou claro que o triperdedor Lula desta vez poderia chegar ao comando da Nação. seu mais próximo assessor, aquele que possivelmente daria voz à condução do bonde economico, foi assassinado. Uma coisa pode estar ligada à outra ou não.
Mas em seu lugar foi assumindo e tomando força um certo Palocci, que por coincidencia ou não - poderia estar ligado aos interesses do grande capital e que, agora Ministro do Dinheiro, vem defendendo e sustentando entre interesses, evitando que o petista da estrela vermelha guine o barco por correntezas mais velozes que podem levá-lo rio abaixo em direção a um mar onde não singrariam com tamanha desenvoltura.
Mas são águas represadas. Pode ser uma represa necessária, o lago de águas calmas e seguras pode ser uma fonte vital para refrescar ou irrigar as terras de terremotos
mas o represamento x necessidade de fluição social estava chegando a um ponto de confronto.
As notícias recentes davam conta de que o embate Dirceu x Palocci, mantido em equilíbrio com a maestria enroladora do Lula, tendia a se deslocar - com a ajuda de tantas pressões - para uma supremacia do projeto social acima do economico (nem que fosse por sobrevivencia política do neo-PT). Ou seja, "chega dessa palhaçada de superavit excessivo e coisas assim e vamos finalmente fazer o nosso governo".
Neste exato momento José Dirceu é diretamente atingido.
É assim que vejo o escândalo. É a parte visível de um iceberg. Uma parte bastante suja mas há muito mais no fundo. Enormes interesses.