Vou passar a fazer um blog dedicado exclusivamente a problemas de computador.
Ou melhor - ou pior - vou fazer um blog dedicado exclusivamente a problemas de computador que acontecem COMIGO!
Leiam o post de ontemEu estava empolgado com o computador novo e contando com o uso continuo dessa ferramenta atualizada inclusive para retornar a publicacao diária do blog0news.
Pois... na primeira semana de uso o computador novinho em folha já deu problema...
Contactei a loja. Sim, desta vez - depois de muito rodar atrás de preços & peças - comprei um PC em loja, justamente para ter onde ir reclamar quando, inevitavelmente, começassem as pinimbas e os xabus. E tudo num lugar só.
Sabendo, contudo, que isto não seria garantia de nada. No computador anterior, este cuja saga vem sendo contado aqui, fiz questão de comprar a placa-mãe em loja, com nota fiscal & garantia & modelo incrementado & tudo, e foi uma batalha conseguir que honrassem a garantia quando tres meses após ser adquirida ela começou a ratear.
Mas contactei a loja. Placas instaladas não mais funcionavam. Já passara dois dias tentando solucionar por conta própria, trocando coisas, consultando grupos & usuários na rede, etc. Instalei & desintalei, também etc. Já na loja, no dia em que liguei não tinham um técnico à disposição. Marquei para o dia seguinte.
No dia seguinte. liguei para confirmar e me informaram que na hora em que havíamos marcado, o técnico teve que ir a outro lugar fazer um atendimento de emergencia. Quer dizer, meu caso era superficial e não emergencial, né.
No terceiro dia por conta da loja que me vendeu o aparelho e meu deu a garantia de 1 ano, no quinto dia de computador parado, e doze dias após a compra - ou seja, hoje - fui ao Centro de máquina em punho para o técnico testá-la e ver se o defeito que eu anunciava se apresentava.
A hora combinada era duas da tarde. Ele não estava. A vendedora me disse que tinha ido almoçar num churrasco rodízio. Enquanto ele se empanturrava, eu e Ana, os clientes em prejuízo, esperamos... Chegou quase às 15:30 e ainda cheio de marra, dizendo que não tinha obrigações com a loja pois era prestador de serviços. Imagine então conosco!!
Ligou o computador e exclamou: "Mas o senhor saiu instalando uma porção de programas"!
- Mas é claro, ninguém compra um computador e usa apenas os programas que vieram instalados.
- Então não posso fazer nada!
- Como não pode fazer nada? Eu comprei um computador, paguei caro, ele veio com um defeito com uma semana, ainda tem um ano de garantia e vocês tem que fazer alguma coisa.
- Mas a partir de quando você instalou outros softwares na máquina, perdeu a garantia. A fábrica só dá garantia sobre o software que ela mesma instala.
- Mas toda pessoa que compra um computador instala programas no computador e é claro que a garantia continua valendo! Isso não tem nada que ver!
- Tem sim, a culpa é sua, que não sabe instalar programas direito!
A CULPA ERA MINHA!!!!
Ele nem tinha testado pra saber se era defeito de software (algum conflito) ou hardware (queimado) mas de cara determinara que eu havia perdido a garantia e que eu, o cliente, é que era culpado de tudo!!!
Eu, o cliente, uso computadores PC desde 1987 - sem falar que em 1972 já mexia com aqueles mainframes gigantescos - posso afirmar que entendo mais de informática do que a grande maioria dos técnicos informatas com quem tive que lidar mas agora não sei instalar programas direito!
Realmente, entre os testes que fiz não cheguei a ir desintalando os programas um a um para detectar algo nesse sentido, mas, depois de uma semana justamente instalando e personalizando toda a coleção de aplicativos que uso, preferia que algum técnico testasse outras opções antes de eu mesmo passar pela trabalheira.
Poucas pessoas que acessam este blog me conhecem pessoalmente
e entre estes conhecidos menos ainda me presenciaram realmente possesso.
Existe uma expressão em ingles que é "going berseck".
Entre nossa família denomina-se um "goodwin fit".
Pois naquele momento eu fui berserck e perdi as estribeiras e qualquer calma diante desse mané arrogante, que refestelado de seu repasto decididamente não queria se dar ao trabalho de atender uma pessoa indignada por estar sendo lesada em todos seus direitos básicos de consumidor!!!
AdendoO nome da loja é BorgTec.
Só comprei lá porque há algum tempo havia comprado lá um computador - creio que um Pentium 133 - que funcionou durante vários anos sem problema algum.
Mas deveria ter me ressabiado quando chegou o computador novo entregue em minha casa, tudo certinho. Folheando os apetrechos acompanhantes vi que embora no preço estivesse embutido o custo de um OS Windows XP de verdade, não estava ali um CD de XP.
Liguei para a loja para dizer que sentira essa falta e se desse algum problema no Windows que exigisse um reparo ou re-instalação não teria o CD.
A atendente disse que realmente não vinha com um CD de Windows, que já estaria instalado, e acrescentou:
- Qualquer problema é só usar o Discovery.
- Discovery? ... Ah, tá.
Junto com a máquina eu recebera uma caixinha com CDS que entre outros gueri-gueris continha uma versão abreviada do XP.
O nome na caixa dizia: Recovery.