This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, novembro 25, 2022

    Entre São Paulo e Doha a diferença é o material

     

     

    Juca Kfouri

     São Paulo é a chamada selva de pedra, insensível, capaz de ter fronteiras entre Paraisópolis e o Morumbi, com explorados e exploradores a dividir o mesmo espaço, um com esgoto a céu aberto, outro com piscinas aquecidas.

    E prédios, prédios e mais prédios, como numa competição para ver quem chega mais perto do céu, ou mais longe do inferno de suas calçadas cada vez mais habitadas por gente faminta sem ter onde morar.

    Doha é uma selva de aço e vidro, sem fronteiras entre a miséria e a riqueza, porque os pobres, os trabalhadores imigrantes, são excluídos mesmo, condenados a viver na periferia e a rezar para ter seus passaportes devolvidos pelos patrões.

    É um absurdo realizar a maior festa do futebol num lugar assim, além do calor proibitivo.

    Mas já se fez Olimpíada em Berlim sob o jugo de Hitler, em 1936. Já se fez Copa do Mundo sob a crudelíssima ditadura argentina, em 1978.

    O Qatar encerra um ciclo ou, tomara, encerrerá um ciclo: África do Sul, Brasil, Rússia e Qatar têm em comum pouco ou nenhum controle social, além de democracias frágeis, casos de África e Brasil, apesar de resistentes como se vê; e as sedes de 2018 e deste ano estão tão longe de regimes democráticos como a distância entre a Terra e a Lua.

    Doha não abraça, como Barcelona, Roma, San Francisco, Paris, Berlim, Cidade do Cabo e São Petersburgo, para citar algumas cidades que receberam jogos de Copas.

    A capital do Qatar só quer impressionar o forasteiro, mostrar como em menos de 50 anos se ergue uma cidade no meio do deserto —imponente, impressionante sem dúvida, exibicionista, ostentatória a ponto de ser brega.

    Tirante as inúmeras restrições por motivos religiosos, Doha parece ser o gênero ideal de cidade para tipos assim como João Agripino Doria —higienizado, com relógio de ouro, pulseira de ouro, gargantilha de ouro.

    Doha queria a Copa para se mostrar e, embora ela nem tenha começado, agora torce para que acabe logo, porque esse bando de estranhos que chegou não orna com a cidade que se vê permanentemente no espelho. Doha não vê a hora de essa gente ir embora.

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER