This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, dezembro 31, 2021

    A Lua Minguante e Bolsonaro


    Ruth de Aquino                                               

    Esta virada do ano será de Lua Minguante. Se você, mesmo incrédulo, sente os efeitos da lua sobre seus humores, saiba o que os astrólogos recomendam: nesta noite de 31, concentre seus desejos no que não quer mais em 2022. Em vez de pedir por saúde, dinheiro, amor, sucesso, pense no que não deseja para o futuro. Doença, confinamento, fome, desigualdade, desemprego, solidão, maldade. E, claro, Bolsonaro. 

    A fase minguante da Lua é ideal para encerrar ciclos. Segundo o astrólogo Jean Marques, é o melhor período para “rituais de limpeza energética”, deixando toda a negatividade para trás. Os acessórios sugeridos para esse ritual são uma vela branca, um incenso, sal grosso, um ramo de arruda, um pires ou um prato. Sugiro adicionar uma panela para bater bem forte e gritar o mantra que até as crianças já conhecem. Xô. Criancinhas sabem o que o tiozão da moto e do jetski mandou fazer com elas. Não vacinar contra a Ômicron. 

    Tinha pensado em escrever uma crônica inteirinha sobre os astros. Por ser capricorniana do primeiro decanato, os fins de ano representam para mim novos ciclos, em todos os sentidos. Momento de esperança. Que o diga nosso povo, a favor da saúde, da vacina e da vida! Pelo Datafolha, 73% dos brasileiros acham que 2022 será um ano melhor, apesar do Paulo Guedes. Qual será o motivo do otimismo? Não pode ser a economia, não é, Miriam Leitão? A esperança é o abraço, o beijo, o reencontro. Também o ano eleitoral e o fim deste desgoverno. 

    Juro que não queria falar dele na última coluna do ano. Mas a brutal insensibilidade de Bolsonaro com a catástrofe da Bahia, os baianos mortos e as famílias desabrigadas me lembrou uma crônica de abril do ano passado, Bolsonaro não é louco’. Vale a pena ler de novo. Ali expliquei, com base no diagnóstico do psicanalista Joel Birman e nas teorias da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva (“Mentes Perigosas”), por que esse presidente não é maluco, mas psicopata. Por não enxergar o sofrimento do outro. Por ostentar seu desdém diante da dor. 

    “A psicopatia não é uma loucura no sentido clássico, mas uma insanidade moral, um desvio de caráter de quem não tem como se retificar porque não sente culpa ou remorso”, me disse Birman, para quem os atos de Bolsonaro “são marcados por crueldade e violência”. Os psicopatas são “autocentrados, agem com frieza e método, não têm empatia em relação ao outro, o que lhes interessa é o que lhes convém”. 

    A palavra psicopatia vem do grego psyché, alma, e pathos, enfermidade. A psiquiatra Ana Beatriz diz que o psicopata sempre vai buscar poder, status e diversão e enxerga o outro apenas como um objeto útil para conseguir seus objetivos. Psicanalistas e médicos acusaram o governo Bolsonaro em 2021 de provocar “trauma coletivo sem precedentes”. Continuamos conscientes e solidários, felizmente.

    Agora, analistas políticos de esquerda, centro e direita tentam entender o suicídio eleitoral do presidente, chamado nas redes de #BolsonaroVagabundo. Desrespeito gera desrespeito. Se no Nordeste ele já era impopular, imagine agora. Foi para as praias de Santa Catarina em férias e recusou ajuda da Argentina para a Bahia. “Vim tirar uma folga”. Será que ele quer perder logo no primeiro turno? Ou aposta todas as fichas na radicalização de suas milícias físicas e digitais e num golpe militar clássico? 

    Atenção. Neste réveillon da Lua Minguante, pense no que você não quer! Na virada para 2023, será Lua Crescente. 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER