This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, maio 22, 2018

    ‘Existe uma perseguição da Igreja Evangélica aos pajés’ - Colabora


     Perpera, o ex-pajé dos Paiter Suruí,, povo indígena de Rondônia que foi evangelizado no final do anos 60. Foto de divulgação

    "Dois homens pescam à beira de um rio margeado pela densa floresta amazônica no território indígena Paiter Suruí, em Rondônia, próximo à fronteira com o Mato Grosso. Longe dos ouvidos de moradores de sua aldeia, eles conversam acomodados sobre galhos parcialmente submersos na água turva: “Você tem vontade de voltar a ser pajé?”, pergunta o mais jovem.

    “Não é possível”, responde Perpera, que tem mais de 60 anos – a idade é inexata. “Depois que o pastor disse que o pajé é coisa do diabo, ninguém mais falou comigo, viraram o rosto para mim. Só voltaram a falar comigo depois que eu fui para a igreja”.

    As denúncias emergiram nas vozes dos indígenas, através de entrevistas focais. Nelas, eles confirmam que a educação escolar e religiosa promovida por missionários católicos e evangélicos combate as práticas de pajelança. “Os pajés foram considerados feiticeiros e, muitas vezes, quando alguém morria em uma aldeia, os pastores diziam que os pajés eram os responsáveis”, escreve o documento com base nos relatos. E acrescenta que, com isso, “a transmissão dos conhecimentos de uma geração a outra foi cortada, e muito dos saberes dos pajés foram perdidos”.


    leia a reportagem de Flávia Milhorance​

    ‘Existe uma perseguição da Igreja Evangélica aos pajés’ - Colabora:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER