This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, maio 01, 2024

    O PRIMEIRO DE MAIO FOI UM FIASCO! VIVA O PRIMEIRO DE MAIO!

     

    GILBERTO MARINGONI
    1. A PRINCIPAL COMEMORAÇÃO do Primeiro de
    Maio no Brasil foi um fiasco completo, de público e de conduta política. A principal comemoração do Primeiro de Maio não poderia ser um fiasco, mas isso não acontece por acaso. Fiascos são pacientemente planejados e construídos. Logo, o fiasco na comemoração do principal ato de Primeiro de Maio não deve surpreender ninguém.
    2. O PÚBLICO NO ESTACIONAMENTO do Itaquerão foi magro, magérrimo. Com muita boa vontade pode-se dizer que havia ali 4 mil pessoas. O problema não foi falha "na convocação". O problema é perguntar o que levaria um trabalhador paulistano que rala a semana toda a sair de sua casa para ouvir passivamente um palavrório sem fim sob um sol saariano, sem que houvesse sequer um apelo político. "Venha comemorar o dia do trabalhador e da trabalhadora", vamos combinar, não anima ninguém.
    3. O FIASCO FICA MAIOR quando se sabe que no palco estaria o presidente Lula e o candidato favorito à disputa eleitoral da principal cidade do país.
    4. A INTERVENÇÃO de Lula - ruim - nos fornece pistas do que está errado. O presidente da República não fala de política, não fala de enfrentamento, não chama ninguém a se engajar para disputar mais verbas para o desenvolvimento, mais financiamentos para a industria e o emprego, não toca na chantagem que sofre por parte do centrão, do mercado e dos militares. Diz que tudo vai bem, que não há problemas, que o governo gerou xis milhões de empregos, entregou xis milhões de novas moradias, vai desonerar xis produtos, vai abrir xis institutos federais e que quem quiser saber mais que vá ao site ComunicaBR, feito pelo ministro Paulo Pimenta, que fica sabendo de tudo que o governo está fazendo pelo país. Números, números, feitos, feitos etc., etc. e muito mais.
    5. É UM POLÍTICO TRADICIONAL jogando confete em sua gestão, que é acompanhado por um jovem político tradicional, candidato à prefeitura da principal cidade do país a dizer que Lula é o melhor presidente que esse país já teve e a dizer que vai fazer isso e aquilo, numa espécie de prestação de contas antecipada. Parece fazer cosplay do antigo político tradicional, até na modulação de voz.
    6. O FIASCO DO PRIMEIRO DE MAIO não é a expressão da falta de uma palavra de ordem num panfleto, mas a resultante de um governo que - tirando o ajuste fiscal - não parece ter projeto ou rumo claro.
    7. ESPERO QUE O PETISMO mais exaltado pare de comemorar o fato de Bolsonaro ter fracassado ao colocar apenas 32 mil pessoas em seu último ato em Copacabana, em 21 de abril, e busque examinar políticamente o que acontece quando se abre mão de enfrentamentos, como marcar o golpe de 1964 ou a Revolta da Chibata diante do golpismo militar, de se desmontar o austericídio, como avalia o próprio PT, quando se entrega sem resistências pedaços do Estado à extrema-direita na mão grande.
    8. UMA ÚLTIMA RESSALVA: este não é um governo de conciliação. Grandes ganhos foram conquistados pelos trabalhadores com políticas de conciliação. Ela ocorre quando um lado propõe algo, outro propõe coisa distinta e a resultante é um meio termo capaz de contantar a todos. O que temos não é isso. O que temos é um governo que abdica de colocar suas propostas na mesa contra os inimigos. Em outras palavras, trata-se de uma conduta que quase sempre leva à rendição sem luta.
    NA FOTO, o palco e o público do Itaquerão, no momento em que Lula discursava


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER