This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, maio 01, 2024

    Leonam foi um dos inventores de Ipanema

     Morre o jornalista Carlos Leonam, aos 84 anos, no Rio de Janeiro

     
    JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS

    Carlos Leonam, o jornalista morto semana passada, foi um dos inventores da Ipanema mítica dos anos 60, criador do ritual de aplaudir o pôr do sol e redator primeiro da expressão “esquerda festiva”. Um carioca genial. Ele gostaria, no entanto, tenho certeza, que, ao se escrever o parágrafo de abertura do seu extenso currículo, o autor do texto desprezasse essas glórias públicas. Lembrasse de um mérito particularmente mais sublime — a noite fria em que foi a um restaurante do bairro com a mulher mais bonita do mundo naquele momento, agosto de 1965, a atriz italiana Claudia Cardinale.

    Ela viera ao Rio filmar “Uma rosa para todos”, e Leonam, um homem bonito, enturmado, repórter da Tribuna da Imprensa, logo estava com a atriz embarcada no seu fusca azul. Se houve ou se não houve alguma coisa a mais entre eles dois, ninguém pode até hoje explicar. Cavalheiro, Leonam desconversava. Contava apenas, e já bastava para molhar o babador dos machos ao redor, que naquela noite, ao se aproximar do restaurante e ver os paparazzi à espera, Cardinale combinou:

    “Quando a gente sair do carro, você bota a mão no meu ombro, e vamos matar teus amigos de inveja.”

    No Jornal do Brasil, entre 1967 e 1968, Leonam escreveu a coluna “Carioca quase sempre”, uma coleção fundamental para quem quiser saber dos anos dourados da boemia intelectual de Ipanema.

    A performance do elefante no lançamento de um livro no bar Varanda da Nossa Senhora da Paz, a origem da palavra fossa como sinônimo de depressão, a modernidade da modelo Duda Cavalcanti e o coelho do Jangadeiro, que o cartunista Jaguar achava ser o início de um delirium tremens, mas era um coelho mesmo, criado entre as mesas pelo dono do bar — a tudo isso Leonam deu testemunho e, com texto fino, numa bossa editorial que antecipava o Pasquim, publicou no jornal.

    Era um embaixador da república ipanemenha. Elegante, conheceu os jovens Mick Jagger e Marianne Faithfull numa roda de boa conversa, como diziam os colunistas da época, no apartamento de Fernando Sabino — e, dado o match, levou o casal para esticar no Antonio’s. Explicou ser a versão carioca do Chelsea Potter, o pub badalado da King’s Road, mas sem dar detalhes das extravagâncias locais. No bar, um bêbado logo se invocou com o estilo hippie do roqueiro e, aos gritos de “tinha pra homem onde você comprou?”, fez um barata-voa com o chapelão dele.

    “No futuro você vai usar um”, gracejou Jagger, sempre zen, e recebeu de volta com o chapéu as desculpas do fotógrafo David Zingg, “I apologize for Rio”, que bebia na mesa ao lado com Zózimo Barrozo do Amaral. Na coluna, parodiando a recém lançada gíria do “falou e disse”, Leonam escreveu: “Mick spoke and said”.

    Ele foi um historiador dos bares, das barracas de intelectuais no Posto 9, e foi também quem sugeriu ao prefeito Júlio Coutinho a troca do nome da Montenegro para Vinicius de Moraes. Antes que eu tenha ideia parecida, de dar ao jornalista a placa de alguma rua do bairro que ele ajudou a lançar para a mitologia dos paraísos internacionais, é melhor ficar por aqui. Deixar apenas este abraço do Joaquim no Manoel (Leonam ao contrário) e a eterna invejinha branca pelo que houve ou que não houve com a Cardinale.

    GLOBO

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER