This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, dezembro 13, 2022

    De toda Copa fica um pouco

     


    de LEO AVERSA

    Para muitos leitores, a Copa que marcou foi a de 94, a do tetra. Quem era garoto na época lembra da comemoração do Galvão Bueno abraçado ao Pelé, gritando. A Copa da nossa vida é algo que não se esquece. Aposto que até hoje, ao conseguir uma promoção no trabalho, um gol na pelada ou mesmo ao acertar a bolinha de papel no cesto do escritório, os jovens de 94 deixam escapar um “É tetra! É tetra! É tetra!“
    Existe em todos nós a memória de uma Copa que nos faz voltar a ser garotos e acreditar que tudo é possível.
    Para quem é um pouco mais velho, foi a de 70, a do passe do Pelé para o Jairzinho. A melhor seleção de todos os tempos. Quem estava começando a vida, quem era um garoto naqueles anos seguiu sabendo que era possível ser o melhor.
    Para os mais novos, a de 2002, a Copa do penta. As bravatas do goleiro da Alemanha na final, a redenção do Ronaldo Fenômeno pela derrota anterior. A Copa de 2002 ensinou a uma geração que existe sempre uma segunda chance, que vale a pena seguir em frente.
    Quem acha que o futebol são só vinte e duas pessoas correndo atrás de uma bola, ou que a Copa do Mundo é só um torneio esportivo, não entendeu nada. Quem pintou ruas e pendurou bandeirinhas, quem lembra do Pacheco e do Naranjito, da Jabulani, quem cantou “Deixa a vida me levar”, quem fez parte dos noventa milhões em ação, sabe que o futebol é a própria vida.
    Na semana passada o Brasil deixou a Copa. Foi uma grande decepção. Meu filho ficou arrasado com a derrota, estava torcendo muito para a seleção, para o Richarlison, maravilhado, como todos nós, com aquele gol de voleio, com a sua cara de gaiato, e, claro, a dança do pombo.
    Desta vez não deu, mas para a garotada de hoje muitas outras Copas virão.
    Mesmo com toda a tristeza da eliminação, Martín ainda é um garoto e as coisas nessa idade passam rápido, muito rápido. Assim foi: horas depois da derrota do Brasil entrou em campo o seu grande ídolo, Lionel Messi. Lá estava ele de novo grudado na tela, mais uma vez com esperança no coração. Ele quer que o Messi realize o seu sonho e descubra, enfim, quanto pesa a Copa do Mundo. É o que lhe falta.
    Ainda é um garoto, ainda pensa que as coisas são pra sempre. No entanto, Messi está lhe mostrando, aos poucos, que o tempo que passa não volta. As arrancadas estão mais lentas, os dribles não são tão rápidos, as faltas já não entram como antes. Em pouco tempo vai parar de jogar, talvez depois da Copa. É a vida, é o futebol: outros garotos virão, outros jogadores serão seus ídolos. Também está mostrando que não se pode desistir, que o que se perde em pernas se ganha em sabedoria e que devemos ir atrás dos nossos sonhos até o apito final. Talvez ele aprenda a lição com lágrimas, hoje à tarde, talvez com um sorriso, no domingo que vem.
    Que Messi consiga o que lhe falta. Que esta seja a Copa do Martín, a que nunca vai esquecer.
    Que lá na frente o Martín conte da Copa de 2022, a sua Copa, para os filhos, talvez netos. Que fale do Richarlison, da sua cara de gaiato, que imite a dança do pombo. Que volte a ser garoto que é, que ainda acredite que é possível. Que ensine aos seus os clichês sinceros que aprendeu com o seu ídolo, com a Copa do Mundo, com o futebol: que o tempo que passa não volta, que a esperança nunca pode morrer e, principalmente, que o jogo só acaba quando termina.
    GLOBO

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER