This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, julho 19, 2022

    Vale tudo para Bolsonaro ficar no poder, menos ganhar no voto


     

    Bruno Boghossian


    Jair Bolsonaro abriu e encerrou seu discurso a embaixadores reunidos no Palácio da Alvorada com vídeos de passeios e motociatas pelo país. A exibição das imagens não foi acidental. Além de apontar falsas vulnerabilidades no sistema de votação, o presidente trabalha para desafiar a dura realidade de não ter, ao menos até agora, apoio da maioria da população para continuar no poder.

    Com essa venda casada, Bolsonaro tenta arrasar a noção básica da democracia de que a vontade popular deve ser expressa através do voto. Em sua trama contra as eleições, o presidente não quer apenas espalhar a ideia de que as urnas eletrônicas não são seguras o suficiente para esse processo, mas também sugerir que nenhum desfecho diferente de sua vitória seria legítimo.

    É por isso que Bolsonaro invalida qualquer sinal de preferência por seus adversários. Funciona assim com as pesquisas de intenção de voto, manifestações de apoio a outros candidatos e, em última instância, o resultado das urnas.

    O presidente faz um esforço infantil para substituir esses elementos por conceitos que ele mesmo estabelece. Na conversa do Alvorada, ele quis convencer os embaixadores de que não há chance de adesão majoritária a Lula. "Os senhores viram, no começo, vídeos passando. Eu ando o Brasil todo, sou bem recebido em qualquer lugar, ando no meio do povo. O outro lado, não", disse.

    É evidente que Bolsonaro consegue reunir muita gente nas ruas e ainda tem chances de subir nas pesquisas, mas só um político muito preocupado em sofrer uma derrota nas urnas pode apelar para bobagens como vídeos de campanha ou um certo Datapovo.

    Bolsonaro faz essa jogada porque nenhuma das supostas sugestões das Forças Armadas para aperfeiçoar as urnas e aumentar a transparência mudaria o resultado final de nenhuma eleição. Elas só vão servir para que o presidente grite que houve fraude e reivindique uma maioria para permanecer na Presidência. Vale tudo, menos ganhar no voto.


    FOLHA




    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER