This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, novembro 15, 2021

    Curva longa de inflação dificulta largada de Bolsonaro em 2022

     

    May be an image of 2 people

    Bruno Boghossian

    A escalada da inflação até a casa dos 10% já provocou danos políticos a Jair Bolsonaro, mas o presidente deve ter motivos para se preocupar mais. As projeções para os próximos meses apontam que muita coisa ainda deve ficar mais cara em 2022. O cenário indica que o mau humor provocado pela alta de preços pode transbordar para o período eleitoral.

    A pressão sobre produtos e serviços tende a continuar no curto prazo, segundos analistas. Os reajustes dos combustíveis e o preço mais alto da energia elétrica aumentam também o custo dos transportes e da indústria, que deve ser repassado para o consumidor. Com isso, a inflação pode continuar no patamar de dois dígitos até março ou abril.

    É uma notícia que vai azedar o clima para Bolsonaro na largada de sua corrida pela reeleição. Uma curva de inflação longa costuma ter um efeito mais intenso sobre a opinião dos eleitores —mesmo depois que os preços param de subir. A seis meses da eleição, haverá pouco tempo para que esse impacto se dissipe.

    A percepção de que as coisas andam mal nessa área se consolidou nos últimos meses. Uma pesquisa do Ipespe mostrou que 67% dos brasileiros veem a economia no caminho errado. Num levantamento Genial/Quaest desta semana, quase metade dos entrevistados citaram o desemprego, a inflação ou o crescimento econômico como o principal problema do país atualmente.

    Bolsonaro sabe o tamanho desse abacaxi. Nesta quinta-feira (11), o presidente falou da inflação pela manhã, à tarde e à noite. Como de costume, culpou a pandemia e os governadores, com o objetivo de desvincular o governo da alta de preços.

    O presidente já sentiu os impactos desse quadro em sua popularidade. O prolongamento da pressão inflacionária pode agravar a situação, manter o fantasma dos preços como tema inevitável da campanha e dar a Bolsonaro uma janela mais curta de recuperação. Se a economia mantiver o governo com índices de aprovação na casa dos 25% até abril, a reeleição ficará mais distante.

    FOLHA

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER