This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, novembro 14, 2021

    BolsoMoro, uma radiografia

     

    May be an image of 2 people and people standing

    Thiago Amparo


    O que não se pode dizer de Sergio Moro, o político, é que não possui um projeto de país, porque o possui.

    Moro é perigoso por ser um Bolsonaro que sabe usar garfo e faca: veste roupagem palatável a uma elite autoritária, mas envergonhada. Ao andar de cima, incorpora retórica privatista que soa como violino num Titanic afundando. Ao andar de baixo, apela para um sentimento anti-estado, mas punitivista que encanta uma classe média que se vê como pobre e uma classe pobre que se vê como empreendedora.

    Moro, o candidato, põe uma focinheira no bolsonarismo, mas esquece a coleira: mantém vivo o radicalismo messiânico do qual é parte, mas coopta para si a fala mansa. Moro não ganhará a eleição, mas sabiamente se entranha no espaço ideológico que a direita democrática tucana deixou vago ao se deixar seduzir pelo bolsonarismo.

    A diferença entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro não é de espécie, mas de tom. Discurso de Moro é uma radiografia perfeita do lavajatismo. Personalista porque messiânico onde o líder se vê com poderes bíblicos ("eu lutaria sozinho pelo Brasil e pela Justiça. Seria Davi contra Golias").

    Populista porque desconfiado das instituições ("é a máquina pública voltada para si mesma"). Moralista porque quer ser visto em oposição a um mundo de políticos degenerados ("não tenho uma carreira política"). Neoliberal de apelo populista, porque prega meritocracia num país de desigualdade abismal ("acreditamos no potencial de cada um"), apela para o social ("erradicar a pobreza") mas, ao desmontar o estado, não oferece alternativas senão o vácuo ("reformar nosso sistema confuso de impostos").

    O país está, agora, diante de um presidenciável que une conservadorismo, sebastianismo, neoliberalismo num terno alinhado. Não há nada mais perigoso do que quem prega não fazer política fazendo-a. Moro é o anti-herói que, se não diz como Bolsonaro que fuzilará seus oponentes, escreve o excludente de ilicitude que nos levará para a mesma vala.

    FOLHA

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER