This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, setembro 11, 2021

    FILMES QUE ME IMPACTARAM - AGOSTO DE 2021

     

    E estes sao os filmes aos quais assisti mes passado e que me impactaram - se alguem estiver buscando por dicas , recomendo a todos, caso sejam acessíveis. 

    NOITES DE ALFACE - dir & rot Zeca Ferreira, bas Vanessa Barbara, Brasil, 2021 (Youtube)

    Filme delicado, emotivo, com um fio de suspense em torno de um incidente. A vida numa pacata cidade de interior e de um pacato casal, a dois, e depois a um, quando o outro se foi. A casa clara e bem arrumada e a casa escura se esvaindo. Um quebracabeça para o espectador ir montando - embora falte um peça. (Além de se filmado em Paquetá.) 

    THE PAINTER AND THE THIEF - dir Benjamin Ree,  Noruega, 2020 (Amazon)

    Aquelas histórias reais mais loucas que qualquer ficção. Sujeito rouba um quadro de uma pintora, que busca então se aproximar do sujeito e o transforma em modelo para seus quadros e pinta uma amizade entre eles.

    NO SUDDEN MOVE - dir Steven Soderbergh, rot Ed Solomon, EUA, 2021 (HBO Max)

    Soderbergh acerta neste thriller, daqueles filmes meio noir onde tudo dá sempre errado, nunca se sabe o que está realmente acontecendo, de onde vem a proxima traição e qual a reviravolta que o roteiro jogará de repente 

    ANG HUPA (The Halt) - dir & rot Lav Diaz, Filipinas, 2019 (Mubi)

    Não tão bom quanto os grandes (literalmente) filmes de Lav Diaz - e nem tão longo, tem "apenas" quatro horas e meia - mesmo assim interessante. É seu filme mais politico, sátira demolidora do Duterte (Bolsonaro do Pacífico) e sua ditadura violenta. Distopia onde fumaça de vulcão cobre toda a luz em Manila e pessoas morrem às pencas de uma epidemia. Ou mortos pela repressão. 

    KINGDOM: ASHIN OF THE NORTH - dir King Seong-hun, rot Kim Eun-hee, Coreia, 2021 (Netflix)

    Filme narrando as origens da doença que causa zumbizismo em orientais medievais, base da série Kingdom, um reino com ótimo roteiro, bela fotografia, produção caprichada e muita curtição.

    LOS TROIS COURRONES DU MATELOT - dir Raoul Ruiz, rot Ruiz & Emilio del Solar & François Ede, França, 1983 (Mubi) 

    Diretor chileno radicado na França e filmando em Portugal conta as aventuras de um marinheiro que vaga pelo mundo e por prostíbulos e portos e cabarés em busca de conseguir tres coroas para pagar um dívida neste clássico do cinema surreal. Personagens insólitos, belas canções e história onírica. 

    MARWENCOL - dir & rot Jeff Malmberg, EUA, 2010 

    É extremamente interessante, criativo, mas também de partir o coração, como o personagem deste documentário sobrevive ao seu trauma criando um mundo de histórias da II Guerra Mundial, a partir de bonecos tipo Barbie e Falcon e das maquetes que cria, um mundo que vai se desdobrando numa historia contínua à qual vai acrescentando peças e cenários, e pedaços de sua própria vida, desemborcando inclusive num museu. 
    ps - Hollywood fez um filme sobre isto, tem na Netflix, mas transformou a emoção num filme de ação. 

    THE SOUVENIR - dir & rot Joana Hogg, Inglaterra, 2019 (Netflix & Amazon)

    Jovem estudante de cinema se encanta por homem sofisticado e carismático e não percebe que... A filha de Tilda Swinton brilha neste filme (e sim, tem a própria Tilda Swinton), por uma diretora mestre em captar nuances e filmar relacionamentos amorosos e/ou familiares. 

    KANDISHA - dir Julien Maury & Alesandre Bustillo, rot Jerome Cohen-Olivar, França, 2021

    Um terror fora do eixo - inclusive é frances - numa história de vingança incorporando o colonialismo e identidades culturais. E muito bem feito. 

    THE GREEN KNIGHT - dir & rot David Lowery,  Irlanda,

    A lenda arturiana de Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, contido inicialmente num poema medieval, recriado de maneira bem fiel ao original e ao mesmo tempo expandindo-o numa viagem visual, como num encantamento de magos. 


     (pela ordem em que foram vistos)






















    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER