Cartunistas Brasileiros
de PAULO VITALE
Retrato do cartunista Brum que integra meu ensaio manifesto com cartunistas brasileiros.
Formado em publicidade pela ESPM com especialização em direção de arte e redação. Questionador e provocador por natureza, por isso mesmo a charge falou mais alto nos seus traços. Discípulo de Daniel Azulay e fã de carteirinha da Laerte, Angeli e Henfil. Começou no mercado de cartuns fazendo charges ao vivo em eventos. Atualmente mora em Natal (RN), onde passou por diversos jornais do Estado e hoje faz as charges diárias do jornal Tribuna do Norte, do jornal do Sindicato dos Bancários do RN e do jornal televisivo Bora RN (TV Band-RN). Participante de diversos salões de humor e exposições nacionais e internacionais.
Além de chargista, atua como diretor de arte e ilustrador há mais de 25 anos, tendo ilustrado diversos livros infantis e para clientes como a Petrobras, Renato Aragão Produções, BBC Brasil, Metrô Rio dentre outros. Ex colaborador da revista MAD. Autor das tiras Brummmmm !!!, Barriga de Rato e O Menino da Laje 8, tendo lançado diversos livros quadrinhos e charges, dentre eles o TRIBRUMNA,
Vencedor do prêmio Angelo Agostini como melhor cartunista de 2015; vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2016 e 2018 na categoria artes, segundo lugar no concurso de cartoon “Nova Previdência Social: Melhor para quem?” em 2019, um dos 10 selecionados para o edital de cartuns anti-racistas promovido pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos em 2020 e um dos vencedores do “Prêmio de Destaque Vladimir Herzog Continuado” em 2020 com o movimento #somostodosaroeira.
@rabiacosdobrum
Paulovitale©All Rights reserved.