This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, julho 27, 2021

    Preocupação de militares com imagem no governo Bolsonaro ficou no passado


    Bruno Boghossian

    Os militares torcem o nariz para a ideia de participar de ocupações em favelas dominadas pelo crime organizado. Além do risco de conflitos, os comandantes costumam demonstrar receio de que seus homens se envolvam com policiais corruptos, milicianos e traficantes que atuam nessas comunidades.

    "Há preocupação de contaminação das tropas e, por isso, queremos evitar o uso frequente das Forças Armadas", disse o general Eduardo Villas Bôas, então comandante do Exército, ao jornal O Estado de S. Paulo em 2018. "Temos preocupação e estamos permanentemente atentos."

    Os generais sabem que uma farda não torna ninguém automaticamente honesto. As Forças Armadas, no entanto, preferiram ignorar esse pressuposto quando surgiram suspeitas de corrupção envolvendo militares no governo Jair Bolsonaro. Por apego ao chefe, os comandantes escolheram proteger o presidente e falar grosso para abafar as acusações.

    Os militares consideravam um erro patrulhar favelas, mas se envolveram com gosto em ações desconectadas de suas funções neste governo. A preocupação com a tal contaminação das tropas e com danos institucionais ficou pelo caminho quando generais e coronéis assumiram orçamentos titânicos e dividiram gabinetes com políticos do centrão.

    A admissão de que militares podem protagonizar desvios valeu apenas para cabos e soldados nas vielas do Rio. Quando a CPI da Covid elencou oficiais citados em investigações, nenhum comandante prometeu atenção permanente às suspeitas. Em vez disso, as Forças lançaram uma ameaça ao Senado.

    Se algum dia os generais estiveram realmente preocupados com os prejuízos que sofreriam ao lado de Bolsonaro, isso é coisa do passado. Ninguém parece disposto a abandonar o governo e voltar à caserna.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER