This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, dezembro 29, 2020

    PASQUIM HÁ 50 ANOS

    Com os editores e os colaboradores do Pasquim na prisão, como fazer o jornal?

    Felizmente Martha Alencar, a secretária de redação, foi solta. Ela se fez de secretária burrinha, que apenas cuidava da correspondencia, e não participava da parte opinativa. (Não sabiam que na verdade era militante de uma organização clandestina.) Pesou na soltura também o fato de estar com barrigona de grávida. 

    Chico Jr., jornalista que trabalhava na redação, pulou o muro quando os soldados deram um bote no jornal e saiu correndo. Haroldo Zager, que cuidava da impressão do jornal, passara um dia em cana sendo interrogado e também foi solto. 

    Estes começaram a juntar os cacos da redação e tentar montar uma edição. Os dois caçulas da equipe, os garotos Henfil e Miguel Paiva foram para lá botar a mão na massa e inventar coisas que enchessem as páginas. O crítico Sérgio Augusto, colaborador eventual, também fez plantão na redação (da qual, aliás, só saiu em 1979).

    Bem, os anúncios estavam de pé e preenchiam uma parte das páginas. Para justificar a capa (veja aqui http://blog0news.blogspot.com/2020/12/pasquim-ha-50-anos_28.html) 
    publicaram nas páginas centrais a fábula do lobo e do cordeiro.
    O restante foi encheção de linguiça, calhaus usando fotos, gravuras, potocas, etc. 

    Todo o material foi assinado pelo Sig (conforme a página abaixo). Mesmo as quatro páginas de Fradim que Henfil produziu às pressas para fechar o que faltava foram assinadas pelo Sig. 

    Assim saiu a edição número 73. Nas coxas e na coragem. Naquela semana o Pasquim não acabou. 
    Mas, e depois? Como continuar?

    Aguardem a próxima postagem desta seção. 


     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER