This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, maio 13, 2016

    Vi; SAUL FIA (O Filho de Saul) dir László Nemes, rot Nemes & Clara Royer, Hungria, 2015)


    Pelo conteúdo já seria uma viagem pesada, atordoante. Historia de campo de concentração, porém com enfoque diferente do habitual, dos prisioneiros famélicos, nos barracoes, entre as cercas. O foco aqui é nos Sonderkommandos, judeus escolhidos para ajudarem nas tarefas do campo (com prazo para também serem mortos). Tarefas como guiar as pessoas nas filas dos "chuveiros", recolher os pertences enquanto são gaseificados, arrastar e empilhar os corpos, limpar sangue e restos de gente das câmeras, catar os montes de cinzas...

    Porém o que diferencia (e fortalece) este filme mais ainda é a câmera fechada, quase sempre na cabeça do personagem principal, e o entorno desfocado. Observamos o que acontece de relance, ouvimos mais que vemos, e o pouco mostrado já é muito, demais. Isto nos transporta diretamente para as sensações, somo atirados para lá e para cá, sem sentido, sem saber porque, assim como aquelas pessoas. Somos aturdidos.

    No meio da brutalidade, no endurecer dos sentimentos, a réstia da relação obstinada e fútil com o garoto morto, que deve ter um enterro decente. No local onde morrem milhares, um enterro. Decencia. Enquanto tudo desmorona, aos gritos, em volta.

    Lasló Nemes foi assistente do maravilhoso Bela Tarr e estréia com este filme porrada, ulltra premiado, com um enfoque diferenciado sobre um tema bastante trilhado, embora ainda horripilante.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER