This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, novembro 12, 2015

    Ninguém se chama Minas Gerais impunemente


    De Carlos Minc
    escrevendo no Plantar Paquetá

    Quando houve o segundo acidente da mineradora Pomba Cataguazes, em 2007, eu era Secretário do Ambiente do Rio de Janeiro. Vi o estrago produzido pela ruptura da bacia de rejeitos (a primeira foi em 2002), que contaminou os rios Pomba e Muriaé, mais Itaperuna e oito municípios. Nem indenizaram agricultores e pescadores. Tivemos várias reuniões com a Agência Nacional de Águas, o Ministério Público Federal, Marilene Ramos e secretários estaduais de Minas Gerais, cobrando transparência, prevenção e segurança. À época (há oito anos), eles nos disseram que iriam atuar, e que havia pelo menos 20 reservatórios de contenção sem auditoria, sem sistema de alarmes, alguns sem licença, vários sem aprovação municipal ou da Defesa Civil. Mas que havia forte pressão das Mineradoras, pois as revisões implicavam em custos. Além disso, em 2013, alerta da vulnerabilidade e risco da barragem Fundão, da mineradora Samarco, foi emitido pelo Instituto Pristino, a pedido do MP de Minas Gerais. E, mais uma vez, nada foi feito. Ninguém se chama Minas Gerais impunemente. É o estado campeão de Desmatamento da Mata Atlântica, segundo o INPE, exatamente por transformar mata nativa em carvão vegetal para as Siderúrgicas.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER