Gente Boa cobre a abertura do FIHR
Com tradução para Portugal
Festival de Humor entrega prêmios em noite de muitas piadas
Foi, como não poderia deixar de ser, cheia de graça a abertura do Iº Festival Internacional do Rio, no Centro Cultural Correios. "Te conheço há 40 anos, mas não sabia que você era tão bom!", brincou Chico Caruso ao encontrar o desenhista Angeli, um dos homenageados do festival - junto com Luís Fernando Veríssimo e Laerte. E Angeli: "É que quando você vai lá em casa tá sempre de costas. Acaba não vendo as coisas, rá rá rá!"
Laerte & Chico Caruso com o fã
Na sala dedicada a Luís Fernando Veríssimo, Marília Kranz contava que ele, mesmo na intimidade, "quase não fala". E nem precisa. "Ele é absolutamente presente mesmo em silêncio".
Marília Kranz na sala de leitura dedicada a Veríssimo
Marília estava perto das tirinhas da Família Brasil. Uma delas mostra o pai e a mãe, encantados com o netinho. "Quem é a fofura da vovó? Quem é? Ele é muito fofinho. É sim, senhor! A vovó já volta, viu, tesouro?" A sós com o bebê, o avó cochicha: "Fica firme. Com o tempo, o nível da conversa melhora".
A mostra tem uma salinha "temática", só com os trabalhos mais, errr..., apimentados, de Angeli. Ele contava à repórter de TV que faz seu trabalho "com o maior tesão". Ela olhou com cara de vamos-ter-que-cortar-esta-parte, sem saber que, em paulistês, "tesão", neste caso, é sinônimo de felicidade, animação. Nada a a ver com sexo.
Os apresentadores Marcius Melhem e Leandro Hassum
aproveitando a sala temática "Let´s Talk About Sex"
Hora da premiação, com apresentação dos humoristas Marcius Melhem e Leandro Hassum. "Esse festival acontece nos 50 anos da bossa nova...", começou Leandro. "E aí... a gente tá cagando pra isso, dane-se. Ninguém aguenta mais esse assunto".
Marcius diz que o amigo é hors concours. E Leandro: "Não vem como esse negócio de concours pra cima de mim, hein! Isso é coisa da bossa nova. Afinal, quem é que não deu a bunda nos anos 70?"
O festival também tem trabalhos da Argentina e de Portugal, amplamente sacaneados. "O pessoal de Portugal que não estiver entendendo as piadas pode levantar a mão que a gente explica."
A cerimônia foi toda nesse clima, com gracinhas entremeando a entrega dos troféus Pequeno Jornaleiro aos vencedores. O troféu, com um menino sentado, lendo jornal, foi logo zoado pelos humoristas: "É um menino fazendo cocô?"
Marcadores: angeli, artigos, quadrinhos