This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, novembro 19, 2025

    COP30, a nova mesa de negociação é Indígena

     

     

    “A gente não tá tendo muita oportunidade para falar com o governo. A COP30 está sendo bem na nossa casa, na nossa porta, mas a gente não tem voz”, afirmava Alessandra Munduruku, uma das organizadoras da manifestação. Muitos Indígenas levaram para o ato fotos dos rios poluídos pelo garimpo. Algumas mulheres estavam com as crianças no colo, contou o repórter Hyury Potter. “As crianças que estão aqui sofrem na base, com mercúrio no seu corpo, com agrotóxico no seu corpo. Já chega de usar a nossa imagem para dizer que é sustentável. Nosso rio está contaminado”, denunciou ela.

    O povo Munduruku, do Pará, é um dos mais atingidos pelo garimpo ilegal, intensificado durante o governo do extremista de direita Jair Bolsonaro. Também está ameaçado por megaprojetos governamentais da gestão Lula, como a Ferrogrão, chamada pelos povos da região de “ferrovia da morte”, e, no fim de agosto deste ano, viram o governo Lula publicar o Decreto nº 12.600, que inclui no Programa Nacional de Desestatização as hidrovias nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins, também para o escoamento da soja. Com isso, elas se tornam projetos prioritários para o governo. Os Indígenas acusam o governo de ter privatizado seus rios."

    leia apanhado de Talita Bedinelli  

    COP30, dia 5: a nova mesa de negociação é Indígena - SUMAÚMA

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER