This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, setembro 13, 2025

    A morte de Charles Kirk fará alguma diferença significativa na proliferação de discursos como o dele?

     

     


    OSMARCO VALADÃO

    Vamos começar uma lista de atentados politicamente motivados com o ataque contra Gabrielle Giffords, ex-congressista do Arizona, onde seis pessoas foram mortas, em 2011; o tiroteio em um treino de beisebol de congressistas que atingiu Steve Scalise, em 2017; a tentativa de sequestro da governadora Gretchen Whitmer, do Michigan, em 2020, por um grupo extremista planejava desencadear um "conflito nacional"; o ataque a Paul Pelosi, em 2022, marido da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, agredido à marteladas; o ataque incendiário à residência do governador Josh Shapiro, da Pensilvânia, motivado pela posição do governador sobre o massacre palestino; as duas tentativas de assassinato contra Trump, em 2024; o assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, dezembro de 2024, por Luigi Magione; o assassinato de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington, em maio de 2025, "por Gaza", segundo o assassino; o assassinato da deputada Melissa Hortman e seu marido, em Minnesota, e o ataque similar contra o senador estadual John Hoffman e sua esposa; e o recente assassinato de Charles Kirk por Tyler Robinson.
    A Reuters fala em mais de 300 casos de atos violentos com motivação política desde o ataque ao Capitólio em 2021. Outros dados dados indicam um aumento de 25% em ataques politicamente motivados em 2025, em comparação com anos anteriores.
    O que é importante notar nisso: o número de ataques contra vítimas progressistas é um pouco maior, mas não o bastante para afirmar que esses ataques são contra um lado ou outro. Todas as análises sérias apontam a retórica política divisiva, as câmaras de eco das redes sociais e o fácil acesso a armas de fogo como fatores que contribuem e incentivam essa pandemia.
    Eu acho que Charles Kirk não fará a menor falta, mas vocês acreditam mesmo que sua morte fará alguma diferença significativa na proliferação de discursos como o dele? Vocês viram alguma mudança significativa nas práticas dos planos de saúde causadas pela morte de Brian Thompson, ou alguma mudança na situação da Palestina que seja resultado dos assassinatos do funcionários de embaixada de Israel?
    O problema nisso não é quem você acha que merece ou não merece morrer. Duvido que você tenha uma lista tão longa e inclusiva quanto a minha. O problema é que nosso prazer catártico de assistir ao martírio de Kirk não resolve nada, os problemas continuam exatamente os mesmos, se tivermos sorte. Menos para a companhias de segurança privada, claro. A profissão do futuro não é alguma especialização em Inteligência Artificial, é guarda-costas.
    Robinson e Kirk parecem ser da mesma tribo, o que parece estar criando algum curto-circuito em algumas cabecinhas que nunca devem ter percebido a enorme diversidade de opiniões entre membros das duas grandes facções: nem todo crítico ao PT é bolsonarista e nem toda esquerda apoia Lula. Ancaps e fascistas são praticamente opostos, mas estão no espectro da direita. Comunistas e social-democratas estão no lado esquerdo. E frequentemente esse grupos odeiam mais os vizinhos do que os que estão do outro lado do campo de batalha. E nem vou começar a falar do tipo e da quantidade de traumas que alguém pode desenvolver criado por um xerife num Red State.
    "Existem mais coisas entre o céu e a terra... "
    Já li que Robinson discordava das posições de Kirk sobre Israel; já li que ele discordava de Kirk pedir o esclarecimento do caso Epstein; já li que Robinson não considerava Kirk "direita o bastante": afinal, o cara só achava que as coisas eram melhores quando os negros eram escravos. O que eu não li é de onde o pessoal tirou isso, porque eu não achei uma mísera palavra dita pelo próprio Robinson. As vozes nas cabeças das pessoas estão fazendo hora extra. Pelos fatos que temos, o motivo pode muito bem ter sido Kirk ter matado o cachorro de Robinson.
    Eu vou ter que concordar com o governador do Utah, Spencer Cox: "É isso que 250 anos nos trouxeram?" 
     
    Gooooooooooood Moooooooooooooooorniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnng, Vietnãããããããã!!!!

     

      

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER