BOAS NOVAS PARA O PALÁCIO ABANDONADO NA BAÍA DA GUANABARA
"Sopram ventos promissores sobre a Guanabara, trazendo com eles uma aguardada esperança para um dos mais glamourosos elefantes brancos do estado. Um palácio, de arquitetura e histórias dignas de cinema, batizado com o nome da ilha onde está localizado: Brocoió. Esta construção dos anos 1930, que durante décadas foi palco privilegiado de conspirações, amores e dos maiores segredos de alcova do mundo da economia, da política e do high society brasileiro está voltando à ativa. Maltratada pela ação do tempo e raramente tratada com a dignidade que merece pela crônica jornalística carioca, ela em breve voltará aos sites como um centro de pesquisas e laboratório para acompanhar o processo de despoluição da Baía da Guanabara.
Ou seja, saem de cena de vez as celebridades, que um dia esvoaçaram pelos jardins floridos, e passarão a trabalhar ali cientistas acompanhando os trabalhos da concessionária Águas do Rio, que pretende reduzir em 90% a poluição das águas da baía até 2033. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Angersa) confirmou a Agenda do Poder que “já está realizando pesquisa de preços para contratação da instituição que vai fazer o estudo para restauração do casarão e a instalação do centro de pesquisas”. A iniciativa é uma excelente notícia para esta pequena joia, escondida nos fundos da Baía de Guanabara e construída pelo mesmo empresário e o mesmíssimo arquiteto do Copacabana Palace.
Brocoió foi uma fantasia arquitetônica do bilionário Octavio Guinle, que contratou o badalado Joseph Gire para realizá-la. Além do Copa, o arquiteto francês acumulou no currículo um Niemeyer de projetos que todo mundo conhece, como o Hotel Glória, o Palácio Laranjeiras e os edifícios do jornal A Noite, na Praça Mauá e o da Sul América Seguros, na rua da Quitanda. Além de urbanizar a ilha, Octavio tinha ideias que até hoje suscitam as mais curiosas teorias entre os pesquisadores da história do Rio."
mais na reportagem de JAN THEOPHILO
BOAS NOVAS PARA O PALÁCIO ABANDONADO NA BAÍA DA GUANABARA – Agenda do Poder


