This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, fevereiro 12, 2025

    Estados Colados com Cuspe da América

     


    ARNALDO BRANCO

    O último mês não foi bom pra quem cultiva o mito do excepcionalismo americano, a tese de que os Estados Unidos foram colonizados por um povo moralmente superior e que carrega a missão de moldar o mundo de acordo com os seus princípios — um jeito de pensar que a humanidade entendeu como absurdo e perigoso quando vingou na Alemanha nazista. Bom, pelo menos foi assim em 1939.

    Agora estamos vendo o desmonte do Estado por um ex-apresentador de reality show que conseguiu falir um cassino e uma cadeira gamer humana que faz carros que explodem. Todas as últimas notícias daquele país — o sequestro do Tesouro por uma gangue de moleques do reddit, a criação de uma divisão do governo baseada em um meme, o departamento da educação à mercê da ação do traficante de quetamina do Elon Musk — parecem sinopses de episódios da série Veep descartadas porque até a paródia carece de alguma verossimilhança.

    Meu alívio cômico favorito pra tudo isso é ler as análises dos comentaristas que em novembro atenuaram a segunda vitória do Trump com o argumento de que os Estados Unidos têm salvaguardas e um sistema de pesos e contrapesos para evitar que o que está acontecendo efetivamente acontecesse. Como todo mundo que já leu aquela ata de reunião de condomínio que eles chama de Constituição, eu desconfiava que não seria bem assim — contratos costumam ser bem grandinhos por uma boa razão.

    Agora a imprensa gringa tá correndo atrás do prejuízo, tentando se livrar da culpa por ter apoiado ou não ter enxergado a letalidade potencial da administração Trump 2 fingindo demência ou empurrando a responsabilidade pra esquerda — sim, segundo esse artigo do segundo link a mídia que ignorou a denúncia do fascismo chegou à conclusão que a denúncia do fascismo é que causa o fascismo.

    Não que a esquerda esteja reivindicando o dom da profecia por ter disparado o alarme — quando você está lutando pela sobrevivência no meio do rebosteio o prazer de jogar na cara do outro um “eu te disse” reduz substancialmente. Confesso que estou achando engraçado ver bolsonaristas sendo devolvidos pro Brasil em estado de choque porque achavam que o discurso de campanha chamando latino de sub-raça não era com eles, mas tô ligado que os caras são apenas as primeiras vítimas de um governo catastrófico que deve afetar todo mundo.

    Mas é isso: quem diria que normalizar a participação de gente como Trump e Musk na política ia acabar em saudação nazista e papo de invadir o Canadá? Todo mundo, a não ser a galera que foi ensinada desde cedo que um povo educado na base de puritanismo cristão e alimentado quase que exclusivamente de derivados do milho seria superior a alguém.


    acompanhe Arnaldo Branco no substack
    SEMANA PRATICAMENTE ENCERRADA
    https://praticamenteencerrada.substack.com/i/156797781/estados-colados-com-cuspe-da-america

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER