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  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

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    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, abril 14, 2024

    Agora Ziraldo tornou-se imortal

     

     "O Pererê é uma espécie de fase “ci-
    nema novo” de Ziraldo. Ali ele inven-
    tou seu modo de narrar quadrinhos,
    com sequências cinematográficas, cor-
    tes abruptos, diálogos em ricochete, ao
    mesmo tempo que moldava uma sínte-
    se visual que amadureceria plenamente
    duas décadas depois. Foi um desenho que
    bebeu nas fontes do humor gráfico euro-
    peu do pós-Guerra – calcado em Sempè,
    André François e Saul Steinberg – e se
    consolidou com influências de Portinari,
    Di Cavalcanti e Aldemir Martins.

     
    Para além da estética, o Pererê ex-
    pressava o ocaso do Brasil rural e a emer-
    gência de uma sociedade que aspirava a
    modernidade urbana. O País realizava,
    naquele momento, a transição demográ-
    fica e, nas páginas do gibi, os problemas
    sociais eram mostrados sem cacoetes aca-
    dêmicos, por meio de infindáveis peripé-
    cias num incerto ponto do “Brasil central”,
    defendendo seu modo de ser, sua flores-
    ta e recebendo novidades como a televi-
    são, a luz elétrica e modismos litorâneos."

     leia artigo de GILBERTO MARINGONI 



     

     

     

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