This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, abril 19, 2024

    A hipocrisia da lei anti drogas

     maconha



    Daniel Becker

    O Senado, sob a liderança perversa de Rodrigo Pacheco, aprovou no dia 16 de abril a proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga no país. Agora, “a posse e o porte de entorpecentes e substâncias similares serão considerados crime, “independentemente da quantidade”.

    Isso ocorre justamente quando o STF discute a distinção entre usuário e traficante. Com a PEC, as distinções são puramente subjetivas. Dessa forma, o playboy dos jardins e do Leblon seguirá sendo usuário, e o negro pobre da periferia ou favela seguirá sendo espancado, extorquido, torturado, assassinado ou preso.

    As evidências científicas mostram que a criminalização nunca funcionou. Anos e anos dessa prática só alimentaram a violência, a corrupção policial, os danos à saúde e epidemias globais de HIV e hepatite. E nunca foram eficazes em reduzir o consumo de drogas.

    Mas parece que o que os senadores querem não é legislar sobre a questão, mas sim marcar posição contra o STF e seu “ativismo judiciário” e mostrar que quem legisla são eles. Para inflar seus egos, sacrificam o país e milhares de vidas.

    De uma tacada, o Senado:

    • fez o país recuar um século em matéria de combate às drogas;
    • aumentou a crueldade da guerra às drogas, inútil e ineficaz para o problema, mas muito eficiente para matar negros, pobres e moradores da periferia;
    • favoreceu o agravamento da corrupção policial e do tráfico de armas;
    • fortaleceu a máfia das “clínicas de reabilitação”, muitas das quais torturam e doutrinam à força;
    • aumentou a população carcerária para deleite dos empresários que postulam a privatização das prisões;
    • que por sua vez ficarão cheias de inocentes pobres, para serem recrutados pelo crime organizado, aumentando a violência no país;
    • prejudicou as dezenas de milhares de pessoas que precisam dos tratamentos a base de Canabis, e que certamente ficam mais difíceis pelo clima de medo que esse tipo de medida repressiva instala.

    Parabéns, senador Pacheco e Senado. E obrigado a pessoas como Mara Gabrili, Randolfe Rodrigues e Fabiano Comparato, que sempre se posicionaram contra a medida e não apareceram ou não tiveram a coragem para votar. 

    GLOBO 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER